domingo, 10 de abril de 2022

“Tour da Turquia Caleb Ewan primeiro líder da prova na primeira etapa”


Por: José Morais

Fotos: Getty Images

O ciclista Caleb Ewan da equipa do Lotto Soudal foi o vencedor da 1ª etapa na abertura do 57º Tour da Turquia, num trajeto de 202 quilómetros que ligou Bodrum a Kusadasi, numa prova com oito dias de competição.

O pelotão que conseguiu anular a fuga do dia, e ainda o último ataque da etapa por parte do americano Sean Bennett, o velocista da equipa da Lotto Soudal, que tentou o usar o seu poder, poder esse qua já o ajudou a vencer cindo etapas do Tour de França.

Porem, Caleb Ewan foi mais forte e conseguiu vencer o belga Jasper Philipsen da Alpecin Fenix, como o holandês Danny Van Poppel da Bora Hansgrohe, conseguindo cortar a linha de chegada com quatro e seis segundos de diferença sobre os seus rivais.

De notar a ausência do vencedor da edição anterior, o espanhol José Manuel Díaz, já que a sua equipa a Russa Gazprom, não poder competir, motivado pelas sanções internacionais impostas motivadas pela invasão russa na Ucrânia.


A etapa de hoje contou com três passagens de montanha, com a última a 28 quilómetros da linha de chegada, a fuga do dia era formada por seis ciclistas, com a mesma a terminar a 34 quilómetros do final sendo absorvida pelo pelotão.

Na sua estreia no ciclismo profissional a China Glory, Sean Bennett quis fazer história na estreia da sua equipa, estando à frente até cerca dos cinco quilómetros para a metas, mas o trabalho feito na perseguição pela Alpecin Fenix e Arkea Samsic na frente do pelotão, foi sugado pelo mesmo, tirando-lhe a vitória, de salientar que o americano já não ganha há quase quatro anos, a sua última vitória foi na sexta etapa do Gito de Itália em 2018.

“Equipa Ciclismo CPR Ribafria vence a clássica de Ourique”


A equipa de ciclismo Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic que representa o CRP Ribafria, deslocou-se este domingo, para participar na Clássica de Ourique.

Prova federada, composta por 1 etapa em linha, com a distância de cerca de 120 km e onde marcaram presença cerca 160 atletas de 23 equipas nacionais.

A equipa do CRP Ribafria deslocou-se a esta prova com 9 atletas da sua formação (João Letras, Jorge Letras, João Camocho, Pedro Dias, Paulo Simões, Hélder Pereira, Ricardo Gonçalves, Aníbal Santo e Daniel Ferreira).

A Prova foi muito movimentada, com um percurso em alguns sítios sinuosos, tendo a equipa do CRP nos primeiros 20 km perdido três atletas devido a quedas e avarias mecânicas.


Sensivelmente aos 35 km percorridos deu-se uma fuga de 4 atletas, na qual estava o Pedro Dias, atleta do CRP Ribafria.

Decorridos 45 km de prova, um grupo de 7 atletas conseguiu escapar ao pelotão e juntar-se aos 4 fugitivos, sendo um dos elementos João Letras do CRP Ribafria.

A fuga chegou a ter vantagem para o pelotão de 2 minutos, não foi alcançada pelo pelotão, mas ficou reduzida a 7 atletas para a discussão da vitória.


A vitória da clássica de Ourique foi discutida ao sprint com João Letras a conseguir ser o mais forte e a vencer, dando a vitória a equipa do CRP Ribafria - Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic.

Na chegada do Pelotão, Paulo Simões, atleta do CRP Ribafria foi o primeiro a cortar a meta, vencendo no escalão M40.

João Letras venceu o escalão de elites, e a equipa do CRP Ribafria conquistou o 3º lugar coletivamente.

