terça-feira, 27 de setembro de 2016

“No Centro Nacional de Exposições, em Santarém, de 14 a 16 de Outubro”

Mundo da Bicicleta reúne-se no Festival Bike De 14 a 16 de Outubro, o Centro Nacional de Exposições, em Santarém, recebe a 13ª edição do Festival Bike Portugal - Festival Internacional da Bicicleta, Equipamentos e Acessórios e Salão de Ciclismo Profissional, evento que recebe instituições do sector e cubes ligados à modalidade. Como habitualmente, são diversos os clubes de ciclismo de estrada ou de outras modalidades que utilizam a bicicleta, que irão estar presentes no Festival Bike, enquanto expositores.

O maior evento português dedicado à Bicicleta receberá algumas das equipas mais importantes das duas rodas, que trarão as suas viaturas de apoio, distribuirão brindes de patrocinadores, promoverão sessões de autógrafos, entre outras iniciativas.

O Clube de Ciclismo José Maria Nicolau, a Efapel – Clube Desportivo Fullracing, a Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense, são presenças confirmadas no evento a par de diversas associações como a Associação de Ciclismo da Beira Interior, a Associação Humanitária Recreativa e Cultural Beselguense ou o Núcleo Sportinguista da Golegã.

A Federação Portuguesa de Ciclismo volta a marcar presença no Festival Bike Portugal e vai organizar o 5º Troféu da Juventude em colaboração com o Cube de Ciclismo José Maria Nicolau, o Passeio de Cicloturismo para Famílias Duas Pontes Santarém – Almeirim, o Circuito de Iniciação para Crianças, Provas alusivas ao Desporto Escolar como o Contra – Relógio Individual - CRI TT e Team Realy e que contam com a participação de estabelecimentos a nível nacional. Simultaneamente, a Federação também vai promover Sessões de Autógrafos e publicitar diversas iniciativas que decorrem ao longo do ano.

Festival Bike: Um evento único e incontornável - Página 2 A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta (FPCUB) é presença habitual no Festival Bike e promove a realização do 9º mega Passeio de Cicloturismo, iniciativa que conta com centenas de participantes.

Paralelamente, não deixará de promover a defesa do ambiente, defesa e divulgação do Património Cultural, Histórico Edificado e Arqueológico através da promoção da bicicleta como forma de mobilidade sustentável (bem como a defesa da segurança dos seus utilizadores), e o desenvolvimento da prática do cicloturismo ecologista de lazer, manutenção e turismo.

A Federação de Triatlo de Portugal também se associa ao Festival Bike e organiza o IX Duatlo Festival Bike, competição que traz habitualmente ao CNEMA alguns dos melhores praticantes nacionais da modalidade e várias dezenas de atletas de pelotão, de um desporto com cada vez mais adeptos.

Exposição de Equipamentos e Acessórios

O evento é o espaço privilegiado para conhecer as novidades do mercado e um ponto de encontro para todos aqueles que de forma profissional, desportiva ou de lazer se encontram ligados a este ramo.

O certame é a referência do mercado nacional e tem como objectivo realçar as marcas e as empresas nacionais e internacionais que operam nesta área como importadores, lojistas, distribuidores, organizadores de eventos, comunicação social, atletas profissionais e amadores.

Por outro lado, a qualidade e a diversidade de produtos em exposição, a oportunidade de apresentação de novos modelos de bicicletas, equipamentos e acessórios, o envolvimento de empresas e entidades promotoras da Bicicleta enquanto meio saudável para a prática desportiva ou para momentos de lazer, têm contribuído para o crescimento sustentado do Festival Bike.

O Festival Bike reúne durante três dias as principais empresas do sector e concentra num só local os principais importadores, distribuidores, retalhistas, técnicos, e profissionais que trabalham neste ramo tendo como objectivo a realização de contactos e negócios.

Festival Bike: Um evento único e incontornável - Página 3

O Festival Bike também dedica um espaço aos criadores de bicicletas. Uma excelente oportunidade para criadores individuais de modelos exclusivos de bicicletas as possam expor e apresentar ao público.

