quinta-feira, 17 de agosto de 2023

“84ª Volta a Portugal em Bicicleta – 8ª etapa”


Realiza-se esta sexta-feira 18 de agosto, a 8ª etapa da 84ª Volta a Portugal, que ligará Boticas a Fafe com 146,7 quilómetros.

Com partida simbólica em Boticas Avenida de Chaves pelas 13:40, chegada prevista a Fafe - Praça 25 de Abril pelas 17:47 horas.

Fica o mapa do trajeto e a altimetria.

Fonte: Podium




“Triatletas Melanie Santos e Maria Tomé em 47.º e 51.º lugar em teste para os Jogos Olímpicos”


Melanie Santos demorou 1:58.47 horas para concluir a prova enquanto Maria Tomé necessitou de mais cerca de um minuto

 

Por: Lusa

Fotos: Clarisse Henrique

As triatletas portuguesas Melanie Santos e Maria Tomé terminaram esta quinta-feira no 47.º e 51.º lugar, respetivamente, do evento de teste para os Jogos Olímpicos Paris2024, realizado na capital francesa, que foi vencido pela britânica Beth Potter.


Melanie Santos demorou 1:58.47 horas para concluir a prova, disputada em formato olímpico (1.500 metros de natação, 40 quilómetros de ciclismo e 10 quilómetros de corrida), enquanto Maria Tomé necessitou de mais cerca de um minuto, terminando com o tempo de 1:59.54.

Beth Potter impôs-se em 1:51.40 horas, batendo no sprint final, por seis segundos, a francesa Cassandre Beaugrand, enquanto a alemã Linda Lindem terminou no terceiro lugar, a 19 segundos da vencedora.

A prova de teste de triatlo de Paris'2024 realizou-se a menos de um ano do início dos Jogos Olímpicos, cuja cerimónia de abertura está marcada para 26 de julho de 2024, num percurso semelhante ao que será utilizado no mais importante evento desportivo mundial.

Fonte: Record on-line

“Stüssi fala em "sensação fantástica" por ser o novo camisola amarela da Volta a Portugal: «Estou nas nuvens»”


Ciclista suíço revelou, após triunfar no Larouco, que liderar a prova não era um objetivo

Por: Record com Lusa

 

Foto: Lusa/EPA

O suíço Colin Stüssi (Voralberg) subiu esta quinta-feira à liderança da 84.ª Volta a Portugal, após vencer a sétima etapa, no alto do Larouco, em Montalegre. Após a tirada de 162,6 quilómetros, entre Torre de Moncorvo e a meta no Larouco, o ciclista helvético disse estar "sem palavras".

"É uma sensação fantástica. Neste momento, estou nas nuvens. Estou um bocado sem palavras. Se calhar, preciso de uns minutos, de umas horas para perceber o que aconteceu. Estou tão feliz e agradecido pela equipa", começou por referir Colin Stüssi.

"A Volta a Portugal é uma corrida dura. Penso que não está acabada até ter acabado. Tens um momento mau, um momento de azar e a corrida pode potencialmente acabar. Neste momento, quero apenas correr dia a dia e veremos o que acontece depois do contrarrelógio", acrescentou.

Questionado sobre se a camisola amarela era um objetivo para a prova, o ciclista suíço foi taxativo. "Não. Quando cheguei cá, se toda a gente me dissesse que teria um lugar no top 10, teria assinado em baixo. Estou um pouco surpreendido comigo mesmo. Treinei bem, tive uma boa época até agora, sem uma vitória, mas uma boa época, com boas performances. Penso que agora tudo está a juntar-se", afirmou, para depois concluir: "Preciso de dois dias e depois veremos o que acontece [em Viana]".

Fonte: Record on-line

“Roglic vence terceira etapa e lidera Volta a Burgos”


Português Ivo Oliveira foi 61.º enquanto Iuri Leitão abandonou a corrida

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

O ciclista esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) subiu esta quinta-feira à liderança da Volta a Burgos, depois de vencer a terceira etapa, que ligou Sargentes de la Lora a Villarcayo, em Espanha.

No final do percurso de 183 quilómetros, que tinha uma contagem de montanha de categoria especial a menos de 40 quilómetros do final, Roglic venceu em 4:26.00 horas, o mesmo tempo do russo Aleksandr Vlasov (Bora-hansgrohe) e do britânico Adam Yates (UAE Emirates).

Na geral, o vencedor da última Volta a Itália tem 33 segundos de avanço sobre Vlasov e 38 sobre Yates.

