quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“UAE Tour Women 2024 feminino”


Nova rainha do ciclismo procura-se no deserto

 

Por: José Morais

Vai para a estrada de 8 a 11 de fevereiro a “UAE Tour Women 2024 feminino”, uma prova que vai contar com quatro etapas, com uma chega em alto, e ainda três sprint.

Este é o cartaz da segunda edição da “UAE Tour Women 2024 feminino”, a realizar nos Emirados Árabes Unidos, e será a única prova feminina do World Tour, a ser realizado no Médio Oriente, na última edição, a ciclista Elisa Longo Borghini foi a grande vencedora, e acabou por levar a camisola vermelha da competição no cimo de Jebel Hafeet.

 

As etapas do UAE Tour Feminino 2024

 

1ª Etapa dia 8 fevereiro - Dubai Miracle Garden-Dubai Harbour, com 122 quilómetros

2ª Etapa dia 9 fevereiro - Al Mirfa Bab Al Nojoum-Madinat Zayed, com 113 quilómetros

3ª Etapa dia 10 fevereiro - Al Ain Police Museum-Jebel Hafeet, com 128 quilómetros

4ª Etapa dia 11 fevereiro - Museu Louvre Abu Dhabi-Quebra-mar Abu Dhabi, com 105 quilómetros






“Associação do Minho declara apoio a Cândido Barbosa”


Ex-ciclista está a ponderar candidatar-se à presidência da Federação Portuguesa de Ciclismo

 

Por: Record

Depois de Cândido Barbosa ter revelado esta quinta-feira estar a ponderar candidatar-se à presidência da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) mas que a formalização estava dependente da candidatura da vontade das associações, a Associação de Ciclismo do Minho já reagiu e declarou publicamente apoio ao ex-ciclista.

"O Cândido Barbosa é um profundo conhecedor do ciclismo - com visão de futuro e sensível aos problemas da modalidade e estará acompanhado de pessoas também elas muito válidas e que já deram provas da sua larga experiência associativa, desportiva e profissional", explicou Joaquim Mendes, presidente da Associação de Ciclismo do Minho.

"Cândido Barbosa e a sua equipa conseguirão implementar um plano de desenvolvimento estratégico do ciclismo a médio e longo prazo e a dedicada especial atenção à ética desportiva e à defesa do ciclismo regional e de formação, na senda do que, no passado e no presente, sempre defendeu a Associação de Ciclismo do Minho", prosseguiu o líder do organismo.

As eleições para a presidência da FPC acontecem este ano, depois de Delmino Pereira ter sido eleito para um terceiro e último mandato em novembro de 2020.

Fonte: Record on-line

“Francesa TotalEnergies e norueguesa Uno-X convidadas para 111.ª Volta a França”


Edição de 2024 decorre de 29 de junho a 21 de julho

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Tour de France

A francesa TotalEnergies e norueguesa Uno-X foram convidadas pela organização da Volta a França em bicicleta, para completarem o pelotão de 22 equipas da 111.ª edição, que vai partir no dia 29 de junho, de Florença, em Itália.

A TotalEnergies e a Uno-X juntam-se às 20 automaticamente qualificadas pelo regulamento da União Ciclista Internacional (UCI), que prevê a presença obrigatória de 18 equipas do World Tour (primeira divisão) e as duas Pro Teams (segunda divisão) mais bem classificadas de 2023, casos da belga Lotto-Dstny e da israelita Israel Premier Tech.

Com a entrega dos dois 'wild cards' a estas duas equipas, o elenco da 'Grand Boucle' fica exatamente igual ao do ano passado, quando o dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma, atual Visma-Lease a bike) conquistou o seu segundo título consecutivo.

A edição de 2024 da Volta a França partirá pela primeira vez na história de Itália, em Florença, no dia 29 de junho, e terminará, também pela primeira vez, fora de Paris, em Nice, no dia 21 de julho, a fim de não perturbar os últimos preparativos para os Jogos Olímpicos Paris2024, agendados entre 26 de julho e 11 de agosto.

Com cinco equipas, a França continua a ser o país mais representado no pelotão do Tour, à frente da Bélgica, com quatro.

O diretor da Volta a França justificou a atribuição dos convites com a lógica desportiva, uma vez que estas equipas terminaram nos 21.º e 22.º lugares do ranking da UCI de 2023.

Christian Prudhomme acrescentou que a Uno-X deixou "uma boa impressão" na corrida do ano passado, assumindo a expectativa de conseguir um melhor resultado com o jovem Tobias Johannessen, vencedor da Volta a França do Futuro de 2021.

Relativamente à TotalEnergies, o responsável elogiou Mathieu Burgaudeau, segundo numa etapa do Tour de 2023 e que terminou três vezes no 'top-10'.

Fonte: Record on-line

“Sam Welsford volta a vencer na terceira etapa do Tour Down Under”


Isaac Del Toro segue líder da geral

 

Por: Lusa

Foto: Sam Welsford/Instagram

O ciclista australiano Sam Welsford (BORA-hansgrohe) venceu esta quinta-feira a terceira etapa do Tour Down Under, depois de já ter triunfado também ao sprint na primeira tirada, enquanto o mexicano Isaac Del Toro (UAE Emirates) segue líder da geral.

