sábado, 10 de outubro de 2020

“Marcelo Rebelo de Sousa garante que vitória na Volta "foi de todos os portugueses"”


Presidente da República esteve com o vencedor Amaro Antunes e Delmino Pereira, presidente da federação de ciclismo

Por: Lusa

Foto: EPA

O Presidente da República recebeu este sábado, no Porto, o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo e o vencedor da Volta a Portugal, dizendo que a vitória de Amaro Antunes foi "também uma vitória de todos os portugueses".

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou a determinação do presidente da FPC, Delmino Pereira, quando, "numa das piores fases da pandemia", foi a Belém pedir o apoio do Presidente da República para organizar a prova.

"Esta Volta é uma prova, não só da visão do presidente Delmino Pereira, mas também da força do ciclismo em Portugal. O ciclismo é um desporto popular. Não há criança que não sonhe ter uma bicicleta. Todos nos lembramos do que significava a Volta, o povo a ir para as estradas e vibrar com a passagem dos ciclistas", disse.

Para Marcelo Rebelo de Sousa a realização da Volta a Portugal revela que "este desporto não morreu nem deixou de ser popular".

"A Volta era um sinal de que o país estava vivo, no meio da pandemia estava vivo. Acompanhei as oito etapas e logo no início o Amaro disse que vinha para ganhar. E foi assim. Isso é uma lição para todos. Nós portugueses quando entramos numa coisa é para ganhar", salientou o Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa referiu ainda que "no próximo ano tudo será diferente", mas que, no entanto, esta será a "vitória mais saborosa de todas as provas".

"Para o ano será diferente. Regressaremos à data habitual, às etapas habituais, regressaremos àquilo que foi a história da volta durante uma vida. Esta vitória deve ser recordada como uma vitória única, também contra a pandemia, o medo, a adversidade, a crise. Ao vencer a volta estava em nome de todos nós a vencer esses desafios. E por isso felicito Amaro Antunes. Vai ser a vitória mais saborosa da vida dele. Até pode vir a ganhar o Tour, a Vuelta, o Giro... Nada vai ser tão saboroso como esta vitória", referiu.

O vencedor da Volta a Portugal, Amaro Antunes, que ofereceu uma camisola amarela ao Presidente da República, não escondeu a felicidade pela conquista e admitiu sentir-se "realizado".

"Para mim esta corrida foi satisfatória, a vitória foi algo com que sempre sonhei. Estou muito feliz e ainda um pouco emocionado, mas realizado", disse.

Delmino Pereira defendeu que a Volta a Portugal deste ano "foi uma onda de alegria que se ofereceu a todos os portugueses", num momento complicado.

"Podemos dizer hoje que foi uma Volta a Portugal feliz. Foi uma demonstração de que é possível acontecerem os eventos grandes e históricos nestes tempos difíceis, desde que tenhamos disciplina, rigor, e tenhamos a paixão de fazer sempre o bem", disse.

Fonte: Record on-line

“Equipa Portugal/Daniela Campos campeã europeia de eliminação”


Por: José Carlos Gomes

Daniela Campos conquistou hoje o título europeu júnior de eliminação no Campeonato da Europa de Pista que decorre em Fiorenzuola d’Arda, Itália. Iuri Leitão vice-campeão europeu sub-23 na corrida por pontos.

A corredora portuguesa foi claramente a mais forte em pista, procedendo a várias seleções de valores, quando já restavam apenas as melhores atletas em competição. Daniela Campos, confiante, fez a movimentação que decidiu quais as três corredoras que sobravam para disputar as medalhas e, na volta final, atacou para vencer isolada e conquistar a medalha de ouro.


A ciclista da Equipa Portugal alcançou a primeira medalha de ouro pessoal em grandes competições internacionais, sendo acompanhada no pódio pela checa Gabriela Bartova e pela representante dos Países Baixos Daniek Hengeveld.

“A Daniela Campos melhorou muito face à anterior corrida neste Europeu, controlando os fatores importantes da prova. É um título magnífico, muito importante para a Daniela, porque lhe dá um impulso de desenvolvimento futuro”, considera o selecionador nacional de pista, Gabriel Mendes.

Horas depois foi a vez de Iuri Leitão voltar a colocar a bandeira de Portugal no mastro junto ao pódio. O minhoto sagrou-se vice-campeão europeu sub-23 na corrida por pontos. Iuri Leitão esteve quase toda a corrida em posição de pódio, mas perdeu o lugar de honra à entrada para o último terço da competição.

No entanto, a volta e meia do final, Iuri Leitão arrancou poderoso para ser o primeiro a passar a meta na última volta, aquela em que a pontuação a dobrar. A vitória no derradeiro sprint garantiu a Iuri Leitão dez pontos, que, somados aos que amealhara nas voltas anteriores, significaram a medalha de prata, com um total de 34 pontos, tantos como o terceiro classificado, o alemão Richard Banusch, e o quarto, o suíço Mauro Schid. O russo Gleb Syritsa venceu, confortavelmente, com 66 pontos.


