sexta-feira, 28 de abril de 2017

“18º Passeio de Cicloturismo da Associação Recreativa “Os Amigos do Brogal”

Domingo, 14 de Maio de 2017

Texto: José Morais/A.R. Amigos Brogal

Cartaz: Notícias do Pedal/A.R. Amigos do Brogal

Vai para a estrada no próximo dia 14 de maio, o 18º Passeio de Cicloturismo organizado pela Associação Recreativa “Os Amigos do Brogal”, com partida e chegada ao “Brogal” Parceiros, Leiria, o passeio terá uma distância de 60 quilómetros aproximadamente, e terá concentração a partir das 8 horas na sede Associação Recreativa "Os Amigos do Brogal", Rua da Gordina, Brogal, Parceiros, Leiria, com partida marcada para as 9 horas

A data limite das inscrições é até ao dia 10 de Maio de 2017, limitado a 200 participantes, com uma inscrição de 4 pedais, e com almoço, de10 pedais, no final do passeio haverá balneários para os Cicloturistas que pretendam tomar banho, com um grande almoço/convívio para todos os que desejarem.

Regulamento:

1. A organização faz saber a todos os participantes que esta iniciativa não é uma prova desportiva nem de velocidade, mas sim um passeio informal de bicicleta. Não devem existir quais queres intuitos competitivos, pelo que sejam cumpridas as regras de solidariedade para com os que pedalam com mais dificuldades, contribuindo-se deste modo para sã camaradagem, bom convívio e apreciação da natureza e do ambiente.

2. Destina-se a todos os Cicloturistas e Utilizadores de Bicicleta masculinos e femininos (menores quando autorizados ou acompanhados pelos pais), e poderá ser participado por grupos ou individualmente.

3. Os participantes são obrigados a respeitar o código da estrada e rolar o mais à direita possível. O não cumprimento do código desta cláusula poderá excluir a participação no passeio.

4. Os participantes deverão ter um seguro de acidentes, que cubra a participação no passeio.

5. A organização declina responsabilidade por quaisquer acidentes que eventualmente possam ocorrer com os participantes ou seus acompanhantes antes, durante e após a realização do passeio.

6. A organização sempre que entender poderá solicitar a identificação dos participantes.

 Itinerário:

Saída da Associação Recreativa “Os Amigos do Brogal” → Cruzeiro Parceiros → Direita sentido Leiria → Esquerda Rua do Fundador → Rua Vale de Poços → Esquerda Moinhos da Barosa → Passagem de nível → Direita sentido Leiria → Esquerda Estação → Esquerda sentido Barreiros → Amor → Estrada Serra de Porto de Urso → Esquerda Pilado → Garcia → Direita sentido Vieira → Esquerda sentido São Pedro.

► Abastecimento no Parque das Merendas da Portela ◄

Saída Direita São Pedro → Esquerda Águas-de-Madeiros → Paredes → Esquerda Burinhosa → Esquerda Martingança → Martingança Gare → Cerca Maceira → Alcogulhe → Esquerda Pernelhas → Parceiros → Cruzeiro Direita Brogal → Associação Recreativa “Os Amigos do Brogal”.

Informações e inscrições:

Telefones: 244 812 297 ou 919 251 229


Marque já na sua agenda, participe neste bonito passeio com paisagens maravilhosas, um trajeto excelente, e um convívio muito salutar, com a tradicional e excelente receção feita pela organização, como nos já habituou ao longo dos anos.

Marque já na sua agenda.

“Convívio de Roda Livre de Felgueiras”

Realiza-se no próximo dia 1 de maio o 17º Convívio de Roda Livre de Felgueiras. Promovida pelo ACF - Associação de Cicloturistas de Felgueiras, com o apoio da Associação de Ciclismo do Minho, a iniciativa terá início pelas 09h00 horas nas imediações da Câmara Municipal de Felgueiras. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas online (www.acm.pt)

O percurso do 17º Convívio de Cicloturismo e Roda Livre de Felgueiras terá a extensão de cerca de 30 quilómetros, com início e final na rua Dr. Ribeiro Magalhães, junto à Câmara Municipal de Felgueiras.

A primeira parte da iniciativa será realizada com andamento controlado e a segunda em andamento livre, estando previstas classificações para as categorias de elites e masters (A, B e C).

