segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

“RODI APADRINHA COLECÇÃO DE BICICLETAS DO MUSEU DO CARAMULO”

Apoio destina-se à conservação da colecção de velocípedes e bicicletas

Por: Patrícia Henriques

O Museu do Caramulo conta com um novo parceiro: a portuguesa Rodi – Sinks & Ideas, S.A., que assim passa a apadrinhar a sua colecção de velocípedes e bicicletas antigas, alguns deles com quase 150 anos de existência. 

Esta parceria faz parte do programa de apadrinhamento de veículos históricos, lançado pelo Museu do Caramulo, cujo apoio concedido é direcionado para a conservação e manutenção da colecção de velocípedes e bicicletas antigas, em exposição permanente no museu e cujo núcleo inclui alguns dos mais distintos e raros modelos de duas e três rodas. Destacam-se um Velocípede Tipo Michaux, de 1869, uma bicicleta Penny and Farthing, de 1880 ou uma Quadrant nº 21 de 1889. 

A Rodi – Sinks & Ideas, S.A. é uma empresa portuguesa dedicada ao fabrico de produtos especializados de alta qualidade, com grande enfoque no ramo do ciclismo, nomeadamente aros e rodas em alumínio, pelo que a associação ao Museu do Caramulo, através do apoio à colecção de velocípedes e bicicletas antigas é, no fundo, uma extensão da própria actividade da empresa. 

Segundo Tiago Patrício Gouveia, director do Museu do Caramulo, “o apoio da Rodi – Sinks & Ideas, S.A. permite assegurar a conservação do núcleo de velocípedes e bicicletas do museu e contribui para a concretização da sua missão de preservar o seu acervo. É, ainda, uma forma de aproximar as entidades privadas da actividade museológica e de colocar o património ao serviço da comunidade.”

A colecção de velocípedes e bicicletas pode ser vista no Museu do Caramulo, durante o seu horário de expediente, de terça-feira a domingo.   

Sobre o Museu do Caramulo Com mais de 60 anos de existência e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma colecção de arte, uma colecção de automóveis, motos e bicicletas e uma colecção de brinquedos antigos. O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival, o Espírito do Caramulo, a Noite dos Museus ou o Rider. Mais informação em www.museu-caramulo.net  

Sobre a Rodi – Sinks & Ideas, S.A. A Rodi – Sinks & Ideas, S.A. é uma empresa portuguesa, com sede em Aveiro (50 kms a Sul do Porto) e que actua na área da metalurgia e metalomecânica. O seu principal objectivo é o fabrico de produtos especializados de alta qualidade, com grande enfoque no ramo do ciclismo, nomeadamente aros e rodas em alumínio. O conhecimento e tecnologia desenvolvidos ao longo da existência da Rodi – Sinks & Ideas, S.A., foram aplicados na produção de rodas permitindo uma maior qualidade, robustez e elevado design nas soluções RODI, o que permite que a empresa seja parceira de negócios das mais prestigiadas marcas de bicicletas. Mais informação em www.rodi.pt 

Fonte: Museu Caramulo/Parceria Notícias do Pedal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com