Welsford, de 27 anos, triunfou ao sprint ao cabo de 3:20.42 horas, necessárias para cumprir os 145,3 quilómetros entre Tea Tree Gully e Campbelltown, à frente do italiano Elia Viviani (INEOS), segundo, e do britânico Daniel McLay (Arkéa-B&B Hotels), terceiro.

O mexicano Isaac Del Toro, vencedor da Volta a França do Futuro de 2023, segurou a liderança da geral ao chegar em 33.º, com o mesmo tempo de Weslford, mantendo dois segundos de vantagem para o australiano Corbin Strong (Israel-Premier Tech), segundo, e cinco para o francês Axel Mariault (Cofidis), que subiu a terceiro.

Os dois portugueses em prova seguem a 11 segundos do líder depois de chegarem integrados no pelotão, com Ruben Guerreiro (Movistar) em 18.º e António Morgado (UAE Emirates), na estreia World Tour, no 37.º posto.

O dia ficou ainda marcado por uma queda de vários ciclistas dentro dos últimos 10 quilómetros, afastando, entre outros nomes, um dos favoritos, o campeão de fundo da Austrália Luke Plapp (Jayco-AlUla).

Na sexta-feira, a quarta etapa liga Murray Bridge a Port Elliot em 136,2 quilómetros, de novo com traçado maioritariamente plano como desafio para Del Toro se manter com a camisola laranja, de líder da geral.

Fonte: Record on-line

“Cândido Barbosa pondera candidatar-se à Federação Portuguesa Ciclismo, mas apoio de associações será decisivo”


Ex-corredor só anunciará a decisão sobre uma eventual candidatura "dentro de um mês e meio ou dois"

 

Por: Lusa

Foto: Cândido Barbosa/Instagram

Cândido Barbosa está a ponderar candidatar-se à presidência da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), revelou à agência Lusa o popular ex-corredor, que faz depender a formalização da candidatura da vontade das associações.

"Já muitas pessoas me têm abordado e cada vez mais [questionado] o porquê de eu não ser um candidato à federação, tendo em conta que o Delmino [Pereira] está em fim de mandato e que alguém terá de assumir este cargo, e teria de ser alguém, se possível, da modalidade, que possa e saiba de ciclismo. Efetivamente, isto vai-me pondo a pensar no que poderá ser o meu futuro e o futuro da modalidade, que é algo que me preocupa, nomeadamente a formação", começou por contar.

Com mais de 100 vitórias no currículo, entre as quais se destacam 25 na Volta a Portugal, onde foi duas vezes vice-campeão (2005 e 2007), Cândido Barbosa revela já ter feito "um pequeno caminho" a pensar que avançar com uma candidatura à FPC "poderia ser possível", falando, nomeadamente, com o atual presidente e também com o seu antecessor, Artur Lopes, que preside à Mesa da Assembleia Geral da entidade federativa.

"Numa primeira abordagem, acham bem e dão-me esse apoio para que eu possa pensar a sério nesta questão", afirmou, acrescentando que o apoio de Delmino Pereira, a cumprir um terceiro e último mandato, foi determinante: "se ele achasse que eu não era a pessoa certa para isto, também me diria".

Mas, segundo Cândido Barbosa, "isto é apenas um princípio".

"À data de hoje, tenho de falar mais a fundo com a minha família e terei de fazer um outro percurso, que é contactar todos os agentes da modalidade, nomeadamente as associações, porque as associações é que, a meu ver, têm de determinar um pouco a vontade do Cândido Barbosa ser candidato ou não ser", defendeu.

Por isso, aquele que foi um dos mais populares ciclistas portugueses nas últimas décadas só anunciará a decisão sobre uma eventual candidatura "dentro de um mês e meio ou dois", uma vez que terá de "percorrer o país de lés-a-lés e falar com algumas outras pessoas ligadas à modalidade e que poderão constituir uma base de apoio".

"Naturalmente, no fim, irei fazer uma retrospetiva de tudo aquilo que as pessoas me irão dizer. Se sentir que possa ser realmente o que os membros do ciclismo querem, eu irei pensar seriamente em poder avançar com uma candidatura. Até lá, está na minha cabeça que estou disponível para pensar em fazer este caminho", ressalvou.

Barbosa, de 49 anos, assume que até há um ano não ponderava candidatar-se à FPC, dedicando-se a trabalhar na organização de provas, mas foi empurrado por todas as pessoas que o abordaram dizendo que "poderia ser a pessoa certa".

"E isso levou-me a este primeiro passo, que foi falar com as pessoas que atualmente são ainda os responsáveis pela modalidade, e fiquei com a sensação de que sou uma pessoa grata para o ciclismo e que poderei ser uma das soluções. E daí fazer a restante caminhada: falar com as associações, fazer esta prospeção e auscultação para ver o que sentem sobre esta possibilidade", reiterou.

Campeão nacional de fundo em 2007 e de contrarrelógio em 2005, o também antigo vereador da Câmara Municipal de Paredes desafio que, na sua opinião, também lhe deu "alguma estaleca" notou, contudo, que esta sua disponibilidade "é algo que ainda é muito prematuro".

"Terei de pensar muito bem, porque tenho também uma empresa que trabalha e vive com o ciclismo. Tenho de pensar no futuro, porque eu não irei ser um presidente a meio tempo, terei de me dedicar à modalidade a 100%, e terei de abdicar dessa minha atividade", indicou.

As eleições para a presidência da FPC acontecem este ano, depois de Delmino Pereira ter sido eleito para um terceiro e último mandato em novembro de 2020.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com