terça-feira, 7 de novembro de 2023

“Museu do Caramulo reforça coleção com Jaguar D-Type de 1954”


O modelo desportivo venceu as 24H de Le Mans por três vezes consecutivas

 

A coleção de automóveis do Museu do Caramulo foi reforçada com um dos automóveis mais icónicos da história do automobilismo, vencedor de Le Mans por três vezes consecutivas entre 1955 e 1957: o Jaguar D-Type.

Com um chassis monocoque de estrutura tubular construído em alumínio, o D-Type está equipado com o ilustre motor XK de seis cilindros em linha e dupla árvore de cames à cabeça. A leveza e a potência aliam-se aos travões de disco às quatro rodas, tendo sido o primeiro automóvel a utilizar este sistema em competição.


A previsão inicial consistia na produção de 100 exemplares do D-Type, no entanto esta seria interrompida em 1956 após a construção do 75º exemplar. Em 2018, porém, a Jaguar anunciou que iria cumprir a ambição original, avançando para o fabrico dos 25 exemplares em falta, seguindo de forma rigorosa e minuciosa todos os detalhes e especificidades do modelo produzido na década de 50.

O Jaguar D-Type reforça assim o núcleo da marca britânica na coleção permanente do Museu do Caramulo, com uma presença que inclui ainda o E-Type 4.2 OTS de 1965 e o XJ220 de 1991.

Museu do Caramulo/Parceria Revista Notícias do Pedal

“Sobre a morte de Gino Mäder a investigação não encontrou culpados”


Por: José Morais

Passaram quase cinco meses da morte do ciclista Gino Mäder, e as investigações terminaram, e tiraram as conclusões de que não existem responsáveis pelo acidente, em documento emitido, ninguém foi culpado pela queda do ciclista, porque a respetiva curva não seria perigosa, não tendo a organização qualquer culpa, o caso aconteceu também com outro ciclista Magnus Sheffield que também sofreu uma queda no mesmo local, também na bicicleta depois de analisada não existiram falhas, que pudesse provocar o acidente.

Para o pai de Gino Mäder, disse que apenas foi um pedaço de papel, como sempre disse, o erro foi seu, sendo o único responsável pelo acidente, e por muito difícil que pareça dizer isso, era sem dúvida mais fácil aceitar se a culpa fosse de outra pessoa, afirmou o pai do ciclista.  

“Agenda de Ciclismo”


Pombal volta a ser palco do Campeonato Nacional de BMX Freestyle

 

Por: Vasco Moreira

Após ter acolhido o primeiro Campeonato Nacional de BMX Freestyle organizado sob a égide da Federação Portuguesa de Ciclismo, em 2022, Pombal vai voltar a ser o palco da edição de 2023, já no próximo fim de semana (11 e 12 de novembro), no Skate/Bike Park de Pombal.

Este ano, o evento terá dois dias, mais um do que na primeira edição. No sábado, depois de uma manhã dedicada a treinos e confirmações de inscrições, a competição terá início à tarde, às 14h, com a primeira fase: as qualificações. Para domingo, após um primeiro bloco de aquecimento, estão agendadas todas as decisões, com a segunda fase da competição: as eliminatórias e as finais.

Tanto na qualificação como na final, cada concorrente terá de fazer duas prestações, cada uma com um minuto, com as manobras que considerar mais adequadas, aproveitando os obstáculos do bike park. O desempenho é avaliado por um painel de especialistas, tendo em conta a perfeição e a dificuldade das manobras executadas, que atribui uma pontuação a cada atleta. Os mais pontuados ocupam os lugares cimeiros.


Tal como em 2022, vão a prova as categorias de Amador +13, Open +13, Sub 13 e Pro +15, sendo este o principal escalão em competição. Depois de uma primeira edição com mais de 60 participantes, espera-se que haja novamente uma boa adesão em 2023 – as inscrições estão abertas no site da Federação Portuguesa de Ciclismo até sexta-feira.

A disciplina de BMX Freestyle Park entrou no calendário da Federação Portuguesa de Ciclismo no último ano, 2022, depois de se ter estreado como modalidade olímpica nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O primeiro Campeonato Nacional de BMX Freestyle foi conquistado por Paulo Mendes na categoria Pro +15 anos.

 

Mais eventos oficiais

 

11 de novembro: Encontro de Encerramento de Época – Escolas, Conceição de Faro

11 de novembro: Epic Vale dos Tronos, Valongo

11 de novembro: IV BTT Nocturno - Rota da Água-Pé, Miranda do Corvo

12 de novembro: 4ª Taça da Madeira de Enduro - Atouguia 2023, Calheta, Madeira

12 de novembro: XX Prova BTT Vimont 2023, Vilar do Monte

12 de novembro: XVIII Maratona de BTT, Beselga

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com