quinta-feira, 2 de julho de 2020

“Calendário Competitivo 2020- alterações 2 julho”


Alterações ao Calendário Competitivo 2020
A FTP tinha anteriormente comunicado que o calendário de competições podia ser alterado em função do desenvolvimento da pandemia por COVID-19, confirmação de competições internacionais e implementação de regras distintas.
Tendo em conta estes fatores, o Calendário Competitivo 2020 sofreu algumas alterações, nomeadamente no Campeonato Nacional de Estafetas Mistas que se irá realizar em Montemor-o-Velho, no dia 2 de agosto, em vez de dia 30 de agosto conforme tinha sido divulgado. Foi uma mudança inevitável, já que se confirmou para o mesmo fim-de-semana a realização do Campeonato Europeu em Tartu, facto que inviabilizaria a presença dos principais clubes e atletas.
Também devido à implementação das novas medidas aprovadas em Conselho de Ministros, e por considerarmos que não se encontram reunidas as condições que permitam o convívio dos atletas em total segurança, impôs-se também a decisão de cancelar a Prova Jovem marcada para o dia 25 de julho. Para a tomada desta decisão pesou também a faixa etária dos envolvidos onde existe naturalmente maior dificuldade em manter a distância social recomendada, aumentando o risco de contágio por Covid -19.
A Taça de Portugal, agendada para dia 18 de julho, mantém-se confirmada, pretendendo-se que se realize num modelo de Rolling Start, sem roda. Já para a competição de domingo, também em Abrantes, o Duatlo BTT, disputar-se-á no modelo de contrarrelógio individual.
Vamos disponibilizando todas as informações à medida que seja necessário.
Fonte: FTP

“Rui Costa no regresso do ciclismo a Portugal”


O ciclista da UAE Team Emirates vem acompanhado de Ivo e Rui Oliveira. Rúben Guerreiro também marca presença na prova que marca o regresso das provas a Portugal
Rui Costa é um dos nomes que vai marcar presença na Prova de Reabertura, o contrarrelógio que marca o regresso do ciclismo às estradas portuguesas, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Ciclismo.
A prova, que se realiza em Sangalhos, Anadia, contará com o vencedor de três etapas no Tour de France, além de Ivo Oliveira e Rui Oliveira da equipa UAE Team Emirates. Também Rúben Guerreiro (EF Pro Cycling) e José Neves (ProTeam Burgos BH) marcarão presença na prova.
Ajejandro Marque (vencedor da Volta a Portugal em 2013), Gustavo César Veloso (vencedor da Volta em 2014 e 2015) e Tiago Machado serão outros dos nomes presentes no contrarrelógio.
Com um elenco de luxo, a prova tem início marcado para as 15 horas do próximo domingo e com limitações à presença de público: não haverá acesso ao público às zonas de partida e chegada, podendo apenas distribuir-se ao longo do percurso mas "de modo a não criarem grandes aglomerados", avisa a Federação.
Fonte: Sapo on-line

“Volta a Itália vai ter público...mas com pulseira”


COVID-19 dia nova realidade para os espetáculos desportivos e o ciclismo não vai ser exceção
O diretor da Volta à Itália, Mauro Vegni, revelou que a prova vai decorrer com fortes medidas de segurança e cuidados sanitários, de forma a conter possíveis contágios pelo novo coronavírus, medidas que afetarão também, naturalmente, os espectadores.
"Temos de respeitar todas as regras e protocolos sanitários. A manter-se a situação atual, será impossível ter na estrada a caravana publicitária. Estamos a falar com as empresas e a procurar soluções que satisfaçam ambas as partes. Seremos muito exigentes e, no caso de a situação evoluir favoravelmente, poderemos rever o plano. Nas partidas e chegadas iremos ter algum público, mas as pessoas serão portadoras de uma pulseira que toca quando não é cumprida a distância mínima", revelou.
Vegni explica ter-se tratado de um investimento avultado, mas justificado para permitir a presença de público. "Foi um investimento económico muito grande, mas permite que o público esteja presente», explicou, assumindo, no entanto, que «na estrada é impossível controlar quem quer que seja", frisou.
Para que tudo corra sem problemas, porém, será fundamental um comportamento adequado por parte dos amantes do ciclismo, frisa o responsável do Giro. "Vamos sensibilizar as pessoas para que tudo aconteça dentro do melhor possível. As salas de imprensa terão acesso limitado. Todos irão e trabalhar em segurança. Se as normas que iremos implantar não forem compreendidas e respeitadas, estamos a matar o ciclismo que já se encontra moribundo", sublinhou.
Fonte: Sapo on-line

