quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

“Trofeu Internacional de Pista José Bento Pessoa e Alves Barbosa”


Velódromo Nacional de Sangalhos

Dias 16 e 17 de dezembro 2023

“Hoje é dia de avançarmos com mais um nome novo, desta feita um talento português, que seguramente vem fazer a diferença na Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor em 2024”


André Carvalho será uma das principais figuras da Sabgal / Anicolor em 2024

 

Por: Marta Varandas

Foto: Mathilde L’Azou

André Carvalho: Após três épocas fora do país a correr no World Tour, o talentoso corredor luso regressa a Portugal para integrar a Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor em 2024, que encara como um novo desafio na sua carreira. Este todo-o-terreno e corredor de ataque vem trazer a experiência que acumulou no escalão mais elevado do ciclismo para a estrutura com sede em Águeda.

André Carvalho será um dos homens fortes da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor em 2024, um talento do ciclismo português, demonstrou o seu potencial ao competir ao mais alto nível no World Tour. A sua chegada à estrutura que tem sede em Águeda representa um passo significativo na busca da excelência, onde a visão é clara: construir uma equipa de ciclismo portuguesa de referência no cenário mundial, a curto prazo, investindo no talento nacional e internacional, com o objetivo de alcançar novos patamares de sucesso.

André Rodrigues de Carvalho é português, tem 26 anos (31/10/1997) e é natural de Vila Nova de Famalicão. Passou por uma das melhores equipas de formação do ciclismo mundial, a Hagens Berman Axeon e logo deu o salto para o World Tour, para a Team Cofidis, estrutura que deixou para abraçar este novo desafio luso. Afirma que correr no World Tour foi um sonho tornado realidade, onde durante três anos teve a oportunidade de participar em algumas das melhores corridas do mundo ao lado de alguns dos melhores ciclistas da atualidade. Deste modo adquiriu a experiência que seguramente fará a diferença no seu futuro enquanto corredor.

É um ciclista todo-o-terreno, não é um especialista na alta montanha, mas passa bem a média montanha e defende-se muito bem nos contrarrelógios. É um homem bastante rápido em grupos pequenos, um corredor combativo, de ataque, que tem as características perfeitas para o ciclismo português e que encaixa na Sabgal / Anicolor.

Ao serviço da Seleção Nacional de Estrada, já participou em dois Campeonatos do Mundo (2021 e 2023) e nos Campeonatos da Europa (2023). Foi Bicampeão Nacional de Juniores em 2014 e 2015. Destaques no seu palmarés também para a participação em clássicas, com o 5.º lugar na Liège-Bastogne-Liège em Sub-23 e 5.º na Paris-Roubaix Sub-23, ambas no ano de 2019. No mesmo ano conseguiu a 9.ª posição na Grote Prijs Jef Scherens - Rondom Leuven. Em 2020 foi 10.º no Grand Prix d'Isbergues - Pas de Calais. Mais recentemente, em 2023, foi 12.º na Etapa 19 da Vuelta a España e 19.º classificado na Lotto Famenne Ardenne Classic.

“Olho para 2024 como um novo desafio da minha carreira, onde espero estar ao meu melhor nível para representar o Clube Desportivo Fullracing da melhor maneira possível, de forma a poder cumprir, não só os objetivos pessoais que me forem propostos pela equipa, mas também os objetivos coletivos, que deverão ser os objetivos primordiais num desporto como é o ciclismo”, avançou André Carvalho.

Rúben Pereira, Diretor Desportivo da Sabgal / Anicolor, explicou que “André Carvalho era uma das nossas prioridades em termos de contratações, desde o primeiro momento. Houve fácil entendimento entre ele e o seu agente João Correia e facilmente chegamos a um acordo. O André para mim é um ciclista que vai aportar muito para o ciclismo português. Já tem experiência do World Tour e quando esteve em Portugal já demonstrava a sua qualidade no nosso ciclismo. O André é um corredor muito polivalente, todo-o-terreno, combativo, será um elemento importante de trabalho. Terá também as suas oportunidades e acreditamos que nos momentos decisivos poderá ter um ponto a seu favor, com um papel muito importante dentro da nossa estrutura. Acreditamos também que o André Carvalho seja uma das figuras da próxima época e seja um corredor que se possa afirmar, não só a nível nacional, mas também internacional, com uma boa presença. Para enfrentar a próxima época será um corredor que vai estar na discussão de algumas corridas. Esta é a nossa filosofia e o André tem perfil para esta estrutura”.

Fonte:  Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor

“50.ª Volta ao Algarve”


De Portimão ao Malhão com contrarrelógio em estreia pelo caminho

 

Por: José Carlos Gomes

A 50.ª edição da Volta ao Algarve, na estrada entre 14 e 18 de fevereiro de 2024, começará em Portimão, consagrando os vencedores no alto do Malhão, Loulé. Pelo caminho há um contrarrelógio em Albufeira totalmente novo.

A única corrida por etapas portuguesa do circuito UCI Pro Series terá 752.9 quilómetros e um acumulado de elevação de 14455 metros, distribuídos por cinco etapas. Haverá bonificações nas chegadas e, em cada etapa em linha, uma meta volante bonificada com 6 segundos para o primeiro a passar.

A tirada mais longa da competição é a primeira, 200,8 quilómetros unindo Portimão a Lagos, uma jornada que se prevê de protagonismo para os sprinters.

