sábado, 5 de outubro de 2019

“Este domingo mais um direto do Notícias do Pedal no Facebook…”

Este domingo 6 de outubro, o Notícias do Pedal-TV vai marcar presença em Alcanhões/Santarém, no 3º Passeio O cantinho do Avô.


A partir das 8,30 horas da manhã iremos estar em direto de Alcanhões, para o Facebook, junto ao Restaurante o Cantinho do Avô, onde será feita a concentração deste grande passeio.


Entrevistas, a partida, em direto da estrada, a chegada dos participantes, entre outros momentos, poderão ser vistos em direto. Se não vai participar neste grande evento, assista a bons momentos.


Não se esqueça, domingo a partir das 8,30 horas, aqui em direto para todos, um evento que muito promete.

Reportagem completa da Revista Notícias do Pedal.

Nota da Redação.

“Benfica vence última prova do Nacional de triatlo masculino”

Campeão nacional ainda por decidir

Por: Lusa

Foto: João Miguel Rodrigues

A equipa de triatlo masculina do Benfica venceu este sábado a última etapa do campeonato nacional de clubes, enquanto, no setor feminino, ganhou o OutSystems Olímpico de Oeiras, mas o título foi para o Alhandra Sporting Club.

Na prova masculina, o Benfica, que apenas disputou esta última prova, num total de quatro, alinhou com João Silva, Vasco Vilaça, Miguel Arraiolos e João Pereira, e foi a formação mais rápida a completar os 250 metros de natação, 6,75 quilómetros de ciclismo e 1,70 quilómetros de atletismo. Na segunda posição, ficou a equipa do Clube de Natação Torres Novas, seguida do OutSystems Olímpico de Oeiras. No final, um protesto apresentado pelo OutSystems Olímpico de Oeiras deixou o apuramento do campeão em suspenso. A decisão do protesto deve acontecer nos próximos dias, mas, por esta altura, o título pode ficar com a formação de Oeiras, com a equipa de Torres Novas ou ser entregue ao Alhandra Sporting Club, que esta tarde competiu em casa.

Antes da prova deste sábado, e com três provas contabilizadas, o Clube de Natação de Torres Novas liderava o campeonato, com 600 pontos, mais 30 do que OutSystems Olímpico de Oeiras e Alhandra Sporting Club, que somavam 570.

Na prova feminina, o Alhandra Sporting Club tinha o título de campeão nacional praticamente assegurado à partida e confirmou o favoritismo, limitando-se a gerir distâncias ao terminar a prova na segunda posição, atrás do OutSystems Olímpico de Oeiras e à frente do Sporting. Assim, nas contas finais do campeonato feminino, o Alhandra Sporting Club sagrou-se campeão nacional, com 820 pontos, seguido do OutSystems Olímpico de Oeiras, com 760, e do Sporting, com 740.

Fonte: Record on-line

“Benfica sagra-se vice-campeão europeu de estafetas mistas em triatlo”

Equipa composta por Melanie Santos, João Silva, Katie Zaferes e João Pereira

Foto: João Miguel Rodrigues

A equipa de triatlo do Benfica sagrou-se este sabado vice-campeã europeia de estafetas mistas, ao terminar em segundo lugar na categoria de elite do Campeonato Europeu de Clubes, realizado em Alhandra, atrás dos franceses do Poissy Thriatlon.

A equipa mista encarnada, composta por Melanie Santos, João Silva, Katie Zaferes e João Pereira, completou os 250 metros de natação, 6,75 quilómetros de ciclismo e 1,70 quilómetros de atletismo em 1:21.17 horas, mais 12 segundos do que o Poissy Thriatlon.

O Benfica, que venceu esta competição em 2017, melhorou hoje nas instalações Náuticas do Alhandra Sporting Club o resultado obtido no ano passado, em que alcançou a medalha de bronze.

Fonte: Record on-line

“Tiago Machado promove iniciativa solidária”

Realiza-se no dia 27 de outubro o X Bike Tour Tiago Machado. A iniciativa, além do habitual passeio de bicicleta, incluirá este ano uma caminhada também ela aberta à participação de todos os interessados. O Bike Tour Tiago Machado tem o apoio da Associação de Ciclismo do Minho e decorrerá em Vila Nova de Famalicão, assumindo, como habitualmente, um cariz solidário. As inscrições podem ser efetuadas em www.acm.pt.

