domingo, 21 de agosto de 2016

“ASFIC conquista dobradinha na Mealhada”

Equipa riomaiorense continua imparável

Decorreu ontem, 20 de agosto, o Circuito Ciclista de Antes – Mealhada, prova composta por 30 voltas de 2 km.

A ASFIC deslocou-se para este circuito, com apenas 5 unidades da sua formação (Rui Rodrigues, Edgar Oliveira, Jorge Letras, Luís Vicente e Humberto Careca).

O facto de participar em inferioridade numérica não fez com que a equipa riomaiorense não tivesse como objetivo a vitória na prova.

O Circuito teve inicio às 18 horas, como programado pela federação e arrancou em ritmo elevado. À passagem da 5.ª volta Edgar Oliveira atacou a corrida, conseguindo ganhar espaço e tempo ao pelotão, tendo andado fugido até à 10.ª volta, altura em que no pelotão voltaram a atacar 3 ciclistas, um da equipa dos Viveiros Vítor Lourenço, um ciclista de nacionalidade alemã, e o Jorge Letras da ASFIC que se juntaram a Edgar Oliveira na frente da corrida.

Com dois ciclistas da ASFIC entre os quatro fugitivos esta fuga interessava à equipa e era muito importante que chegasse ao fim. No pelotão mantiveram-se Rui Rodrigues, Luís Vicente e Humberto Careca, a tentar controlar a prova.

A 5 voltas do fim, Edgar Oliveira e Jorge Letras atacaram a corrida com o intuito de um deles ganhar, tendo Jorge Letras ganho algum avanço na última volta e cortado a meta sozinho em primeiro lugar. Edgar Oliveira bateu ao sprint os outros dois ciclistas em fuga, alcançando o 2.º lugar.

No pelotão, Rui Rodrigues com a ajuda dos dois colegas, conseguiu ganhar ao sprint, alcançando assim o 5.º lugar que lhe valeu a vitória no seu escalão.

Coletivamente a ASFIC arrecadou também o 1.º lugar nesta prova disputada na região da Bairrada.

Mais uma vez a equipa demonstrou toda a sua raça e ambição, dignificando todos os patrocinadores, a união de freguesias de São João da Ribeira e Ribeira de São João e a cidade de Rio Maior, e por tudo o que esta equipa tem feito deixamos uma palavra a todos os que gostam da modalidade para que se juntem a nós, e nos ajudem a projetar ainda mais esta equipa, a modalidade e a cidade de Rio Maior, começando já no próximo domingo a apoiar a equipa no circuito da nossa Cidade.

Fonte: ASFIC - GRUPO PARAPEDRA /DINAZOO / RIOMAGIC

“Vuelta/Meersman vence 2.ª etapa e Kwitakowski é o novo líder”

Os cinco ciclistas portugueses em prova terminaram com o tempo do vencedor

Por: Lusa

Foto: EPA

O belga Gianni Meersman (Etixx-QuickStep) venceu este domingo, ao sprint, a 2.ª etapa da Volta a Espanha, em Baiona, enquanto o polaco Michal Kwiatkowski (Sky), quarto a corar a meta, é o novo líder.
Na ausência dos maiores especialistas mundiais, Meersman impôs-se ao alemão Muchaek Schwarzmann (Bora-Argon 18) e ao dinamarquês Magnus Cort Nielsen (Orica-BikeExchange), completando os 160,8 quilómetros entre Ourense e Baiona, na Galiza, em 4:16.39 horas.
O quarto posto permitiu a Kwitakowski conquistar a camisola vermelha ao seu colega britânico Peter Kennaugh, que assumira a liderança após a vitória da Sky no contrarrelógio de abertura. A maioria dos corredores terminou com o tempo do vencedor, incluindo os favoritos e os cinco portugueses em prova, Tiago Machado (Katusha), José Mendes (Bora-Argon 18), José Gonçalves (Caja Rural), Sérgio Paulinho (Tinkoff) e Mário Costa (Lampre-Merida).


Na segunda, a terceira etapa, com 176,4 quilómetros, vai ligar Marín ao Miradouro de Ézaro, em Dumbría, onde a meta coincide com contagem de montanha de terceira categoria.

Fonte: Record on-line

"11ª Clássica, Afonsoeiro/Canha/Afonsoeiro, junta mais de três centena a pedalar"

Texto e fotos: José Morais

O Grupo de Cicloturismo do Afonsoeiro nasce da participação de dois dos seus atuais elementos, o atual presidente e tesoureiro, num passeio realizado pelo Estrela F.C. Afonsoeirense, em 1995, aos quais se foram juntando depois mais elementos. Em 2000 resolvem fazer a legalização do Grupo, denominado de Grupo de Cicloturismo do Afonsoeiro, Montijo, sendo o cicloturismo a principal modalidade, o Grupo participa também regularmente em passeios de Btt, Passeios Pedestres ou Futsal, as suas participações na modalidade são regulares, e os seus passeios de ano para ano estão mais interessantes, conseguindo juntar um maior número de participantes, com algumas caras novas a pedalarem nesta clássica do cicloturismo nacional.

Quase em final de agosto, mês escolhido por excelência para muitos portugueses para férias, onde os passeios são em número reduzido, este é um dos dois realizados neste mês do calendário oficial da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), e este ano com uma aderência maior, ultrapassando as três centenas. Um evento organizado pelo Grupo de Cicloturismo do Afonsoeiro, o qual contou com os apoios da União de Juntas de Freguesia do Montijo e Afonsoeiro, Câmara Municipal da Montijo, Jolar.