Hoje fomos felizes e a vitória sorriu-nos, mas deixaremos sempre tudo na estrada para dignificar os nossos patrocinadores e o CRP Ribafria

Fonte: Equipa de Ciclismo Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic/CRP Ribafria



“Glassdrive / Q8 / Anicolor Pedro Silva fecha Volta a Portugal do Futuro líder da Geral dos Pontos”


Fotos: João Calado - Podium Events

Pedro Silva, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, fecha a 29.ª edição da Volta a Portugal do Futuro como líder da Geral dos Pontos, dono da Camisola Verde e com a 4.ª posição da Classificação Geral, onde 40 segundos o separaram do vencedor da prova, Gabriel Francisco Rojas (Essax). Afonso Eulálio conclui a competição como 13.º classificado à Geral. Ambos estão de parabéns, ao representarem de forma tão digna as cores da estrutura.

A 4.ª e última etapa da mais importante corrida para Sub-23 partiu de Gouveia em direção a Castelo Branco, num total de 150,7 km disputados com muito vento e várias movimentações. Houve uma fuga inicial com seis elementos da qual apenas resistiriam dois deles. O duo chegou a ter mais de 3 minutos de vantagem, mas um deles isolou-se na frente da corrida enquanto o outro era absorvido pelo pelotão. 

A partir daqui outro corredor atacou e alcançou o fugitivo que seguia sozinho, mas ambos seriam neutralizados a 10 km da meta. Foi nesta altura que Raul Casalderrey (Supermercados Froiz) saltou do pelotão e ganhou a vantagem que lhe permitiu vencer a etapa. Oito segundos depois, Pedro Silva era o 3.º a cruzar o risco, não sendo suficiente para fazer mais do que conservar a liderança da Geral dos Pontos. 


“Foi uma Volta a Portugal do Futuro bem disputada, acabou por ser uma grande corrida para toda a nossa estrutura, tendo sempre em conta a nossa limitação, porque participámos apenas com dois atletas, o Pedro e o Afonso. Acabámos por levar uma vitória de etapa, dois 3.º lugares e o 4.º à Geral, a Camisola dos Pontos, acho que é bastante positivo e uma experiência muito boa para ambos os atletas. Para nós é um orgulho estar presente na corrida e apostar na juventude, que é uma filosofia desta equipa e dar também a oportunidade aos mais jovens de crescer e evoluir”, disse Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, em jeito de balanço. 

 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

29.ª VOLTA A PORTUGAL DO FUTURO

4.ª ETAPA: Gouveia – Castelo Branco» 150,7 km

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 4.ª ETAPA 

 

1.º Raul Casalderrey (Supermercados Froiz), 04h03m31s 

2.º Ivan Dias Fernandez (Ciclismo Galego Federación), a 08s 

3.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

61.º Afonso Eulálio (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m40s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 4.ª Etapa)

 

1.º Gabriel Francisco Rojas (Essax), 13h41m41s 

2.º Hélder Gonçalves (Kelly/Simoldes/UDO), a 11s 

3.º David Delgado (Bicicletas Rodríguez Extremadura), a 12s 

4.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 40s 

13.º Afonso Eulálio (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 04m29s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE

 

1.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 79 Pontos 

19.º Afonso Eulálio (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 7 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL

 

1.º Gabriel Francisco Rojas (Essax), 17 Pontos 

9.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 10 Pontos 

11.º Afonso Eulálio (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 6 Pontos 

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Michał Kwiatkowski venceu ao photo-finish a 56ª edição da Amstel Gold Race masculina”


Por: José Morais

Foto: Getty Images

Pela segunda vez Michał Kwiatkowski da Ineos Grenadiers venceu a Amstel Gold Race, desta vez foi necessário o photo-finish para revelar o vencedor, numa corrida com um percurso de 254,1 quilómetros entre Maastricht e Valkenburg, com Michał Kwiatkowski a bater-se contra Benoit Cosnefroy da AG2R Citroën Team que tinha festejado a vitória antecipada numa informação errada, Tiesj Benoot da Jumbo-Visma completou o pódio.

No início da típica das Ardenas, iniciou-se uma fuga que era composta por Emils Liepins, Owain Doull, Ide Schelling, John Jacobs, Aaron Van Poucke e Luca Rastelli, com os sexto a liderar a fuga durante muito tempo, mas com o pelotão sempre a controlar.   

