sábado, 22 de julho de 2023

“Jonas Vingegaard nas nuvens com vitória no Tour: «Quase não consigo acreditar»”


Ciclista dinamarquês diz ter apreciado a batalha com Tadej Pogacar

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

Jonas Vingegaard está maravilhado com a sua segunda vitória consecutiva na Volta a França, à qual promete voltar para tentar ganhar novamente, após ter desfrutado de todos os dias que passou de amarelo nesta edição.

"A segunda também é verdadeiramente fantástica. Claro que ainda há a etapa de amanhã [domingo], até Paris, temos de ser cautelosos, não fazer nada estúpido, mas é maravilhoso conseguir a minha segunda vitória na Volta a França. Quase não consigo acreditar", declarou ainda na entrevista rápida após o final da 20.ª etapa, na qual foi terceiro.

Até na última tirada a valer o dinamarquês da Jumbo-Visma, de 26 anos, batalhou com o seu arquirrival Tadej Pogacar (UAE Emirates), que levou a melhor na chegada a Le Markstein, mas não conseguiu evitar que, pelo segundo ano consecutivo, seja ele o 'vice' de Vingegaard em Paris.

"Foi definitivamente uma luta louca que tivemos ao longo destas três semanas e penso que foi uma corrida muito, muito boa de se ver, e também para nós. Apreciei verdadeiramente a batalha que tive com o Tadej neste Tour", reiterou, assumindo que desfrutou de todos os dias que passou de amarelo nesta edição, o que aconteceu desde a sexta etapa.

O tímido líder da Jumbo-Visma sabe que "nunca teria conseguido fazer isto sem a equipa fantástica" que o rodeia, elogiando todos na formação neerlandesa por terem-no apoiado todos os dias e os seus colegas por terem estado "tão bem nas últimas três semanas".

"Tínhamos um plano e executámo-lo todos os dias, como queríamos. Eles foram tão bons todos os dias. Acho que não tenho qualquer memória má deste Tour. Tudo correu como planeado. Não tenho nada mau a dizer", notou.

Depois, em declarações aos jornalistas, o virtual bicampeão do Tour recusou-se a revelar qual era o tão mencionado plano da sua equipa, uma ideia que repetiu à exaustão dia após dia. "Não posso explicar o plano, porque se o Tadej o conhecer, já saberia como é a nossa forma de agir e não pode ser", sustentou.

Vingegaard reconheceu também ter-se sentido mais confiante nesta 'Grande Boucle', por comparação às anteriores em 2021, foi segundo atrás de Pogacar, uma vez que conhece os seus pontos fortes e tanto ele quanto a equipa souberam aproveitá-los.

Após uma temporada em que, ao contrário do seu grande rival, correu muito pouco e selecionou com dedo clínico as quatro provas em que participou antes do Tour ganhou três delas e em que não teve contratempos, como aconteceu no ano passado, o dinamarquês diz agora ter outros objetivos, embora a Volta a França seja sempre o principal.

"É uma corrida especial. Ainda é cedo para dizer, mas voltarei ao Tour para vencer novamente", afirmou, salientando os "muitos sacrifícios" que teve de fazer, nomeadamente estar mais de 150 dias longe da família (a mulher e a filha), que o acompanharam nesta edição.

O camisola amarela, que tem 7.29 minutos de vantagem sobre Pogacar, abordou ainda a evolução que sofreu na sua forma de ser, confessando que aprendeu a gerir melhor a pressão, até perante os meios de comunicação social, mas também nas cerimónias protocolares.

"Preciso de mais tempo para responder a essa pergunta. Daqui a uma semana saberei. No ano passado, aguentei bem, a nível mental é duro, mas preciso de tempo", respondeu, ao ser questionado sobre se este Tour tinha sido mais duro física ou psicologicamente.

Fonte: Record on-line

“Diretor da Jumbo-Visma e as diferenças no Tour: «Vimos ciclistas a beber cervejas no dia de descanso»”


Richard Plugge explica desta forma o porquê da sua equipa ser tão forte

 

Foto: Getty Images

Para lá de ter garantido que na sua equipa não há qualquer ciclista da sua equipa que esteja a utilizar substâncias proibidas, Richard Plugge considerou que a diferença gritante que se viu neste Tour'2023 entre a sua Jumbo-Visma e as demais reside também nos hábitos. E até dá o exemplo de uma equipa francesa, que segundo o diretor da formação holandesa na segunda-feira abusou na... cerveja.

"Olhamos para os outros e vemos o que eles fazem. Por exemplo, ficamos no mesmo hotel que uma equipa francesa no dia de descanso. Vimos ciclistas beberem grandes cervejas. O álcool é um veneno, especialmente quando estás cansado, pois ficarás ainda mais. No início da última semana do Tour, que é a mais importante, tens de ser muito cuidadoso com o que bebes e comes. Na nossa equipa ninguém bebe álcool, porque dá cabo de ti, nem mesmo aqueles que não competem devem consumir. Abrimos as nossas portas, respondemos a todas as questões. Mas vocês têm de olhar para o outro lado. Porque isso também explica parte das experiências, não apenas para nós, mas contra os outros", considerou Richard Plugge, que este sábado celebrou a já certa vitória final de Jonas Vingegaard.

