sábado, 23 de abril de 2022

“Seleção Nacional/Iúri e Ivo no quarto lugar numa prova de madison eletrizante”


Por: José Carlos Gomes

Os portugueses Iúri Leitão e Ivo Oliveira conseguiram hoje, em Glasgow, a quarta posição na corrida masculina de madison da Taça da Nações, disputada com um ritmo e uma intensidade muito elevados, na qual se impôs a seleção de França. Maria Martins foi 12.ª classificada em omnium.

A dupla nacional na disciplina olímpica de madison usou a tática que vem sendo a imagem de marca de Portugal nas provas em que o país consegue os melhores resultados: uma entrada calma, sem ir ao choque, começando a fazer movimentações e ataques quando o cansaço já se vai acumulando no pelotão.

Foi a isso que assistimos na noite deste sábado no Velódromo Sir Chris Hoy, ainda que os portugueses não tenham abdicado de pontuar no primeiro terço da prova, altura que 14 das 18 equipas fizeram o mesmo. Foi à entrada das últimas 100 voltas – a corrida teve 200, o equivalente a 50 quilómetros – que Portugal se juntou às seleções da França, Bélgica e Japão num ataque que deu às quatro duplas os 20 pontos correspondentes a uma volta de vantagem sobre o pelotão.

Daí em diante, Iúri Leitão e Ivo Oliveira mantiveram-se sempre ativos, pontuando em vários sprints e batendo-se pelo pódio até à derradeira pedalada. Um ataque de Iúri Leitão a sete voltas do fim, depois continuado por Ivo Oliveira, deu a Portugal os dez pontos da vitória no sprint final. No entanto, o segundo lugar nesse sprint permitiu aos italianos Michele Scartezzini e Simone Consonni segurarem a medalha de bronze, com 49 pontos, mais cinco do que os amealhados por Portugal, que terminou na quarta posição.

A luta pelo ouro foi empolgante, entre os franceses Thomas Boudat e Benjamin Thomas e os japoneses Shunseke Imamura e Kazushige Kubiki. Os europeus levaram a melhor com 66 pontos, mais três do que os conseguidos pelos asiáticos.

Maria Martins também esteve hoje envolvida na disputa de uma competição olímpica, o concurso de omnium. Numa lista de 24 participantes de grande nível, a corredora portuguesa nona no scratch, 15.ª na corrida tempo e nona em eliminação.

A corredora olímpica chegou à prova final, a corrida por pontos, no décimo posto da geral de omnium. As 80 voltas à pista ficaram marcadas pelo abandono da primeira da geral. A britânica Katie Archibald caiu e já não regressou à prova, que chegou a ser neutralizada. Maria Martins fez algumas tentativas para se destacar do pelotão, mas não foi bem sucedida, não conseguindo pontuar.

A representante de Portugal acabaria o concurso de omnium na 12.ª posição, com 60 pontos. A desistência da campeã mundial foi bem aproveitada pela japonesa Yumi Kajihara, que venceu, com 101 pontos, mais dois do que a neerlandesa Maike van der Duin e mais quatro do que a belga Lotte Kopecky, que também subiram ao pódio.

A ronda de Glasgow da Taça das Nações termina neste domingo. João Matias será o único representante português. Às 10h12 corre a qualificação de omnium. Logrando o apuramento fará o concurso olímpico, cuja última prova, a corrida por pontos, está marcada para as 17h36.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Rafael Reis fecha dupla jornada do GP O JOGO de Amarelo”


Fotos: João Fonseca Photographer

Rafael Reis, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, é o primeiro líder da Classificação Geral do 10.º Grande Prémio O JOGO, que começou hoje com uma dupla jornada. Após um impressionante contrarrelógio durante a manhã, o especialista nesta disciplina finalizou a etapa vespertina na 3.ª posição, o que lhe permitiu conservar a Camisola Amarela, ficando a 19 segundos do 2.º classificado, o colega Luís Mendonça. Coletivamente é a estrutura de Águeda que comanda a Geral por Equipas.

Dia em cheio. Durante a manhã disputou-se um contrarrelógio com 7,59 km em Pinhel, com Rafael Reis a arrasar toda a concorrência. Só o colega Luís Mendonça chegou perto da sua marca, ao gastar mais 19 segundos do que Reis, que fez o trajeto em 09m24s. 

De tarde a 2.ª Etapa foi curta e rápida, com um terreno ondulado e um percurso de 69,19 km. Uma ligação entre Pinhel a Trancoso, onde Luís Mendonça e Rafael Reis se destacaram, ao chegar em 2.º e 3.º lugar, respetivamente, com o mesmo tempo do vencedor, Tiago Antunes (Efapel Cycling). 


