quinta-feira, 13 de abril de 2023

“Federação Internacional de Triatlo reintegra atletas russos e bielorrussos”


Modalidade segue os passos da esgrima, do ténis de mesa e do taekwondo

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

A Federação Internacional de Triatlo (World Triathlon) anunciou esta quinta-feira que decidiu reintegrar os atletas russos e bielorrussos, banidos das competições desde março de 2022, na sequência da invasão russa da Ucrânia.

"O comité executivo deu o seu apoio à recomendação do COI [Comité Olímpico Internacional] de permitir o regresso à competição dos atletas com passaportes russos e bielorrussos, que se encontravam suspensos", informou o organismo, em comunicado.

Numa posição criticada pela Ucrânia e seus aliados, o COI recomendou, em 28 de março, a reintegração de atletas russos e bielorrussos sob bandeira neutra e a título individual, sem decidir sobre uma possível participação nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris.

O triatlo segue os passos da esgrima, do ténis de mesa e do taekwondo, que aprovaram o regresso às competições internacionais dos atletas russos e bielorrussos, ao contrário do atletismo e desportos equestres, que mantiveram a exclusão. "A comissão reafirma a sua solidariedade para com a Ucrânia face à guerra em curso com a Rússia", adiantou o organismo, estabelecendo como "condição absoluta" para o regresso a "neutralidade de qualquer atleta ou oficial".

A World Triathlon especificou que "está a trabalhar com o COI e a ASOIF [Associação das Federações Olímpicas Internacionais] para desenvolver um procedimento de revisão independente que permita decidir caso a caso sobre a reintegração de triatletas e oficiais".

Fonte: Record on-line

“Campeonato do Minho de BTT XCO em Guimarães”


As emoções do BTT XCO regressam à pista permanente do Centro de Ciclismo do Minho, em Guimarães, com a realização da segunda etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency. Souto Santa Maria voltará a vibrar com a presença de escolas e competição nas provas que terão lugar no exigente traçado.

Guimarães é o palco no próximo domingo (dia 16 de abril) do 10º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho, segunda prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency. Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Guimarães, o 10º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho realiza-se na pista situada em Souto Santa Maria, em Guimarães e destina-se às categorias de escolas e competição.

O dia começa bem cedo com a abertura do circuito pelas 9h00 para treinos e secretariado. O programa competitivo inicia-se às 11h00 com as escolas, sendo que os primeiros a entrar em ação são os pupilos/benjamins e iniciados. Seguem-se os infantis e juvenis, às 12h00.

A partida para os cadetes, femininos e paraciclismo está marcado para as 13h00. As categorias de elites, juniores e masters arrancam às 14h45.

A cerimónia protocolar está agendada para as 16h30.


O 10º BTT XCO de Centro Ciclismo do Minho tem o apoio do Município de Guimarães, União das Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, SEG 3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

O Centro de Ciclismo do Minho – Guimarães (Souto Santa Maria), cuja segunda fase foi inagurada a 6 de julho de 2018, integra o primeiro circuito permanente de BTT XCO da região norte do País, estando localizado no Parque Desportivo de Souto Santa Maria (Rua Dona Josefa Amaral Freitas, 4800-257 Santa Maria de Souto, Guimarães - GPS: 41.519503,-8.291169).

Homologado pela Federação Portuguesa de Ciclismo, o circuito permanente de BTT obteve reconhecimento internacional ao acolher em 2018, com assinalável êxito, a prova de Cross Country Olímpico dos Campeonatos do Mundo de Ciclismo Universitário que decorreram no distrito de Braga. Além de ser utilizado por praticantes informais de ciclismo, o Centro de Ciclismo do Minho - Souto Santa Maria (Guimarães) é regularmente escolhido por atletas de competição para a realização de treinos.

Eleito para ser o palco do Campeonato Nacional de BTT Cross Country Olímpico de 2019, o Centro de Ciclismo do Minho foi desenvolvido em parceria pela Associação de Ciclismo do Minho, Câmara Municipal de Guimarães e a União das Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, em concertação com a Federação Portuguesa de Ciclismo, compreendo trajetos em circuito de diversas dificuldades (fácil, acessível, difícil e muito difícil), procurando-se corresponder às diferentes faixas etárias dos praticantes, características, nível de desenvolvimento técnico e físico e motivações.

 Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com