quinta-feira, 7 de setembro de 2023

“Caramulo Motorfestival o maior festival arranca esta sexta-feira”


Pilotos, provas e exposições, e mais de 1000 veículos de todas as épocas

Fotos: Pedro Ramos Santos

 

Rampa Histórica Michelin, passeios e concentrações celebram o espírito dos clássicos

Mais de 1000 automóveis, motos e aviões presentes

Kris Meeke, Jean-Phillipe Imparato, Carlos Tavares, José Pedro Fontes, Rui Madeira, Nuno Rodrigues da Silva, Rita Vieira, Joaquim Santos, entre os vários pilotos convidados


Evento gratuito, com programação abrangente para famílias e público em geral

Evento transmitido em directo via Live Streaming

Capacidade de estacionamento e restauração reforçadas para fazer frente ao crescimento do festival

Caramulo, 5 de Setembro de 2023 – A 18º edição do Caramulo Motorfestival, o maior festival motorizado em Portugal, organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com o Automóvel Club de Portugal, regressa à serra do Caramulo já nos próximos dias 8, 9 e 10 de Setembro.


 

Rampa Histórica Michelin

 

A edição de 2023 da Rampa Histórica Michelin conta com aquele que é, desde a sua criação em 1979, um número recorde de mais de 150 automóveis, divididos entre as categorias de Concentração Turística, Speedmasters e Chronomasters. Para aceder aos horários, mapas de parques e informações resumidas, está disponível a app Sportity, à qual pode aceder utilizando o código CMF23 para acesso ao evento.


 

Um programa repleto de espaços e acontecimentos em simultâneo

 

O Caramulo Motorfestival conta com um conjunto de exposições e espaços visitáveis, que constituem uma verdadeira viagem no tempo, tais como o Retro Park, que mostra os veículos das forças de intervenção nacionais, o Jeep Attack!, a famosa concentração de veículos militares veteranos da Segunda Guerra Mundial, a Legends Parade, com a presença de automóveis e decorações marcantes da historia da competição, a exposição dos 30 anos do Renault Twingo e a exposição “Lamborghini: 60 anos a cortar o vento”, no Museu do Caramulo. Como ex-libris das exposições, o maior festival motorizado em Portugal apresenta o Museu do Caramulo, com as suas colecções de arte, automóveis e brinquedos, e o Caramulo Experience Center, um espaço dedicado à paixão automóvel onde se podem visitar as oficinas de clássicos do Caramulo e até encontrar carros de Fórmula 1 em exposição.


O evento inclui ainda outros espaços e momentos especiais como a Bikersville by Cartrack, dedicada ao universo das duas rodas, a Pista TT, que se destina a todos os visitantes que se queiram juntar ao evento com os seus veículos todo-o-terreno, o bp Air Show que promete virar muitas cabeças com as acrobacias aéreas dos mais variados aviões, históricos e actuais, o Drift Show a prometer muita borracha queimada e o espectáculo de Trial, que traz aos visitantes demonstrações realizadas por pilotos profissionais.

Como já é tradição, o evento contará ainda com a Feira de Automobilia by Speedflag, onde os visitantes podem adquirir todo o tipo de peças de automobilia assim como com a Motorlândia, um espaço dedicado aos mais novos com várias pistas de karts e até slot, entre outras actividades, além de diversos Simuladores de Competição espalhados pelo espaço da Castrol, da Hyundai, da Stellantis e até o Caramulo Experience Center.

Os cerca de 13 parques de assistência (Paddocks) e de clássicos são sempre também um óptimo motivo de visita e onde mais facilmente se podem ver de perto as jóias sobre rodas que visitam, e participam, no Caramulo Motorfestival


 

Celebrações

 

O Caramulo Motorfestival vai ser também palco de inúmeras celebrações, assinaladas com presença de marcas, encontros de clubes e exposições, como é o caso dos 75 anos da Porsche, Lotus e Land Rover, dos 110 anos da Aston Martin, 100 anos das motos BMW, 30 anos do Renault Twingo, 35 anos da morte de Enzo Ferrari, além de uma evocação ao histórico Team Diabolique, com a presença de Miguel Pedro Oliveira e do piloto Joaquim Santos, ao volante de um Lancia Stratos.