Dez anos depois, o Bike Tour Tiago Machado regressa às suas origens, estando a partida programada para a freguesia de Vale São Martinho, localidade de onde arrancou a primeira edição e cuja junta de freguesia apoia a iniciativa, assim como vários parceiros que ajudam a abrilhantar o evento.

O X Bike Tour Tiago Machado será uma oportunidade de pedalar com o ciclista Tiago Machado (que representa a equipa do Sporting - Tavira) e com outros atletas de renome.

O percurso do passeio terá uma extensão 18 quilómetros (dificuldade baixa), enquanto o da caminhada será de cerca de 6 kms (dificuldade baixa).

Os participantes no X Bike Tour Tiago Machado habilitam-se ao sorteio de vários prémios e a associação para qual reverterá a verba angariada é a “Dar as Mãos - Associação de Solidariedade”..

No ano passado, mais de meio milhar de pessoas participou no Bike Tour Tiago Machado promovido pelo nono ano consecutivo em Vila Nova de Famalicão pelo ciclista minhoto considerado pelo jornal francês L´Équipe o herói da Volta a França de 2014.

Fonte: ACM

“Paredes de Coura decide Campeões do Minho de BTT Maratonas”

Estão abertas as inscrições para a 5ª Maratona BTT de Paredes de Coura que se realiza no dia 13 de outubro. Última etapa do Campeonato do Minho BTT XCM - Discover Melgaço, a iniciativa prevê a inscrição nas categorias de competição, paraciclismo e promoção. As inscrições devem ser formalizadas online no website da Associação de Ciclismo do Minho (www.acm.pt).

Promovida pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Paredes de Coura, a Maratona BTT de Paredes de Coura será disputada em caminhos rurais, florestais e trilhos de freguesias do concelho de Paredes de Coura, tendo como pontos de partida e de chegada o Largo 5 de Outubro  em pleno centro da Vila de Paredes de Coura. A partida está marcada para as 10h00.

Nas categorias de competição (Elites Masculinos; Master 30; 35; 40 e 45) após a primeira passagem pela linha de meta, os atletas terão ainda de efetuar o percurso suplementar da Maratona-Elites, com a quilometragem total de 77,6 kms. As atletas pertencentes às categorias Elites Femininas, Master 30 e 40 Femininas e os atletas masculinos pertencentes às categorias Master 50, 55 e 60 e os Paraciclistas, seguindo o mesmo esquema de prova, percorrem o percurso suplementar da Maratona Feminina, a qual perfaz a quilometragem total de 65,5 kms.

Para além das diversas categorias em competição, a prova destina-se igualmente a praticantes na vertente de promoção, os quais percorrerão exclusivamente o percurso da Meia-Maratona Lazer, com uma distância aproximada de 40,43 kms.

Pretendendo assumir-se como um evento de referência que contribua para a promoção da prática desportiva e corresponda ao crescente interesse por atividades de BTT, a Maratona BTT de Paredes de Coura visa igualmente fins de lazer e turístico/culturais.

A inscrição tem o custo de 5 euros, sendo assegurado o seguro desportivo, abastecimentos ao longo do percurso, lavagem de bicicletas e banhos que funcionarão nas piscinas municipais a 250 m do paddock. As inscrições revertem para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura que, há mais de 90 anos, desenvolve em Paredes de Coura uma ação de cariz humanitária/social repartida pelas vertentes de combate a incêndios florestais e urbanos, socorro de sinistrados, emergência médica, transporte de doentes e apoio à organização de competições desportivas.

O secretariado funcionará na sede da União das Freguesias de Paredes de Coura e Resende (Largo 5 de outubro) no sábado (12 de outubro) das 16 às 20 horas e no domingo (13 de outubro) das 08h00 às 09h30.

Promovida conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Paredes de Coura, a Maratona BTT de Paredes de Coura tem o apoio das seguintes entidades: Federação Portuguesa de Ciclismo, Score Tech, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Discover Melgaço, Arrecadações da Quintã e POPP Design.

Fonte: ACM

"3º Passeio do Team 31 de Manique, conta com a participação de Marco Chagas e Jacinto Paulinho"

Texto e fotos: José Morais 

O “Team 31 Manique” levou para a estrada o seu 3º passeio de bicicleta, o mesmo teve uma extensão de cerca de 50 quilómetros, percorrido pelo concelho de Cascais, o qual junto uma centena de participantes.

