sábado, 28 de outubro de 2023

“Nairo Quintana de volta à Movistar: «Foi um ano difícil, dias sem dormir e de enorme sacrifício»”


Ciclista colombiano estava sem equipa há um ano

 

Por: Lusa

Foto: Twitter Movistar

O ciclista Nairo Quintana, que estava sem equipa há um ano, vai voltar aos espanhóis da Movistar, cinco temporadas depois da sua saída, foi hoje anunciado, com o colombiano a afirmar que está entusiasmado por "regressar a casa".

"Estou entusiasmado por estar de volta a casa. Foi um ano difícil. Dias sem dormir, muitos dias de enorme sacrifício, pegar na bicicleta e tentar andar para a frente, faça chuva ou faça sol. Mas valeu a pena. Não vou desperdiçar esta oportunidade. Conheço os valores da equipa, os valores do desporto. Vou dar tudo por tudo para fazer bem e quero contribuir para que a equipa obtenha os melhores resultados", disse Quintana, citado pela equipa em comunicado.

O colombiano, de 33 anos, esteve sem equipa em 2023 depois de ter saído da Arkéa Samsic, na sequência da desclassificação da Volta a França de 2022, por ter usado tramadol, que não consta na lista de substâncias proibidas da Agência Mundial Antidopagem, mas é proibido em competição pelos regulamentos da União Ciclista Internacional (UCI).

Quintana, um dos escaladores de referência do pelotão na última década, regressa agora à equipa onde conseguiu os melhores resultados da carreira, como o triunfo no Giro2014 e na Vuelta2016, para além de dois segundos lugares no Tour, em 2013 e 2015, edições em que conquistou a classificação da juventude.

O colombiano agradeceu à Movistar, equipa que representou entre 2012 e 2019, pela oportunidade e garantiu que vai "dar tudo" na estrada, numa formação em que vai ser companheiro dos lusos Nelson Oliveira e Ruben Guerreiro.

Depois de sair da formação espanhola, Quintana representou a Arkéa Samsic entre 2020 e 2022.

Melhor trepador do Tour2013, tem 51 triunfos na carreira, entre os quais se destacam ainda as vitórias na geral do Tirreno-Adriático (2015 e 2017), Volta aos Alpes Marítimos (2020 e 2022), Volta à Romandia (2016), Volta à Catalunha (2016) ou Volta ao País Basco (2013), mas também o segundo lugar no Giro2017.

Fonte: Record on-line

“Taça de Portugal de Ciclocrosse Credibom Oliveira de Azeméis”


Rafael Sousa e Ana Santos festejam em Oliveira de Azeméis

 

Por: Vasco Moreira

Rafael Sousa (Guilhabreu MTB) e Ana Santos (X-Sauce Factory Team) foram os vencedores da segunda prova pontuável da Taça de Portugal de Ciclocrosse Credibom, este sábado, em Oliveira de Azeméis.


Entre os elites masculinos, Rafael Sousa foi o mais rápido, tendo terminado a prova em 57”41’573, à frente de Mário Costa, segundo classificado a 2,405s, e João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), terceiro a 9,700s. O jovem da Guilhabreu MTB assumiu ainda a liderança do ranking da Taça de Portugal, com 68 pontos.

Já nas elites femininas, foi Ana Santos quem se destacou das demais, com um tempo de 38”33’188, menos 2”06’813 que Joana Monteiro, segunda, e menos 3”36’228 que Isabel Caetano (Cantanhede Cycling/VESAM), terceira classificada. Tal como Rafael Sousa, também Ana Santos passou a liderar o ranking, com 76 pontos.


Entre os juniores, João Fonseca destacou-se nos masculinos, à frente de Diogo Pinguinha (BTT Loulé/Elevis) e Duarte Galvão (Aguias Alpiarça/Triumtermica/Remax). Nas femininas, Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), que correu sem oposição, foi a vencedora.

Nas restantes categorias, João Vigário (DOMARSA/Santa Cruz/Bicicastro) e Rita Fontinhas (Guilhabreu MTB) venceram nos cadetes e Carlos Silva (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) e Inês Fonseca (Águias Alpiarça/Triumtermica) entre os juvenis.


Em masters, Ana Barata e Augusto Midão (Rompe Trilhos/Ajpcar) venceram em 30, femininas e masculinos, respetivamente; Virgínia Moreira (SAERTEX Portugal/Edaetech) e Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) em 40; Natália Mendes (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás) e António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) em 50; Joaquim Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) em 60.

Este domingo, a Taça de Portugal de Ciclocrosse Credibom prossegue com a terceira prova pontuável, em Vouzela. As corridas começam às 9h20, com a última a iniciar-se às 12h, sendo que a cerimónia protocolar de entrega de prémios está agendada para as 16h.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Triatleta Ricardo Batista em quinto na Taça do Mundo de Miyazaki”


Na competição feminina, ganha pela italiana Bianca Seregni, esteve presente a portuguesa Melanie Santos, que acabou por desistir

 

Por: Lusa

O triatleta português Ricardo Batista terminou este sábado no quinto lugar a Taça do Mundo de Miyazaki, no Japão, numa prova ganha pelo britânico Hugo Milner, enquanto Melanie Santos não terminou a competição feminina.

Ricardo Batista terminou os 1.500 metros de natação, 40 quilómetros de bicicleta e 10 quilómetros de corrida com o tempo de 01.48.04 horas, com Hugo Milner a vencer em 1.47,46, seguido pelo neozelandês Dylan Maccullough, em segundo, e o alemão Lasse Priester em terceiro.

Na competição feminina, ganha pela italiana Bianca Seregni, esteve presente a portuguesa Melanie Santos, que acabou por desistir.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com