A edição de 2023 do Caramulo Motorfestival vai ter transmissão em directo para todo o mundo através do site oficial em www.caramulo-motorfestival.com  e canal de YouTube do evento.

 

Reforço nos acessos, estacionamento e alimentação

 

O Caramulo Motorfestival foi reforçado com seis novos parques de estacionamento público, totalizando cerca de 1000 novos lugares, que podem ser encontrados na app Waze. Foi concebido ainda um sistema de transporte de autocarro clássico e gratuito, para o levar dos parques até ao centro do Caramulo Motorfestival.

Foi ainda criada uma terceira praça de alimentação, com o objectivo de incrementar a oferta e variedade disponíveis, assim como a capacidade de resposta nos momentos de pico.

Mais informações sobre o Caramulo Motorfestival em www.caramulo-motorfestival.com

Fonte: Museu Caramulo/Parceria Revista Notícias do Pedal

“Curso de Treinadores de Triatlo Grau II em Loulé”


Cumprindo o objetivo de melhorar as qualificações dos treinadores responsáveis pelo enquadramento de clubes, a Federação de Triatlo de Portugal anuncia a abertura de inscrições para o IX Curso de Treinadores de Triatlo grau II – Loulé, que decorrerá nos dias e horários a seguir listado:

27-10-2023 – 18:30 às 22:00

28-10-2023 – 09:00 às 18:00

29-10-2023 – 09:00 às 18:00

03-11-2023 – 18:30 às 22:00

04-11-2023 – 09:00 às 18:00

05-11-2023 – 09:00 às 18:00

10-11-2023 – 18:30 às 22:00

11-11-2023 – 09:00 às 18:00

O curso de treinadores de grau II é destinado aos treinadores de grau I que, pretendendo melhorar as suas qualificações, assumirão as funções de coordenação técnica de clubes e enquadramento técnico de atletas que poderão representar a Seleção Nacional, até ao nível de Taças Continentais.

As inscrições podem ser feitas neste formulário até ao dia 13 de Setembro.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Cassilda Carvalho terceira na Taça da Europa para juniores”


Atleta portuguesa só foi batida pela francesa Léa Houart e pela austríaca Tabea Huys

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Cassilda Carvalho

Cassilda Carvalho alcançou este sábado a melhor classificação entre os oito portugueses presentes na Taça da Europa de triatlo para juniores, em Bled, na Eslovénia, com o terceiro lugar na competição feminina.

Nos 400 metros de natação, 13,4 quilómetros de bicicleta e 3,3 quilómetros a correr, Cassilda Carvalho, que concluiu com o tempo de 39.13 minutos, só foi batida pela francesa Léa Houart (38.44) e pela austríaca Tabea Huys (39.03).

Catarina Felício Santos foi 16.ª, Sofia Almeida Sousa 21.ª e Matilde Tomás 59.ª, enquanto, no setor masculino, vencido pelo italiano Lorenzo Pelliciardi, Tomás Figueiredo foi o primeiro luso a terminar, no 17.º posto, à frente de Rodrigo Pissarra 19.º, David Abreu 22.º e José Ferreira 27.º.

Fonte: Record on-line

“Vuelta: Rui Oliveira lança Juan Sebastián Molano para vitória ao sprint”


Nas contas da geral, Kuss segurou a liderança, com 26 segundos de vantagem em relação ao espanhol Marc Soler (UAE Emirates), segundo, e 1.09 minutos para o belga Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep), terceiro. João Almeida (UAE Emirates) é sexto, a 2.16

 

Por: Lusa

Um grande lançamento do ciclista português Rui Oliveira (UAE Emirates) permitiu ao sprinter colombiano Juan Sebastián Molano vencer a 12.ª etapa da Volta a Espanha, que continua a ser liderada pelo norte-americano Sepp Kuss (Jumbo-Visma).

Molano, de 28 anos, cumpriu os 150,6 quilómetros entre Ólvega e Saragoça em 03:23.35 horas, batendo o líder dos pontos, o australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck), segundo, com o neerlandês Boy van Poppel (Intermarché-Circus-Wanty) em terceiro, à frente de Oliveira, lançador do sprinter vencedor do dia.

