segunda-feira, 24 de agosto de 2020

“Emanuel Buchmann e Maximilian Schachmann lideram Bora-hansgrohe no Tour”

Peter Sagan também integra a lista divulgada esta segunda-feira

Por: Lusa

Foto: Facebook Bora-hansgrohe

Os ciclistas alemães Emanuel Buchmann, quarto na Volta a França de 2019, e Maximilian Schachmann foram esta segunda-feira confirmados como líderes da Bora-hansgrohe no Tour, que arranca no sábado em Nice.

A inclusão de Buchmann, de 27 anos, e de Schachmann, de 26, junta-se à do austríaco Gregor Mühlberger, um trio a recuperar de lesões sofridas no Critério do Dauphiné, com a formação que representam a esperar que recuperem a forma a tempo.

"Pensei que o Tour tinha acabado para mim [quando caiu], nem conseguia levantar-me sozinho. Mas felizmente nada está partido. [...] Estava em grande forma, agora há alguns pontos de interrogação. Vou encarar a prova dia a dia", admitiu Emanuel Buchmann.

Por seu lado, Schachmann, segundo na Volta ao Algarve, não corre desde 15 de agosto, quando embateu num carro que se atravessou na faixa destinada à corrida, durante a Volta à Lombardia.

"Estou feliz que a equipa confie em mim apesar da lesão, dando-me esta oportunidade. Tenho estado a treinar o que posso nos últimos dias e espero aguentar a dor", atirou.

O outro nome incontornável da Bora-hansgrohe é o eslovaco Peter Sagan, recordista da camisola verde da 'Grande Boucle', que procura juntar a oitava vitória na classificação por pontos do Tour ao seu palmarés.

Fonte: Record on-line

“Câmara de Castelo Branco vai apoiar compra de bicicletas”

Por: Lusa

Foto: Zoltan Szekely / Canva

A Câmara de Castelo Branco vai avançar com um programa de apoio à aquisição de bicicletas no concelho como forma de promover a mobilidade sustentável e a utilização das ciclovias e percursos cicláveis, foi esta segunda-feira anunciado.

“Esta é uma proposta que se insere na nossa estratégia de tornar Castelo Branco mais verde e mais sustentável, o melhor concelho para se viver, trabalhar e investir. Ao apoiar as pessoas na aquisição de bicicletas, estamos a incentivar o comércio local, mas também a promover a qualidade de vida na nossa região“, explica, em comunicado enviado à agência Lusa, o presidente do município de Castelo Branco, José Augusto Alves.

O procedimento com vista à concretização de um regulamento municipal, que vai permitir implementar este projeto, foi aprovado recentemente pelo executivo.

O programa de Apoio à Aquisição de Bicicletas no concelho visa promover a mobilidade sustentável e a utilização das ciclovias e percursos cicláveis, incentivando as deslocações através de bicicletas.

Além disso, trata-se também de uma resposta às novas condicionantes impostas pela pandemia (covid-19), que exigem soluções de mobilidade seguras e sustentáveis.

“A iniciativa enquadra-se na estratégia de Mobilidade do Município de Castelo Branco, que pretende fomentar soluções capazes de reduzir a dependência do automóvel. Ao promover a sustentabilidade, a melhoria da qualidade do ar e a redução de ruído, aposta-se na qualidade de vida e na promoção da saúde dos cidadãos”, lê-se na nota.

No âmbito deste projeto, a Câmara de Castelo Branco vai ainda promover programas de sensibilização e aprendizagem de condução de bicicletas para adultos e crianças com idade para utilizar este meio de transporte.

Fonte: ZAP/AEIOU

“Remco Evenepoel teve alta hospitalar e vai recuperar em casa”

Anúncio foi feito pelo ciclista belga nas redes sociais

Por: Lusa

Foto: Twitter

O ciclista belga Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep), que sofreu uma fratura na pélvis numa queda na Volta à Lombardia, anunciou esta segunda-feira que teve alta hospitalar e vai continuar a recuperar em casa.

"Vou para casa", escreveu o belga de 20 anos nas redes sociais, a acompanhar uma fotografia antiga, de junho, ao lado da namorada e dos pais.

O pai, Patrick Evenepoel, confirmou à agência noticiosa France Presse que o regresso a casa em Dilbeek vai acontecer até ao final do dia de hoje, continuando a recuperação depois do acidente violento de que foi vítima.

Evenepoel escapou a uma intervenção cirúrgica, mas, à chegada à Bélgica após ter sido transportado de Itália, apontou logo à temporada de 2021, admitindo que "por desgraça, a temporada 2020 terminou".

Na 114.ª edição de Il Lombardia, vencida pelo dinamarquês Jakob Fuglsang (Astana), o jovem de 20 anos caiu, numa ponte, na descida do Sormano, de uma altura de aproximadamente cinco metros.

O corredor da Deceuninck-QuickStep tinha vencido, até à Volta à Lombardia, todas as provas em que participou no ano de 2020: Volta a San Juan (Argentina), Volta ao Algarve (Portugal), Volta a Burgos (Espanha) e Volta à Polónia, esta última do escalão WorldTour, e apontava à Volta a Itália, que arranca em 3 de outubro.

Fonte; Record on-line

“Equipa Portugal/Rui Costa 11.º no Europeu de contrarrelógio – Dia 1"

Por: José Carlos Gomes

O português Rui Costa ficou hoje à porta do top 10 na prova de contrarrelógio do Campeonato da Europa de Estrada, terminando na 11.ª posição a corrida individual de 25,6 quilómetros, disputada em Plouay, França. Já Daniela Campos conseguiu ficar entre as dez melhores, sendo a nona classificada no contrarrelógio de juniores femininas.

