quarta-feira, 24 de maio de 2023

“18º Passeio de Cicloturismo Cansados de Marinhais”


Dia 4 de Junho de 2023

 

Por: José Morais

Foto: José Morais/Cansados de Marinhais

Vai para a estrada no próximo dia 4 de junho, o 18º passeio de cicloturismo organizado pelo Grupo de Cicloturismo os Cansados de Marinhais, depois um interregno de três anos provocado pela pandemia, este grande passeio volta novamente à estrada, este nas comemorações do 24 anos do grupo, que promete muitas novidades.

O evento terá um percurso de cerca de 65 quilómetros, e será realizado em duas etapas, a concentração está marcada a partir da 8 horas da manhã junto ao pavilhão das Festas de Marinhais, e a partida dada pelas 9 horas.

Muitas surpresas, sorteios, lembranças para todos os participantes, e este ano mais uma vez um avião para acompanhar os participantes, no final o tradicional almoço, que este ano será surpresa.

Para informações e inscrições podem contactar através dos telefones:

João Filipe: 914 272 399

Filomena Silva: 917 190 229

José Alberto: 916 474 832

E-mail: friotecnica.marinhais@gmail.com

As inscrições devem ser feitas até ao dia 2 de junho, por motivo de seguro no passeio.

Marque já na sua agenda, um passeio que muito promete, com o apoio da Revista Notícias do Pedal que vai marcar presença, com reportagem completa do evento, e diretos ao logo do mesmo no Facebook.

Inscreva-se já, e faça como nós, marque presença.

“25º Passeio de Cicloturismo de Pombal vamos estar em direto”


São 25 anos a pedalar, este ano nas “Bodas de Prata” a organização promete um grande passeio.

Inscreva-se e participe, um passeio que vale a pena participar, faça como nós que vamos marcar presença, e no próximo domingo estaremos em direto no Facebook a partir das 8,30 horas na manhã diretamente de Pombal, e ao longo do passeio, se não puder marcar presença acompanhe-nos nos diretos com muitas surpresas.

“«É fácil de dizê-lo agora, mas acreditamos no João desde o começo»”


Diretor desportivo da UAE Emirates explicou ainda como foi ganhar a etapa 16

 

Por: Fábio Lima

Foto: EPA

Para lá de João Almeida, também o diretor desportivo da UAE Emirates para este Giro'2023 falou ao Cycling News. Para antever o que aí vem, com três dias brutais - como João Almeida descreve, mas também para recordar a vitória da véspera do ciclista português.

"Ontem havia uma parte de 5 quilómetros com cerca de 9% de inclinação, que começava a 9.5 quilómetros da meta. Se havia um sítio para fazer a diferença, era ali. Se tivéssemos deixado para os últimos 4 quilómetros, que foi o ponto em que o Thomas foi atrás dele [de João Almeida], aí teria sido mais rolável. O Thomas apanhou-o com um andamento alto, mas o João fez a diferença quando esteve mais inclinado. Sendo mais leve, foi capaz de fazer isso", explicou Fabio Baldato.

A UAE foi fortíssima no trabalho de equipa na terça-feira e Baldato explica que o trabalho de Davide Formolo e Jay Vine era algo que estava pensado, mas que a decisão seria sempre do português. "No final de contas, era o João quem mandava. Se se estivesse a sentir bem, atacaríamos. Caso contrário, teríamos tratado de defendê-lo. Acima de tudo, foram as suas pernas e a sua cabeça quem decidiu atacar. É fácil fazer planos, mas no final quem manda são os ciclistas. É fácil de dizê-lo agora, mas acreditamos no João desde o começo. Talvez tenha sido importante ganhar uma etapa, para libertá-lo um pouco, mas o João é um rapaz calmo, que passa essa mesma calma aos colegas", explicou.

