terça-feira, 13 de abril de 2021

“O português Tiago Ferreira e a espanhola Arantxa Salvadó vencem a Scott Marathon Btt”


Por: José Morais

Fotos: Facebook de Tiago Ferreira e Arantxa Salvadó

Na primeira prova de 2021 do Mountain Bike Spanish Open e do Scott Marathón BTT de Cambrils, o português Tiago Ferreira e a espanhola Arantxa Salvadó foram coroados em Cambrils, numa prova muito complicada, a qual significou muito mais do que uma simples vitória.

Nesta primeira prova as vitórias conquistadas pelo português e pela espanhola, conseguiram vitórias nas suas categorias, e pode-se afirmar que foi um teste duplo, já que a vitória em Cambrils significou muito, tanto na Maratona de Scott BTT da Continental, mas também a abertura do Circuito Aberto da Espanha em 2021.


 

Os resultados finais foram os seguintes:

A prova qua não foi nada fácil já que as condições climatéricas não ajudaram, choveu quase todo o dia muitas vezes com alguma intensidade, com o terreno a estar muito pesado, e os atletas a enfrentarem um clima péssimo, o que fazia qualquer um a perder a cabeça na primeira parte da prova, já que com as péssimas condições do circuito e as condições climatéricas era difícil a recuperação.

Os mais de 60 quilómetros rapidamente foram feitos, e em pouco de mais de 2 horas os ciclistas enfrentavam a última parte do circuito de Cambrils, porem antes disso não existiam dúvidas na prova masculina, com o trio formado pelo Tiago Ferreira, Gillem Cassú e o Víctor Manuel, aproveitando para não perder, os quais deixavam o mesmo perto da vitória, eles organizaram-se, deram-se bem ao manter a vantagem, medindo assim as suas forças no final da última seção, no final, e ao sprint Tiago Ferreira conseguiu impor-se, e consegui corta a meta vencendo a prova com o tempo de 2.19.30.


Mas na prova feminina foi diferente o que aconteceu, já que Arantxa Salvadó não teve nenhuma rival, ela foi líder do princípio ao fim da prova, entrando sozinha na reta da meta, e a completarem o pódio da Scott Marathon BTT, estiveram as ciclistas Lourdes Cayetano e Lara Lois.

A próxima prova será realizada a 1 de maio em Sant Joan de Moro, Castellón, o Gigante Small, com o ciclista português Tiago Ferreira, e a ciclista espanhola Arantxa Salvadó, a ficarem com as camisolas de líderes.

“Mark Cavendish vence segunda etapa seguida e segue líder na Volta à Turquia”


Pela primeira vez desde 2016, o 'sprinter' 'bisou' na mesma corrida

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O britânico Mark Cavendish (Deceuninck-QuickStep) venceu esta terça-feira pela segunda vez seguida uma etapa na Volta à Turquia em bicicleta, ao triunfar no terceiro dia, e segue líder da prova.

'Cav', de 35 anos, impôs-se ao 'sprint' ao fim de 5:10.30 horas, nos 212,6 quilómetros entre Beysehir e Alanya, batendo o belga Jasper Philipsen (Alpecin-Fenix), que voltou a ser segundo, e o polaco Stanislaw Aniolkowski (Bingoal Pauwels Sauces), terceiro.

Pela primeira vez desde 2016, o 'sprinter' 'bisou' na mesma corrida, voltando a sinalizar um regresso ao melhor nível depois de anos mais complicados, de uma mononucleose debelada à perda de forma.

De resto, o homem da ilha de Man já soma duas das 17 vitórias da Deceuninck-QuickStep em 2021, além de reforçar a liderança na Turquia: tem agora oito segundos de vantagem para Philipsen, segundo.

Na segunda-feira, pôs fim a um jejum de 1.159 dias sem somar novo triunfo, depois de uma etapa na Volta ao Dubai de 2018, ao bater Philipsen e o alemão André Greipel (Israel Start-Up Nation), terceiro.

Grande dominador dos 'sprints' durante quase uma década, o britânico de 35 anos conta com 30 vitórias na Volta a França no seu extenso palmarés, sendo o segundo ciclista com mais triunfos no Tour depois do recordista Eddy Merckx (34).

'Cav', que no ano passado chegou a admitir, em lágrimas, que a Gent-Wevelgem teria sido a última prova da sua carreira, é também o terceiro mais vitorioso de sempre em 'grandes Voltas': com 48 triunfos (15 no Giro e três na Vuelta), os mesmo de Alessandro Petacchi, com quem está empatado, situa-se apenas atrás de Merckx (64) e de Mario Cipollini (57).

Cavendish defende a liderança na quarta etapa, num regresso à ribalta de um dos melhores velocistas de sempre, com um total de 148 vitórias.

A quarta de oito etapas liga Alanya a Kemer em 184,4 quilómetros, com um traçado pouco acidentado que pode voltar a favorecer um confronto entre velocistas.