O português Ivo Oliveira (UAE Emirates) foi 61.º, a 15.29 minutos, subindo a 79.º, a 18.30, enquanto Iuri Leitão (Caja Rural) abandonou a corrida.

Na sexta-feira, corre-se a quarta e penúltima etapa, com 157 quilómetros entre Santa Gadea del Cid e Pradoluengo, com a meta a coincidir com uma contagem de terceira categoria.

Fonte: Record on-line

“Gregário de Roglic na vitória no Giro suspenso por doping”


Alemão Michel Hessmann acusou substância proibida em 14 de junho

 

Por: Lusa

Foto: Getty Images

O ciclista alemão Michel Hessmann foi esta quarta-feira suspenso preventivamente pela equipa Jumbo-Visma, depois de ter dado positivo num controlo antidoping em 14 de junho.

De acordo com a equipa holandesa, no teste a Hessmann foi detetado um produto diurético, que está entre as substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidopagem.

O jovem alemão, de 22 anos, vai ficar suspenso preventivamente até que seja concluída a investigação.

Hessmann foi terceiro classificado na Volta a França do Futuro em 2022 e estreou-se numa grande Volta este ano, ao ser 33.º no Giro, no qual ajudou o esloveno Primoz Roglic a chegar à vitória final.

Fonte: Record on-line

“Glassdrive / Q8 / Anicolor dureza do Larouco retira à Glassdrive / Q8 / Anicolor a Amarela da Volta a Portugal”


Fotos: João Fonseca Photographer

Disputou-se hoje a 7.ª Etapa da 84.ª Volta a Portugal, com uma chegada dura ao alto do Larouco, em Montalegre, onde Artem Nych, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, deixou de ser o líder da prova, ao chegar em 12.º lugar. Frederico Figueiredo terminou na 5.ª posição, sendo o corredor da estrutura de Águeda com o melhor resultado do dia, ocupando o 7.º posto da Geral Individual. Nych está a 28 segundos do novo Camisola Amarela, Colin Stüssi (Team Vorarlberg), que conquistou a tirada desta quinta-feira.  


Mais um dia de montanha na Volta a Portugal, na extensão de 162,6 km entre Torre de Moncorvo e o alto da Serra do Larouco (Montalegre). Houve muitas movimentações, mas a fuga do dia apenas surgiu aos 72 km, com 12 unidades. A montanha de 1.ª categoria em Torneiros levou à aproximação dos escapados ao grupo onde estavam os favoritos. Mas foi na subida de Montalegre que se desenhou o desfecho da corrida. 

Um grupo com cerca de 40 unidade iniciou a subida até o alto do Larouco, com a Glassdrive / Q8 / Anicolor a impor o ritmo. Quando faltavam 4 km para a chegada, Artem Nych descolou. Mesmo com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de 1.ª categoria, a discussão seria ao sprint, entre seis corredores. O mais forte foi Colin Stüssi, com Frederico Figueiredo a ser o 5.º classificado, a 2 segundos. O corredor da Team Vorarlberg é agora o novo líder da Volta a Portugal, que tem proporcionado uma mudança constante de comandante, aumentando as emoções. 


Esta sexta-feira, dia 18, vai disputar-se a 8.ª Etapa. Trata-se de uma viagem com 146,7 km que vão ligar Boticas (13H40) a Fafe (17H35), sem grandes dificuldades montanhosas e que por isso vai voltar a privilegiar os roladores e sprinters. 

 

DECLARAÇÕES: 

 

Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor: “Hoje o Artem Nych não teve o seu melhor dia e passou algumas dificuldades na subida final. Sem conseguir comunicar com os colegas, tudo levou a que cedesse um pouco, mas ainda temos muita Volta a Portugal pela frente, há muita corrida até domingo e vêm aí dois dias decisivos, a terminar com o contrarrelógio final”.  


 

CLASSIFICAÇÕES: 

84.ª VOLTA A PORTUGAL 

7.ª ETAPA: Torre de Moncorvo – Montalegre, Serra do Larouco» 162,6 km 

 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 7.ª ETAPA

 

1.º Colin Stüssi (Team Vorarlberg), 04h16m59s 

2.º Luis Ángel Maté (Euskaltel-Euskadi), mt 

3.º António Carvalho (ABTF Betão-Feirense), mt 

5.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02s 

12.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 48s 

13.º James Whelan (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

26.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 04m49s 

55.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 22m359s 

62.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 23m34s 

63.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt


 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (7.ª Etapa) 

 