Quanto à luta pela vitória, Baldato não lança prognósticos. "Ainda é um luta muito renhida entre o top-3. Tudo pode mudar", explicou o italiano, que desvaloriza o facto da INEOS ter perdido Pavel Sivakov. "Sim, mas o Thomas ainda tem dois fortíssimos trepadores, o Arensman e o De Plus. No final, aquilo que conta nas subidas são as pernas".

Fonte: Record on-line

“João Almeida antecipa dureza das etapas decisivas do Giro: «Vai ser brutal»”


Ciclista português não tira Roglic da luta e mostra-se otimista

 

 Por: Fábio Lima

Foto: Fizza/UAE Emirates

Depois de uma jornada bastante tranquila, numa etapa que no perfil até foi a descer, João Almeida prepara-se para encarar os três dias decisivos do Giro'2023. Em segundo lugar de geral, a 18 segundos da camisola rosa de Geraint Thomas (Ineos) e com 11 de avanço para Primoz Roglic (Jumbo-Visma), o português antecipa um final bastante difícil, não se assume em definitivo como a candidatura à vitória, dizendo apenas que... este é um bom ano.

"Não sei. Vamos ver em Roma. Sinto que este é um bom ano para mim. Sinto-me bem e quero aproveitar ao máximo. Ontem foi muito bom. Foi um dia muito longo e, no final, estou feliz pelos resultados e pelo esforço feito ao fim de seis horas de corrida rápida. Espero conseguir continuar assim e que tudo corra da forma mais tranquila possível", disse ao Cycling News o português, um dia depois de ter conseguido, finalmente, a sua primeira vitória no Giro.

Tranquilidade que não será propriamente esperada nas três jornadas que se seguem, onde João Almeida espera uma luta forte não só de Geraint Thomas, o líder da geral, mas também de Primoz Roglic, um nome que o ciclista da UAE Emirates não tira da corrida pela vitória. "Acho que o Roglic ainda é muito bom. No final de contas, são apenas 25 segundos. Nada de especial. Espero tê-lo lá connosco na frente".

A primeira batalha será já na quinta-feira, com uma 18.ª etapa com quatro contagens de montanha e um final em alto no Val di Zoldo (Palafavera). Almeida já sabe o que o espera. "Vai ser brutal. Um desafio, diria".

Fonte: Record on-line

“Geraint Thomas preparado para a batalha: «Vou lutar por manter esta camisola»”


Ciclista britânico lidera o Giro antes das decisões

 

Por: Record

Foto: EPA

Depois da luta da véspera com João Almeida, Geraint Thomas viveu uma jornada tranquila antes das decisões. O triunfo na 17.ª etapa foi para o italiano Alberto Dainese, numa tirada na qual o ritmo foi forte, mas imposto pelas equipas dos sprinters. Em jeito de análise, o camisola rosa falou de um dia calmo, antes da 'tempestade' que se aproxima, com três etapas decisivas, a começar já na quinta-feira.

"Houve um pouco de chuva, mas nada comparado com o que já tivemos. Tivemos boas condições no final. Foi um final em pelotão algo louco, mas estamos felizes por ter salvo o dia. Sabíamos que as equipas dos sprinters iam impor o andamento, foi um bom ritmo. O objetivo hoje era guardar o máximo de energia possível para as próximas três etapas. Vão ser muito difíceis e espero muitos ataques dos meus adversários. Vou lutar por manter esta camisola", declarou o britânico da INEOS, que amanhã sairá para a estrada, no dia do seu 37.º aniversário, vestido de rosa.

O objetivo é claro: acabar o dia com a camisola vestida e "conservá-la até Roma". Para tal, o ciclista da INEOS terá de defender a vantagem de 18 segundos que tem para João Almeida e 29 para Primoz Roglic.

Fonte: Record on-line

“Alberto Dainese vence 17.ª etapa da Volta a Itália, Geraint Thomas segue líder”


Por: SIF // MO

Foto: Getty

O ciclista italiano Alberto Dainese (DSM) venceu hoje ao sprint a 17.ª etapa da Volta a Itália, em que o britânico Geraint Thomas (INEOS) segurou a liderança da geral, à frente do português João Almeida (UAE Emirates), segundo.

