quarta-feira, 1 de março de 2023

“Clássicos, exposições, leilão e cinema o salão Motorclássico arranca esta sexta-feira”




Depois de três anos de interregno, o Salão Motorclássico, um dos maiores eventos dedicados ao universo dos automóveis e motos clássicas e desportivas em Portugal, com organização a cargo do Museu do Caramulo, está de regresso já na próxima Sexta-feira, dia 3 de Março, na Cordoaria Nacional.

Ao longo de três dias, o Salão Motorclássico vai oferecer aos seus visitantes uma extensa variedade de expositores oriundos de diferentes países com uma oferta tão variada como veículos, peças, memorabilia, restauradores, eventos ou clubes assim como uma programação, incluindo exposições temáticas, dedicadas aos 75 anos da Porsche, aos 120 anos da Harley-Davidson e aos 60 anos do Mini Cooper S, celebrações, conferências com especialistas, concentrações de clubes e encontros de clássicos, apresentações de livros, um leilão de automobilia e até um cinema em contínuo, que irá passar mais de 45 filmes sobre clássicos e colecionadores portugueses.

Haverá ainda um parque de estacionamento gratuito, junto do Museu Nacional dos Coches, para todos os visitantes que se queiram deslocar ao evento no seu automóvel clássico, promovendo assim a partilha dos seus clássicos com o público.

Uma das grandes novidades no regresso do Salão Motorclássico é a mudança de localização. Após quase duas décadas na FIL, o evento muda-se agora para a Cordoaria Nacional, ocupando os seus cinco pavilhões. De acordo com a organização “A escolha recaiu na Cordoaria Nacional que, pela sua arquitectura e ambiente, é o local ideal para realizar um evento de clássicos, pois potencia a forma de apresentar este tipo de peças e de vivenciar este tipo de eventos”.

Por fim, ciente do que esta paixão provoca nas pessoas, principalmente nos mais novos e menos afortunados, o Salão Motorclássico volta a juntar-se ao The Good Drive, um projecto social que irá levar um grupo de crianças e jovens, do Centro de Alojamento Temporário de Tercena, a passear de automóvel clássico até ao evento, proporcionando-lhes uma experiência única e inesquecível e reforçando a crença de que os clássicos são mais divertidos quando partilhados.

 

Mais informação sobre o Salão Motorclássico em www.motorclassico.com

 

Programa completo do Salão Motorclássico 2023

 

Sexta-feira, 3 de Março

15h00 - Inauguração do Salão Motorclássico

 

Todo o dia

 

Exposição “Porsche – 75 anos de História”

Exposição “60 Anos do Mini Cooper S”

Exposição “Harley-Davidson – 120 anos sobre rodas”

Cinema Jornal dos Clássicos

 

22h00 - Encerramento

 

Sábado, 4 de Março

 

10h00 - Abertura

 

11h00

Apresentação do livro “Circuito de Cascais 1963-66”

Passeio do Club 2CV Dyane de Portugal (Parque dos Clássicos)

Passeio Mini (Parque dos Clássicos)

 

11h30 - Apresentação do livro “Museu do Caramulo – Coleção de Automóveis, Motos e Bicicletas”

12h00 - Passeio Amigos dos Japoneses Antigos (Parque dos Clássicos)

17h00 - Leilão de Automobilia

 

Todo o dia

Exposição “Porsche – 75 anos de História”

Exposição “60 Anos do Mini Cooper S”

Exposição “Harley-Davidson – 120 anos sobre rodas”

Cinema Jornal dos Clássicos

 

20h00 - Encerramento

 

Domingo, 5 de Março

 

10h00 - Abertura

10h30 - Passeio The Good Drive

11h00 - Passeio We Ride Lisbon (Parque dos Clássicos)

15h00 - Motor Talks com o Eng. José Barros Rodrigues

Passeio Clube UMM (Parque dos Clássicos)

16h00 - Motor Talks com José Correia Guedes

 

Todo o dia

Exposição “Porsche – 75 anos de História”

Exposição “60 Anos do Mini Cooper S”

Exposição “Harley-Davidson – 120 anos sobre rodas”

Cinema Jornal dos Clássicos

19h00 – Encerramento

Fonte: Museu Caramulo/Parceria Revista Notícias do Pedal

“Pedalar com seguro é recomendado”


Ciclismo é para todos, porem, para quem gosta de pedalar é sempre importante possuir um seguro, apesar de não ser obrigatório, o mesmo pode resolver algum percalço que possa surgir enquanto se anda de bicicleta.

Para quem utiliza a bicicleta seja como recreativo, no dia a dia nas deslocações do quotidiano, ou na prática desportiva, ter seguro, e pedalar em segurança, já que abrange os acidentes pessoais, e a responsabilidade civil, seja na cidade, estrada ou no btt.

Consulte o site da Federação Portuguesa de Ciclismo em: www.fpciclismo.pt inscreva-se, e pedale em segurança.

“Volta ao Alentejo 2023”


Alentejana já tem percurso e equipas

 

Por: José Morais

Foto: Podium

O percurso e as equipas da 40ª Volta ao Alentejo 2023 já estão definidos, a prova que vai para a estrada entre 22 e 26 de março, vai ser percorrido pelo Alto Alentejo, Baixo Alentejo, Alentejo Litoral e Alentejo Central, com uma novidade este ano, o de não ter o tradicional contrarrelógio que tem sido hábito.

A 40ª edição da alentejana vai ter início em Beja, cidade que terá pela nova vez a partida da prova, com ligação a Ourique, onde terá a linha de chegada no final da rampa junto à Câmara Municipal.

Castro Verde, Grândola, Vendas Novas, Estremoz, Crato, Castelo de Vide e Monforte, serão lugares da alentejana, com a penúltima etapa a ter alinha de chegada em Castelo de Vide, com passagem pela Serra de S. Mamede junto às antenas, o local mais alto do Alentejo, com uma altitude de 1.025 metros, onde poderá ser decisivo para a geral.

Porem, o pelotão poderá vir a ter algumas alterações, a confirmação até agora é de nove equipas continentais nacionais, ainda as duas mais bem classificadas de sub-23 do ranking da Federação portuguesa de Ciclismo, a elas vão juntar-se a Caja Rural-Seguros RGA, a angolana Bai-Sicasal-Petro, a Burgos-BH, a Electro Hiper Europa, a Kern Pharma, a alemã Bike Aid, e os britânicos da Trinity.      

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com