Na última parte da competição, começaram as movimentações a partir do pelotão, o que endureceu a corrida, com Van Hooydonck a ser o último a ser o último corredor da fuga a ser apanhado faltavam cerca de 43 quilómetros para a linha de chegada, com a Ineos Grenadiers a impor um ritmo elevado, que permitiu reduzir o grupo principal para 35 ciclistas.

Entretanto nas rampas do Keutenberg as diversas movimentações dos favoritos deixavam o líder da corrida com apenas onze ciclistas, eram eles Tom Pidcock da IGD, Tiesj Benoot da TJV, Kasper Asgreen da QST, Michal Kwiatkowski da IGD, Dylan Teuns da TBV, Mathieu Van der Poel da AFC, Benoit Cosnefroy da ACT, Marc Hirschi da UAD, Michael Matthews da BEX, Stefan Küng da GFC e Alexander Kamp da TFS.

Entretanto surgia a penúltima subida para o Cauberg, com Tom Pidcock e Dylan Teuns a serem os mais fortes, mas na última subida Michal Kwiatkowski mudava o ritmo, e entrava na última curva com 17 quilómetros para a linha de chegada, aproveitou assim o seu momento alto, enquanto o seu parceiro britânico parava na perseguição. 

Mas o Cosnefroy francês também estava sólido, e uma movimentação de ritmo foi o suficiente para chegar a Kwiato, onde formaram um dupla muito perigosa na retaguarda, com os dois ciclistas combativos a se revezarem, não poupando o esforço, enquanto Pidcock fazia o trabalho atrás, a fim de pararem qualquer movimento de Hirschi ou Van der Poel.

Tudo isto, valeu-lhe enfrentar o último quilómetros com quinze segundos de vantagem, com Cosnefroy a tomar as rédeas, esperando para lançar o sprint, lado a lado com o francês da AG2R cortaram a linha de chegada, com este a festejar a vitória, foi então necessário o photo-finish para ver que a vitória tinha sido de Kwiatkowski da Ineos Grenadiers que pela segunda vez ganhou a prova, já o tinha feito em 2015, deixando desolado o francês Benoit Cosnefroy, que tinha comemorado antecipadamente por uma informação dada erradamente.

“Marta Cavalli vence Amstel Gold Race Feminina”


Por: José Morais

Foto: Getty Images

A ciclista da equipa da Française des Jeux Marta Cavalli venceu a Amstel Gold Race Feminina, sendo proclamada campeã da edição deste ano, com a surpresa para as rivais Ante Van Vleuten, Niewadoma ou Vollering.

Marta Cavalli conseguiu ser mais inteligente nos últimos quilómetros, e tinha na mente que teria de resistir a Annemiek Van Vleuten, com uma prova muito longa e dura, Marta Cavalli conseguia dar o salto, deixando para trás todas as outras rivais, e já com a linha de chegada à vista, foi mais forte e cortou em primeiro.

Com um acorrida muito boa, todas a ciclistas tentavam dar o seu melhor, com Van Vleuten a tentar mostrar-se, mas um grupo de ciclistas anulou as suas intensões nos últimos quilómetros, com a Movistar a mudar a sua atitude antes de atingir o Cauberg, onde tentaram tudo com Van Vleuten ou Sierra, tentando definir assim o ritmo, e decidir com acorrida com as suas ciclistas mais rápidas, e nesse grupo estavam inseridas a campeã de Espanha Mavi García, e a basca Ane Santesteban.

Marta Cavalli sofreu no último quilómetro, e os últimos dez segundo, foi como se fossem dez minutos com o chão quase a fugir, mas conseguiu superar e consegui levantar os braços, a ciclista com 24 anos de idade, este foi o seu melhor triunfo, com Vollering a fazer segundo e Lippert terceiro.