Dainese, de 25 anos, cumpriu os 197 quilómetros entre Pergine Valsugana e Caorle em 4:26.08 horas, batendo sobre a meta o compatriota Jonathan Milan (Bahrain-Victorious), segundo e líder da classificação por pontos, e o australiano Michael Matthews (Jayco-AlUla), terceiro.

Os primeiros lugares da geral seguem inalterados e Almeida, líder da juventude, segue a 18 segundos de Geraint Thomas após ter vencido a 16.ª etapa, na terça-feira, com o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) em terceiro, a 29.

Na quinta-feira, a 18.ª de 21 etapas retoma o caminho da alta montanha com a chegada em alto a Val di Zoldo, após 161 quilómetros iniciados em Oderzo.

Fonte: Lusa

“Prémio de Ciclismo "Viana do Castelo Fica no Coração"


O Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo Zona A terá como palco Viana do Castelo - Cidade Europeia do Desporto 2023 e fará rumar até ao Alto Minho formações cujo fundamento é ensinar os jovens na prática do ciclismo.

Viana do Castelo é o palco no próximo sábado (27 maio) do Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo - 24.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, o 24.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração promete uma tarde muito animada com as provas das escolas de ciclismo de estrada.

A tarde arranca cedo, com a abertura do secretariado pelas 13h00, seguindo-se a reunião com os diretores desportivos (14h00).

As provas arrancam às 14h30 com a prova de destreza de iniciados, prosseguindo pelas 14h45 com o contrarrelógio individual de juvenis. A prova de gincana dos iniciados terá lugar pelas 15h00, enquanto a de pupilos/benjamins ocorrerá meia hora depois, 15h30.

O programa da 24.ª edição do Prémio Viana do Castelo Fica no Coração conta ainda com a realização de três provas em linha destinadas a infantis, 15h15, iniciados pelas 16h00 e encerra com a prova em linha de juvenis com início previsto para as 16h45.

A cerimónia protocolar está marcada para as 17h30.

 

António Antunes, do Grupo Desportivo Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo

 

Em Viana do Castelo já está a postos para receber o Encontro Inter-Regional de Escolas, este ano “dentro daquilo que sempre foi este evento, uma festa do ciclismo de formação”, como referiu António Antunes, do Grupo Desportivo Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo.

Aquele responsável lembrou que “este ano contamos com o handicap do encontro estar inserido na programação de Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023, o que esperamos traga ainda mais público para a nossa festa”.

“O encontro de 2023 vai ser estar em linha com o que tem acontecido nos anos transatos em matéria de percurso” salientou António Antunes. Aproveitou para lembrar que “o encontro é feito dentro da cidade, onde todos podem assistir, ao longo da Avenida do Castelo e da Rua Alves Cerqueira. Pretendemos divulgar a modalidade e atrair jovens para a prática do ciclismo. Pretendemos, ainda, mostrar à população de Viana do Castelo o que o GD Santa Marta está a fazer, que continua vivo e que é uma referência do ciclismo de formação”.

O 24.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração tem o apoio do Município de Viana do Castelo, Viana do Castelo 2023 - Cidade Europeia do Desporto, Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo, ACES Europe, ACES Portugal, IPDJ, Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, Tensai, Sambiental, Pipe Solutions, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Agency, SEG 3 - Mediação de Seguros e revista Ciclismo a Fundo.

Fonte:  ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“A presidenta da freguesia da Benedita aplaudiu a grande vitória da equipa do CRP Ribafria”


O circuito de ciclismo da Benedita organizado pelo CRP Ribafria foi um sucesso, quer pela sua organização, bem como pela opinião do publico em geral.

Todas as equipas presentes de norte a sul, endereçaram os parabéns aos responsáveis do CRP Ribafria pela forma exemplar e profissional com que foi organizada prova, sem qualquer falha, além de ter havido o contratempo na montagem do evento derivado as condições climatéricas.