Inserido nos festejos de Nossa Senhora das Neves, a concentração ocorreu pelas 8 horas no recinto das festas, junto à capela, bem cedo começaram a chegar os participantes.

Pelas 9,30 estava marcada a partida, foi altura do pelotão se fazer à estrada, os cerca de 100 cicloturistas iniciaram as pedaladas com um trajeto de cerca de cinquenta quilómetros, percorridos pelo bonito concelho de Cascais, tempo ao longo do trajeto pano de fundo, numa altura o mar, e noutra a Malveira da Serra, com a caravana a passar por; Alcoitão, Alcabideche, Pisão, Malveira da Serra, Aldeia de Juzo, Munches e Zambujeiro, novamente Malveira da Serra, e a paragem para abastecimento junto ao campo de futebol do Desportivo de Malveira da Serra, onde foram dadas águas e frutas a todos os participantes.

De volta á estrada, seguiu-se em direção ao Guicho, Cascais, Estoril, Bicesse e Manique, onde no local da partida cerca das 12,40 horas veio a terminar este terceiro passeio de bicicleta.

O postal ilustrado:

Neste passeio muito especial, antes do mesmo ouvimos Alberto, responsável do 31 de Manique, falava sobre o passeio antes do mesmo ao dizer; “Temos um trajeto novo em relação aos anteriores, o mesmo vai ser ao contrário, com a subida duas vezes da Malveira da Serra, vamos ter um pouco mais de subidas, mas também a zona de mar não ficou de lado, o Guincho, a Baia de Cascais são pontos obrigatórios de passagem.

Este ano tivemos duas surpresas, com algumas dificuldades, foram introduzidos dois novos pareceres, da Capitania de Cascais como do Parque Natural Sintra/Cascais, já que passamos por uma de área protegidas, e felizmente o passeio já é fora da época de fogos, se fosse noutra altura teria de haver outras alterações, já que a zona do Pisão é área protegida, e não seria possível. Também só ontem sexta-feira recebemos as licenças, foi tudo á pressa, mas é o que temos, as dificuldades são muitas, mas cá estamos”.

Marcos Chagas, marcou presença neste passeio, e falou à nossa reportagem ao dizer; “Tenho aqui uma ligação muito grande de amizade com Manique e com toda esta região, venho cá com todo o gosto e quando posso, e que dá sempre assim um convívio pedalando, que é sempre muito bom”.

Num dia, onde as temperaturas estiveram agradáveis, e onde mais um ano se  comemorou do 5 de outubro com forte pedalada, as mesmas foram sem dúvida excelentes, com um percurso muito apetitoso, e zonas de excelência de turismo, a passagem pela Baia de Cascais, um local maravilhoso, a passagem pelo Guincho histórica zona turística, a subida da Malveira da Serra, um dos locais de preferência de muitos para pedalarem, a passagem pela zona tão bonita como é o Estoril, entre outros locais de grande encanto, fazem do concelho de Cascais, o escolhido por muitos.

Com um percurso de dificuldade baixa/média, o pelotão esteve praticamente sempre junto, a equipa da casa consegui manter o mesmo unido, o que é uma mais-valia para um passeio de cicloturismo e beneficia a organização, soube organizar mais um ano. Estiveram assim muito positivos, antes, durante e no final, conseguiram manter uma verdadeira velocidade de cicloturismo, num percurso que podemos considerar acessível.

A Costa do Estoril é zona onde o trânsito é imenso, a segurança de quem pedala é sempre muito importante, e para isso este passeio, teve em grande a prestação feita pelos batedores GNR, da PSP, e dos Motares Montanelas de Manique, e o apoio a fechar a caravana pelos bombeiros de Alcabideche, que apenas acompanharam, felizmente sem terem de intervir.

E que temos mais para dizer, este foi um dos recentes passeios que satisfaz sem dúvida quem gosta de pedalar, fazemos votos de que continue por muitos mais anos, o passeio foi excelente, com nota positiva, estando assim de parabéns a organização que contou um grande staff para dar apoio a todos, antes e no final, o qual terminou com um excelente almoço convívio, e onde a promessa de muitos foi o de regressar na próxima edição, e também nós, o esperemos poder fazer.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com