Houve uma fuga com quatro homens que não resistiram à dureza da parte final da etapa e da perseguição do pelotão, sempre comandado pela Glassdrive / Q8 / Anicolor, que manda nas Classificações por Equipas e na Montanha, através de Luís Mendonça. 

Rafael Reis, ao final do dia, referiu que a equipa conseguiu “controlar bem esta etapa, temos a estrutura coesa e forte. O Mendonça está bastante bem também, conseguimos controlar os ataques dos adversários na fase mais dura da etapa, que foi a final. Foi pena no fim ficarmos fechados os dois e atrapalhámo-nos um pouco, mas as coisas são mesmo assim, há que dar os parabéns ao vencedor. Partimos para os próximos dois dias confiantes, já percebemos que temos uma equipa coesa e forte para o que se avizinha e acreditamos que a vitória pode vir para o nosso lado”. 


Já o diretor desportivo da equipa, Rúben Pereira, disse que “foi um dia em que defendemos a Camisola Amarela, acabando por ser um trabalho bem feito por toda a estrutura, que está de parabéns. Agora temos de ir vivendo o dia-a-dia, amanhã também chega uma etapa bastante decisiva e a corrida vai-se fazendo, de forma que possamos superar tudo o que nos possa trazer”. 

Amanhã corre-se a 3.ª Etapa, 137 km com partida e chegada em Vila Nova de Paiva. O início está marcado para as 11H30 com final previsto para as 14h50. Do percurso fazem parte dois Prémios de Montanha de 3.ª categoria e será o dia mais ao jeito dos velocistas. 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

10.º GRANDE PRÉMIO O JOGO 

1.ª ETAPA: Pinhel – Pinhel» 7,59 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 1.ª ETAPA 

 

1.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 09m24s 

2.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 19s 

3.º José Gonçalves (W52 - FC Porto), a 31s 

9.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 38s 

15.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 49s 

18.º Javier Moreno (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 52s 

30.º Héctor Sáez (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m05s 

62.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m36s 

 

2.ª ETAPA: Pinhel – Trancoso» 69,19 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 2.ª ETAPA 

 

1.º Tiago Antunes (Efapel Cycling), 01h46m57s 

2.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

3.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

10.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01s 

20.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m10s 

28.º Javier Moreno (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m13s 

105.º Héctor Sáez (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 04m57s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 2.ª Etapa)

 

1.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 01h56m21s 

2.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 19s 

3.º José Gonçalves (W52 - FC Porto), a 32s 

8.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 39s 

12.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 50s 

18.º Javier Moreno (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m05s 

33.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m46s 

91.º Héctor Sáez (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 06m02s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, 05h50m01s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE

  

1.º Tiago Antunes (Efapel Cycling), 30 Pontos 

2.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 26 Pontos 

3.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 24 Pontos 

10.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 10 Pontos 

13.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 4 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL  

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 6 Pontos

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Trono de Reis intocável em triunfo de Tiago Antunes”


Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) conservou a camisola amarela no Grande Prémio O Jogo, depois de disputada a segunda etapa, ganha por Tiago Antunes (Efapel Cycling), ao cabo dos 69,2 quilómetros que ligaram Pinhel a Trancoso.

A etapa teve quatro animadores, interessados nas muitas classificações secundárias desta corrida. Viktor Manakov (ABTF-Feirense), António Ferreira (Kelly-Simoldes-UDO), Joan Bennassar (Manuela Fundación) e Chris Jacobus Jooste (JV Perfis/Windmob) agitaram as águas, mas não resistiram à perseguição e à dureza da parte final, marcada pela subida de Casas Zabro, uma segunda categoria a 9300 metros da meta.

Nos momentos decisivos surgiram várias movimentações no pelotão, sempre com os dois primeiros da classificação geral à partida, Rafael Reis e o colega de equipa Luís Mendonça, atentos, respondendo aos principais adversários.

Foi um grupo com cerca de 15 unidades que alcançou Trancoso na dianteira. Tiago Antunes venceu a etapa, diante de Luís Mendonça, Rafael Reis e Jóni Brandão (W52-FC Porto). Um corte de 1 segundo para os corredores que entraram a seguir ainda deu um pequeno reforço ao comando de Rafael Reis.

O corredor da Glassdrive-Q8-Anicolor tem 19 segundos de vantagem sobre Luís Mendonça e 32 segundos à melhor para José Gonçalves, mais diretos perseguidores. A Glassdrive-Q8-Anicolor manda ainda nas classificações por equipas e na montanha, por intermédio de Luís Mendonça. A vitória na etapa guindou Tiago Antunes ao topo da geral por pontos. A fuga deu a Viktor Manakov as camisolas das metas volantes e dos sprints. Rodrigo Caixas (LA Alumímios-Credibom-Marcos Car) é o primeiro na geral autarquias, Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) é o melhor jovem e Chris Jacobus Jooste o melhor representante das equipas de clube.