“Rui Costa entre os inscritos para a prova de reabertura de ciclismo”


Corredor português da UAE Emirates estará em Sangalhos
Por: Lusa
Foto: Filipe Farinha
Rui Costa (UAE Emirates) vai disputar a prova de reabertura da temporada velocipédica, no domingo, em Sangalhos, de acordo com a lista de 93 inscritos divulgada esta quinta-feira, que integra outros especialistas em contrarrelógio.
Além do campeão do mundo de fundo em 2013, a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) confirmou a presença de outros três corredores lusos de equipas do 'WorldTour', casos de Rúben Guerreiro (EF Pro Cycling), Ivo Oliveira (UAE Emirates) e Rui Oliveira (UAE Emirates), assim como de José Neves (Burgos BH), do segundo escalão mundial.
Em disputa na prova que marca a retoma da modalidade após a interrupção devido à pandemia de covid-19 vai estar um contrarrelógio individual de 22 quilómetros, entre o Centro de Alto Rendimento de Anadia e a Rua da Fonte Nova, em Sangalhos, pontuável para a Taça de Portugal.
Os espanhóis Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), Gustavo César Veloso (W52-FC Porto), campeões da Volta a Portugal em 2013 e em 2014 e 2015, respetivamente, o russo Sergei Shilov (Aviludo-Louletano) e os portugueses Rafael Reis (Feirense) e Tiago Machado (Efapel) são alguns dos especialistas em 'crono' inscritos.
Pedro Andrade (Hagens Berman Axeon) vai ser o primeiro corredor a partir, às 15 horas, enquanto Rui Costa fecha a lista de partida, às 16h32, numa competição que vai ser disputada sob medidas de segurança sanitária, sem que o público possa estar nas partidas e chegadas, mas podendo assistir à passagem dos corredores, sem grandes aglomerados.
Por: Record on-line

“Laureus e NTT Pro Cycling comemoram o dia de Mandela com o desporto por um bom pelotão”


No 102º aniversário do nascimento de Nelson Mandela, o Laureus Sport for Good homenageia seu primeiro patrono, o homem instrumental na definição do espírito e dos valores do Laureus Sport for Good com dois Sport virtuais de 67 minutos para os pelotões.
A NTT Pro Cycling, que são coletivamente embaixadores da Laureus, tradicionalmente usa o dia 18 de julho de cada ano para celebrar a vida e os valores de Nelson Mandela. Na ausência do Tour de France durante sua janela tradicional, a equipa está se unindo ao Laureus para se envolver virtualmente com os fãs do ciclismo, unir-se pelo poder do ciclismo e arrecadar fundos para o Laureus Sport for Good.
Em 18 de julho, dois passeios serão hospedados na plataforma Zwift , primeiro às 09:00 (CET) e depois novamente às 18:00 (CET). Os fãs de desportos são convidados a se juntar a ciclistas do NTT Pro cycling e uma série de lendas e celebridades desportivas para aumentar a conscientização e os fundos necessários para apoiar jovens vulneráveis em todo o mundo.
Os membros da Academia Laureus, Sean Fitzpatrick, Chris Hoy, Morné du Plessis, Hugo Porta, Daley Thompson e Steve Waugh participarão no Mandela Day, juntamente com uma série de embaixadores da Laureus, incluindo Schalk Brits e o principal da equipe de NTT Pro Douglas Ryder, com aparições de seus pilotos da NTT Pro Cycling.
Embora não haja custo para ingressar no Sport for Good Peloton, as doações são incentivadas, com todos os fundos arrecadados no dia destinando-se a apoiar jovens afetados pela pandemia de Covid-19 por meio do Sport for Good Response Fund .
Os participantes podem fazer doações aqui: https://laureus.justchallenge-virtual.com/DonateSportforGoodPeloton
O fundo desporto pela boa resposta, visa garantir que os programas de desporto para o desenvolvimento sejam capacitados, fornecendo provisões novas ou adaptáveis para continuar a apoiar crianças e jovens durante a atual pandemia. O Fundo também oferecerá apoio financeiro aos programas de desenvolvimento desportivo no coração das comunidades em todo o mundo, para que eles possam suportar os desafios desse estágio imediato e ajudar a formar jovens mais fortes quando as restrições forem levantadas.
Morné du Plessis, membro da Academia Laureus e lenda do rugby sul-africano, disse: “Vinte anos atrás, Nelson Mandela subiu ao palco no primeiro Laureus Awards e inspirou a todos nós com suas palavras sobre o poder que o desporto pode ter para mudar o mundo para melhor. . Em 2020, essas palavras são mais relevantes e importantes do que nunca. Estamos honrados em nos unir aos nossos maravilhosos Embaixadores NTT Pro Cycling e à família Laureus em todo o mundo neste Dia de Mandela, comemorando o grande homem e levantando fundos para apoiar o incrível trabalho do Laureus Sport for Good. Junte-se a nós!"
Douglas Ryder, diretor da equipe da NTT Pro Cycling, disse: “Celebrar o Mandela Day é uma ocasião que sempre ressoa profundamente com nossa equipa, e poder fazer isso em nosso papel como embaixadores da Laureus é um grande privilégio. Nossa crença compartilhada no poder inerente que o desporto tem de fazer o bem torna essa iniciativa ousada e nova extremamente empolgante, e mal podemos esperar que nossa equipa se envolva mais uma vez por uma causa tão fantástica”.
Nos últimos 20 anos, o Laureus Sport for Good arrecadou mais de € 150 milhões para o setor do desporto para o desenvolvimento, alcançando e ajudando a mudar a vida de quase 6 milhões de crianças e jovens desde 2000. O Laureus Sport for Good atualmente apoia mais de 200 programas em mais de 40 países que usam o poder do desporto para transformar vidas.
Fonte: Laureus Sport for Good