1.º Colin Stüssi (Team Vorarlberg), 32h25m12s 

2.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 28s 

3.º Luis Ángel Maté (Euskaltel-Euskadi), a 34s  

7.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m29s 

13.º James Whelan (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 04m49s 

29.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 22m06s 

48.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 51m27s 

49.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 52m17s 

88º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m43m22s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª Euskaltel-Euskadi, 97h18m57s 

2.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, a 02m01s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – LARANJA 

 

1.º Daniel Babor (Caja Rural-Seguros RGA), 100 Pontos 

5.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 66 Pontos 

21.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 13 Pontos 

33.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 6 Pontos 

44.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 2 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – BOLINHAS AZUIS 

 

1.º César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 69 Pontos 

14.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 12 Pontos 

21.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 7 Pontos 

37.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 2 Pontos 

38.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 2 Pontos 

39.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 2 Pontos 

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Volta a Portugal barba e cabelo para Colin Stussi”


Etapa 7 | Torre de Moncorvo - Montalegre [Larouco] 162,6 km

 

O suíço Colin Stussi é o novo líder da 84ª Volta a Portugal Continente. O corredor de 30 anos da equipa austríaca Vorarlberg venceu a etapa e trepou para a liderança a faltarem três dias para o fim da competição. Na gíria desportiva foi “barba e cabelo”, expressão para designar o claro domínio que atingiu nesta etapa.  Stussi destronou Artem Nych, o anterior comandante, para a segunda posição da Classificação Geral e passou a ter 28 segundos de vantagem. O russo vacilou aos três quilómetros e deixou o grupo da frente.


Em sete etapas já concluídas sem esquecer o Prólogo é a sexta Camisola Amarela que a prova tem este ano.

 

Sprint na Alta Montanha

 

A vitória de Colin Stussi foi discutida aos 1503 metros de altitude que fazem do Larouco a segunda montanha mais alta de Portugal. O suíço bateu-se ao sprint com Luis Angel Maté, António Carvalho e Henrique Casimiro. Frederico Figueiredo chegou dois segundos depois do quarteto.  


    

Os homens que melhor finalizaram esta etapa são também os que ocupam agora as primeiras posições da Classificação Geral. Além de Stussi e de Nych, o terceiro é Luis Angel Maté a 34 segundos, o quarto é Txomin Juaristi a 43 e Henrique Casimiro continua a ser o melhor português no quinto posto a 45 segundos do novo líder. Delio Fernandez, vencedor da etapa da Torre, ficou irremediavelmente afastado da luta pela Camisola Amarela ao gastar, em Montalegre, mais de 12 minutos.

 

César “agarrou-se” à Camisola da Montanha

 

O ataque final à Serra do Larouco escreveu a história principal da 7ª etapa onde a Montanha foi mais do que muita. Passavam apenas 20 quilómetros depois do início 

em Torre de Moncorvo e já se discutia um Prémio de 2ª categoria. Em Vila Flôr, o homem da Camisola das Bolinhas Azuis Europcar, César Fonte, no grupo mais adiantado tratava de dilatar a vantagem entre os trepadores. Na passagem pela 1ª categoria de Torneiros voltou a ser o primeiro.


Para além da discussão do título de “Rei dos Trepadores”, as habituais movimentações de fugas e contra-ataques manifestaram-se também na guerra pelas Metas Volantes onde foi mais visível a vontade de Leangel Linarez em somar Pontos enquanto Frederico Figueiredo, já em Montalegre, no derradeiro sprint intermédio, quis amealhar segundos de bonificação.

 

Descontentamento na Fuga

 

O único ciclista a representar o país de origem da equipa Vorarlberg, formação austríaca é Moran Vermeulen, O corredor esteve na fuga do dia, mas esteve descontente. Primeiro porque António Ferreira, colega de fuga, não colaborava, ou seja, não puxava na frente. Depois porque, segundo ele, a dupla boavisteira, César Fonte e Luís Fernandes não estavam a ajudar devidamente, sendo estes os mais interessados por causa dos Pontos da Montanha. O austríaco chegou mesmo a pedir para falar com o carro da equipa axadrezada, situação inusitada que causou surpresa entre os comissários que não atenderam ao pedido “estranho” de Vermeulen. Apesar do descontentamento na fuga a festa foi austríaca no fim.