Acreditação Profissional

O evento volta a ter este ano um serviço de acreditação profissional. Os profissionais do sector da Bicicleta, podem ter acesso gratuito à feira em qualquer um dos dias, bastando para tal remeter um e-mail a solicitar a respectiva acreditação para comercial@cnema.pt . Quando visitarem a feira, devem dirigir-se à recepção, situada na entrada principal do CNEMA, e comprovar a sua ligação profissional ao sector.

Provas e demonstrações animam Festival Bike

O Festival Bike volta a contar com diversas atividades, proporcionando aos visitantes uma escolha ampla e variada de carácter lúdico e competitivo, tais como a “Maratona BTT”, o “Tejo e Serras Granfondo Festival Bike”, o “IX Duatlo Festival Bike”, “o 9ª Mega Passeio de Cicloturismo”, o “Passeio de Bicicletas Antigas”, o “Passeio das PontesSantarém – Almeirim”, o “Troféu da Juventude”, as provas de “BMX”, e “Dirt”, entre outras.

Acções de Formação

A Sociedade Comercial do Vouga volta a marcar presença no Festival Bike Portugal e vai promover várias acções de formação durante o evento.

Na sexta-feira, 14 de outubro, o tema das sessões vai incidir nos “Sistemas DI2 estrada e montanha/integração com Plataforma e-tube e componentes PRO bikegrear”, enquanto no sábado, dia 15, o destaque vai para o “Shimano Explorer (novo conceito de vestuário & Calçado / Novos Sapatos de Elite S-Phyre”. As acções decorrem às 11h00 e às 16h00, quer na sexta, quer no sábado.

No domingo, último dia do Festival Bike, os “Sistemas DI2 estrada e montanha/integração com Plataforma e-tube e componentes PRO bikegrear” voltam a estar em foco, pelas 11h00.

Todas as iniciativas decorrem no Stand da Sociedade Comercial do Vouga e estão limitadas a 20 pessoas por sessão.

Festival Bike: Um evento único e incontornável - Página 4

Sessões de Autógrafos

O evento será também palco de Sessões de Autógrafos com algumas das grandes figuras do desporto nacional. Pelo Centro Nacional de Exposições vão passar atletas de renome que estarão à disposição dos visitantes ao longo do evento nos vários espaços de clubes, federações e marcas representadas no certame.

O espaço “Gold Nutrition” vai contar com a presença de Celina Carpinteiro, Vasco Bica, Emanuel Pombo, Vitor Gamito, José Silva, Ricardo Simões, João Pereira, Ana Antunes, Ilda Pereira, Ricardo Marinheiro e Vanessa Pereira, entre outros.

Já o campeão nacional de estrada, José Mendes, tem presença confirmada no stand da “Next Generation” no sábado, 15 de Outubro, entre as 16h00 e as 17h30.

Com cerca de 15.000 m2 de área de exposição coberta, o Festival Bike é a referência do mercado nacional e uma das mais importantes da Europa. Contando com um vasto programa de actividades, o envolvimento de empresas de renome e com a presença de atletas prestigiados, o evento é incontornável.

Recorde-se que em 2015 o Festival Bike contou com 134 expositores, 26.300 visitantes e mais de 6.500 atletas inscritos nas várias competições.

Horário

Sexta-feira, 14/10: 10h00 às 17h (Profissionais)

Sexta-feira, 14/10: 17h às 20h (Público em Geral)

Sábado, 15/10: 10h00 às 20h (Público em Geral)

Domingo, 16/10: 10h às 20h (Público em Geral)

Entradas

1 Bilhete: 6,00 € (Válido para apenas 1 entrada)

Bilhete Feira (3 dias) : 12,00 € (O Bilhete de 3 dias permite visitar a feira a qualquer hora e várias vezes por dia)

Entrada Gratuita para Crianças até aos 11 anos (inclusive)

Parque de Estacionamento: Gratuito

“Sandro Branco foi quarto na “Subida à Glória”

Recuperando uma tradição que data de 1910, Lisboa recebeu no passado Sábado 24 de setembro, mais uma edição da Subida à Glória, a terceira desde que foi recuperada em 2014. A Calçada do Elevador da Glória é uma rampa que liga a Baixa de Lisboa (Praça dos Restauradores) ao Bairro Alto (Jardim de São Pedro de Alcântara),tem cerca de 265 metros de comprimento e um declive médio superior a 17%.