Pelas 8 horas começavam a movimentar-se no Afonsoeiro, a chegada dos primeiros participantes ocorreu bem cedo, com cicloturistas oriundos da área da grande Lisboa, algumas equipas de fora, caso de Gafe/Crato, Beringel/ Beja, entre outras que marcaram presença, com especial para uma equipa feminina que veio alegrar o pelotão.

Confirmadas as inscrições, dar os últimos retoques nas máquinas, dois dedos de conversa, tudo isto antecedeu a partida para o passeio que foi dada pelas 9,15 horas. Na linha de partida estavam  cerca de 330 participantes, com a equipa da casa a realçar o pelotão, pela frente havia um percurso de 70 quilómetros aproximadamente para percorrer, entre o Afonsoeiro, Canha e Afonsoeiro, com paragem para abastecimento líquido e sólido em Canha, com o pelotão a chegar pelas 12,50 ao local da partida, o Polo Cultural do Afonsoeiro.

Pedalada a pedalada:

Tivemos um belo passeio, uma pedalada regular, com o pelotão a rolar quase sempre compacto, num trajeto de dificuldade baixa, onde o convívio esteve sempre presente, e muitos participantes tiveram uma animada cavaqueira, sem pressas, e descontraídas eram as pedaladas, que tinham como objetivos, a divulgação da prática desportiva e do uso da bicicleta, ao mesmo tempo que divulgar a freguesia e o concelho, tentando desta forma que as pessoas pratiquem também algum desporto, e acima de tudo andem de bicicleta, e possam conviver, aliviando assim em parte o stress acumulado ao longo da semana de trabalho, num domingo onde o tempo esteve excelente, com uma manhã agradável, onde mais tarde o sol se fez notar, pelo imenso calor de deu aos ciclistas, porem, em nada desmotivou quem pedalavam, que o fez com muita alegria e vontade.

E a satisfação estava também expressa também na parte da organização, que na palavra de Joaquim Assunção Vice-Presidente do Grupo dizia; “Este passeio passou as expectativas, ultrapassou a nossa previsão o que é muito positivo, o tempo ajudou, com um andamento muito bom, e tudo correu bem, e positivo que as pessoas compareçam, querendo agradecer aos que estiveram aqui hoje presentes, e recomendar a futuros que possam vir ao Afonsoeiro”.   

E temos de dar os parabéns a esta organização, pela forma como dirigiu o passeio, sempre com a equipa da casa na frente a marcar o ritmo e a manter o longo pelotão todo junto, já que o trajeto também era propício a isso, ainda pelo excelente convívio proporcionado a todos, e a forma como soube receber na sua terra, o que fará com que muito já ficassem com vontade de poderem marcar presença na próxima edição, algo que da nossa parte também esperamos poder estar presentes.

Não podemos ainda deixar de salientar mais três coisas, duas positivas e uma menos positiva, esta última uma queda coletiva com alguns cicloturistas quase no final do passeio, com um elemento do Estrelas da Amadora e outro de Trajouce a ficarem um pouco machucados, mas felizmente sem nada de grave, como se costuma dizer, ossos do oficio, as outras duas positivas, uma pelo excelente trabalho feito pela Brigada de Transito da GNR, e ainda a presença da equipa feminina Goper Sports, que juntou cerca de 20 elementos femininos, algo que raramente se veem nos passeios, e que animou as pedaladas, em conjunto com mais ciclistas femininas de outras equipas, parabéns as estas valentes mulheres que cada vez mais demostram de que o ciclismo não é apenas para homens.

E por hoje, pouco mais para comentar, apenas despedirmos, desta vez já no próximo domingo em Montemuro/Mafra, em mais um grande passeio da Rota do Queijo, evento que vai encerra o mês de Agosto com uma grande e forte pedalada, até lá, bons passeios, boas pedaladas.

Podem visualizar mais fotos em:


 
 

 















 
 

“Reportagem no “Jornal de Ciclismo” das “11ª Edição da Clássica Afonsoeiro/Canha/Afonsoeiro”

Já está on-line a reportagem no “Jornal de Ciclismo”, das “11ª Edição da Clássica Afonsoeiro/Canha/Afonsoeiro” realizado este domingo no Afonsoeiro/Montijo, a mesma pode ser visualizada em: http://jornalciclismo.com/?p=43079 ou em: http://jornalciclismo.com/ onde

“Atenção às alterações” - “Galeria Multimédia” divulgação das Fotos da “11ª Edição da Clássica Afonsoeiro/Canha/Afonsoeiro”

Já estão on-line na “Galeria Multimédia”, as fotos “11ª Edição da Clássica Afonsoeiro/Canha/Afonsoeiro” realizado este domingo no Afonsoeiro/Montijo, as mesmas podem ser visualizadas em:


Informamos de que a galeria de fotos foi alterada, a mesma estava-se alojada no “PICASA” mas a “Google” resolveu terminar com aquele espaço, criando uma galeria de fotos diferentes.

Sendo assim, as fotos arquivada até ao mês de JULHO.2016 passaram para este espaço: https://get.google.com/albumarchive/100910029054260759233?source=pwa - Aqui podem procurar as mesmas, apenas com uma alteração, deixaram de estar por ordem, terão de ser procuradas agora na nova ordem atribuída pela “GOOGLE”

Assim, a partir de AGOSTO.2016 todos os álbuns passaram a ter LINK direto para os mesmos, estando na nossa revista em www.noticiasdopedal.com numa pagina especial, o nome no passeio, a data da sua realização, e o LINK direto a esse espaço.

Lamentamos estas alterações, mas é algo que nos ultrapassa, e são imposições de quem disponibiliza os servidores.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com