Também a população e o publico em geral, parabenizam nas redes socias da equipa e do CRP a coragem do CRP Ribafria teve em reativar um evento que esteva adormecido a 23 anos, e pelo espetáculo de ciclismo que foi. 

Também a presidente da freguesia, Maria de Lurdes Lopes Pedro, que apoiou do início ao fim todo o evento e sua organização, não ficou indiferente á vitória da equipa e festejou na linha de meta a vitória da equipa.


Em termos gerais, ganhou o desporto, os atletas que participaram, a população e expetadores que assistiram ao espetáculo e a Vila da Benedita, que é notícia de norte a sul no País pela excelente prova que de ciclismo que organizou, e que certamente na próxima edição atrairá muito mais publico e novas equipas do País.

Fonte: EQUIPA DE CICLISMO - CRP RIBAFRIA | GRUPO PARAPEDRA / DINAZOO / RIOMAGIC - CRP RIBAFRIA

“Agenda de Ciclismo”


Ciclismo internacional nas Beiras e Serra da Estrela

Por: José Carlos Gomes

O Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, na estrada entre sexta-feira e domingo, domina as atenções no calendário português desta semana. Mas também merecem destaque a terceira prova da Taça de Portugal de XCM Credibom, que se disputa em Estremoz, domingo, assim como a final da Taça de Portugal de Cadetes, sábado e domingo, em Anadia, e os Encontro Inter-Regionais de Escolas, em Lisboa e em Viana do Castelo, sábado.

Um pelotão de 17 equipas, oriundas de cinco países, vai disputar, entre sexta-feira e domingo, a quinta edição do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela. A corrida, inscrita na classe 2.2 do calendário UCI, começa com uma jornada dupla.

De manhã disputa-se um contrarrelógio por equipas de 15,6 quilómetros, entre Seia e Gouveia. A primeira formação parte às 10h00. A etapa vespertina do dia de abertura vai ligar Fornos de Algodres (15h30) a Figueira de Castelo Rodrigo (18h30), num itinerário em que as duas contagens de montanha de terceira categoria estão colocadas na fase inicial dos 123,5 quilómetros.

A terceira etapa, no dia 27, começa em Penamacor, às 12h00, estende-se por 176,8 quilómetros e termina, cerca das 16h15, em Pinhel. Não há qualquer prémio de montanha no caminho. A quarta e última etapa é também a mais extensa, 183,7 quilómetros, entre Fundão e a Guarda. É a etapa-rainha, com prémios de montanha em Alpedrinha (3.ª cat, km 9,5), Torre (1.ª cat., km 107,2), Penhas Douradas (2.ª cat., km 129,5) e Guarda (3.ª cat., km 175,7).

O pelotão de maratona BTT viaja para o Alentejo para disputar, no domingo, em Estremoz, a terceira prova da Taça de Portugal de XCM Credibom, com início marcado para as 9h00 e diferentes percursos disponíveis em função da categoria etária dos participantes.

O percurso mais extenso terá 100 quilómetros e um acumulado de 2500 metros. Num terreno ondulado, a primeira metade apresenta-se mais exigente, sendo importante para a seleção de valores. Este é o percurso das provas masculinas desde a categoria de elite até aos masters 45.

Os restantes masters masculinos, assim como todas as femininas e os paraciclistas de classe D vão cumprir 75 quilómetros, com um acumulado de 1500 metros. Para os utilizadores de bicicletas de assistência elétrica, paraciclistas de classe C e paraciclistas femininas estão reservados 50 quilómetros com mil metros de acumulado.

O fim de semana será decisões na Taça de Portugal de Cadetes. Após as corridas da fase inter-regional, os sub-17 de todo o país juntam-se pela primeira vez nesta época para a final nacional da Taça.

Serão dois dias de competição, no concelho de Anadia. No sábado, às 15h00, inicia-se um contrarrelógio individual de 14 quilómetros, com partida e chegada no Pavilhão dos Desportos de Anadia. No domingo, às 10h30, inicia-se no Velódromo Nacional, em Sangalhos, a prova em linha de 79 quilómetros, que irá terminar, cerca das 12h30, no centro de Anadia.