Ora, apesar de não ter falado em nomes, o homem-forte da Jumbo referia-se à Groupama-FDJ. E o diretor da equipa francesa não gostou mesmo nada do que ouviu. "É pobre, lamentável, mesquinho, vergonhoso... Deixa-o calar-se, deixa-o ficar com a boca fechada. No dia de descanso há normalmente uma pequena celebração. A equipa técnica bebe cervejas, mas os ciclistas apenas bebem Perrier [água]. No dia seguinte os nossos ciclistas não perderam nenhum tempo. Dois dias depois tivemos quatro na fuga. Não vou rebaixar-me ao nível dele. Estou para lá de irritado. Ele deve estar chateado comigo porque não concordou com ele na AIGCP [associação de equipas de ciclismo]. Pobre, pobre, pobre...", atirou Marc Madiot, em declarações ao 'Le Parisien'.

Fonte: Record on-line

“Tour: Pogacar ganha penúltima etapa, mas Vingegaard garante vitória final na geral”


No domingo, Vingegaard será consagrado como bicampeão da Volta a França, no final dos 115,1 quilómetros entre Saint-Quentin-en-Yvelines e Paris

 

Por: Lusa

O ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) confirmou hoje que, no domingo, vai revalidar o título na Volta a França, ao ser terceiro na 20.ª e penúltima etapa, ganha pelo esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates).

Para conquistar a segunda vitória nesta edição e a 11.ª da carreira no Tour, o líder da juventude e segundo da geral impôs-se ao sprint no final dos 133,5 quilómetros montanhosos entre Belfort e Le Markstein, batendo o austríaco Felix Gall (AG2R Citroën) e o camisola amarela, respetivamente segundo e terceiro na tirada, com as mesmas 03:27.18 horas do vencedor.

No domingo, Vingegaard será consagrado como bicampeão da Volta a França, no final dos 115,1 quilómetros entre Saint-Quentin-en-Yvelines e Paris, subindo ao pódio novamente na companhia do esloveno, ‘vice’ pelo segundo ano consecutivo, a 07.29 minutos, e do britânico Adam Yates, também da UAE Emirates, que é terceiro na geral a 10.56.

Fonte: Sapo on-line

“Ciclista italiano de 17 anos morre após queda em prova na Áustria”


Jacopo Venzo, que foi retirado do local de helicóptero, não resistiu aos ferimentos

 

Por: Record

Foto: Campana Imballaggi Geo&Tex Trentino/Facebook

Jacopo Venzo, um jovem ciclista italiano de 17 anos, morreu na última madrugada depois de uma queda sofrida numa descida da primeira etapa da Volta à Alta Áustria, em juniores.

O acidente aconteceu ontem e o corredor foi retirado de helicóptero para um hospital em Linz, onde viria a morrer durante a noite.

"É com lágrimas nos olhos e com o coração partido que anunciamos que o nosso júnior, Jacopo Venzo, nos deixou. Foi vítima de uma gravíssima queda ontem na descida da primeira etapa da Volta à Alta Áustria", explicou a equipa, Campana Imballaggi Geo&Tex Trentino, no Facebook.

"O Jacopo era um jovem extraordinário, com um futuro no desporto e sobretudo na vida, por isso isto dói-nos ainda mais", acrescenta a equipa, pedindo que seja preservada a privacidade da família.

A organização cancelou a prova, que contava com a participação de 140 corredores. Várias equipas estão a receber ajuda por parte de psicólogos.

Fonte: Record on-line

“Grande Prémio do Minho 2ª etapa”


Etapa para Pablo Antunez e amarela para Daniel Moreira

 

Por: José Carlos Gomes

O espanhol Pablo Antunez (ElectroMercantil/GR 100) ganhou hoje a segunda etapa do Grande Prémio do Minho – Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023, uma viagem de 107,9 quilómetros, com início e final em Oliveira Santa Maria, Vila Nova de Famalicão. Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta) é o novo dono da camisola amarela.

A etapa foi animada por um grupo de oito corredores, que se destacou com cerca de metade do percurso ultrapassado. Manuel Marques (ABTF Betão/Bairrada), Dinis Moura (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), Bruno Lopes (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact), Eñaut Otegui (Limousin Oriako), Koen Veenemans (Occitane), Pablo Antunez (Electromercantil/GR100), David Ferreira (Paredes/Fortunna) e André Guia (Centro de Ciclismo de Loulé) foram os agitadores de serviço e chegaram a ter uma vantagem na cada dos dois minutos.


