sexta-feira, 24 de novembro de 2023

“Trapaceiros do “DOPING” à frente dos controles”


Por: José Morais

Os trapaceiros continuam em força com o “DOPING”, e nunca deixam de surpreender, e tudo indica que parece que estão mais um passo à frente dos controles, onde arriscam a sua saúde nesse processo.

Tudo leva a crer que um novo tipo de “DOPING” estaria a circular no pelotão, uma hemoglobina de um verme marinho, que é mais potente quarenta vezes, que a hemoglobina humana, com a origem nesse verme marinho.

Esse verme marinho de seu nome “Arenicola Marina”, é uma minhoca com incríveis habilidades para absorver o oxigénio, porque a mesma passa imenso tempo debaixo de água, ou enterrada na areia, e segundo estudos realizados por Franck Zal o criador da tecnologia da Hemarina, a qual gira em torno da hemoglobina encontrada no verme marinho “Arenicola Marina”, sendo esta hemoglobina muito semelhante na estrutura encontrada em humanos, mas difere por a sua natureza extracelular não está contido nos glóbulos vermelhos e, portanto, é compatível com todos os grupos sanguíneos, com a sua capacidade de ligar quarenta vezes mais oxigênio, do que a hemoglobina humana, com o seu tamanho particularmente pequeno, sendo 250 vezes menor que os glóbulos vermelhos humanos, mas… neste caso em questão, a droga criada é indetetável.


Quem criou esta substância inicialmente era para fins médicos, onde se incluíam as transfusões, porem, descobriu-se que funcionava perfeitamente em animais, e em 2016 iniciou-se os testes em humanos, e tudo leva a crer que tem sido usado no desporto já algum tempo, em especial no ciclismo e esquiadores.

Para o criador desta nova tecnologia Franck Zal, o mesmo reconhece que a sua medicação tem vindo a ser solicitada tanto por atletas como por clubes a nível mundial, já que a molécula é praticamente idêntica aos glóbulos vermelhos dos humanos, o que seja praticamente indetetável, em espacial na micro dosagem, disse Franck Zal, quando a notícia vem ao de cimo novamente no L'Equipe.

Franck Zal, afirmou que um ciclista de renome, bem conhecido, que faz parte de uma equipa que participa na Volta a França, entrou em contato com ele para adquirir a substância, e com base neste pedidos, o investigador que já está a trabalhar com a Agência Mundial Antidoping, para tentarem em conjunto criar um teste onde se pode detetar essa substância. 

Porem, esta hemoglobina em questão é apresentada em pó, o que pode dificultar ainda mais a deteção, já que pode ser escondida mais facilmente, do que um saco de sangue, tendo ainda um prazo de validade de cinco anos, ou seja, é um medicamento perfeito, onde nos últimos anos tem sido preocupação de diversos especialistas, o que a sugestão, será a que o passaporte biológico deve de ser modernizado.


Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com