A luta pela classificação geral tem um dia importante na segunda etapa, 171,9 quilómetros, entre Lagoa e o alto da Fóia, Monchique. A meta, no ponto mais alto do Algarve, será antecedida por três outras contagens de montanha. Duas delas encadeadas, de modo a endurecer e a selecionar a corrida antes da subida final. São as subidas de Alferce (3.ª categoria) e da Pomba (2.ª categoria), esta apenas a 6300 metros do início da escalada para a meta.

Ao terceiro dia antevê-se nova oportunidade para os homens rápidos, no final dos 192,2 quilómetros que ligam Vila Real de Santo António a Tavira. Numa aproximação à meta semelhante a esta, a luta pela bonificação acrescida na meta volante de Vila Real de Santo António, baralhou as contas dos sprinters na edição de 2023 da corrida. Veremos se a mesma meta intermédia terá algum impacto na definição da etapa em 2024.


A quarta etapa é a grande novidade da competição, um contrarrelógio individual de 22,2 quilómetros, entre a Marina de Albufeira e a Câmara Municipal do mesmo concelho. O percurso tem o sobe e desce que é apanágio dos contrarrelógios da Volta ao Algarve, dando oportunidade aos especialistas mais puros sem arredar completamente da discussão ciclistas completos que se adaptem ao esforço individual.

As contas da geral irão fechar-se apenas na quinta e última etapa 165,8 quilómetros entre Faro e o Alto do Malhão. A chegada coincide com um prémio de montanha de segunda categoria. A 24 quilómetros da meta o pelotão fará a primeira subida ao Malhão, já depois de ter ultrapassado os prémios de montanha de Vermelhos (Km 99) e de Alte (km 128,3).

Num pelotão que será fechado nas próximas semanas, estão já confirmadas treze equipas: Dez WorldTeams: Alpecin-Deceuninck (Bélgica), Arkea-B&B Hotels (França), Astana Qazaqstan Team (Cazaquistão), BORA-hansgrohe (Alemanha), EF Education-EasyPost (EUA), Groupama-FDJ (França), Lidl-Trek (EUA), Soudal Quick-Step (Bélgica), Team dsm-firmenich PostNL (Países Baixos) e UAE Team Emirates (Emirados Árabes Unidos). E três ProTeams: Caja Rural-Seguros RGA (Espanha), Tudor Pro Cycling (Suíça) e Uno-X Mobility (Noruega).

Entretanto, já abriram as inscrições para o Algarve Granfondo, o evento de massas da Volta ao Algarve, que permite aos ciclistas amadores pedalar no mesmo palco das maiores estrelas do mundo. O Algarve Granfondo realiza-se em Albufeira, dia 17 de fevereiro. Inscrições: https://stopandgo.net/events/algarve-granfondo-2024?fbclid=IwAR2EmNsibMib0PzQnpOKEKsDTdSpUhUiaGonQskXpFqnoiM_f7Q98X8X1W4

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Agenda de Ciclismo”


Taça de Portugal de Ciclocrosse decide-se em Ansião

 

Por: Vasco Moreira

A Taça de Portugal de Ciclocrosse Credibom regressa no próximo fim de semana pela última vez em 2023. Domingo (10 de dezembro) será o dia da sexta e última prova pontuável da competição e, consequentemente, de todas as decisões da Taça, em Ansião.

Após um sábado dedicado a treinos, o Estádio Municipal de Ansião vai acolher, no domingo, as decisões da Taça de Portugal de Ciclocrosse. O programa começa às 9h10, com a corrida C1 (juvenis), seguindo-se a corrida C2 (M30; M40; M50; M60; Open), às 10h, a corrida C3 (cadetes e todas as categorias femininas exceto juvenis), às 11h, e, finalmente, a corrida C4 (juniores masculinos e elites), às 12h.

Ao fim de cinco provas pontuáveis, o ranking da Taça de Portugal é liderado por João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), com 210 pontos, e Ana Santos (X-Sauce Factory Team), com 196 pontos, na categoria de elites. Apesar da vantagem pontual, ambos terão de lutar por garantir o troféu, sendo seguidos de perto por Rafael Sousa (Guilhabreu MTB), nos masculinos, e Joana Monteiro, nos femininos. Os dois jovens são ainda os líderes atuais entre os sub-23.


Nas restantes categorias, destaque para os juniores João Fonseca e Margarida Vasconcelos (Clube BTT Matosinhos), que já garantiram matematicamente a conquista da Taça. Sucesso também já atingido pelo cadete masculino João Vigário (DOMARSA/Santa Cruz/Bicicastro), pelos masters 30 Augusto Midão (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Ana Barata, pelo master 40 Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar), pelo master 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar), pelo master 60 Joaquim Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), e pela master 50 Natália Mendes (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás), que compete sem oposição.

Os vencedores de todas as categorias da Taça de Portugal de Ciclocrosse Credibom 2023 serão conhecidos às 13h15 do próximo domingo, hora para a qual está agendada a cerimónia protocolar de entrega de prémios.

 

Mais eventos oficiais

 

8 de dezembro: Passeio das Luzes de Natal 2023, Funchal, Madeira

10 de dezembro: XV Avalanche da Raposeira 2023, Calheta, Madeira

10 de dezembro: Passeio de BTT Vales de Vimioso, Bragança

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com