segunda-feira, 21 de novembro de 2016

“Encontro Anual de Associações de Defesa do Ambiente (ONGA’s)”

A Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente vai realizar o ENADA’2016 – Encontro Anual de Associações de Defesa do Ambiente (ONGA’s) no dia 26 de novembro de 2016, no Espaço Monsanto.

Foi escolhido como tema geral do ENADA’2016 “As organizações de ambiente no caminho do futuro”. Estes encontros anuais são oportunidades para debate e reflexão sobre os desafios do desenvolvimento sustentável na atualidade, o papel das ONGA na sociedade e quais as vias para a sociedade e o futuro que queremos.

O ENADA 2016 será composto por 3 painéis de mesa redonda e debate: 1 – Papel da Sociedade Civil para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; 2 – A Importância da Ética Ambiental nos movimentos; 3 – Uma sociedade para além do petróleo – Mesa Redonda e debate. Seguir-se á uma sessão para a entrega dos prémios Carreira e Prémio Nacional de Ambiente “Fernando Pereira”.

O formato mesa redonda-debate é privilegiado nesta iniciativa, como sinónimo do espírito de participativo e positivo que carateriza o trabalho e contributo das ONGA na sociedade, sendo entendido como o que mais se adequa aos participantes neste encontro.

“Edgar Pinto dá a cara por equipa da terra"

Regressa a Portugal para liderar a LA Alumínios-Metalisa-BlackJack

Por: Ana Paula Marques

Foto: DR Record

Depois de duas épocas no estrangeiro, onde correu numa equipa do Médio Oriente, a Skydive Dubai, Edgar Pinto, 31 anos, regressa ao ciclismo nacional e logo para ser chefe-de-fila de uma equipa que vai ter sede na sua terra natal, Albergaria-a-Velha. É a formação LA Alumínios-Metalisa-BlackJack, que vem substituir a LA Antarte. Em suma, o principal patrocinador, Luís Almeida, mantém-se, juntando-se agora mais dois, um do ramo de componentes metálicos e com a empresa sediada em Albergaria-a-Velha, o outro fabricante de rodas para bicicletas. A Câmara Municipal de Abergaria-a-Velha dá apoio institucional.
Ainda com o restante plantel por conhecer – César Fonte (Rádio Popular-Boavista), Hugo Sancho (LA-Antarte) e alguns espanhóis também são hipóteses –, José Augusto Silva já foi anunciado como diretor-desportivo, sendo que Fernando Pinto, pai de Edgar Pinto, terá a seu cargo a gestão do projeto, que terá ainda uma equipa de paraciclismo. A apresentação oficial da ‘nova’ equipa deverá ter lugar no dia 21 de janeiro, estando a ser preparada uma grande festa para mobilizar toda a população de Albergaria-a-Velha.

Responsabilidade não será problema

"Só fazia sentido regressar se fosse para esta equipa, da minha terra e com o meu pai", disse-nos Edgar Pinto, referindo ter tido "outros convites" de Portugal. "É um projeto novo, da minha terra. Se terei mais responsabilidades? Isso nunca foi problema", frisou, reconhecendo que "não será fácil" brilhar no pelotão nacional. O principal objetivo é a Volta, "mas não sou ciclista só para andar bem aqui". De resto, diz que os dois anos que correu no estrangeiro "foram positivos. Fiz corridas diferentes que não voltarei a fazer".

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com