“ABTF Betão-FEIRENSE Vitória de etapa e o sonho da amarela na Volta a Portugal do Futuro”


Francisco Pereira triunfa em Águeda na Volta a Portugal do Futuro (foto: João Calado – Podium Events)

 

Fotos: João Calado – Podium Events

Quatro extraordinários dias é o principal balanço da prestação da equipa ABTF Betão-FEIRENSE na 29.ª edição da Volta a Portugal do Futuro. Com apenas dois jovens em competição, a dupla comandada por Joaquim Andrade alcançou os objetivos a que se propuseram, trazendo para casa uma vitória de etapa com Francisco Pereira, que vestiu num dia a camisola verde dos pontos e, após o triunfo da segunda etapa em Águeda, liderou a camisola amarela por mais um dia, sempre bem escudado por Miguel Carvalho, que se destacou pelo exímio trabalho de apoio ao seu companheiro de equipa.

Depois de alcançar a primeira vitória da época para a ABTF Betão-FEIRENSE, Francisco Pereira assinalou que “A memória mais importante com que fico dessa vitória é a maneira como o Miguel se entregou a ajudar-me no início dessa etapa. Nunca ninguém me tinha ajudado como ele o fez durante a corrida e vai ficar marcado para sempre. Vencer na Volta a Portugal do Futuro e poder vestir a amarela, acho que não podia ter sido melhor”.


O jovem de 21 anos destacou: “Cumprimos os objetivos que o chefe definiu, que era vestir a camisola amarela e ainda fizemos um pouco melhor, porque conseguimos vencer uma etapa. Procurámos estar na luta todos os dias e defender a liderança da camisola amarela o melhor possível. O Miguel fez um trabalho incrível e eu dei tudo o que tinha. Infelizmente não deu para segurá-la no final da terceira etapa, mas procurámos desfrutar ao máximo desse dia. No último dia voltámos a procurar estar na luta pela vitória da etapa, com o Miguel a estar novamente incrível. Ele merece mais do que ninguém os parabéns, porque esteve perfeito”, disse Francisco Pereira, que fechou três das quatro etapas no Top 10 [3.º lugar na primeira etapa, 1.º na segunda etapa e 6.º na quarta etapa].

Com um total de 545,6 quilómetros repartidos pelos quatro dias que compuseram a 29.ª Volta a Portugal do Futuro, Miguel Carvalho não teve as melhores sensações à partida nas Caldas da Rainha. “Comecei esta Volta um pouco debilitado, pois estive doente há cerca de duas semanas e ainda tinha alguns sintomas de tosse. Cheguei com más sensações, mas fui melhorando de dia para dia e ajudando o meu colega. No primeiro dia, o Francisco fez uma grande etapa e a partir daí foquei-me a 100 por cento nele. Com ele estivemos um dia de camisola verde, outro de camisola amarela e conseguimos uma vitória de etapa. O balanço é positivo”, destacou o jovem corredor de 20 anos.


Para o director desportivo Joaquim Andrade, esta “Foi uma Volta bastante positiva. Viemos apenas com dois ciclistas e ambos tiveram um comportamento exemplar. No primeiro dia, o Francisco já partiu para o ataque e podia ter alcançado a vitória. Não conseguiu e no segundo dia voltou a tentar, vencendo a etapa e assumindo a liderança da prova. No último dia voltou a estar na discussão da etapa. Saímos também muito satisfeitos com a prestação do Miguel, que deu uma proteção exemplar ao Francisco. Fez um trabalho exemplar, digno de um atleta profissional. Só tenho de dar os parabéns aos dois ciclistas, que tão bem representaram a nossa equipa ABTF Betão-FEIRENSE”.

