segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

“O pensamento do dia…”

 


“João Almeida vai estrear-se no Tour em 2024 numa 'super' UAE Emirates”


Além de Almeida, que cumprirá o objetivo de estrear-se na prova francesa, também estarão presentes o esloveno Tadej Pogacar e o britânico Adam Yates, respetivamente segundo e terceiro na edição deste ano, e o espanhol Juan Ayuso, terceiro na Vuelta2022

 

Por: Lusa

Foto: Luca Bettini / AFP

João Almeida vai estrear-se na Volta a França em 2024, confirmou hoje a UAE Emirates, com o ciclista português a ser um dos líderes da equipa, a par de Tadej Pogacar, que vai tentar a ‘dobradinha’ com o Giro.

A UAE Emirates vai alinhar com uma superequipa no próximo Tour, foi hoje revelado em conferência de imprensa em La Nucia, localidade da Comunidade Valenciana (Espanha); além de Almeida, que cumprirá o objetivo de estrear-se na prova francesa, também estarão presentes o esloveno Tadej Pogacar e o britânico Adam Yates, respetivamente segundo e terceiro na edição deste ano, e o espanhol Juan Ayuso, terceiro na Vuelta2022.

Aos quatro líderes juntam-se o belga Tim Wellens, o alemão Nils Politt, o russo nacionalizado francês Pavel Sivakov e o espanhol Marc Soler, estes dois últimos antigos candidatos a top 10 em grandes Voltas.

Após tornar-se no primeiro português a acabar a Volta a Itália no pódio, ao ser terceiro na edição deste ano, o ciclista de A-dos-Francos (Caldas da Rainha) procurava novos objetivos no seu calendário.

"Ainda não foi discutido o calendário, mas gostava de fazer a Volta a França, porque já corri o Giro muitas vezes e começa a ser um pouco repetitivo”, assumiu Almeida, de 25 anos, numa entrevista publicada na newsletter da Federação Portuguesa de Ciclismo, em outubro.

As sucessivas conferências de imprensas de staff e ciclistas da UAE Emirates realizadas hoje em La Nucia permitiram também esclarecer dúvidas quanto à participação de Tadej Pogacar no Tour, depois de no domingo ter sido inesperadamente anunciado que participaria na Volta a Itália.

“Sempre foi um sonho correr o Giro, é uma das minhas corridas preferidas, próxima da Eslovénia. Agora estou mais velho, penso que posso encadear duas grandes Voltas, estou preparado para um novo desafio”, revelou o duas vezes campeão da Volta a França (2020 e 2021)

Relegado pelo dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) à condição de ‘vice’ nas últimas duas edições da ‘Grande Boucle’, o esloveno de 25 anos vai tentar uma ‘dobradinha’ que ninguém consegue desde o italiano Marco Pantani, em 1998.

“A UAE alinhará com uma equipa forte [na Volta a França]. O mais importante é que um de nós vença o Tour, e espero estar na discussão pelo primeiro lugar depois de correr o Giro. […] Nunca esteve previsto que abdicasse do Tour, sei até que ponto essa corrida é importante para mim e para a minha equipa. Mas, um dia, conto fazê-lo, porque nem tudo gira à volta do Tour”, admitiu.

‘Pogi’, que terá o português Rui Oliveira como seu ‘escudeiro’ na Volta a Itália, confessou ainda que espera inscrever as duas grandes Voltas que lhe faltam foi terceiro na Vuelta2019 no currículo até ao fim da sua carreira.

Fonte: Sapo on-line

“Troféu Internacional Alves Barbosa”


Diogo Narciso, Iúri Leitão e Maria Martins dominantes no Troféu Alves Barbosa

Por: Vasco Moreira

 

O Velódromo Nacional, em Sangalhos, acolheu, este domingo, o Troféu Internacional Alves Barbosa. Os portugueses Diogo Narciso, Iúri Leitão e Maria Martins estiveram em plano de evidência nas provas de elites, com a camisola da seleção nacional.

Diogo Narciso (Portugal) foi o mais forte no omnium, com 155 pontos, seguido do compatriota Iúri Leitão (Portugal), com 141, e de Joan Bannassar (Espanha), com 133. A dupla lusa voltou ainda a festejar no madison, com 64 pontos, desta feita à frente de duas duplas espanholas, uma formada por Joan Bannassar e Álvaro Navas e outra por Erik Martorell e Francesc Bennassar.

Na elite feminina, Maria Martins (Fenix-Deceuninck), com 127 pontos, liderou no omnium, tendo superado Eukene Larrarte (Espanha), que somou 122 pontos, e Yareli Acevedo (Mexico), que somou 119. Na corrida por pontos, as espanholas Isabel Ferreres e Laura Rodríguez, com os mesmos 41 pontos, foram as mais fortes, mas a portuguesa Daniela Campos (Bizkaia-Durango) conseguiu terminar em terceiro lugar, com 33 pontos.

Entre os juniores masculinos, Gabriel Batista (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) destacou-se dos demais no scratch, tendo suplantado Ellande Larronde (Urt Velo 64) e Ruben Sanchez (Espanha). No entanto, Ruben Sanchez festejou na corrida por pontos, com 44, à frente de Ellande Larronde (Urt Velo 64), com 30, e do português David Ferreira (Paredes/Fortunna), com 24. Já entre as juniores femininas, o pódio repetiu-se no scratch e na corrida por pontos: Maria Figueroa (México) liderou, Patrícia Duarte (Maiatos) foi segunda, e Emília Baía (Korpo Activo/Penacova) terminou em terceiro lugar.


Nas provas de Elites A/Maters 30, César Modesto (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) venceu a corrida por pontos e Gonçalo Santos (Vulcal/Centro Ciclista do Centro) o scratch. Já nas de masters 30, 40 e 50 femininas, Ana Valido (ACD Milharado/Sobralcar/Mafra) venceu nas duas disciplinas, tal como Miguel Agreda (Master de Lourina) nas provas de masters 40, 50 e 60 masculinos.

Em paraciclismo, Dorian Foulon (Urt VELO 64) destacou-se no scratch (paraciclismo masculinos) e na prova de perseguição das categorias C4 e C5, enquanto Eduardo Santas (Asesores de Navarra) foi o mais forte na prova de perseguição das categorias C1 a C3. Na prova de perseguição de paraciclismo feminino, Aniek van den Aarssen (KNWU) foi a vencedora, tendo disputado a prova sem oposição.

 

As contas da Taça de Portugal de Pista Jogos Santa Casa

 

A terceira e última prova da Taça de Portugal de Pista Jogos Santa Casa também decorreu ao longo deste fim de semana, integrada nos Troféus Internacionais José Bento Pessoa e Alves Barbosa. Este domingo, ficaram fechadas as contas do ranking, com destaque para as categorias de masters.

Em elites A masculinos, César Modesto (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) voltou a destacar-se e terminou na liderança do ranking de scratch e da corrida por pontos, tal como Gonçalo Santos (Vulcal/Centro Ciclista do Centro) em masters 30 masculinos, António Faisco (UCA/Terralem Lda/Pracer Perfile) em masters 50 masculinos, e João Pinto (Boavista/RP/Paredes) em masters 60 masculinos.

Já em masters 40 masculinos, Rui Guerreiro (Centro de Ciclismo de Loulé/ITN - Mecânica e Peças) venceu a Taça em scratch e Miguel Agreda (Master de Louriña) na corrida por pontos. Nota de destaque ainda para Ana Valido (ACD Milharado/Sobralcar/Mafra), que venceu o ranking de scratch entre as masters 40 femininas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com