domingo, 23 de janeiro de 2022

“Clássica Comunidade Valenciana 1969, Giovanni Lonardi foi o grande vencedor”


Por: José Morais

Iniciou-se este domingo 23 de janeiro a época europeia de ciclismo de estrada, Espanha recebeu assim as primeiras pedaladas de 2022, com a Clássica Comunidade Valenciana 1969 - Grande Prémio Valência em bicicleta.

O grande vencedor foi o italiano da equipa da EOLO Kometa, Giovanni Lonardi, o qual teve uma grande ajuda do seu companheiro de equipa, o português Daniel Viegas, com o italiano a impor-se num sprint final, batendo o belga Amaury Capiot da Arkéa Samsic que fez segundo, e ao britânico Chris Lawless da Total Energies a fazer terceiro, num percurso de 175 quilómetros entre La Nucia e Valência com o italiano a fazer o mesmo em 4:02.34 horas.

Foi uma corrida muito movimentada, e assim que surgiu o tiro de partida saia do pelotão um grupo de treze ciclistas, com uma fuga bem perigosa, onde constavam equipas muito importantes na frente, onde se destacavam ciclistas como, Angel Madrazo, Diego Sevilla, Rory Townsend, Alessandro Verre, Roger Adria, Xabier Azparren e Filippo Zanna.

Com um número significativo de ciclistas na fuga, as equipas espanholas da Caja Rural, da Burgos-BH e da Kern Pharma, não deixaram de ir além dos três minutos de avanço, já que não queriam surpresas, porem para animar tinham a companhia inesperada da chuva, que originou alguns cortes no pelotão, em especial nas zonas mãos técnicas e rápidas, os quais vieram a ser fechados há frente da corrida.

Entretanto a fuga ia-se partindo e mantinha-se na frente até aos últimos dez quilómetros finais, onde pela primeira vez na corrida aparecia a equipa da Total Energies no comando dos fugitivos, o pelotão por sua vez seguia a grande velocidade, a cerca de 3 quilómetros e 600 metros acontecia uma queda, provocado pelo muito nervosismo,

Mas em nada afetou a Total Energies com a queda, que continuou com o seu trabalho na frente do pelotão, onde surgia depois a equipa da Arkea-Samsic e da EOLO-Kometa, e com o pelotão a seguir junto, surgia mais uma queda, desta vez na reta da meta, como nomes a irem ao chão, o caso de Niccolo Bonifazio, o que originou a que o pelotão se partiu-se, deixando apenas na frente Giovanni Lonardi, Amaury Capiot e Chris Lawless, onde num sprint muito renhido entre Giovanni Lonardi e Amaury Capiot, foi mais forte Giovanni Lonardi, levando a sua avante, e ganhando, dando assim a equipa da EOLO-Kometa a sua primeira vitória da temporada.

De salientar que o português Iúri Leitão fez a sua estreia na equipa espanhola da Caja Rural, e terminou em 83º a 3.52 do vencedor.

 

Classificação do top 10 

 

1º - Giovanni Lonardi da EOLO-Kometa

2º - Amaury Capiot  da Team Arkéa Samsic

3º - Chris Lawless da          TotalEnergies

4º - Álex Jaime da   Equipo Kern Pharma

5º - Jesús Soto da Antonio da      Euskaltel - Euskadi

6º - Jesús Ezquerra da       Burgos-BH    a 0:02

7º - Filippo Fiorelli da          Bardiani-CSF-Faizanè

8º - Juan Diego Hoyos Cano da   Electro Hiper Europa - Caldas

9º - Francisco Galván da   Equipa Kern Pharma

10º - Vincenzo Albanese da EOLO-Kometa

“Troféu Internacional Município de Anadia Dia 2”


Pódio para gémeos Oliveira no concurso de omnium

 

Por: José Carlos Gomes

Ivo Oliveira, no segundo lugar, e Rui Oliveira, na terceira posição, marcaram a presença portuguesa no pódio do concurso masculino de omnium do Troféu Internacional Município de Anadia, durante este sábado 23 de janeiro ganho pelo dinamarquês Matias Malmberg.

O omnium de elite masculina foi uma das competições mais eletrizantes deste segundo dia de competição, com mudança de liderança a cada uma das quatro corridas pontuáveis. O galês William Roberts venceu o scratch, mas cedeu o topo da geral a William Perrett na corrida tempo.

A eliminação foi palco uma exibição portentosa dos gémeos Oliveira. Rui ganhou a corrida e Ivo assumiu o comando da geral de omnium, entrando ambos nos dois primeiros lugares na decisiva corrida por pontos. Numa prova com múltiplos ataques, sobressaiu a frieza do dinamarquês Matias Malmberg.

O corredor nórdico, que praticamente não fez qualquer movimentação digna de registo, guardou todas as energias para o último sprint. Aí cortou a meta na segunda posição, somando seis pontos. Foi o suficiente para totalizar 97 pontos, empatando com Ivo Oliveira. Matias

Malmberg sagrou-se vencedor, porque o critério de desempate atribui o triunfo ao melhor no sprint final. Rui Oliveira foi o terceiro, com 96 pontos. João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) esteve perto do pódio, sendo quarto classificado, com 91 pontos.

A competição de feminina de omnium teve uma configuração completamente distinta. A norueguesa Anita Stenberg dominou de fio a pavio, terminando com 130 pontos. Teve um controlo excelente da corrida, marcando as adversárias mais diretas, gerindo as diferenças com mestria. Pfeiffer Georgi, campeã britânica de fundo, em estrada, ficou a oito pontos, mas nunca esteve verdadeiramente perto de desalojar Anita Stenverg. A terceira foi a francesa Marie le Net (FDJ Nouvelle-Aquitaine Futuroscope), a 12 pontos da vencedora.

O esloveno Zak Erzen mostrou uma maturidade competitiva acima da média para arrebatar o triunfo no omnium de juniores. Finalizou o concurso com 121 pontos, mais cinco do que o neerlandês Justus Willemsen. O terceiro foi o basco Urko Vidal, a seis pontos do vencedor. João Martins (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) foi o melhor português, classificando-se no 11.º lugar.

As provas de velocidade estiveram hoje resumidas aos contrarrelógios. No quilómetro brilharam os espanhóis e sobrou a emoção. José Moreno triunfou com 1’02’’954, batendo o compatriota Alejandro Martínez por um milésimo de segundo. O russo Dmitry Nesterov fechou o pódio, a 318 milésimos do mais rápido.

As russas dominaram os 500 metros contrarrelógio. Serafima Grishina impôs-se, com 35,534s, suplantando Ekaterina Gnidenko por 143 milésimos. A neerlandesa Laurine van Riessen ficou com o terceiro lugar, gastando mais 290 milésimos do que a primeira.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“A família cicloturista perdeu mais um amigo”


É com profundo pesar que a família informa o falecimento de Victor Manuel Pires. O velório irá realizar-se na Igreja da Damaia dia 24-01-22 a partir das 11h00. A celebração da palavra está agendada às 16h15. De seguida, a cremação irá ser realizada no Crematório de Barcarena pelas 17h30.

A equipa do Notícias do Pedal deixa a condolência a toda a família e amigos neste momento mais difícil.

O Vitor Pires era um amigo, pedalamos durante muitos anos, descansa em paz Amigo onde quer que estejas, até sempre Vitor.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com