sábado, 9 de março de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Peter Sagan reforma-se do ciclismo de estrada em 2024”


Por: José Morais

Peter Sagan anunciou, que 2024 será o fim da sua carreira como profissional no ciclismo de estrada, porem, irá participar em algumas provas como treino, com objetivos no mountain bike.

Peter Sagan que recentemente teve um intervenção de cirurgia cardíaca, já tem data marcada para retomar à competição, será na Hungria, entre 8 e 12 maio, onde vai ter Mark Cavendish como adversário, informou a organização da Volta à Hungria.

O ciclista tricampeão do mundo de 34 anos de idade, vai concentrar-se nos Jogos Olímpicos de Paris no mountain bike, e não tem assim muito tempo para perder, por isso planeou um calendário que será misto, e nutrido, após receber alta medica, anunciou Peter Sagan. 

“Fábio Costa melhor em sprint de força”


Fábio Costa (ABTF Betão-Feirense) ganhou, na tarde deste sábado, a segunda edição da Clássica Santo Thyrso, uma corrida de 137,3 quilómetros que acabaria por decidir-se com um sprint de força, no empedrado a subir do centro de Santo Tirso. Francisco Campos (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense) foi segundo e conservou o primeiro lugar na geral da Taça de Portugal de Elite.

A corrida, disputada sob frio intenso e com vento forte, escapou à temida chuva forte. Foi um trio que animou a primeira parte da corrida, pedalando na dianteira, a partir do quilómetro 20, e chegando a dispor de uma vantagem de 2m20s

Eram Carlos Oyarzún (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), Adam Kus (Lubelski Perla Polski) e Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense) quem tentava remar contra a maré. Mas a Sabgal-Anicolor fez o pelotão aproximar-se decisivamente dos fugitivos, mantendo-os praticamente à vista. O fim de fuga aconteceu à entrada para as duas últimas voltas ao circuito tirsense, com pouco mais de 40 quilómetros para correr.

Foi um pelotão compacto que abordou os quilómetros finais, com a clássica a decidir-se entre os homens que conservaram mais força para os exigentes metros finais, em subida e com piso de empedrado.


Fábio Costa foi o mais forte, cortando a meta ligeiramente destacado, ao fim de 3h29m57s (média de 39,238 km/h). Francisco Campos chegou na posição imediata, a 2 segundos, a mesma diferença registada pelo terceiro classificado, César Martingil (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua).

O chileno Carlos Oyarzún ganhou a classificação da montanha, o polaco Adam Kus impôs-se nas metas volantes, João Martins (Rádio Popular-Paredes-Boavista) foi o melhor sub-23 e a Efapel Cycling ganhou por equipas.

O segundo lugar garantiu a Francisco Campos a manutenção do comando da Taça de Portugal de elite, com 140 pontos, mais cinco do que Fábio Costa e mais 35 do que Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO).

Duarte Domingues (Sabgal-Anicolor) continua na frente da geral de sub-23, com 140 pontos. Seguem-se João Martins e Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), ambos com 125.

O pelotão nacional reúne-se na próxima semana, disputando, no domingo, 17 de março, a Clássica da Arrábida. A Taça de Portugal prossegue no dia 7 de abril, com a Clássica Aldeias do Xisto.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Jonas Vingegaard domina na penúltima etapa do Tirreno-Adriático”


Vingegaard deixou para trás os outros candidatos, com o espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates) a 26 segundos, assim como o australiano Jai Hindley (BORA-hansgrohe), que ainda atacou depois de um belo trabalho da equipa germânica, sem sucesso

 

Fonte: AFP

O ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) venceu hoje a sexta e penúltima etapa do Tirreno-Adriático, com uma prestação dominadora na montanha que o deixa como mais do que provável vencedor da geral final.

O atual bicampeão do Tour, de 27 anos, prosseguiu o percurso ‘autoritário’ na época ao cumprir os 180 quilómetros entre Sassoferrato e Cagli em 4:31.57 horas, fazendo uso da ‘temível’ subida final, de mais de 10 quilómetros e categoria especial.

Depois de ter estampado a sua autoridade na sexta-feira com a vitória na quinta etapa, hoje consolidou a liderança e dissipou quaisquer dúvidas sobre a sua superioridade, com um ataque a mais de seis quilómetros da meta.

Vingegaard deixou para trás os outros candidatos, com o espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates) a 26 segundos, assim como o australiano Jai Hindley (BORA-hansgrohe), que ainda atacou depois de um belo trabalho da equipa germânica, sem sucesso.

O dinamarquês, já campeão este ano d’O Gran Camiño (onde venceu todas as três etapas a ‘contar’), tem sido o melhor na montanha nesta edição da prova italiana e no Monte Petrano, de regresso ao traçado após 15 anos de ausência, não foi diferente, deixando Ayuso em segundo na geral, a 1.24 minutos, e Hindley em terceiro, a 1.52, com todo o resto do pelotão a mais de dois minutos.

O sucesso na etapa ‘rainha’ desta edição da corrida dos ‘Dois Mares’ deixa a luta pela camisola azul ‘arrumada’, uma vez que no domingo o pelotão ‘rola’ em plano durante 154 quilómetros em San Benedetto del Tronto, na consagração de Vingegaard.

Nelson Oliveira (Movistar), único português em prova, segue no 41.º posto da geral.

Fonte: Sapo on-line

“Paris-Nice: João Almeida em dia menos bom deixa top dez da geral”


Português baixa ao 13.º lugar, McNulty mantém liderança

 

Por: Record

João Almeida teve um dia menos bom na sétima e penúltima etapa do Paris-Nice, situação que o fez deixar o top dez da classificação geral, baixando de sétimo para o 13.º lugar.

A etapa foi encurtada e a principal subida anulada devido ao mau tempo, mas ainda assim terminou numa contagem de montanha de primeira categoria, com o ciclista português da Emirates a deslocar do grupo dos favoritos a sensivelmente sete quilómetros para o final. Na meta, João Almeida foi 19.º, a 1.50 minutos de Aleksander Vlasov (Bora), o vencedor do dia.

Na classificação geral, Almeida é então 13.º, a 2.53 minutos do colega da Emirates, Brandon McNulty, que segurou a camisola amarela por apenas quatro segundos sobre Matteo Jorgenson (Visma).

Já Ruben Guerreiro (Movistar) foi 27.º na etapa, a 6.57 minutos, subindo uma posição na geral, para 23.º (a 14.46 m).

Tudo por decidir então para a última etapa, este domingo, com muita montanha.

Fonte: Record on-line

“Maratona de Cycling Feira de São Mateus”


A Maratona de Cycling Feira de S. Mateus terá início às 18:00 horas do dia 1 de setembro de 2024 e será realizada no recinto da Feira de São Mateus, em Viseu. Inscreva-se já em: https://shorturl.at/abuyL

Este evento terá a duração de 3 horas.

Parceiros: FFitness Health Club Viseu e ForLife

Saiba tudo em: https://stopandgo.net/events/maratona-de-cycling-feira-de-s-mateus-2024

Fonte: Feira São Mateus

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com