sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Sam Welsford conquista terceiro triunfo no Tour Down Under”


Prova continua a ser liderada por Del Toro

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Sam Welsford

O australiano Sam Welsford (BORA-hansgrohe) conquistou esta sexta-feira a terceira vitória em etapas do Tour Down Under, a segunda consecutiva na corrida velocipédica australiana, ainda liderada pelo mexicano Isaac Del Toro (UAE Emirates).

Welsford, que hoje cumpriu 28 anos, voltou a ser mais forte no sprint, após os 136,2 quilómetros, entre Murray Bridge e Port Eliot, impondo-se ao eritreu Biniam Girmay (Intermarché-Wanty) e ao neerlandês Lars Boven (Alpecin-Deceuninck), segundo e terceiro classificados, respetivamente, nas mesmas 02:59.50 horas do vencedor.

"Não tenho palavras. Pela forma como corremos toda a semana, esperávamos ter um pouco de pressão, mas lidámos bem com ela. Não estava na roda de Danny van Poppel, mas tive outros lançadores. Esta vitória foi incrível, é uma semana perfeita de um ano perfeito", afirmou Welsford.

Del Toro foi o 76.º a cruzar a linha de meta, sem perder tempo, mantendo a camisola laranja, símbolo de liderança no Tour Down Under, com um segundo de vantagem sobre Girmay, que subiu ao segundo lugar, e dois sobre Corbin Strong (Israel-Premier Tech), agora terceiro, a dois segundos.

Os dois portugueses em prova continuam a 11 segundos do líder depois de hoje voltarem a chegar integrados no pelotão, com Ruben Guerreiro (Movistar) em 18.º e António Morgado (UAE Emirates), na estreia WorldTour, no 36.º posto.

A quinta e penúltima etapa vai levar o pelotão de Christies Beach a Willunga Hill, numa viagem de 129,3 km, com uma contagem de montanha de primeira categoria após a centena de quilómetros e uma subida final de 3,4 quilómetros, com 7,3 por cento de desnível.

Fonte: Record on-line

“Jogos Olímpicos Paris 2024 e as provas de bicicleta”


Por: José Morais

A abertura da 33ª edição dos Jogos Olímpicos de Paris está marcada para dia 26 de julho, com o Rio Sena a receber o desfile das delegações, o que promete ser a mais bonita de toda a histórica das olimpíadas, onde vai haver o tradicional desfile, mas que será inédito e inovador, já que as representações dos países participantes, irão fazer o mesmo de barco no Rio Sena.

Os Jogos Olímpicos de Paris vai ser o maior evento realizado em França, e sendo também o maior da história das olimpíadas, irá contar com 10500 atletas, divididos por 28 desportos, que irão competir durante dezanove dias, contando com 329 eventos.


Do calendário de provas olímpicas de bicicletas, a primeira está agendada para o dia 27 de julho com um contrarrelógio individual, e as provas de mountain bike XCO, marcadas para os dias 28 e 29 de julho, a 30 e 31 será disputada a de Bmx Freestyle, e o triatlo, o Bmx Racing está marcado para 1 e 2 de agosto.

No que diz ao ciclismo de estrada, o mesmo realiza-se a 3 e 4, e a 5 o triatlo, para fechar as provas de ciclismo, as mesmas serão realizadas no velódromo, a modalidade que mais vai distribuir medalhas olímpicas, e serão realizadas de 5 a 11 de agosto.

 

Calendário:

 

Ciclismo contrarrelógio – 27 de julho

XCO – 28 e 29 de julho

Triatlo – 30 e 31 de julho

BMX Freestyle – 30 e 31 de julho

BMX Racing – 01 e 02 de agosto

Ciclismo de estrada – 3 e 4 de agosto

Triatlo – 5 de agosto

Ciclismo de pista – 5 a 11 de agosto

Para mais informações podem visualizados no site oficial www.paris2024.org/en

“Julian Alaphilippe a pensar mais nas clássicas de Flandres do que no Giro de Itália”


Por: José Morais

Após algum tempo de calma tensa, onde foi pai e existiram novas abordagens, Julian Alaphilippe, vem anunciar uma mudança significativa na abordagem a temporada de 2024, com ciclista e estrela da equipa da Soudal – Quick-Step, a ir deixar temporariamente o Tour de França de parte, e concentrar-se na Volta a Itália.

A notícia é interessante, já que o ciclista tinha dito há uns anos que gostava de fazer o Giro de Itália pelo menos uma vez na sua carreira, foi um bom ano, e desejava uma mudança, agora focado nas clássicas de Flandres, onde espera poder alcançar os seus objetivos, de poder estar no seu melhor nível físico até ao inícios dessas provas, e depois pensar na Volta a Itália, disse ao Eurosport o ciclista todo empolgado.

O ciclista francês esclarece ainda os seus objetivos para o Giro de Itália, e afirmou que era um objetivo, não um sonho, e que iria ser bom descobrir a prova, e vencer uma etapa seria fantástico, esse é o seu objetivo, e iria ficar feliz, e já está de olho em Itália.

Julian Alaphilippe disse que não vai participar para a classificação geral, e para ela nada mudará, estará lá no início da prova, com as mesmas ambições, e falou na postura que existe no Tour de França, onde não existe uma liberdade total, no Giro de Itália é feito de uma forma diferente, e com alguma estratégia, o ciclista francês pensa assim diversificar as suas vitórias, e a Volta a Itália parece que está a ganhar altura com a sua participação, juntamente com a de Pogacar e Van Aert. 