Nas contas da geral, Kuss segurou a liderança, com 26 segundos de vantagem em relação ao espanhol Marc Soler (UAE Emirates), segundo, e 1.09 minutos para o belga Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep), terceiro. João Almeida (UAE Emirates) é sexto, a 2.16.

Em novo dia em que o pelotão da Vuelta se contentou com ‘descansar’, um dia antes do ‘temido’ Tourmalet, e que teve uma fuga frouxa e sem interesse, foi o sprint final que dominou todas as atenções.

Foi aí que o português, cada vez mais cotado como lançador, na estrada, a par dos méritos na pista, fez a diferença, levando Molano na roda nas últimas centenas de metros em que foi de longe o mais forte, com Groves menos bem posicionado e a ter de travar.

Molano fechou o assunto em cima da meta, sem grande oposição do líder dos pontos e de Van Poppel, após um trabalho que foi ‘meia vitória’ do português, quarto, que o abraçou logo após cortarem a meta.

“Hoje, o Rui fez um trabalho perfeito. Correu como tínhamos planeado. Depois da última curva, tínhamos de sair na frente”, contou o colombiano, que voltou a vencer na Vuelta após um triunfo em 2022.

O velocista não se cansou de agradecer “à equipa”, a quem dedicou a vitória, e também Rui Oliveira admitiu um triunfo coletivo num dia em que o final “foi um caos”.

“Foi um caos. A nossa estratégia era ir pela esquerda. Sabíamos que seria importante o timing no sprint, também pelo vento de frente. A 500 metros, foi um caos grande entrar. Há aqui tipos loucos”, admitiu o luso, em declarações ao canal Eurosport.

Loucuras à parte, Oliveira confiou “que podia fazer um bom lançamento”, ao sentir “que tinha boas pernas” e tinha o sprinter consigo. “Esta vitória é como se fosse minha”, atirou, já depois de novo abraço entre os dois amigos.

Na geral, os primeiros postos mantiveram-se inalterados antes de a alta montanha voltar a forçar mudanças, num dia em que João Almeida, sexto, e Nelson Oliveira (Movistar) chegaram integrados no pelotão.

Na geral, Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) é agora 44.º, Nelson Oliveira subiu a 49.º, André Carvalho (Cofidis) é 145.º e Rui Oliveira subiu a 156.º.

Na sexta-feira, a 13.ª etapa é uma das ‘rainhas’ desta edição, ligando o Formigal ao Tourmalet, famosa subida em França, em 134,7 quilómetros com mais de quatro mil metros de desnível positivo acumulado.

Fonte: Sapo on-line

“Rui Oliveira termina em 4.º na 12.ª etapa da Vuelta. Juan Sebastián Molano venceu, João Almeida continua a ser 6.º na geral”


Na sexta-feira, a 13.ª etapa é uma das ‘rainhas’ desta edição, ligando o Formigal ao Tourmalet, famosa subida em França

 

Por: Lusa

Foto: Twitter @LaVuelta

O ciclista colombiano Juan Sebastián Molano (UAE Emirates) venceu hoje a 12.ª etapa da Volta a Espanha, lançado pelo colega de equipa português Rui Oliveira, que acabou no quarto lugar.

Molano, de 28 anos, cumpriu os 150,6 quilómetros entre Ólvega e Saragoça em 3:23.35 horas, batendo o líder dos pontos, o australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck), segundo, com o neerlandês Boy van Poppel (Intermarché-Circus-Wanty) em terceiro, à frente de Oliveira, lançador do sprinter vencedor do dia.

Nas contas da geral, o norte-americano Sepp Kuss (Jumbo-Visma) segurou a liderança, com 26 segundos de vantagem em relação ao espanhol Marc Soler (UAE Emirates), segundo, e 1.09 minutos para o belga Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep), terceiro. João Almeida (UAE Emirates) é sexto, a 2.16.

