domingo, 19 de junho de 2016

24º Passeio de Cicloturismo Gafetense/Crato

Um passeio ao rubro, apadrinhado por Cândido Barbosa

Texto: José Morais

Fotos: José Morais e Helena Morais  

Gáfete é uma freguesia portuguesa do concelho do Crato, com 46,15 km² de área e 856 habitantes (2011). Densidade: 18,5 hab/km², detém a categoria de Vila, foi sede de concelho entre 1688 e 1836, era constituído por uma freguesia e tinha, em 1801, 851 habitantes, a partir daí, passou a fazer parte do concelho de Alpalhão, onde se manteve até 1863. A Igreja Paroquial de Gáfete, este interessante templo já existia no século XVI, sendo uma das igrejas do Priorado representadas no códice de Pedro Nunes Tinoco, tem por orago São João Batista, patrono da vila de Gáfete, sofreu modificações e acrescentamentos no séc. XVII e XVIII.

E foi até esta vila alentejana que fomos este domingo, 19 de junho, participar no 24º Passeio de cicloturismo, organizado pelo Grupo de Cicloturismo Gafetense, um passeio do calendário oficial da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), que contou ainda com os apoios da Junta de Freguesia local, e da Câmara Municipal do Crato.

Com a concentração a ocorreu cerca das 8 horas junto ao Centro Cultural de Gáfete, a partida ocorreu cerca das 9,30, para um percurso de cerca de 60 quilómetros, com passagem por Alpalhão, Gáfete, Vale Peso, Crato, Aldeia da Mata, Monte Pedra, com a chegada a Gáfete ao local da partida pouco passava das 12,30.

Olhando as pedaladas:

Com alguns anos a rolar pelos passeios do nosso país, o Grupo Gafetense proporcionou sem dúvida um belo passeio de bicicleta, numa zona quase plana, mas algumas subidas pelo caminho superadas por todos, como umas paisagens tipicamente alentejanas, paisagens bastante secas, mas nada de estranhar, já que estávamos em pleno Alto Alentejo.

Apesar de Gáfete se encontrar numa zona interior do país, e estar com algum desenvolvimento, muitos poucas são as equipas da zona a pedalar, mas, a boa realização, o bem receber, este passeio junto cerca de 250 participantes, um dele muito especial, Cândido Barbosa, que nos últimos quatro anos tem apadrinhado a iniciativa.

E sobre a mesma, Cândido Barbosa falava á nossa reportagem, ao qual dizia; “Foi com imenso prazer que mais um ano estive presente, e é com imensa satisfação que estou junto com aqueles que ao longo de 25 anos de carreira me apoiaram na estrada, e cumpre-me agora estar ao lado deles, e poder partilhar algumas das minhas experiencias, e é sempre bom poder estar junto dos amantes da modalidade que é o ciclismo, e quero deixar aqui a minha mensagem, um muito obrigado a todos, em especial á D. Maria Antónia e á sua família da maneira como me receberam, e apelos, venham participar neste evento, e merece”.

Também D. Maria Antónia, uma senhora de 75 anos, presidente do Grupo Gafetense, dizia no final do passeio; “ Estamos muitos satisfeitos, este ano foi dos que mais participantes tivemos, e para o ano nos 25 anos, queremos ter muitos mais”.

Tentamos perceber o que faz uma senhora de 75 anos andar nestas lides das bicicletas, ao qual dizia; “ Sempre gostei das bicicletas, o meu marido era ciclistas profissional, e sempre o acompanhei, eu ainda era solteira era uma fan do Alves Barbosa e do Roque, e apesar de não saber andar de bicicleta, ainda tenho de conseguir aprender” e finalizou dizendo, “ Gosto de que as pessoas saiam daqui satisfeitas, e para o ano nos 25 anos desejo que estejam presentes, e que venham muitos mais, queremos um passeio inesquecível”.

E inesquecível será sem dúvida esse grande passeio de 2017, mas também o deste ano assim o foi, um evento marcado pelo bom receber, pelas boas pedaladas, e pelo convívio proporcionados a todos, participantes e acompanhantes, convívio que se estendeu tarde dentro, depois de ter sido servido um belo almoço, um bacalhau especial, onde para terminar existiram alguns sorteios, e lembranças alusivas para todos os participantes, com a promessa de poderem estar presentes em 2017.

Da nossa parte, apenas dar os parabéns pela excelente organização, também da maneira como receberam a nossa equipa de reportagem, um obrigado, ficam aqui os votos de bons passeios, boas pedaladas, e a promessa de regressar em 2016.

“Galeria Multimédia” divulgação das Fotos do “24º Passeio Gafetense.2016”

Já estão on-line na “Galeria Multimédia”, as fotos do “24º Passeio Gafetense.2016” realizado este domingo e Gáfete, Crato, as mesmas podem ser visualizadas em:

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com