As inscrições podem ser formalizadas no website da Associação de Ciclismo do Minho ou no local do secretariado que funcionará, a partir das 08h00 junto ao local de partida.

Fonte: ACM

“Seleção Nacional no Campeonato da Europa de Duatlo”

A Seleção Nacional deslocou-se durante o dia de hoje, 27 de Abril, a Sória para disputar o Campeonato da Europa de Duatlo. A cidade espanhola será palco do evento que receberá, durante os próximos dias 29 e 30 de Abril, atletas de toda a Europa e que poderá contar com uma comitiva de uma dezena de atletas lusos.

Sábado será o dia reservado às competições onde os nossos atletas, Júnior e Sub23, procurarão representar as cores de Portugal ao mais alto nível. Gabriela Ribeiro, Mariana Vargem e Carolina Serra competirão na prova Júnior feminina e Tiago Pinto, João Miguel Reis, Ricardo Batista, Tiago Fonseca, Duarte Brás e Francisco Luís na masculina. Todos os atletas do escalão Júnior serão desafiados a percorrer 5km de corrida inicial, seguidos de 20km de ciclismo e 2,5km de corrida. João Ferreira Pereira será o único atleta luso a competir no escalão Sub23 e participará na prova que alberga concorrentes Elite e Sub23 e que se estenderá por 10km de corrida, 40km de ciclismo e 5km de corrida.

Os percursos da competição apresentam zonas com declive acentuado, principalmente no segmento de ciclismo, que certamente serão fator de influência no decorrer da prova e que testarão a capacidade de todos os participantes. A comitiva portuguesa apresenta-se confiante, com boas perspectivas para o desenrolar da competição e espera retornar com bons resultados.

Igualmente em disputa pelo título europeu de duatlo estarão presentes, em Sória, os atletas dos escalões AgeGroup que competirão em provas sprint (5km/20km/2,5km) e standard (10km/40km/5km) e que procurarão representar Portugal com ambição.

Fonte: FTP

“Competições Ibéricas 2017”

As Federações Portuguesa e Espanhola de Triatlo entenderam a importância de agir de forma conjunta e coordenada para potenciar o desenvolvimento da modalidade, sendo interesse de ambas as instituições aproximar relações e desenvolver um plano para as áreas de competições, formação e arbitragem.

Em 2017 esta intenção começa a tomar vida no quadro competitivo, com a organização de 2 Campeonatos Ibéricos distintos. No dia 21 de Maio, em Badajoz, terá lugar o Campeonato Ibérico de Triatlo Sprint, enquanto no dia 21 de Outubro, em Vila Real de Santo António, terá lugar mais uma edição do Iberman, prova que este ano apurará os Campeões Ibéricos na distância média (1900m de natação, 90km de ciclismo e 21 km de corrida) e na distância longa (3800m de natação, 180km de ciclismo e 42 km de corrida).

O Triatlo Puerta Palmas Badajoz vais já na sua 14ª edição, sendo que já em 2016 foi Campeonato Ibérico da distância Sprint, tendo-se sagrado campeões os atletas Luís Pedro Ferreira, em representação do Alhandra Sporting Club, e Estefania Dominguez Calvo, em representação do Cidade de Lugo Fluvial. Toda a informação sobre a prova e inscrições pode ser consultada em www.triatlonextremadura.com

No que diz respeito à prova transfronteiriça Iberman, será pela primeira vez palco da disputa dos títulos Ibéricos de Triatlo de Média e de Longa Distância. Este ano com partida e chegada em Vila Real de Santo António, a prova retoma o seu percurso inicial, marcado essencialmente por um ciclismo exigente, percorrido ao longo do Rio Guadiana. Toda a informação desta prova poderá ser encontrada em http://www.ibermantriatlon.es/

Fonte: FTP

“Campeonato Nacional Jovem desloca-se a Amora”

O próximo dia 6 de Maio, sábado, será data de disputa pelo Campeonato Nacional Jovem. Numa organização conjunta da Associação Naval Amorense e da Junta de Freguesia da Amora, com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal, os jovens atletas serão desafiados a competir pelas cores dos seus clubes num Triatlo que terá as margens do Tejo como pano de fundo. No mesmo dia será realizada uma Prova Aberta direcionada a todos os interessados em participar e terá lugar uma prova de observação para atletas dos escalões Juvenil e Cadete.