 

Classificações Volta a Portugal do Futuro

Classificação Geral:

 

1.º Gabriel Rojas (Essax) 13h41m41s

2.º Hélder Gonçalves (Kelly-Simoldes-UDO) a 11s

3.º David Delgado (Bicicletas Rodríguez) a 12s

46.º Francisco Pereira (ABTF Betão-FEIRENSE) a 20m26s

57.º Miguel Carvalho (ABTF Betão-FEIRENSE) a 23m57s

 

Geral Pontos:

 

1.º Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor) 79 pts

2.º Francisco Pereira (ABTF Betão-FEIRENSE) 62 pts

 

Competições ABTF Betão-FEIRENSE em Abril

» 23-25/04, Grande Prémio O JOGO (2.12)

Fonte: ABTF Betão-FEIRENSE

“Terminou a 29ª Volta a Portugal do Futuro / 2º Grande Prémio CMTV”


Costa riquenho fez a festa em Castelo Branco

 

Gabriel Rojas veio da Costa Rica para se tornar o vencedor da mais importante prova Sub 23 portuguesa. O ciclista da formação espanhola Essax teve de estar muito atento na última etapa para segurar a Camisola Amarela Sociedade Ponto Verde que vestira na véspera na Serra de São Macário. À partida, em Gouveia, para os últimos 150 quilómetros Rojas tinha apenas 11 segundos de vantagem sobre Hélder Gonçalves (Kelly/Simoldes/UDO) mas a derradeira etapa correu-lhe de feição e em Castelo Branco festejou, aos 22 anos, o primeiro grande triunfo numa prova de vários dias na Europa.

"Estou muito feliz. Foi uma corrida muito dura, não havia tempo para se estar tranquilo. É uma corrida muito bonita e bem organizada", começou por explicar o campeão da prova. "Nunca tinha vencido uma Volta tão grande como esta". O ciclista de 22 anos integrou uma das cinco formações espanholas que estiveram na prova portuguesa, considerando-a importante na primeira conquista europeia e que servirá de apresentação para o currículo que deseja preencher com muitos títulos. O triunfo foi dedicado a todos os que o ajudaram na Essax.

 

Início ventoso e com surpresa no final

 

A ligação entre Gouveia e Castelo Branco começou com a subida para as Penhas Douradas (segunda categoria). Momento complicado. O vento forte criou muitas dificuldades ao simples ato de manter a bicicleta direita e as tentativas de fuga não resultavam. Se houve muito sofrimento no pelotão com o vento, a situação foi amiga de Rojas e da Essax que defendia a liderança. "Na primeira subida havia um vento incrível. Mas assim não houve tantas fugas e tive equipa para neutralizar as que aconteceram. O vento foi meu amigo", disse a sorrir.


Uma movimentação que chegou a ter seis ciclistas acabou por vingar, ainda que só dois ficariam na frente. Afonso Silva e António Ferreira, ambos da Kelly/Simoldes/UDO, uniram esforços e estiveram muito tempo na frente, nenhum deles era ameaça a Rojas, pois da equipa era Hélder Gonçalves quem o Camisola Amarela tinha debaixo de olho.

Afonso Silva ficaria depois sozinho, após cumpridos 60 quilómetros e teve, mais tarde, a breve companhia de Rodrigo Caixas (LA Alumínios-Credibom-Marcos Car), que acabaria por ser o último resistente. Porém, o pelotão deu sempre mostras que não estava muito disponível para surpresas e a expectativa apontava para uma chegada ao sprint como é habitual acontecer no empedrado da Avenida Nuno Álvares na cidade albicastrense.

Raul Casalderrey (Supermercados Froiz) não se conformou com a ideia e perto da marca dos 10 quilómetros para a meta tentou a sorte. Ganhou ligeira vantagem e inesperadamente foi aumentando. Afinal houve mesmo surpresa! O pelotão ficou a oito segundos do espanhol na meta sem que as classificações das diversas camisolas se alterassem.

 

Até à Volta…

 

A prova dos Sub23 terminou com 545,6 quilómetros divididos por quatro etapas, com quatro vencedores diferentes e uma luta intensa pela vitória na geral que ficou para Gabriel Rojas que além de conquistar a Camisola Amarela Sociedade Ponto Verde vestiu também a Azul PSG da Montanha. Pedro Silva (Glassdrive/Q8/Anicolor) foi o mais regular ao longo da prova e venceu a Camisola Verde CMTV dos pontos, enquanto Alexandre Montez (LA Alumínios-Credibom-Marcos Car), triatleta que anda a experimentar as emoções do ciclismo, ficou com a Branca Exclusivagora da juventude (ciclistas nascidos a partir de 1 de janeiro de 2002). A espanhola Bicicletas Rodriguez/Extremadura - que incluiu dois corredores portugueses - ganhou por equipas.