Na sexta-feira, a 13.ª etapa é uma das ‘rainhas’ desta edição, ligando o Formigal ao Tourmalet, famosa subida em França, em 134,7 quilómetros com mais de quatro mil metros de desnível positivo acumulado.

Fonte: Sapo on-line

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Fábio Costa vence a 6.ª Etapa do Grande Prémio JN em Esmoriz”


Fotos: Igor Martins / Global Imagens

Fábio Costa, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, foi hoje o vencedor da 6.ª Etapa do 32.º Grande Prémio de Ciclismo Jornal de Notícias. Uma vitória que o jovem corredor há muito almejava, porque representa a sua primeira conquista enquanto profissional. Costa destacou-se na chegada ao sprint em Esmoriz, Ovar, num grupo de oito fugitivos que se formou na fase inicial da tirada e onde também seguia Pedro Silva, que continua líder da Juventude. Luís Mendonça segue no comando da Geral por Pontos e a Geral por Equipas também permanece com a estrutura de Águeda no topo da classificação. 


Quinta-feira feliz para a Glassdrive / Q8 / Anicolor, que assistiu à primeira vitória de Fábio Costa como corredor profissional, triunfo que já perseguia há muito tempo. Tudo começou no Porto, rumo a Esmoriz, ao longo de uma viagem com 137,1 km. Aos 30 km, 10 corredores conseguiam escapar ao pelotão e ganhar 55 segundos de vantagem. Fábio Costa e Pedro Silva estavam presentes no grupo, que passaria a oito homens, visto que dois deles perderam o contacto e foram absorvidos pelo pelotão. 


Aos 74 km os fugitivos rolavam com uma diferença que atingiu os 03m10s, momento em que a equipa do Camisola Amarela assumiu a liderança do pelotão e a vantagem começou a diminuir. Nos últimos 2 km a fuga tinha só 20 segundos, mas os oito fugitivos resistiram até ao fim. A tirada seria discutida ao sprint, com Fábio Costa a levar a melhor para erguer os braços, pela primeira vez, como profissional. Pedro Silva seria o 8.º classificado, a 12 segundos e mantém-se líder da Juventude.

Luís Mendonça, que chegou com o pelotão em 14.º lugar, segue no comando da Geral por Pontos e coletivamente é a Glassdrive / Q8 / Anicolor que lidera. A Camisola Amarela permanece com Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista). 


Esta sexta-feira, dia 8, o pelotão vai percorrer a 7.ª Etapa, com partida (12H00) e chegada (15H46) em Guimarães, para um percurso de 154,8 km. 

 

DECLARAÇÕES: 

 

Fábio Costa, vencedor da 6.ª Etapa do 32.º Grande Prémio JN: “É uma vitória que procurava há mais de três anos e hoje vinha mesmo com ideias de ir para fuga e tentar disputar a etapa. Sabia que a fase inicial era curta e dura, mas conseguimos entrar na fuga e depois era tudo muito rápido. O Pedro fez um trabalho incansável, obrigado não chega, também sei que todos acreditaram que um dia eu podia vencer. Mas o Pedro Silva, sei que ficou muito grato comigo no dia que dei tudo por ele, é mais que um colega de equipa, é um amigo. E tal como dei tudo por ele, ele hoje, de coração, deu tudo por mim. O Pedro agradeceu-me no dia que estive para ele, mas este foi o seu grande agradecimento, trabalhar incansavelmente até faltarem 1,5 km. Mais que as pernas é a força que está no coração dele, cada um lutou pelo outro. É mesmo muito difícil explicar esta vitória, fiz muitos 2.º e 3.º lugares, partia a bicicleta, estava farto. Só queria erguer os braços e vencer! Foi hoje”. 


 

Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor: “Foi uma vitória bonita, acima de tudo de um trabalhador, que dá tudo pela equipa e pelos colegas. O Fábio Costa já vinha há bastante tempo à procura desta vitória, nem sempre as coisas correram bem e hoje acho que é um grande dia para ele e para a equipa. É a vitória mais merecida do pelotão nacional! Era este momento que o Fábio precisava e agora estamos todos em paz connosco mesmos e acho que estamos todos mais tranquilos, porque ganhando o Fábio, ganhou a equipa”. 