Para esta edição o Clube de Ciclismo José Maria Nicolau apresentou-se com seis ciclistas à partida, com especial destaque para o nosso júnior Sandro Branco, que conseguiu alcançar um excelente quarto lugar, na sua primeira participação na prova.

Classificações atletas Clube de Ciclismo José Maria Nicolau.

Final: 4º Sandro Branco.

Eliminatórias: 4º Sandro Branco15º André Ramalho17º Jorge Marques35º Rafael Espadinha37º Duarte Areias42º André Cunha93º José Nicolau

Clube de Ciclismo José Maria Nicolau:

POWERADE MADRID-LISBOA VAI LIGAR AS DUAS CAPITAIS IBÉRICAS EM BTT NON-STOP


 
Prova conta com a participação de 96 corredores portugueses

num record de 807 inscrições 

Números recorde de participação
Prova de BTT mais exigente e dura do mundo
Chegada (estimada) do vencedor a Lisboa dia 1 de outubro. Entrega das medalhas dia 2 de outubro

27 de setembro de 2016 -  A corrida mais dura do mundo arranca já no próximo dia 30 de setembro e desafia os atletas mais corajosos a percorrer em BTT – e sem parar – os 770 km que separam as capitais ibéricas de Portugal e Espanha no menor tempo possível.

Na edição de 2016 deste evento ibérico o contingente português conta com 96 portugueses, destacando-se a equipa Bike Angels, composta pelos irmãos Sérgio e Nelson Rosado, da banda Anjos, e o ator Alexandre Silva. Destaque para a equipa mista composta por três homens e uma mulher e sete atletas portugueses que vão fazer os 770km sozinhos, sem equipa.

O caráter ibérico da prova é também assinalado em duas equipas compostas por corredores dos dois lados da fronteira. Portugal e Espanha unem forças numa equipa composta por um português e três espanhóis e outra equipa formada por três portugueses e um espanhol.

Prevê-se que os vencedores da maratona cheguem ao Parque das Nações durante a tarde de sábado, sendo que a prova termina no domingo, dia 2 de outubro. Recorde-se que a equipa vencedora da edição de 2015 ligou Madrid a Lisboa no tempo de 30 horas 9 minutos e 43 segundos. A cerimónia de entrega de prémios terá lugar no domingo, pelas 11h30, no Parque das Nações, em Lisboa.

A POWERADE MTB NON STOP Madrid-Lisboa é organizada pela RPM Events e conta com o patrocínio da Powerade, Coca-Cola, Junta de Extremadura, Mercedes-Benz e o apoio da Garmín, Taymory, Can Duran, Madform, SIS – Science in Sport e das Câmaras Municipais de Lisboa, Coruche e Ponte de Sor.

Toda a informação em: www.poweradenonstopseries.com

“Agenda de Ciclismo”

Ciclismo nacional em Palmela e internacional nos Açores

Palmela recebe, no sábado, o Campeonato Nacional de Rampa, última prova do calendário nacional de estrada em 2016. No dia seguinte corre-se, em Ponta Delgada, a Azores MTB, prova pontuável para o circuito World Marathon Series e para a Taça Cyclin’Portugal de Maratona (XCM) BTT.

O Campeonato Nacional de Rampa inicia-se às 15h00 de sábado. Será um contrarrelógio de 2,16 quilómetros, sempre a subir, desde a Estrada do Vale dos Barris até o Castelo de Palmela. Serão coroados os melhores especialistas em crono-escalada nas categorias de cadetes, juniores, sub-23, elite e masters.

A cidade de Ponta Delgada recebe no domingo, pelo segundo ano consecutivo, uma prova do principal circuito internacional de XCM. A Azores MTB, pontuável para a World Marathon Series, vai também fechar as contas da Taça Cyclin’Portugal desta disciplina em que o país conta com o campeão do Mundo, Tiago Ferreira, um dos participantes esperados na prova açoriana.

Os corredores de elite e os masters até 45 vão ter pela frente um traçado de 90 quilómetros. As femininas, os masters a partir de 50 e os deficientes auditivos vão pedalar ao longo de 74 quilómetros. Os populares podem ainda optar por um desafio mais fácil, de 52 quilómetros. O tiro partida está marcado para as 9h00.

Depois de fecharem a época de estrada no Nacional de rampa, os corredores das equipas continentais e de clube fazem, no dia 5 de outubro, a habitual despedida da temporada, na pista do Ginásio de Tavira, às 15h00.