Depois desta iniciativa que contou com o grupo Cofina (CMTV, Correio da Manhã e Record) como Media Partner, a Podium prepara a mais emblemática prova de ciclismo nacional, a 83ª Volta a Portugal em Bicicleta que se corre entre 4 e 15 de agosto.

Fonte: Podium

“3.ª Taça de Portugal de DHI presented by Shimano S. Brás de Alportel”


Tiago Ladeira e Zoe Zamora vencedores em S. Brás de Alportel

 

Por: Ana Nunes

A 3.ª Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano, que decorreu no dia de hoje em S. Brás de Alportel, teve como vencedores na categoria elite o português Tiago Ladeira (Miranda Factory Team) e a espanhola Zoe Zamora (4rt).

Tiago Ladeira (Miranda Factory Team) já tinha dominado a descida de qualificação e na final conseguiu melhorar o seu registo e garantir a vitória com uma marca de 2'46''328. Rafael Bascon (Itea Sports Team) foi 2,739 segundos mais lento do que o vencedor, terminando assim a prova de hoje na segunda posição. Guilherme Jesus (MCF/Xdream/Município de São Brás de Alportel) fechou o pódio em terceiro, a 3,207 segundos do vencedor.

No setor feminino, foi Zoe Zamora (4rt) a levar a melhor sobre as adversárias. A corredora espanhola foi segunda na qualificação, mas conseguiu melhorar o seu tempo na final para assim conseguir a vitória, com um registo de 3'29''646. Margarida Bandeira (Wildboys/Riding Addiction) e Sara Ferreira (Maiatos) terminaram com o mesmo tempo, uma marca de 3”34’802, com o desempate a ser feito com base no tempo conseguido na manga de qualificação, na qual Margarida Bandeira foi mais forte. Desta feita, Margarida Bandeira concluiu a prova na segunda posição, com Sara Ferreira a fechar o pódio em terceiro lugar.


Em juniores masculinos foi o espanhol Daniel Castellanos (Planet Mtb) a destacar-se, batendo a concorrência com um tempo de 2”55’08. O melhor português foi Henrique Ferreira (Município de Porto Moniz/C.N. Seixal), que terminou na terceira posição, a 12,473 segundos do vencedor. A prova de cadetes também foi dominada pela mesma nação, desta feita com Francisco Mato (Showtime Bmx) a sagrar-se vencedor. Nesta categoria, o melhor português foi Bernardo Rocha (AEBTT/Mr.Print), que concluiu a prova na segunda posição, a 4,599 segundos do vencedor. O domínio espanhol prosseguiu para os juvenis, com a vitória a ficar para Marco Ortiz (Bike Motril Granada.

Nas categorias de veteranos impuseram-se, em masters 30, Miguel Gaboleiro (Individual), em masters 40, Miguel Santos (Wildpack Algarve Racing), em masters 50, José Salgueiro (MCF/Xdream/Município de Sã), e em masters 60, Rui Portela (Individual). No setor feminino foi Ana Luz (Bicisintra/GásMucifal/2Cycling), sem concorrência na sua categoria.

A quarta prova da Taça de Portugal de DHI presented by Shimano terá lugar no dia 8 de maio, em Boticas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“3.ª Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa Paio Pires”


Ilda Pereira bate a concorrência em Paio Pires

 

Por: Ana Nunes

Ilda Pereira (Maiatos) bateu a concorrência na 3.ª Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa, em Paio Pires, Seixal, cortando a meta isolada. Na categoria sub-23 esteve em destaque Beatriz Roxo (UCI Rio Miera/Cantabria Deporte), que venceu ao sprint.

