quinta-feira, 25 de julho de 2019

“Jesus del Pinto em segundo lugar na Clássica de Ordizia”

João Rodrigues foi o melhor português, na 11.ª posição

Por: Lusa

Foto: Twitter de Jesus del Pino

O ciclista espanhol Jesus del Pino, da equipa portuguesa Vito-Feirense, terminou esta quinta-feira na segunda posição na Clássica de Ordizia, em Espanha, vencida pelo compatriota Rafael Valls (Movistar).

Valls concluiu a 96.ª edição da prova basca, com partida e chegada em Orzilia (165,7 quilómetros), em 3:55.00 horas, 29 segundos à frente de Jesus del Pino, que liderou o grupo perseguidor.

João Rodrigues (W52-FC Porto) foi o melhor português, ao terminar na 11.ª posição, igualmente a 29 segundos, assim como o compatriota e companheiro de equipa António Carvalho, que, no 14.º lugar, foi o outro luso no 'top-20'.

O português Domingos Gonçalves (Caja Rural), que andou em fuga, com a companhia, entre outros, do espanhol Gustavo Veloso (W52-FC Porto), venceu o prémio de montanha.

Fonte: Record on-line
Julian Alaphilippe mantém camisola amarela

Por: Lusa

Foto: Reuters

O francês Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep) manteve esta quinta-feira a liderança da Volta a França em bicicleta, após a 18.ª etapa, a primeira de alta montanha nos Alpes, vencida pelo colombiano Nairo Quintana (Movistar).

Numa etapa com duas contagens de montanha de categoria especial, a última a menos de 20 quilómetros da meta, Quintana gastou 5:34.15 horas para completar os 208 quilómetros entre Embrun e Valloire, menos 1.35 minutos do que o francês Romain Bardet (AG2R La Mondiale) e 2.28 do que o cazaque Alexey Lutsenko (Astana).

Na geral, Alaphilippe manteve a liderança, agora com 1.30 minutos de avanço sobre o colombiano Egan Bernal (INEOS), que subiu dois lugares, e 1.35 sobre o britânico Geraint Thomas (INEOS).

Na sexta-feira corre-se a 19.ª etapa, entre Saint-Jean-de-Maurienne e Tignes (126,5 quilómetros), com a meta a coincidir com uma contagem de primeira categoria, já depois de os ciclistas terem passado numa contagem de categoria especial, a menos de 40 quilómetros da meta.

Fonte: Record on-line

“31.º GP Minho”

Bairrada entra a ganhar em Melgaço

Por: José Carlos Gomes

A equipa Bairrada venceu hoje, em Melgaço, o prólogo do 31.º Grande Prémio do Minho de Juniores, um contrarrelógio coletivo de 6,4 quilómetros.

Os bairradinos completaram o percurso em 9m42s. Apesar de o prólogo não contar para a classificação geral individual, permitiu medir o pulso ao estado de forma dos participantes, sendo um aperitivo saboroso para o que falta de corrida, uma vez que revelou equilíbrio de forças.

A seguir à Bairrada, as melhores equipas foram a belga ACROG/Pauwels Sauzen/Balen BC, a 3 segundos, a minhota Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact, a 4 segundos, e a colombiana Team Ingenieria de Vías/Monsalud, a 15 segundos.

As quatro primeiras formações foram as únicas que completaram a prova em menos de 10 minutos.

A primeira etapa em linha vai disputar-se nesta sexta-feira, ligando Guimarães (13h30) a Santo Antonino, Mesão Frio (15h24). Os 69,6 quilómetros terminam numa contagem de montanha de segunda categoria, prevendo-se uma primeira triagem para começar a definir a classificação geral.

Fonte: FPC

“Equipa Portugal/Portugal abre Europeu com 14.º lugar na estafeta mista”

Por: José Carlos Gomes

A Equipa Portugal iniciou hoje o Campeonato da Europa de BTT, em Brno, República Checa, com a 14.ª posição na prova de team relay, uma estafeta mista em que cada Seleção compete com cinco corredores.

As cores nacionais foram defendidas por Mário Costa, Tiago Sousa, Raquel Queirós, João Rocha e Ana Santos, que terminaram no 14.º lugar, a 4m38s da equipa da Suíça, que conquistou a medalha de ouro. A prata foi para a Itália e o bronze para a Dinamarca.

O selecionador nacional, Pedro Vigário, ficou satisfeito com o desempenho dos pupilos. “Demonstrámos evolução relativamente ao passado, com um desempenho globalmente positivo. O resultado final acabou prejudicado pelo facto de o Tiago Sousa estar condicionado por uma queda sofrida no treino de ontem”, revela o treinador.

Fonte: FPC