sábado, 26 de março de 2022

“Maria Tomé e Melanie Santos no top 5 na Taça da Europa de Quarteira”


Portuguesa em quarto e quinto no triunfo de Beth Potter

 

Por: Lusa

Foto: Tommy Zaferes

As portuguesas Maria Tomé e Melanie Santos foram este sábado quarta e quinta classificadas, respetivamente, na prova feminina de elites da Taça da Europa de Quarteira em triatlo, vencida pela britânica Beth Potter.

Na prova inaugural do circuito de Taças da Europa, as duas triatletas portuguesas estiveram sempre bem posicionadas e, depois de terem cumprido o setor do ciclismo no grupo principal, fizeram uma fase final de corrida em crescendo para atingirem o top 5 final.

Maria Tomé, que tinha sido quinta classificada na Taça da Europa de Quarteira do ano passado, realizada em novembro, cumpriu o seu objetivo e melhorou esse registo em uma posição, levando a alemã Lisa Tertsch, que fechou o pódio, ao limite dos seus esforços no sprint final.

"Consegui alcançar o meu objetivo principal, que era melhorar o resultado de 2021. Foi uma natação forte, com muita ondulação, na bicicleta encaixei bem no grupo. Na transição para a corrida, perdi algum contacto com as primeiras e depois tentei perseguir o terceiro lugar até fim. Fiquei muito perto do pódio, mas foi bom", resumiu a quarta classificada (2:00.42 horas)

Lisa Tertsch terminou o terceiro e último setor, o atletismo, a cambalear nos derradeiros metros e caiu mal ultrapassou a meta, sendo cinco segundos mais rápida do que Maria Tomé.

"Foi ela que me fez lutar até fim e tentar acreditar até ao limite. Fiz todos os possíveis, demos as duas tudo o que tínhamos e foi bom", acrescentou a atleta portuguesa, sublinhando ainda a importância dos pontos conquistados hoje rumo ao apuramento olímpico de Paris'2024.

Já Melanie Santos iniciou a fase de corrida em nono e foi subindo lugares durante os 10 quilómetros de atletismo, até ao quinto posto final, em 2:01.28 horas. "Foi um início de época com o pé direito. Estou muito feliz. Tenho sido sempre feliz em Quarteira e hoje foi mais um desses dias. Correspondeu às minhas expectativas. Já fui segunda aqui, mas o quinto lugar é honroso e estou muito feliz", disse a triatleta portuguesa.

Na frente, a britânica Beth Potter sagrou-se vencedora da Taça da Europa, em 1:58.56 horas, distanciando-se, na última volta do atletismo, da segunda classificada, a francesa Emma Lombardi (1:59.19 horas).

As portuguesas Madalena Almeida (34.ª), Helena Carvalho (35.ª), Inês Rico (36.ª) e Joana Miranda (43.ª) também terminaram a prova, enquanto Inês Oliveira desistiu.

A triatleta ucraniana Maryna Kyryk, que contou com o apoio da federação portuguesa para a sua participação nesta prova, terminou no 37.º lugar.

A Taça da Europa de triatlo junta em Quarteira este fim de semana mais de 250 atletas, em elites e juniores masculinos e femininos.

Fonte: Record on-line

“Alejandro Valverde desiste na Catalunha”


Por: José Morais

Foto: Luca Bettini / SprintCyclingAgen

Alejandro Valverde não esteve hoje à partida para sexta etapa da Volta à Catalunha, o desconforto físico que tem atualmente motivado pela queda do Strade Bianche, como ainda problemas de alergias e respiratórios, originou desistência da prova.

O ciclista da equipa da Movistar encerrou assim a sua história na Volta à Catalunha, prova que venceu por três vezes em 2009, 2017 e 2018, e devido aos seus problemas foi aconselhado a descansar, ao mesmo tempo que pensar nos seus objetivos futuros, informou a equipa da Movistar na sua conta de Twitter.

De relembrar que o ciclista com 41 anos, vai terminar a sua carreira como ciclista profissional no final desta época, mas apesar da sua idade, já se destacou este ano em diversas provas nesta temporada.

“Eddie Dunbar vence Semana Internacional Coppi e Bartali”


Foi a primeira vitória como profissional do ciclista da INEOS

 

Por: Lusa

Foto: Getty Images

O ciclista irlandês Eddie Dunbar (INEOS) consumou este sábado a vitória na Semana Internacional Coppi e Bartali, a primeira vitória como profissional, após a quinta etapa ganha pelo checo Josef Cerny (Quick-Step Alpha Vinyl).