 

A Sexta Amarela Continente

 

É significativa a troca de lideranças no comando da Volta, sinal de competitividade desportiva quando, à partida, alguns “comentadores” perspetivavam uma prova amorfa e sem grandes rivalidades que pudesse animar os amantes da modalidade. Afinal em oito dias de Volta já vamos na sexta Camisola Amarela Continente. Está ainda tudo por decidir tal e qual como na Classificação por Pontos, Camisola Laranja Galp. A vantagem do checo Daniel Babor sobre Leagel Linarez é de apenas cinco pontos. 


Mais clara e distinta é a liderança no Prémio de Montanha. Pelo segundo dia de prova consecutivo César Fonte ganhou vantagem na Camisola Europcar. Outra classificação claramente estabelecida é a da Juventude, Camisola Branca Jogos Santa Casa para corredores nascidos após janeiro de 2001. Afonso Eulálio, após um trabalho exímio a puxar António Carvalho terminou a etapa no quinto lugar e está de “pedra e cal”.

O Prémio Combinado Carclasse que soma a Classificação Geral, dos Pontos e da Montanha desde que o corredor esteja envolvido nas três classificações pertence ao líder Colin Stussi.

 

Volta vai “Acelerar” em Fafe

 

A antepenúltima etapa da 84ª Volta a Portugal Continente vai para a estrada esta sexta-feira entre Boticas e Fafe. Será o dia mais curto com apenas 146,7 quilómetros explicando-se por isso o horário mais tardio de Partida, 13h40.

Depois da dureza que foi chegar à Serra do Larouco, a Montanha vai dar algumas tréguas ao pelotão. O percurso tem três contagens, mas pouco significativas desviando-se a atenção da etapa para as Metas Volantes bonificadas de Salamonde, Póvoa de Lanhoso e Fafe. Haverá uma primeira passagem no local da Meta Final a faltarem pouco mais de 32 quilómetros para o fim.

Esta etapa tem a particularidade de voltar a utilizar na parte final um troço de terra batida habitual do Rali de Portugal, o segmento da Casa do Penedo.  O “sterrato” vai certamente proporcionar uma atmosfera diferente, vibrante e apaixonada das gentes locais que não só vibram com o rali como com a Volta a Portugal.

Fonte: Podium

“Piloto irlandês Kris Meeke confirmado no Caramulo Motorfestival”


Vencedor de cinco provas no WRC e da 50ª edição do Rally de Portugal

 

O piloto irlandês Kris Meeke acaba de ser confirmado como uma das estrelas da 18ª edição do Caramulo Motorfestival, que decorrerá nos próximos dias 8, 9 e 10 de Setembro na serra do Caramulo.

Ao longo da sua carreira iniciada ao volante de um Peugeot 106 em 2001, Kris Meeke teve já passagens pelas equipas oficiais da Mini, Citroën e Toyota no mundial de ralis. Conhecido pela sua rapidez e audácia ao volante, Meeke conquistaria a sua primeira vitória na cúpula dos ralis internacionais na Argentina em 2015, a qual dedicaria ao malogrado Colin McRae, sua inspiração e apoio vital ao longo do início do seu percurso.

Kris Meeke conta com um palmarés que inclui cinco vitórias no Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), das quais destacamos a conquistada no Rally da Finlândia em 2016 onde bateu o recorde de média de velocidade mais alta registada numa prova do WRC, sendo ainda o primeiro piloto britânico a vencer a prova e igualmente a obtida no Rally de Portugal, nesse mesmo ano, no evento que comemorava a 50ª edição da prova realizada no nosso país. Actualmente é piloto oficial do Team Hyundai Portugal no Campeonato de Portugal de Ralis, tendo-se estreado logo com uma vitória no Rally Terras D’Aboboreira realizado no passado mês de Abril.

Com um trajecto que remonta aos seus tempos como engenheiro na equipa M-Sport, Kris Meeke estreia-se na edição deste ano do Caramulo Motorfestival, integrado naquela que é a terceira presença consecutiva do Team Hyundai Portugal no evento, juntando-se assim a mais de 20 pilotos já confirmados naquele que é o maior festival motorizado em Portugal.

Fonte: Museu Caramulo/Parceria Revista Notícias do Pedal

“Óbidos Cycling Team Gabriel Casal demonstra resistência no exigente GP Capodarco”


Por: Helena Dias

Foi com resistência e muita garra que a Óbidos Cycling Team concluiu a 51ª edição do GP Capodarco, disputada a uma média de 41,640 km/h e com Gabriel Casal a finalizar uma das provas italianas mais exigentes e de alto nível mundial sub-23.