Rui Costa foi um dos dois representantes portugueses no contrarrelógio de elite, concluindo os 25,6 quilómetros em 32’32’’94. O poveiro ficou a 2m15s do suíço Stefan Küng, novo campeão da Europa, graças a um registo de 30’18’’11. O francês Rémi Cavagna ficou com a medalha de prata, com mais 18 segundos do que o helvético. O terceiro, a 22 segundos, foi o belga Victor Campenaerts.

Rafael Reis teve o desempenho condicionado por uma avaria na mudança, que se manifestou nos quilómetros iniciais da prova. O problema, que obrigou o corredor português a parar, fez com que o palmelense não fosse além da vigésima posição, a 3m22s do vencedor.

Daniela Campos foi a única corredora nacional na prova de juniores femininas. Teve um desempenho de grande nível, concluindo os 25,6 quilómetros em 39'48''07, mais 2m24s do que a vencedora, a representante dos Países Baixos Elise Uijen, que gastou 37'24''87. A segunda classificada foi a francesa Maeva Squiban, a 1m01s. A italiana Carlotta Cipressi fechou o pódio, com mais 1m28s do que a campeã europeia.

O resultado de Daniela Campos representa uma evolução notória face a 2019, ano em que a algarvia terminou esta competição no 26.º lugar.

Amanhã é dia de interregno nestes Europeus de estrada. A competição regressa na quarta-feira, logo com a prova-rainha, a corrida de fundo para elite. O pelotão vai completar 13 voltas ao circuito de Plouay, totalizando 177,45 quilómetros e um acumulado de subida de 2535 metros. O circuito, praticamente sem terreno plano, não sendo para trepadores, deixará alguns homens rápidos em dificuldades. A partida será dada às 11h00. O Eurosport transmite em direto a partir das 12h40.

A Equipa Portugal estará representada por Ivo Oliveira, Rafael Reis, Rafael Silva, Rúben Guerreiro, Rui Costa e Rui Oliveira.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça da Europa de Olsztyn, Gonçalo Balbino e Afonso do Canto, brilhantes na Polónia”

Por: Paulo Catarino Vieira
GONÇALO BALBINO alcançou a Medalha de Bronze, logo seguido pelo seu colega de equipa AFONSO DO CANTO no 4ºlugar, ao serviço da Seleção Nacional de Triatlo no escalão de Juniores, na Taça da Europa de Triatlo que se realizou na sexta-feira, dia 21/agosto, na Polónia em Olsztyn.
Os 2 atletas que representam o Clube de Natação de Torres Novas estiveram brilhantes nesta Taça da Europa de Olsztyn, numa prova disputada em distância sprint (750m/natação, 20kms/ciclismo e 5kms/corrida), que serviu de retoma à participação portuguesa em competições internacionais de triatlo, após o período de confinamento causado pela pandemia do Covid19.
Gonçalo Balbino e Afonso Do Canto fazem parte do grupo de trabalho orientado pelo técnico torrejano Paulo Antunes, que fundou em 2009 a Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, e que continua a dar os seus frutos, tantos são os títulos alcançados tanto a nível nacional como a nível internacional, sendo o Clube de Natação de Torres Novas, a atual equipa Campeã Nacional de Triatlo, contando nas suas fileiras com o Campeão Mundial de Triatlo em Juniores, Ricardo Batista, para além de outros títulos nacionais e internacionais conquistados por vários atletas torrejanos formados neste Clube torrejano.
Para GONÇALO BALBINO, a Medalha de Bronze conquistada na Taça da Europa em Olsztyn foi o seu melhor resultado até hoje, agradecendo na sua página do facebook ao seu treinador Paulo Antunes, ao seu Clube de Natação de Torres Novas, ao seu grupo de treino e também aos seus pais. Gonçalo Balbino reside em Peniche, mas integra a equipa de Triatlo torrejana há 3 épocas.
A prova na Polónia não começou da melhor forma para AFONSO DO CANTO, com uma natação menos bem conseguida, mas depois tudo foi perfeito, realizando duas excelentes transições e os segmentos de ciclismo e de natação muito consistentes. Agradece o apoio a todos os que apoiam diariamente, nomeadamente o seu treinador Paulo Antunes e os colegas que fazem parte do seu grupo trabalho, e a todos aqueles que o seu contributo pode passar mais despercebido, mas que é também muito importante.
Para além destes 2 atletas da equipa torrejana, participaram mais atletas portugueses nesta Taça da Europa de Triatlo na Polónia, que alcançaram também excelentes resultados: Alexandre Montez foi 2° alcançado a Medalha de Prata, João Chagas 6°, Gonçalo Oliveira 10° e Rodrigo Rodrigues 11°.
A próxima competição é a nível interno, trata-se do Campeonato Nacional Individual de Triatlo em distância standard para Elites e Grupos de Idade, que se realiza em Lisboa, no Jardim do Braço de Prata em Marvila, no sábado dia 5 de setembro, e a 2ªetapa do Campeonato Nacional de Clubes por Estafetas, no domingo, dia 6 de setembro. Ainda no sábado à tarde, disputa-se também a prova do Campeonato Nacional de Aquatlo em Juvenis, com a presença de alguns dos atletas da Escola de Triatlo torrejana.
Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com