A terceira etapa disputa-se neste domingo, numa viagem de 137 quilómetros com partida e chegada em Vila Nova de Paiva. O arranque está marcado para as 11h30 e a chegada para pouco antes das 15h00. Teoricamente, será o dia mais adequado para os homens rápidos, uma vez que o traçado comporta só duas subidas de terceira categoria, a última a distantes 55,7 quilómetros do final.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça das Américas: Maria Tomé e Miguel Tiago Silva em Salinas”


Maria Tomé e Miguel Tiago Silva serão os dois representantes da seleção portuguesa de triatlo na Taça das Américas que se realiza dia 24 de Abril, domingo, em Salinas, no Equador.

Maria Tomé cumpre a segunda prova internacional da época, depois do quinto lugar alcançado na Taça da Europa de Quarteira. “O objetivo é ir à procura de subir no ranking mundial de maneira a estar o melhor colocada possível quando começar a qualificação olímpica. Vou confiante e com vontade de me superar numa prova com condições desafiantes”, explica Maria Tomé.

Miguel Tiago Silva parte para a América do Sul com o objetivo de contrariar as más sensações que teve em Quarteira, e que não lhe permitiram fazer uma prova ao nível habitual. “Estou muito contente por estar em Salinas para representar mais uma vez o nosso país. Acima de tudo, quero ser o principal influenciador do resultado final da minha prova e usar os meus pontos fortes para que isso aconteça. Vou dar tudo o que tenho pelas pessoas que me apoiam e por Portugal”, sublinha o triatleta português.

A comitiva portuguesa é liderada pelo técnico Jorge Canuto.

 

Horários – 24 Abril – Domingo

 

Partida elite fem – 13H (Hora de Lisboa)

Parida elite masc – 15H (Hora de Lisboa)

Resultados e tempos parciais aqui:

https://www.triathlon.org/events/event/2022_americas_triathlon_cup_salinas

Fonte; Federação Triatlo Portugal

“Tadej Pogacar falha defesa do título na Liège-Bastogne-Liège”


Por: NFO

O ciclista esloveno Tadej Pogacar vai falhar a defesa do título na clássica Liège-Bastogne-Liège, na Bélgica, devido a problemas familiares, anunciou hoje a equipa UAE Emirates.

O bicampeão da Volta a França regressou na sexta-feira à Eslovénia para a acompanhar a namorada Urska Zygart, que perdeu a sua mãe.

"Infelizmente não estarei na partida da Liège-Bastogne-Liège amanhã [domingo] para defender o meu título. Os últimos dias foram difíceis e agradeço a todos pela sua compreensão", escreveu Pogacar nas suas redes sociais.

O esloveno, vencedor em 2021 e terceiro em 2020, será substituído na decana das clássicas e um dos monumentos do ciclismo pelo norte-americano Brandon McNulty.

Fonte: Lusa

“Rafael Reis cilindra a concorrência em Pinhel”


Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) venceu, na manhã deste sábado, a primeira etapa do Grande Prémio O Jogo, um contrarrelógio de 7,6 quilómetros, disputado em Pinhel.

Num exercício individual que apenas cinco corredores completaram em menos de dez minutos, o palmelense parou o cronómetro nos 9m24s. Rafael Reis teve no colega de equipa Luís Mendonça o corredor que mais se aproximou. Ainda assim, Mendonça gastou mais 19 segundos do que Reis. O terceiro foi José Gonçalves (W52-FC Porto), a 31 segundos do vencedor.

O desempenho no contrarrelógio permitiu à Glassdrive colocar-se também na frente da geral coletiva. O melhor jovem é Francisco Guerreiro (Efapel Cycling). O melhor corredor das equipas de clube é Lucas Lopes (Caja Rural/Alea).

A segunda etapa da competição corre-se ainda neste sábado. Começa em Pinhel, às 15h55, e termina em Trancoso, cerca das 17h40, depois de percorridos 69,2 quilómetros. Apesar de curta será mais uma etapa propícia a fazer diferenças. O tempo frio será mais um fator de endurecimento da corrida, que se soma às duas contagens de montanha, a última, de segunda categoria, em Casas Zabro, apenas a 9300 metros da meta.

A etapa vespertina deverá permitir ter uma melhor leitura da classificação. Se Rafael Reis marcou uma grande diferença para os demais, a generalidade dos candidatos tem poucos segundos de diferença entre si. O terreno ondulado de hoje já permitirá perceber melhor quais as intenções e as condições de cada um dos corredores.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com