Os cadetes não serão os mais jovens a competir neste fim de semana. As escolas de ciclismo terão um sábado de grande atividade, tanto a Norte como a Sul. Viana do Castelo recebe, a partir das 14h30, o Encontro Inter-Regional de Escolas de Estrada da Zona A, no Campo da Agonia. As escolas de BTT da Zona Sul têm o seu Encontro Inter-Regional em Monsanto, Lisboa, às 14h00.

 

Mais eventos oficiais

 

27 de maio: X Roadbook BTT Fernão de Magalhães, Chaves

27 de maio: Cronoescalada de Rebordosa, Paredes

28 de maio: XIII Raid BTT Margens do Cávado, Merelim S. Paio, Braga

28 de maio: Open de BTT de Vila do Conde, Azurara, Vila do Conde

28 de maio: VI Passeio BTT Junqueira FC, Santa Cruz do Bispo, Matosinhos

28 de maio: Passeio Porto - Alpendorada

28 de maio: Circuito de XCO da Felgueira, Vale de Cambra

28 de maio: Passeio de Cicloturismo CSDC Borralhal, Tondela

28 de maio: BTT Tábua – O Paraíso do BTT, Tábua

28 de maio: Granfondo Madeira Island, São Vicente, Madeira

28 de maio: Campeonato da Madeira de DHI, Ponta do Pargo, Calheta

28 de maio: Taça de Santa Maria de DHI, Almagreira, Vila do Porto, Santa Maria, Açores

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/António Morgado nono no arranque do Grande Prémio das Nações”


Por: José Carlos Gomes

António Morgado, nono a cortar a meta, foi o melhor elemento da Seleção Nacional na primeira etapa do Grande Prémio das Nações, uma ligação de 132 quilómetros, entre Kaposvar e Balatonföldvar, Hungria. A vitória foi para o dinamarquês Nikolaj Mengel. Esta prova é pontuável para a Taça das Nações de Sub-23.

A etapa começou a definir-se nos quilómetros iniciais, com a fuga de três corredores. O dinamarquês Nikolaj Mengel, o polaco Michał Żelazowski e o estadunidense Cole Kessler. Pedro Silva não conseguiu entrar na fuga inicial e ainda tentou lá chegar, pedalando em posição intermédia. Mas sem sucesso.

O trio mais adiantado entendeu-se bem e elevou a vantagem para o pelotão para cerca de 8 minutos. Foi necessário o toque a reunir no grupo principal, com várias Seleções a fazerem uma perseguição feroz.

Portugal foi uma das equipas que colaborou nesse trabalho, de modo a colocar os fugitivos a uma diferença potencialmente anulável nas próximas etapas, marcadas pela dureza da montanha.

Na frente, Nikolaj Mengel isolou-se e pedalou para o triunfo em solitário, ao fim de 3h02m22. Michał Żelazowski foi segundo e Cole Kessler fechou o pódio do dia, ambos a 35 segundos. O pelotão principal chegaria 1m28s depois do vencedor, num final de etapa atribulado, com uma queda coletiva, na qual se viram envolvidos Diogo Gonçalves e José Bicho.

António Morgado foi o único português no grupo principal, na nona posição. Ocupa igual lugar na classificação geral, a 1m38s de Nikolaj Mengel. Entre a representação nacional seguem-se Gonçalo Tavares, 98.º, Afonso Eulálio e Pedro Silva, a 2m56s, Diogo Gonçalves e José Bicho, a 5m58s.

A segunda etapa irá desenrolar-se nesta quinta-feira. Terá 152 quilómetros, começando em Hatvan e terminando em Bükkszentkereszt. É uma tirada em carrossel, com três subidas longas, a última a terminar bem perto da chegada. A partida será às 10h00 e a chegada perto das 14h00. Será a segunda e última etapa na Hungria, antes da viagem do pelotão para a Eslováquia e a Polónia.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com