Fonte: Record on-line

“VII Btt Xco Vila de Melgaço vai acontecer sem presença de público”


Para garantir todas as condições de segurança emanadas pela DGS, inscrições terminam amanhã, dia 14 de abril

 

Por: Sara Pereira

Melgaço acolhe no próximo fim de semana, dias 17 e 18 de abril, o VII BTT XCO Vila de Melgaço, prova internacional C2 pontuável para a Taça de Portugal e para o Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Design. Em virtude do contexto pandémico, a prova vai realizar-se sem a presença de público, tendo limite de participação de 450 atletas e, desta vez, apenas na vertente de competição.

A disputar junto ao Centro de Estágios, a iniciativa será promovida em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre esta entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo. A organização adotará as medidas adequadas em caso de infração. «A colaboração de todos é fundamental para que este e outros eventos se realizem.», atenta a organização. As inscrições decorrem até amanhã, 14 de abril.

O programa prevê treinos no sábado, dia 17 de abril, entre as 10h00 e as 17h30, realizando-se a competição no domingo, dia 18. Pelas 9 horas será dada a partida para a primeira corrida (cadetes masculinos e femininos) e pelas 10h15 realiza-se a prova para os atletas dos escalões de juniores (masculinos) e para todas as categorias femininas. Os atletas masters (masculinos) e de paraciclismo (masculino) começarão a competir às 12h15 enquanto a prova rainha, para elites e sub 23 (masculinos), tem início marcado para as 14h30.


«As nossas expetativas são altas. Os tempos são difíceis, imprevisíveis mesmo, mas, garantido as regras sanitárias, é altura de, paulatinamente, retomarmos a atividade e que melhor maneira senão receber em Melgaço uma prova internacional como vai ser o VII BTT XCO. Esta será a primeira competição da época e os atletas estão ansiosos por retomar a atividade.

Para além dos nacionais, e uma vez que a prova é internacional, também esperamos atletas oriundos de outros países, embora sabendo-se que há muitas limitações e restrições para circular entre países. Isso vai condicionar, de certa forma, a prova deste ano e a vinda de alguns atletas, mas acredito que vamos ter aqui muitos dos melhores atletas da vertente.», considera o vereador do Desporto, José Adriano Lima.

A prova internacional é pontuável para a Taça de Portugal e para o Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Design e marca o regresso de grandes eventos ao concelho de Melgaço, uma excelente oportunidade para ajudar/contribuir para a dinamização da economia local.

«Estamos habituados a acolher grandes eventos e este é mais um que, com certeza, nos vai ajudar a mostrar Melgaço e fazer movimentar, no que for possível, a economia local. Sabemos que os atletas e as equipas vêm cá para disputar a prova, vão passar cá um fim de semana e, mais tarde, podem regressar para conhecer melhor e desfrutar do que temos de bom em Melgaço», atenta José Adriano Lima.


 

Inauguração da pista permanente de btt xco de Melgaço

A prova internacional, promovida em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho, pelo Município de Melgaço e pela Melsport - Melgaço, Desporto e Lazer EM, contando com o apoio de diversas entidades, inaugurará a Pista permanente de BTT XCO de Melgaço, construída junto ao Centro de Estágios de Melgaço. «Desejamos que a pista seja do agrado de todos os que participarem na competição, mas, também, da população de Melgaço, da região e daqueles que nos podem visitar noutras ocasiões.

É uma pista que tem diversos percursos e teve em atenção os diversos níveis e dificuldades. O objetivo é criar um circuito permanente, em que os atletas possam praticar a sua modalidade favorita durante todo o ano e em que a população se possa iniciar no BTT de uma forma fácil.», refere o vereador.

Fonte: essenciacompleta.pt

“Asfic Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic marca presença no Grande Prémio de Ciclismo Alto Minho”


Depois de o País ter saído do confinamento, arrancam agora as tão ansiadas provas desportivas de várias modalidades.

O ciclismo também não é exceção e já arrancou, maio será um mês vasto de várias provas a nível nacional.

A Asfic Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic, já tem a sua presença marcada para o Baixo Alentejo no fim de semana de 8 e 9 de maio, e agora também confirmou a sua presença no Alto Minho.

A ASFIC irá estar presente no Grande Prémio de ciclismo do Alto Minho, que decorrerá a 15 e 16 de maio.


Embora a equipa tenha alguns atletas indisponíveis, dois por lesão e um por motivos familiares, a equipa vai competir nesta prova com 7 unidades.

O Grande Prémio de ciclismo do Alto Minho será composto por um contra-relógio individual e duas etapas em linha, onde a altimetria será uma constante.

Tudo faremos para dificultar a corrida e lutar pela vitoria.

Fonte: ASFIC - GRUPO PARAPEDRA /DINAZOO / RIOMAGIC

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com