terça-feira, 27 de junho de 2023

“Já se inscreveu…”


25º Passeio de Cicloturismo de Pombal

 

Dia 9 de Julho de 2023

 

25 anos a pedalar pelas terras do Marquês, e o lema do 25º Passeio de Cicloturismo de Pombal, numa organização do Clube de Cicloturismo de Pombal, que vai para a estrada no próximo dia 9 de julho, depois de ter sido adiado motivado pelo mau tempo.

A concentração vai ocorrer pelas 8 horas na Estação Central de Camionagem, e a saída marcada para as 9 horas, com um trajeto de 60 quilómetros, com locais de passagem maravilhosos, e uma paragem muito especial, num local com cerca de duas centenas de história, venha conhecer e descobrir.  

Inscrições e informações:

Tel.: 968 130 525 – Email: cicloturismopombal@gmail.com

Um passeio de referência, participe, dia 9 de Julho 2023, marque já na sua agenda, faça como nós marque presença, um evento com o apoio da Revista Notícias do Pedal.

“Primož Roglič vai preparar a sua quarta Volta a Espanha”


Por: José Morais

Após ter vencido o Giro de Itália, o ciclista esloveno deu a sua primeira conferência de imprensa, onde esclareceu quais o seu objetivo para a segunda parte da época, onde não existiram grandes surpresas.

E seguindo a lógica, Primoz Roglic descartou completamente a sua presença no Tour de França, onde se marcasse presença chegaria com imenso desgaste depois de ter participado no Giro, e onde já existe um líder muito bem posicionado, sendo um dos grandes candidatos à vitória, assim está focado na Volta a Espanha, o seu grande objetivo.

Para esse grande desafio, a sua preparação passa por treinos e concentrações em altitude, e não irá marcar presença em nenhuma prova antes da Vuelta, o caso de Burgos ou da Polónia, irá repetir a fórmula com que ganhou a sua primeira camisola vermelha em 2019.

Este esclarecimento, vem assim acabar com os rumores que circularam de que ele poderia participar nos nacionais eslovenos, onde marcará presença Tadej Pogacar, e onde deixo esclarecido de que os mundiais também não estarão nos seus planos, disse.

“Agenda de Ciclismo”


Mais um fim de semana para coroar campeões nacionais

 

Por: José Carlos Gomes

Após o marcante fim de semana de Mogadouro, a luta pelos títulos nacionais vai continuar, sábado e domingo. Nos dois dias disputam-se, em Vila Nova de Paiva, os nacionais de estrada para camadas jovens. Domingo corre-se, na Figueira da Foz, o Campeonato Nacional de BMX. Também no domingo, Montalegre recebe a quarta prova da Taça de Portugal de XCM Credibom.

A competição de Vila Nova de Paiva destina-se às categorias de juvenis, cadetes e juniores, sendo esperados cerca de 350 ciclistas. O programa de sábado começa com a prova de fundo para juvenis, masculinos e femininos, às 14h00. Tanto os rapazes como as raparigas irão cumprir três voltas a um circuito urbano, totalizando 17,7 quilómetros.

Seguem-se, ainda na tarde de sábado, os contrarrelógios de cadetes e de juniores. Às 15h30 inicia-se o contrarrelógio de cadetes e juniores femininas, assim como de cadetes masculinos. Será uma prova de 16,2 quilómetros. O contrarrelógio de juniores masculinos terá 18,6 quilómetros e inicia-se às 17h15.

O domingo é dedicado às provas de fundo de cadetes e juniores masculinos, uma vez que as femininas já competiram, no fim de semana passado, em Mogadouro. O tiro de partida para os 76,8 quilómetros dos cadetes será dado às 10h30. Os juniores vão completar 115,2 quilómetros, a partir das 15h00.

Domingo será também o dia para encontrar os campeões nacionais de BMX Race 2023. As decisões estão marcadas para a Pista Municipal de Vila Verde, Figueira da Foz. A competição está marcada apenas para domingo, mas a animação começa de véspera, com os treinos oficiais a partir das 16h00 de sábado. As corridas arrancam às 10h30 de domingo, com mangas qualificativas, eliminatórias e finais.

Montalegre homenageia Acácio da Silva com a XI edição do Troféu com o nome do antigo campeão português. Desta feita, a prova é pontuável para a Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM) e realiza-se no próximo domingo. Espera-se a participação de cerca de duas centenas de corredores.

A corrida conta com três percursos, destinados a diferentes categorias etárias. Os masculinos das categorias de elite até masters 45 vão completar a maratona elite, que tem 95 quilómetros e um acumulado positivo de 2265 metros. A maratona curta, com 75 quilómetros e 1594 metros de acumulado, será disputada pelas femininas, pelos masters a partir de 50 anos e pelos paraciclistas de classe D. Os paraciclistas de classe C, as paraciclistas e os utilizadores de bicicletas de assistência elétrica irão correr a meia-maratona, com 51 quilómetros e um acumulado de 1200 metros.

 

Mais eventos oficiais

 

1 de julho: Crono Escalada de Rebordosa, Paredes

1 de julho: Reencontros Epic Serrano Pelas Aldeias Históricas, Águeda

1 de julho: Sunset BTT – À Noite Todos os Coelhos São Pardos, Oliveira de Azeméis

1 de julho: 35.º Circuito de Ciclismo da Maceirinha, Leiria

1 de julho: 3.ª Prova da Taça da Madeira de XCO, Fanal, Porto Moniz

2 de julho: 6.º Downhill Urbano de Paredes de Coura

2 de julho: Open de BTT de Vila do Conde

2 de julho: 7.º Passeio BTT Rumo ao Bom Despacho, Maia

2 de julho: II Trilhos D. Fuas, Porto de Mós

2 de julho: 4.ª Prova da Taça do Algarve de XCO, Alface, Faro

3 de julho: Circuito de S. João Batista, Martingança, Alcobaça

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Última hora… Passeio de Palmela adiado”


Por: José Morais

Vimos por este meio informar de que o 34º Passeio de Cicloturismo de Palmela marcado para o dia 30 de Julho, foi adiado, o motivo tem a ver com as Jornadas Mundiais da Juventude, já que entre os dias 24 de julho e 8 de agosto, vão ser proibidos todos os eventos de ciclismo realizados na estrada.

Não só o ciclismo será afetado, mas todas as provas que se realizem na via publica, e onde seja necessário a intervenção das forças policiais, já que tudo estará destacado para o evento das Jornadas Mundiais da Juventude.

A organização lamenta assim o adiamento, e adiantará mais tarde, informações sobre o passeio.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com