O GP Capodarco teve um total de 180 quilómetros, desenrolando-se em duas partes. Um primeiro circuito mais plano de 10,5 quilómetros, em Pianeggiante del Lungomare, ao qual o pelotão deu cinco voltas, seguindo-se um circuito mais montanhoso de 17,7 quilómetros em Capodarco, ao qual foram dadas sete voltas. Esta segunda parte da corrida foi composta por uma subida de 3,7 quilómetros de extensão, com pendentes entre os 4% e os 6%, e antes da última volta os ciclistas passaram pelo centro histórico de Capodarco onde, a 500 metros da meta, enfrentaram uma rampa de 200 metros em empedrado e a 15% de inclinação.


Desde cedo, a corrida foi bastante atacada com vários ciclistas a tentarem consolidar uma fuga. Mas o terreno plano favoreceu o ritmo da perseguição efectuada pelo pelotão, não deixando nenhuma fuga surtir efeito. Chegados à primeira ascensão de Capodarco o cenário mudou, pois o terreno inclinado favoreceu o ataque de oito corredores: Anders Foldager (Biesse-Carrera), Michiel Lambrecht (Bingoal WB Development Team), Filippo D’Aiuto (General Store-Essegibi-F.Lli Curia), Cole Kessler (Israel Premier Tech Academy), Nicolò Pettiti (Sias Rime), Matteo Ambrosini (Team Colpack Ballan CSB), Marco Schrettl (Tirol KTM) e Andrea Bruno (Hopplà-Petroli Firenze-Don Camillo). Mais tarde juntou-se ainda Federico Iacomoni (Sias Rime). Os nove fugitivos chegaram à derradeira subida com cerca de 1 minuto de vantagem para um quarteto perseguidor.


À falta de 3 quilómetros para a meta, o italiano Iacomoni tentou a sorte, sendo correspondido pelo norte-americano Cole Kessler, mas ambos sem sucesso. A 2 quilómetros foi a vez do italiano Matteo Ambrosini, de 21 anos, desferir um novo ataque, conseguindo abrir um espaço para os companheiros de fuga e manter uma curta vantagem, que lhe valeu a vitória do GP Capodarco. Gabriel Casal cruzou a meta no 79º lugar.

 

Classificação Geral:

 

1º Matteo Ambrosini (Team Colpack Ballan CSB) 4h19m22s

2º Filippo D’Aiuto (General Store-Essebigi-F.Lli Curia) a 1s

3º Anders Foldager (Biesse-Carrera) mt

79º Gabriel Casal (Óbidos Cycling Team) a 5m48s

Fonte: Equipa Óbidos Cycling Team



“Tavfer - Ovos Matinados -Mortágua dia de descanso dos miúdos e graúdos na Volta a Portugal”


Ciclistas da equipa Tavfer - Ovos Matinados- Mortágua passam o dia com os (mini) atletas do BTTábua

 

 As escolas de ciclismo têm desempenhado um papel crucial na formação e no desenvolvimento de jovens ciclistas, proporcionando-lhes a oportunidade de explorar seu potencial, adquirir habilidades essenciais e nutrir sua paixão pelo ciclismo. A equipa Continental UCI Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua acredita que o contato com ciclistas profissionais, é um potenciador da modalidade e fonte de inspiração e motivação para os aspirantes a ciclistas.

Com este mote, a equipa Tavfer - Ovos Matinados- Mortágua decidiu dinamizar um leque de atividades direcionadas à próxima geração de ciclistas. No dia de descanso da Volta a Portugal, convidou a escola de ciclismo BTTábua e a Associação de Ciclismo da Beira Alta a passarem o dia com os ciclistas profissionais da equipa que estão a discutir a 84ª Volta a Portugal. Os mini- ciclistas passaram a manhã com os atletas profissionais, tiveram direito a fazer parte do treino do dia do descanso e ainda almoçaram com os atletas no Hotel Quinta dos Cedros - Celorico da Beira.


Neste dia celebramos a importância das escolas de ciclismo e o impacto positivo que o contato com ciclistas profissionais pode ter na vida dos jovens entusiastas. Ao unir forças, estamos a construir uma base sólida para o futuro do ciclismo, preparando os atletas, motivando e contribuindo para uma modalidade mais vibrante e inclusiva.

Já está disponível o novo episódio da minissérie "Alta Voltagem", uma produção exclusiva que vos permitirá entrar nos emocionantes bastidores da equipa Tavfer - Ovos Matinados -Mortágua nossa durante a 84ª Volta a Portugal, hoje focado nos nossos convidados especiais.

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer - Ovos Matinados -Mortágua

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com