Mais eventos oficiais

1 de outubro, 10h30: Portugal Open Downtown, Madeira

1 de outubro, 15h00: 6.º Encontro de Escolas Inter-associações, Chaves

1 de outubro, 15h00: BTT Buarcos Bike - da Serra às Muralhas, Figueira da Foz

1 de outubro, 19h00: Ataque ao Castelo, Santa Maria da Feira

2 de outubro, 9h00: Rota do Figo da Índia, Macedo de Cavaleiros

2 de outubro, 9h00: 2.º Granfondo da Arrábida, Palmela

2 de outubro, 9h30: Passeio BTT Rota dos Bifes, Póvoa de Lanhoso

2 de outubro, 9h30: Blackbulls Marathon 2016, Condeixa-a-Nova

2 de outubro, 9h30: Circuito do Norte Alentejano - XCO de Avis

2 de outubro, 10h00: Taça do Algarve de XCO, Conceição de Faro

5 de outubro, 15h00: Crono-Escalada de Armil, Fafe

5 de outubro, 15h00: Festival de Pista de Tavira

Fonte: FPC

“Rojas recupera de fratura na tíbia e perónio”

Ciclista mostra mazelas da queda durante a Vuelta

Por: Marta Correia Azevedo

José Joaquín Rojas sofreu uma queda durante a Vuelta, a 10 de setembro, na penúltima etapa da Volta a Espanha, tendo fraturado a tíbia e o perónio e esta terça-feira o ciclista espanhol publicou nas redes sociais uma montagem com imagens da sua recuperação: "A minha perna com uma semana de intervalo. A coisa está com boa pinta", escreveu na legenda.
O ciclista da Movistar, de 31 anos, espera recuperar totalmente antes do início da temporada de 2017.

Fonte: Record on-line

“Froome apela à AMA e UCI para revisão das isenções de uso terapêutico”

O ciclista britânico, que já venceu por três vezes o Tour, já beneficiou destas isenções por causa dos problemas de asma.
Foto: Lusa
Chris Froome (Sky), três vezes vencedor da Volta a França, apelou à Agência Mundial Antidopagem (AMA) e à União Ciclista Internacional (UCI) para que examinem “urgentemente” a atribuição de isenções de uso terapêutico (TUE), das quais beneficiou.
“É evidente que o sistema de atribuição dos TUE está sujeito a abusos e acredito que é algo que a UCI e a AMA têm de solucionar urgentemente”, escreveu o ciclista britânico no Twitter.
Froome, que esta temporada venceu o seu terceiro Tour em quatro anos, foi um dos primeiros desportistas a aparecer nas listas divulgadas pelo grupo russo de piratas informáticos, denominado ‘Fancy Bears’. “Nunca tive uma abordagem de 'ganhar a qualquer custo'. Não procuro contornar as regras”, assegurou o líder da Sky.
Esta é a segunda vez que Froome se pronuncia sobre as duas autorizações que recebeu para recorrer a produtos ilícitos, de modo a tratar os seus problemas de asma, depois de, numa primeira instância, ter admitido não ver qualquer problema na divulgação dos seus TUE.
A 13 de setembro, a AMA informou que um grupo russo de piratas informáticos, conhecido como 'Fancy Bears' ou 'Tsar Team', acedeu ilegalmente à base de dados do sistema de administração e gestão antidopagem (ADAMS) da agência, criado para seguir os controlos feitos aos atletas.
O ataque informático, que levou o ministro russo dos Desportos, Vitaly Mutko, a negar qualquer envolvimento do seu governo, terá sido feito através de uma conta do Comité Olímpico Internacional (COI), criada a propósito dos Jogos Rio2016.
De acordo com a AMA, o grupo acedeu a informação de desportistas, incluindo a dados médicos confidenciais, tais como isenções por uso terapêutico de medicamentos nos Jogos do Rio2016, autorizadas por federações internacionais e organizações nacionais antidopagem.
O nome de Froome, triplo vencedor do Tour (2013, 2015 e 2016), era um dos integrantes da segunda lista de desportistas, na qual também se encontrava o seu compatriota Bradley Wiggins, o primeiro britânico a ganhar a prova francesa.
Fonte: SAPO Desporto c/ Lusa

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com