A equipa Reclamos Callejo, mostrando confiança na capacidade de Juan Hermosa, assumiu a perseguição, a partir do pelotão, em defesa da camisola amarela do seu chefe-de-fila. Na subida de Pedome, o grupo da frente desmembrou-se e o pelotão ficou mais perto dos três escapados que resistiram em posição mais adiantada: Bruno Lopes, Pablo Antunez e Eñaut Otegui.

Apesar do esforço de perseguição do grupo principal, os fugitivos chegaram à meta em condições de discutirem a etapa. O mais rápido foi Pablo Antunez, um segundo antes de Enãut Otegui e Bruno Lopes. O pelotão só chegaria 1m09s depois do vencedor da etapa, uma margem suficiente para que a geral se mantivesse em discussão entre os quatro corredores que ontem se destacaram dos demais.

Sem bonificações, o desempate dá-se por pontos. E Daniel Moreira assume a dianteira na geral, embora com o mesmo tempo de Juan Hermosa, Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) e Fabricio Crozzolo (Volvo Arregui/Cya/Hegotarrak), que, por esta ordem, ocupam as posições imediatas.


As restantes classificações mantêm os mesmos comandantes, Tiago Santos, na montanha, Fabricio Crozzolo, nos pontos, e Daniel Moreira, melhor júnior de primeiro ano e primeiro na classificação dos minhotos. Por equipas manda a Volvo Arregui/Cya/Hegotarrak.

O Grande Prémio do Minho termina neste domingo, no território que lhe dá nome em 2023, em Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto. A etapa de 89,2 quilómetros começa (12h00) e termina (14h30) no Campo da Agonia.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça das Nações de Juniores Femininas País Basco”


Daniela Simão no grupo da frente na Bizkaikoloreak

 

Por: José Carlos Gomes

Daniela Simão foi hoje a melhor portuguesa na primeira etapa da Bizkaikoloreak, prova da Taça das Nações de Juniores Femininas, que decorre até amanhã no País Basco.

A primeira etapa, com partida e chegada em Abadiño, teve 65 quilómetros disputados a alta velocidade, o que partiu o pelotão em vários grupos. “Foi um ritmo infernal desde a partida, imposto pelas seleções mais fortes a nível mundial”, descreve o selecionador nacional, José Luis Algarra.

Apesar da juventude da equipa portuguesa, com três das quatro corredoras a serem ainda juniores de primeiro ano, o desempenho agradou ao selecionador nacional. “Estou muito feliz com o desempenho das corredoras e com o resultado. Os progressos são notórios desde que iniciámos este trabalho no ano passado”, considera José Luis Algarra.

Daniela Simão foi a corredora que cortou a meta mais à frente, entrando no primeiro pelotão de 39 unidades, na 36.ª posição. A corredora portuguesa chegou com o mesmo tempo da vencedora, a britânica Cat Ferguson, que, há uma semana, sagrou-se vice-campeã europeia de omnium, em Anadia.

As restantes ciclistas nacionais chegaram no segundo grande grupo, todas na primeira metade da classificação, a 2m33s das melhores. Marta Carvalho foi 46.ª, Raquel Dias terminou no 51.º posto, dois lugares acima de Rita Tanganho.

Na geral, mercê das bonificações, Cat Ferguson comanda com o mesmo tempo da francesa Celia Gery. A britânica Imogen Wolff é a terceira, a 6 segundos. Daniela Simão ocupa o 36.º posto, a 12 segundos. As restantes portuguesas estão todas a 2m35s. Marta Carvalho é 46.ª, Raquel Dias 51.ª e Rita Tanganho 53.ª.

A Seleção Portuguesa é 12.ª na geral por equipas, entre 26 coletivos que iniciaram a competição.

As grandes dificuldades da corrida estão guardadas para a etapa de domingo, 72,1 quilómetros com partida e chegada em Iurreta. A tirada começa às 10h00 e atravessa três prémios de montanha, todos nos derradeiros 25 quilómetros.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Já conhece o novo Grupo Passeios de Cicloturismo Portugal…”


Por: José Morais

O Grupo Passeios de Cicloturismo Portugal foi recentemente criado no Facebook, criado a 19 de junho de 2023, o mesmo tem como objetivo não deixar morrer a modalidade, e ao mesmo tempo, divulgar todos os passeios de cicloturismo no nosso país, eventos que deveriam de ser divulgados nos respetivos calendários, e não surgem, ou quando isso acontece-se fora de horas.

Este espaço, aberto a todos que queiram colaborar, podem divulgar qualquer passeio sem restrições, podendo assim chegar a todos, podem ainda aderir ao Grupo, e ao mesmo tempo pedir adesão ao mesmo e fazer assim também o seu pedido de adesão, podendo assim receber todas as notícias e novidades.

Fica aqui a morada para acederem e aderirem, e partilhem, para bem do cicloturismo nacional.

Entre aqui e tome conhecimento deste grupo: www.facebook.com/groups/807718284041407

Boas pedaladas.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com