 

CLASSIFICAÇÕES:  

32.º GRANDE PRÉMIO DE CICLISMO JORNAL DE NOTÍCIAS 

6.ª ETAPA: Porto – Esmoriz» 137,1 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 6.ª ETAPA

 

1.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 03h07m56s 

2.º Adrián Bustamante (Kelly / Simoldes / UDO), mt 

3.º Aleksandr Grigorev (Efapel Cycling), mt 

8.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 12s 

14.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 19s 

26.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

47.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

75.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (6.ª Etapa) 

 

1.º Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 18h07m45s 

2.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 40s 

3.º Henrique Casimiro (Efapel Cycling), a 01m01s 

10.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m07s 

12.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 05m38s 

39.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 10m09s 

65.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 17m01s 

66.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 17m35s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, 54h28m08s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE 

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 78 Pontos 

3.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 68 Pontos 

5.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 62 Pontos 

11.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 48 Pontos 

21.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 26 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL  

 

1.º César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 16 Pontos 

11.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 3 Pontos 

14.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 2 Pontos 

17.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), - 2 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL METAS VOLANTES – LARANJA

 

1º Adrián Bustamante (Kelly / Simoldes / UDO), 7 Pontos 

2.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 7 Pontos 

3.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 6 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL SPRINTS ESPECIAIS – VERMELHA  

 

1.º Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 3 Pontos 

11.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA  

 

1.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 18h13m23s 

 

CLASSIFICAÇÃO COMBINADO  

 

1.º Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 15 Pontos 

3.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 22 Pontos 

7.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 27 Pontos

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Grande Prémio JN 6ª etapa”


Fábio Costa festeja em Esmoriz, mas Luís Fernandes segue líder

 

Por: Vasco Moreira

Fábio Costa (Glassdrive-Q8-Anicolor) destacou-se ao sprint e foi o vencedor da sexta etapa do 32.º Grande Prémio Jornal de Notícias/Leilosoc. Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) chegou pouco depois, com o pelotão, e segurou a camisola amarela.

A sexta etapa do Grande Prémio JN/Leilosoc ligou o Parque Oriental, no Porto, e a Avenida da Barrinha, em Esmoriz, num total de 137,1 quilómetros. As primeiras ameaças de fuga foram rapidamente controladas pelo pelotão, porém, um grupo de dez ciclistas conseguiu escapar e conquistar uma vantagem de 55 segundos, quando estavam percorridos 30 quilómetros.

Após alguns quilómetros e já depois de Adrián Bustamante (Kelly-Simoldes-UDO) ter conquistado a primeira meta volante, António Carvalho (ABTF Betão-Feirense) e Tiago Antunes (Efapel) perderam o contacto, mas o grupo formado por Pedro Silva e Fábio Costa (Glassdrive-Q8-Anicolor) Aleksandr Grigorev (Efapel), António Ferreira, Afonso Silva e Adrián Bustamante (Kelly-Simoldes-UDO), Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) e André Ramalho (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) continuou a ganhar vantagem.

Adrián Bustamante destacou-se também no primeiro prémio montanha e na meta dos sprints especiais e os fugitivos atingiram uma vantagem máxima de 3m10s, com 74 quilómetros já percorridos. A partir daqui, a Rádio Popular-Paredes-Boavista, do camisola amarela Luís Fernandes, assumiu a liderança do pelotão e a vantagem começou a diminuir, tendo estabilizado em 1m45s ao quilometro 105.

Apesar da grande aproximação – o pelotão estava a 50 segundos nos cinco quilómetros finais e a 20 quando faltavam apenas dois -, a verdade é que os fugitivos resistiram até fim. A etapa acabou decidida ao sprint e o jovem Fábio Costa foi o mais rápido, tendo cortado a meta na primeira posição, seguido de  Adrián Bustamante e Aleksandr Grigorev, por esta ordem.

Contas feitas, Luís Fernandes, que chegou com o pelotão, mantém a liderança da classificação geral, com 40 segundos de vantagem sobre Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor), segundo classificado, e 1m01s de vantagem sobre Henrique Casimiro (Efapel). Nas restantes classificações, Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor) lidera nos pontos, César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) na montanha, Pedro Silva na juventude, Adrián Bustamante nas metas volantes e Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) no combinado e nos sprints especiais. Entre as equipas, a Kelly-Simoldes-UDO é agora líder.