“Prova de Reabertura – Taça de Portugal Jogos Santa Casa”


Elenco de luxo no regresso à estrada
Por: José Carlos Gomes
A Prova de Reabertura, a realizar no próximo domingo, em Sangalhos, Anadia, será disputada por um leque de corredores de primeiro plano, juntando grande parte das estrelas do pelotão nacional e alguns emigrantes de luxo do ciclismo português.
As equipas portuguesas apresentam-se com alguns dos principais especialistas em contrarrelógio do pelotão interno, corredores capazes de lutar pelo triunfo no exercício individual de 22 quilómetros, com partida no Centro de Alto Rendimento de Anadia e chegada na Rua da Fonte Nova, em Sangalhos.
Entre os candidatos das equipas continentais portuguesas estão homens como Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), Gustavo César Veloso (W52-FC Porto), Rafael Reis (Feirense), Sergei Shilov (Aviludo-Louletano) ou Tiago Machado (Efapel).
A Prova de Reabertura será também uma oportunidade para ver em Portugal quatro corredores do patamar WorldTour, Rúben Guerreiro (EF Pro Cycling), Ivo Oliveira, Rui Costa e Rui Oliveira (UAE Team Emirates), mas também José Neves, especialista em contrarrelógio da ProTeam Burgos BH. 
O primeiro corredor a sair para a estrada será Pedro Andrade (Hagens Berman Axeon), às 15h00. Rui Costa fecha a lista de partida, às 16h32.
O itinerário inicia-se no epicentro do alto rendimento velocipédico em Portugal, passando por Vale do Estevão, Mogofores, Paredes de Bairro – a terra natal do melhor contrarrelogista nacional, Nelson Oliveira -, Ancas, Amoreira da Gândara e Fogueira, antes do regresso a Sangalhos.
O percurso é essencialmente plano, embora inclua alguns topos que incorporam exigência e quebras de ritmo, equilibrando a balança entre os roladores puros e os contrarrelogistas que necessitam de alguma dureza para fazer a diferença.
A prova irá realizar-se com medidas de segurança sanitária reforçadas face ao que era costume antes da pandemia de SARS-Cov-2. Os adeptos não terão acesso às zonas reservadas de partida e de chegada, restringindo-se o contacto entre os corredores e elementos externos à “caravana”. Os entusiastas da modalidade podem, no entanto, assistir ao vivo à corrida, devendo distribuir-se ao longo do percurso, de modo a não criarem grande aglomerados, respeitando as normas sanitárias em vigor no país e o manual de desconfinamento do adepto de ciclismo: https://www.fpciclismo.pt/noticia/manual-de-desconfinamento-do-adepto-de-ciclismo-de-estrada 
A lista de inscritos provisória pode ser consultada aqui: https://www.fpciclismo.pt/inscricoes-prova-nacional
Ainda hoje será divulgada, na página da Federação Portuguesa de Ciclismo na Internet, a lista de partida provisória para o contrarrelógio, com os horários de saída de cada ciclista.
Fonte: FPC

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com