Divididos por escalões (Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis) os triatletas terão de percorrer distâncias que variam entre os 50m de natação, 1km de ciclismo, 400m de corrida e os 300m de natação, 8km de ciclismo e 2km de corrida. A natação será realizada no rio Tejo, sendo os percursos de ciclismo e corrida disputados, na sua maioria, na zona ribeirinha.

Depois da disputa da etapa do Campeonato Nacional Jovem será realizada uma prova de observação no formato super sprint destinada a atletas Juvenil e Cadete. Enquadrando-se, dessa forma, nos trabalhos das seleções nacionais como momento de avaliação competitiva.

Seguidamente terá lugar a Prova Aberta, destinada a todos os interessados em participar e que terá como distâncias 300m de natação, 8km de ciclismo e 2km de corrida. Uma excelente oportunidade para quem procura dar os primeiros passos na modalidade.

Fonte: FTP

“Volta à Romandia: Viviani impõe-se ao sprint na 3.ª etapa”

Na geral, Felline continua na frente

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista italiano Elia Viviani, da Sky, ganhou esta sexta-feira ao sprint a terceira etapa da Volta à Romandia, com o seu compatriota Fabio Fellline, da Trek, a manter a camisola amarela.
Viviani reagiu da melhor forma à notícia de que não tinha sido escalado pela Sky para a Volta a Itália e impôs-se na meta de Payerne, num sprint que foi lançado pelo próprio chefe de fila da equipa, o britânico Chris Froome.

A etapa, de 187 quilómetros, teve algumas tentativas de fuga, sem sucesso, sendo a mais 'séria' a do inglês Alex Dowsett, da Movistar, escapado a 23 quilómetros da meta e só alcançado a quatro.
O sprint foi apertado, com o italiano Sonny Colbrelli (Bharain-Merida) e o alemão Michael Schwarzmann (Bora-Hansgrohe) e chegarem logo a seguir a Viviani, também cronometrados em 4:27.42 horas.
Froome e os outros favoritos, e também os portugueses José Gonçalves (Katusha) e André Cardoso (Trek), entraram no pelotão, adiando os maiores esforços para a etapa alpina de sábado e para o contrarrelógio de domingo.
Na geral, Felline mantém o comando, com os mesmos oito segundos de vantagem para o espanhol Jesus Herrada, da Movistar, e o alemão Maximilian Schachmann, da Quick-Step.
José Gonçalves segue em sétimo, a 13 segundos, e André Cardoso em 73.º, a 2.21 - os mesmos lugares e diferenças da véspera.

Fonte: Record on-line

“Última hora…”

Texto: José Morais

Cartaz: Junta Freguesia Santa Clara/Notícias do Pedal

Depois de alguma ausência dos eventos e reportagens no terreno, volto apesar de algumas restrições no próximo domingo 30 de abril, no 4º Passeio de Cicloturismo Freguesia de Santa Clara em Lisboa, num evento que a Junta de Freguesia de Santa Clara em Lisboa, leva para a estrada no próximo dia 30 de abril, domingo, no seu 4º passeio de bicicleta, numa extensão de 50 quilómetros, o passeio percorrerá as zonas mais emblemáticas da capital, sendo percorrido numa velocidade de verdadeiro passeio de bicicleta, onde os participantes podem apreciar a cidade de uma forma mais calma e sem stress.

O evento com organização da organização da Junta de freguesia de Santa Clara, tem o apoio do Grupo Desportivo Águias da Charneca, e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), já que o evento faz parte do seu calendário oficial.

O passeio está inserido no âmbito das comemorações do 43º aniversário do 25 de Abril, terá concentração pelas 8 horas no Campo da Amoreiras, junto às instalações da Junta de Freguesia, e tem partida marcada para as 9 horas.

As inscrições devem ser feitas até ao dia 28 de abril a fim de serem garantidas lembranças, podendo as inscrições ou esclarecimentos serem feitos no;

Largo do Ministro, 1 1750-200 Lisboa - telefone/fax: 217 567 420

Ou

Campo das Amoreiras, 1750-025 Lisboa – Telefone: 217 520 300 Fax: 217 520 309

Ou pelo E-mail: eventos@jf-santaclara.pt

Participe, faça como nós, vamos estar presentes, com reportagem completa do evento.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com