A sétima e antepenúltima etapa do 32.º Grande Prémio Jornal de Notícias/Leilosoc, esta sexta-feira, terá partida, agendada para as 12h, e chegada, prevista para as 15h46, em Guimarães.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Agenda de Ciclismo”


Grande Prémio Alves Barbosa volta à estrada

 

Por: Vasco Moreira

O Grande Prémio Alves Barbosa, prova de referência do calendário nacional de cadetes, volta à estrada esta semana, entre os dias 8 e 10 de setembro. Também no fim de semana, vai decidir-se a Taça de Portugal de Paraciclismo, com a quinta e derradeira prova.

A prova, que pretende homenagear uma das principais estrelas do ciclismo português de todos os tempos, terá início esta sexta-feira (8 de setembro), com um prólogo de 9,5 quilómetros, em Montemor-o-Velho, às 17h. A primeira etapa está agendada para sábado, numa tirada de 77,6 quilómetros, com partida também em Montemor-o-Velho, às 15h, e chegada em Águeda, prevista para as 16h50.

As decisões ficam guardadas para domingo, dia da segunda e última etapa do 23.º Grande Prémio Alves Barbosa. Os ciclistas vão partir de Coimbra, às 10h, para uma jornada de 83,3 quilómetros, com destino a Montemor-o-Velho, um regresso ao ponto de partida com chegada prevista para as 12h11. Destaque para os cinco prémios montanha desta tirada, quatro de terceira categoria e um de segunda.

No domingo (10 de setembro), vai ter lugar a quinta e última prova da Taça de Portugal de Paraciclismo 2023. As decisões no ranking final da competição vão acontecer em Montemor-o-Velho, num circuito em linha com 8,4 quilómetros. O início da prova está agendado para as 9h.

O fim de semana será igualmente de Internacional XCO, em Vila do Conde. O programa da prova internacional de BTT de Cross Country Olímpico arranca no sábado, com corridas dos escalões mais jovens de formação, mas o evento principal está guardado para domingo, com as corridas de todas as categorias femininas, bem como de cadetes e masters 40 e 50 masculinos, às 11h, e de elites, sub-23, juniores e masters 30 masculinos, às 14h30.

Para além das três provas já referidas, bem como das provas regionais abaixo indicadas, nota para o 32.º Grande Prémio Jornal de Notícias/Leilosoc, que começou no dia 2 de setembro e continua a decorrer, até 10 de setembro. A sétima etapa, agendada para esta sexta-feira, terá partida e chegada em Guimarães (154,8 quilómetros) e a oitava, no sábado, na Maia (161,8). A última etapa, no domingo, será uma tirada de 147,1 quilómetros, com início (12h) e fim (15h35) em Viana do Castelo.

 

Mais eventos oficiais

 

9 de setembro: 4ª Taça da Madeira de CE - Camacha 2023, Madeira

9 de setembro: 3 Horas de Resistência BTT TOCAndar, Nine, Vila Nova de Famalicão

9 de setembro: 4º Encontro de Escolas de CE - Camacha 2023

10 de setembro: 7º Prémio União de Freguesias Taveiro, Ameal e Arzila, Taveiro

10 de setembro: 5ª Taça XCO ACPorto, Vila do Conde

10 de setembro: VII Raid Saurium BTT, Vinha da Rainha

10 de setembro: II Passeio Rota da Chanfana, Vila Nova de Poiares

10 de setembro: XVI Rota do Presunto, Jardim do Taboado, Chaves

10 de setembro: Clássica Douro Internacional, Miranda do Douro

10 de setembro: Portimão Bike Race, Portimão

10 de setembro: 6ª Resistência BTT, Arouca

10 de setembro: BTT Santo Estevão Tavira

10 de setembro: Portimão Bike Race

10 de setembro: 5º Encontro Escolas BTT ACPorto

11 de setembro: Volta a Grijó e Sermonde/Grande Prémio Nossa Senhora da Graça

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com