Depois de ontem Maaris Meier (Maiatos) ter sprintado para a vitória na categoria elite em Albufeira, hoje foi a vez da sua colega de equipa, Ilda Pereira se superiorizar à concorrência. A corredora completou os 69,6 quilómetros que constituíam a prova em 2h03s37, com Maaris Meier a fechar na segunda posição, a 1m54s, seguida de Vera Vilaça (Velo Performance/JS Campinense), com o mesmo tempo. Após o resultado de hoje, Maaris Meier alarga a vantagem na liderança da Taça, com 15 pontos a mais do que Vera Vilaça.


Na categoria de sub-23, após ter concluído a prova de ontem na segunda posição, Beatriz Roxo (UCI Rio Miera/Cantabria Deporte) lançou-se para a vitória, batendo Sofia Gomes (Massi Tactic) e Rafaela Ramalho (Sicasal/Glassdrive), segunda e terceira classificadas, respetivamente. Com este resultado, Sofia Gomes mantém-se na liderança da Taça, com mais 50 pontos do que Beatriz Roxo.

Em juniores, a vitória foi novamente para Laura Simão (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ), que completou os 55,8 quilómetros da prova em 1h40s30. Rafaela Silva (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) foi segunda, seguida de Maria Santos (Agência Avenida/D’Helvetia) que fechou na terceira posição.


Já na categoria de cadetes, à semelhança do que aconteceu no dia de ontem, Beatriz Guerra (Velo Performance/JS Campinense) tornou a vencer, batendo Ana Marques (ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra) e Cassilda Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais), que concluíram em segundo e terceiro, respetivamente.

Nas categorias de veteranas, Nádia Mendes (Cantanhede Cycling/VESAM) venceu em masters 30, Raquel Santos (C E Gonçalves/Azeitonense) em masters 40 e Leontina Palhas (Vertentability/CRG) em masters 50.

A 4.ª Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa, terá lugar no dia 14 de maio, na Maia, distrito do Porto.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional domina prova do Superprestígio em Caparroso”


Por: Ana Nunes

A seleção nacional de Cross Country Olímpico (XCO) teve um dia em cheio na prova do Superprestígio, em Caparroso, Espanha. No masculino, Artur Mendonça conquistou a vitória, com Guilherme Barros a ser segundo. Já no feminino, a vitória foi para Mariana Líbano, com Marta Carvalho e Beatriz Sousa a completarem o pódio.

Os corredores juniores da seleção nacional de Cross Country Olímpico (XCO) disputaram hoje a prova de categoria C2 UCI do circuito Superprestígio, em Caparroso, na região de Navarra, em Espanha, nos setores masculino e feminino.


Os primeiros a entrar em prova foram os juniores masculinos, com Artur Mendonça a vencer, completando a prova em 1h00s53 na frente do colega Guilherme Barros, que terminou com uma diferença de 25 segundos. Tomás Gaspar foi quinto, a 1m17s, e Rafael Sousa concluiu a prova na nona posição, a 2m14s.

No setor feminino as corredoras portuguesas dominaram por completo a prova, ocupando os quatro primeiros lugares da classificação final. Mariana Líbano foi a vencedora, tendo concluído a prova em 53m38s. Marta Carvalho foi segunda, a 2m56s, e Beatriz Sousa fechou o pódio em terceiro, a 3m36s. Íris Chagas terminou a prova logo de seguida, na quarta posição, a 4m07s.


O selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário, mostrou-se satisfeito com o resultado em ambos os setores, destacando que os objetivos a que se propuseram foram cumpridos.

“Os atletas cumpriram com aquilo que lhes foi pedido, seguindo todas as instruções dadas. Os juniores masculinos fizeram uma boa prova e conseguimos testar algumas situações de corrida, o que é importante para o desenvolvimento e evolução deles enquanto atletas. No caso das juniores femininas, foi-lhes pedido o máximo de empenho na corrida, objetivo esse que foi totalmente cumprido. De realçar ainda que estas provas têm também como propósito criar hábitos de alto rendimento e incutir aos jovens corredores a exigência e rigor necessários para quando estão em representação da seleção nacional, um objetivo que também conseguimos alcançar”, explicou Pedro Vigário.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com