O último dia da 37.ª edição da prova italiana, com 160 quilómetros entre Casalguidi e Cantagrillo, consumou duas dobradinhas: a da INEOS na geral, com Dunbar e o britânico Eddie Tulett, segundo e vencedor da juventude, e a da Quick-Step Alpha Vinyl na tirada.

Cerny completou a etapa em 3:56.55 horas, o mesmo tempo do colega de equipa francês Rémi Cavagna, com a dupla a chegar isolada, com 14 segundos de vantagem para o israelita Omer Goldstein (Israel-Premier Tech), terceiro.

Na geral final, Dunbar acabou com nove segundos de vantagem para Tulett, enquanto o suíço Marc Hirschi (UAE Emirates) fechou o pódio, a 24 segundos.

Daniel Viegas (EOLO Kometa) acabou a corrida em 90.º, após um salto de 14 lugares no último dia, quatro postos abaixo do britânico Chris Froome (Israel-Premier Tech), que fez os primeiros quilómetros competitivos em 2022.

Fonte: Record on-line

“João Almeida perde liderança e cai para terceiro na Volta à Catalunha”


Por: SIF // AMG

Um ataque do ciclista equatoriano Richard Carapaz (INEOS), vencedor da sexta etapa, e do colombiano Sergio Higuita (BORA-hansgrohe), novo líder da geral, ‘atirou’ hoje o português João Almeida (UAE Emirates) para terceiro na Volta à Catalunha.

Carapaz, de 28 anos, levou a melhor no ‘sprint’ a dois e cumpriu os 168,6 quilómetros entre Salou e Cambrils em 4:09.19 horas, à frente de Higuita e de um pelotão restrito, no qual o australiano Kaden Groves (BikeExchange-Jayco) foi terceiro, a 48 segundos.

Os dois ciclistas atacaram o pelotão a 130 quilómetros da meta, junto com outros fugitivos, e ‘resistiram’ na frente com um ataque à antiga, de muito longe, que acabou por elevá-los aos dois primeiros lugares da etapa, na qual Carapaz levou a melhor, e da geral, em que Higuita está acima do campeão olímpico de fundo em Tóquio2020.

Após um dia ‘longo’, cheio de movimentações, algumas delas polémicas, João Almeida acabou por cortar a meta em 19.º, e agora é terceiro na geral, a 52 segundos do colombiano, novo líder, e a 35 do equatoriano, que é segundo.

O luso perde ainda a liderança da juventude, que também é de Higuita, num dia marcado por este ataque arrojado e pela sua resposta – ou falta dela – por parte da equipa do líder, a UAE Emirates.

Com Rui Costa como principal gregário, já depois do espanhol Marc Soler ter tentado minimizar as perdas, foi o papel do jovem Juan Ayuso, que é quinto na geral, a dar que falar, uma vez que não trabalhou para o chefe de fila, primeiro, e chegou mesmo a isolar-se na frente, na descida do Coll de la Teixeta, a última subida categorizada do dia, aproveitando ainda segundos de bonificação.

No fim de contas, tanto Ayuso, que acabou em 20.º, uma posição abaixo de Almeida, como outros escapados, entre eles o colombiano Nairo Quintana (Arkéa Samsic), agora quarto na geral, acabaram por chegar junto do líder, que perdeu esse estatuto a um dia do fim da prova catalã.

No final da corrida, o ciclista português admitiu que tinha cometido um erro na primeira subida, em que estava “muito atrás”, num “dia duro e agravado pelas condições climatéricas”, com chuva e muito frio.

Ainda assim, esperando “um dia difícil e complicado”, reconheceu a surpresa pelo ataque da dupla Carapaz-Higuita e, sobre o ataque de Ayuso, explicou que lhe disse “para ir sozinho”.

“No final, esteve no grupo da frente, e atrás também tiveram de trabalhar. Não foi péssimo, salvámos mais ou menos o dia. [...] Gosto sempre de olhar para os pontos positivos numa corrida, e podemos estar orgulhosos da Volta que fizemos. Vamos recuperar e ver em que pé estamos amanhã [domingo]”, declarou.

No domingo, a sétima e última etapa não será um ‘passeio’, com 138,6 quilómetros com partida e chegada em Barcelona a incluírem cinco contagens de montanha de segunda categoria, tantas quantas as passagens pelo Alto do Castelo de Montjuïc.

Rui Costa acabou hoje por cortar a meta em 56.º, a 4.45 minutos, e subiu ao 75.º posto, a mais de 47 minutos do líder, enquanto Ivo Oliveira, também da UAE Emirates, é 111.º.

Por: Lusa

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com