sábado, 11 de março de 2023

“Tadej Pogacar reforça liderança do Paris-Nice ao vencer sétima etapa”


Rui Oliveira foi 95.º na etapa e mantém a 108.º na geral

 

Por: Lusa

Foto: Twitter / Paris-Nice

Tadej Pogacar reforçou este sábado a liderança do Paris-Nice, ao impor-se na sétima etapa, para somar o segundo triunfo na prova e o sexto nesta temporada, num dia em que voltou a bater Jonas Vingegaard.

O esloveno da UAE Emirates conquistou a sétima tirada da corrida francesa, ao ser o primeiro a cortar a meta no Col de la Couillole, cumprindo os 142,8 quilómetros desde Nice em 3:56.08 horas, à frente do seu vice na geral, o francês David Gaudu (Groupama-FDJ), segundo a dois segundos, e do seu arquirrival Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), terceiro a seis segundos.

Pogi voltou a derrotar o dinamarquês no segundo duelo direto esta época entre os dois últimos vencedores do Tour, reforçando a distância para os seus perseguidores na geral, a uma jornada do final da 'Corrida ao Sol': o esloveno tem 12 segundos de vantagem sobre Gaudu e 58 sobre Vingegaard.

Com apenas 117,5 quilómetros para percorrer entre Nice e Nice no domingo - mas com duas contagens de primeira categoria e três de duas no percurso -, Pogacar parece lançado para a vitória final na prova francesa, depois deste sábado ter dado uma exibição de autoridade, numa etapa em que as debilidades do atual campeão do Tour nesta fase da temporada ficaram expostas na subida que desembocou na meta.

Um dia depois de a sexta tirada ter sido anulada devido a más condições meteorológicas (ventos fortes), o campeão mundial de contrarrelógio, o norueguês Tobias Foss (Jumbo-Visma), foi o responsável por selecionar o grupo de candidatos na fase inicial dos 15,7 quilómetros, com uma pendente média de inclinação de 7,1%, da ascensão ao Col de la Couillole, ditando o ritmo até encostar a seis quilómetros do alto.

O primeiro a estourar com a pedalada imposta por Foss foi Daniel Martínez, o vencedor da Volta ao Algarve, que voltou a demonstrar que não se dá bem com a responsabilidade de ser a principal aposta da INEOS, mas só quando Vingegaard tentou assumir a iniciativa é que a corrida se transfigurou.

Quando o dinamarquês tomou o relevo do seu companheiro, Pogacar lançou-se na frente da corrida, numa manobra de intimidação perante aquele que é, atualmente, o seu arquirrival. O campeão do Tour soube ser paciente, não indo imediatamente ao choque, e acabou por alcançar, graças também à colaboração de Gaudu, o esloveno a quatro quilómetros do alto da contagem de primeira categoria coincidente com a meta.

O francês da Groupama-FDJ tentou deixar para trás os últimos vencedores da Volta a França, mas ambos responderam ao seu ritmo, até que Vingegaard quebrou a pouco mais de 2.000 metros do cume do Col de la Couillole.

Expectante, o bicampeão da Volta a França (2020 e 2021) limitou-se a seguir na roda de Gaudu, enquanto o recente vencedor do Gran Camiño, sem nunca desistir, diminuía as distâncias, alcançando o duo da dianteira já no último quilómetro.

Numa demonstração de querer, Vingegaard até foi o primeiro a atacar para tentar vencer a etapa, um gesto que serviu apenas para confirmar que, neste momento, o jovem da UAE Emirates é o homem mais forte do pelotão.

Companheiro de equipa do esloveno de 24 anos, o português Rui Oliveira foi 95.º na etapa, a 28.53 minutos, e é 108.º na geral, a 55.28 de Pogacar.

Fonte: Record on-line

“João Almeida terceiro na etapa e sobe a segundo na geral do Tirreno-Adriático”


Ciclista português esteve em bom plano na penúltima tirada

 

Por: Record

João Almeida (Emirates) foi este sábado terceiro classificado na sexta e penúltima etapa do Tirreno-Adriático, cortando a meta com o mesmo tempo de Tao Geoghegan Hart (Ineos), segundo, e Primoz Roglic (Jumbo), o vencedor.

O ciclista português, que esteve muito ativo nos últimos quilómetros da subida final, parte para a última etapa, este domingo, na segunda posição da geral, tendo subido uma posição, que pertencia ao alemão Lennard Kämna (Bora), a ter um dia mau este sábado.

Na liderança continua Primoz Roglic, agora com 18 segundos de vantagem para João Almeida.

Fonte: Record on-line

“Clássica da Primavera é o desafio de amanhã da Glassdrive / Q8 / Anicolor”


Amanhã, dia 12, a 26.ª Clássica da Primavera será o próximo desafio da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor. Avizinha-se um dia cheio de ciclismo, visto que a estrutura do Clube Desportivo Fullracing estará presente em mais duas provas, em Cantanhede, com a Equipa Feminina Glassdrive / Chanceplus / Allegro a correr a Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa e com a Prova de Abertura de Cadetes, para os atletas da Academia Fullracing – Águeda.

É na Póvoa de Varzim que este domingo se disputa a 26.ª edição da Clássica da Primavera, que dá seguimento à Taça de Portugal, com o já tradicional percurso acidentado, este ano com 145,8 km. A partida será dada às 10H55, na Avenida Vasco da Gama, mesmo local da chegada, que deve acontecer cerca das 14H30.

Mauricio Moreira, Frederico Figueiredo, Luís Mendonça, Pedro Silva, Fábio Costa, Artem Nych e Duarte Domingues são os sete corredores que vão alinhar.

A corrida vai ser em formato de circuito, fora da cidade da Póvoa de Varzim, com destaque para as Metas Volantes instaladas em Navais e os Prémios de Montanha na freguesia de Laúndos. As metas intermédias serão ultrapassadas sete vezes pelos corredores.

Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, referiu que “esta é uma corrida com história e que já faz parte do nosso calendário há vários anos. É uma corrida que particularmente gostamos bastante, porque tem muita interação do público e das próprias equipas. Acaba por ser uma clássica histórica do nosso calendário e onde todas as equipas querem fazer o melhor possível. Nós queremos também estar na linha da frente e dignificar os nossos patrocinadores e parceiros, fazendo o melhor possível para toda a estrutura”.


 

Femininas Glassdrive / Chanceplus / Allegro e Cadetes correm em Cantanhede

 

Cantanhede será outro palco de ciclismo no próximo domingo, ao receber duas competições e onde o Clube Desportivo Fullracing vai estar representado: a Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa, às 09H30 e a Prova de Abertura de Cadetes, às 14H50.

As sete femininas da Glassdrive / Chanceplus / Allegro farão distâncias diferentes em função da categoria etária. As corredoras de Elite e Sub-23 vão pedalar ao longo de 81,1 km, as Juniores enfrentam 63,1 km. O percurso será em circuito e inclui um troço em terra, que será ultrapassado três vezes pelas atletas que cumprem a distância máxima e duas pelas da distância intermédia. Com início às 09H30 e partida no lugar da Pena, a previsão para o final da prova de Elite será cerca das 12h00, no recinto da feira de Cantanhede.

Já os Cadetes da Academia Fullracing – Águeda terão 82,3 km pela frente, com início às 14H50, em Murtede, terminando no recinto da feira de Cantanhede, cerca das 16H45, depois de atravessarem as várias freguesias do concelho. Rui Cavacas fará a sua estreia enquanto treinador destes sub-17 masculinos.

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com