quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

“Chris Froome arranca 2021 na Volta ao Algarve na estreia pela nova equipa”


Por: SIF // AJO

Redação, 06 jan 2021 (Lusa) - O ciclista britânico Chris Froome (Israel Start-Up Nation) vai arrancar a temporada 2021 na Volta ao Algarve, em que participa pela terceira vez, a caminho da Volta a França, anunciou hoje o diretor desportivo.

Em entrevista ao Het Nieuwsblad, Rik Verbrugghe, que dirige a formação israelita, explica que Froome, que venceu quatro vezes o Tour, vai regressar ao Algarve para se estrear com as novas cores, após sair da INEOS no final de 2020.

Depois, "segue-se a Volta à Catalunha e chega ao Tour via Critério do Dauphiné", adiantou Verbrugghe, que delineou as "linhas mestras" da temporada do veterano, que viveu um ano 2020 difícil, ainda a recuperar da lesão grave contraída em 2019, devido a uma queda.

Em 2012, o vencedor do Tour em 2013, 2015, 2016 e 2017 também começou a época na ‘Algarvia', mas não concluiu a prova, ganha por um colega de equipa da Sky, o australiano Richie Porte.

Quatro anos antes, ‘Froomey' corria pela Barloworld quando foi 104.º no final das cinco etapas, a caminho de um sexto lugar final na Volta ao Distrito de Santarém, no que foi o ano de estreia no Tour.

De lá até aos dias de hoje, somou dezenas de vitórias, a maioria delas com a Sky, a que chegou em 2010, numa década em que, além de França, venceu também a Volta a Espanha (2011 e 2017) e a Volta a Itália (2018).

Para 2021, com novas cores, tem como objetivo voltar ao Tour, que não corre desde 2018, com Verbrugghe a achar que a pandemia afetou "a recuperação" do britânico de 35 anos, que foi ‘empurrado' para a competição demasiado cedo.

"Tem ficado muito mais forte, e poderá desenvolver de novo tanta força na perna direita como tem na perna esquerda", acrescentou o diretor, referindo-se à parte do corpo que sofreu as principais consequências da queda de 2019.

A 47.ª edição da Volta ao Algarve vai ser disputada entre 17 e 21 de fevereiro por 25 equipas, 14 das quais do WorldTour, um número recorde de participação de formações do escalão máximo do ciclismo, anunciou hoje a organização.

Fonte: Lusa

“Volta ao Alentejo vai ser adiada para o segundo semestre de 2021”


Prova estava prevista para março

 

Por Lusa:

Foto: PODIUM / Paulo Maria

A Volta ao Alentejo em bicicleta, prevista para março, vai ser adiada para o segundo semestre de 2021, devido à pandemia de covid-19, disse hoje o presidente da Comissão Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC).

Carlos Pinto de Sá afirmou à agência Lusa que "ainda não houve uma decisão formal do adiamento", mas frisou que nas atuais condições "não é possível que se realize no primeiro semestre" de 2021.

A decisão, segundo o autarca, deverá ser formalizada após a próxima reunião do CIMAC.

"Não temos nenhuma previsão, mas de acordo com os contactos que têm existido entre os municípios e entre estes com a Federação Portuguesa de Ciclismo e a organização da prova [Podium], dificilmente será possível", revelou Carlos Pinto de Sá, que preside também a Câmara Municipal de Évora.

O líder da CIMAC admitiu, por outro lado, que o adiamento da 'Alentejana' é "um risco", devido ao apertado calendário de provas que pode dar origem a sobreposições e levar ao seu cancelamento, mas frisou que esse é um cenário que não gostaria de colocar.

"Enquanto houver a possibilidade de a realizar, gostaríamos de o fazer, mas temos de aguardar um pouco para perceber as condições de evolução da pandemia. Uma prova destas tem de ser organizada com tempo. Vamos analisar, mas nesta data não vejo condições para a realizar", concluiu Carlos Pinto de Sá.

Contactada pela Lusa, uma fonte da Podium escusou-se a comentar o adiamento da prova por não ser ainda oficial e referiu que a empresa responsável pela organização da Volta ao Alentejo não foi ainda contactada no sentido de adiar a prova.

De acordo com a mesma fonte, o trabalho continua a ser desenvolvido tendo em vista as datas inicialmente previstas, 17 a 21 de março, até que exista uma decisão formal no sentido de adiar a prova.

A Volta ao Alentejo de 2020 foi cancelada em 10 de março, 18 dias antes de ir para a estrada, tendo sido um dos primeiros eventos desportivos nacionais afetados pela pandemia de covid-19.

Em dezembro, a Federação Portuguesa de Ciclismo anunciou o calendário velocipédico em Portugal para a próxima temporada, que incluía a 38.ª edição da 'Alentejana' entre 17 e 21 de março.

A época deverá abrir um mês antes, com a Volta ao Algarve, agendada para decorrer entre 17 e 21 de fevereiro, antes mesmo da Prova de Abertura (07 de março), que tradicionalmente abre a temporada velocipédica nacional.

Portugal contabiliza pelo menos 7.186 mortos associados à covid-19 em 431.623 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com