“CRP Ribafria organiza II circuito de ciclismo da Benedita”


Depois de em 2023 o CRP Ribafria e a sua equipa de ciclismo Grupo Parapedra – Dinazoo - Riomagic, com o total e incansável apoio da freguesia da Benedita e Município de Alcobaça ter reativado o circuito da Benedita, o CRP já deu início a preparação da organização do II Circuito Ciclismo para 2024.

Em 2023, o CRP Ribafria reativou o circuito ciclismo da Benedita, o qual foi um enorme sucesso, local e nacional.

Volvidos 23 anos, a organização e reativação da prova pelo CRP Ribafria teve um enorme sucesso, e no qual se sentiu o apoio dos habitantes e o reavivar de muitas memórias.

A prova foi reconhecida e elogiada a nível nacional pela sua organização, o que será um enorme desafio para o CRP, mas para o qual já estão a ser preparadas novidade.

O II circuito de ciclismo irá novamente fazer parte das festas de comemoração da elevação da Benedita a vila em 2024, será realizado no dia 26 de maio pelas 14H00, e conta novamente com o total apoio da Junta de Freguesia da Benedita e da Camara Municipal de Alcobaça.

A corrida vai ser realizada no centro e periferia da Benedita, com partida e chegada na Avenida Principal, junto a

Praça José Damasceno Campos, onde será instalado o pódio para a entrega de prémios e um ponto de restauração e bebida.

A prova federada, faz parte do calendário regional da ACS, e será realizada em conjunto com a Associação de Ciclismo de Santarém (ACS) e a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

As inscrições são abertas apenas a equipas e atletas federados, e a referida inscrição é feita no site da Federação Portuguesa de Ciclismo.

A equipa de ciclismo do CRP Ribafria I Grupo Parapedra – Dinazoo - Riomagic, que faz parte das equipas nacionais de masters, espera contar com a presença novamente de todas as equipas masters do País, que será um grande espetáculo de ciclismo.

Fonte: Equipa de Ciclismo do CRP Ribafria I Grupo Parapedra – Dinazoo - Riomagic

“Sabgal / Anicolor inaugura a época com a Clássica Valenciana”


Amanhã, dia 20 de janeiro, a Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor vai inaugurar a época de 2024 em Espanha, com a participação na Clàssica Comunitat Valenciana 1969. Será a primeira prova do calendário UCI na Europa e a primeira participação da estrutura de Águeda na competição valenciana, sendo também a única representante de Portugal entre os 21 conjuntos que vão estar na estrada este sábado, oito deles do World Tour, o mais elevado escalão do ciclismo mundial.

São sete os corredores da Sabgal / Anicolor que vão alinhar na clássica que marca o arranque da época da equipa. Os portugueses já da casa Frederico Figueiredo e Rafael Reis, com André Carvalho, que vai vestir-se pela primeira vez de amarelo flúor e mais quatro estreantes: os espanhóis Oscar Moscardó e Guillermo García, Mathias Bregnhøj (dinamarquês) e Oliver Rees (britânico).


O tiro de partida será dado às 12H00 espanholas (em Portugal 11H00), em La Nucia, para um percurso de 200 km que termina em Valência (Avinguda de Francia), às 16H51 (menos uma em território nacional). O maior desafio está nos primeiros quilómetros, com um Prémio de Montanha de 2.ª categoria que vai ter passagem pelo Alto de Coll de Rates, aos 19,2 km. Aos 73,2 km surge uma contagem de 3.ª categoria, no Alto de Barx, sendo os últimos 70 km planos e junto à costa do sul de Espanha, podendo surgir dificuldades se houver vento.

“Vamos fazer o arranque da nossa temporada com esta clássica. Agradecemos a confiança da organização, para nós é um prazer estar na primeira prova do calendário UCI na Europa. Trata-se de uma clássica com um historial incrível, esta será a 40.ª edição e conta com um pelotão de luxo, recheado de equipas World Tour e Pro Teams. Faremos o nosso melhor para dignificar os nossos patrocinadores Sabgal e Anicolor e todos os outros patrocinadores e parceiros que acreditam no nosso projeto. Será um grande início de uma grande época que esperamos ter pela frente neste ano de 2024. Vamos atravessar grandes desafios, mas será um bom ano para toda a nossa estrutura. Esta será também uma época que marca a internacionalização da equipa”, avançou Rúben Pereira, diretor desportivo da formação de Águeda. 


 

Apresentação Oficial da Sabgal / Anicolor no dia 29 de janeiro 

 

Também neste fim-de-semana, sábado e domingo, 20 e 21 de janeiro, Gabriel Baptista vai estrear-se com as cores da Sabgal / Anciolor no Campeonato Nacional de Pista 2024, que se realiza no Velódromo Nacional de Sangalhos, em Anadia.

Para os dias que se seguem, no calendário da Sabgal / Anicolor está a Apresentação Oficial da Equipa, dia 29 de janeiro, segunda-feira, às 18H00 no Centro de Artes de Águeda, cidade onde está a sede da estrutura. 

Sábado dia 3 de fevereiro realiza-se o Passeio Solidário Sabgal / Anicolor, às 10H30, com partida e chegada à sede da Sabgal, principal patrocinador da equipa, em Santa Comba Dão. Trata-se de um evento aberto a todos, com inscrições gratuitas e cariz solidário, num percurso com 32 km pelo concelho de Santa Comba Dão. No dia seguinte, domingo, 4 de fevereiro, assinala-se o início da época nacional de ciclismo de estrada, com a tradicional Prova de Abertura – Região de Aveiro, que terá partida em Oliveira do Bairro e chegada a Sever do Vouga.

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com