“O Iuri teve um momento de transcendência, fazendo 800 metros no máximo das suas capacidades. Ultrapassou os corredores que vinham em fuga e triunfou no último sprint, feito essencial para podermos chegar ao pódio. Foi o corolário de corrida muito dura, perante adversários muito fortes”, descreve Gabriel Mendes

Em três dias de competição no velódromo ao ar livre italiano, a Equipa Portugal soma quatro medalhas. Às duas de hoje juntam-se a prata de Iuri Leitão na eliminação sub-23 e o bronze de Maria Martins em scratch.

A ribatejana também competiu neste sábado, sendo a 11.ª classificada na corrida por pontos de sub-23 femininas, uma prova ganha pela italiana Silvia Zanardi.

O programa de competição de hoje e amanhã foi alterado em virtude de o velódromo ser ao ar livre e de prever-se chuva para domingo. De momento, prevê-se que Maria Martins corra a prova de eliminação às 15h00 de domingo, antecedendo 20 minutos a entrada em pista de Iuri Leitão para o Scratch.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Campeonato Nacional de Fundo”


Melissa Maia campeã nacional de elite

Por: José Carlos Gomes

Melissa Maia (Farto-Aguas do Paraño) conquistou hoje o título nacional de fundo na categoria de elite feminina, impondo-se, ao sprint, na corrida de 88 quilómetros, disputada em Castelo Branco. Também foram disputados os títulos femininos de cadetes, juniores e masters, assim como os títulos de paraciclismo.

Quatro corredoras mantiveram-se na luta pelo título nacional de elite até aos metros finais. Melissa Maia, que em 2020 já se sagrou campeã de rampa, foi a mais forte, completando os 88 quilómetros em 2h32m39s, o mesmo tempo das duas corredoras que a acompanharam no pódio, Marta Branco (Maiatos) e Júlia Ru (Korpo Activo/Penacova). Celina Carpinteiro (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ) falhou o pódio por 4 segundos.

Em juniores também foi animada a disputa do título, numa corrida com menos uma volta ao circuito e um total de 66 quilómetros. Beatriz Roxo (NRV – Academia Ciclismo de Paredes) bateu Beatriz Pereira (Bairrada) por 1 segundo e Sofia Gomes (Vilanovense/COREVA/DUOREP) por 4 segundos.

Ligeiramente mais desequilibrada foi a competição de cadetes, que se desenrolou em 44 quilómetros. Mariana Líbano (Maiatos) ganhou com 10 segundos de margem sobre Catarina Moutinho (Extromosul/Hotel Alísios/Cenmais) e com 59 segundos à melhor sobre Beatriz Silva (Proteu Cycling Team/Casa do Povo da Retorta).

Tal como as cadetes, as masters cumpriram 44 quilómetros. Impuseram-se a master 30 Nádia Mendes (CE Gonçalves/Azeitonense), a master 40 Ana Neves (Bike & Nutrition Shop) e a master 50 Natália Mendes (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ).

Campeões de Paraciclismo

Hoje foi também o dia para encontrar os campeões nacionais de fundo nas diferentes classes de paraciclismo, que tiveram pela frente um circuito de 7 quilómetros percorrido cinco vezes.

A classe com maior participação foi a C5, com sete corredores à partida. Hélder Maximino (360º Bike Trail/Mundimat/CC Aldeia Paio Pires) foi o mais forte, seguido por Manuel Ferreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e por Cláudio Carvalho.

As classes H3 e H4 contaram com três concorrentes cada uma. Em H3 brilhou mais João Pinto (Belmira Cruz/CC Portimão/Mir), que partilhou o pódio com Diogo Oliveira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Sérgio Gomes (Descobre Destreza Associação Desportiva). Flávio Pacheco (Crédito Agrícola/Almodôvar Paracycling) sagrou-se campeão em H4, diante de Rúben Garcia (CD Metralhas) e Luís Ramos.

Bernardo Vieira conquistou o título em C1, Telmo Pinão (Casa do Benfica MMV/APCA/Paracycling) foi o melhor C2, Paulo Teixeira (Rodabike/ACRG/Gondomar) não teve concorrência em C3, João Monteiro (Mozinho RT Martos Pellets Valvoline) impôs-se em C4, João Marques (ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra) celebrou na classe D e Luís Costa (Belmira Cruz/CC Portimão/Mir) somou mais um sucesso em H5.

O programa do Campeonato Nacional de Fundo continua, neste domingo, em Castelo Branco. Às 10h00 será dado o tiro de partida para os 66 quilómetros da corrida de cadetes. Os juniores vão disputar 88 quilómetros, a partir das 14h30.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“João Almeida promete "dar o melhor" para manter camisola rosa: «Vão atacar»”


Português terá na etapa 9 um dos mais importantes 'exames' à sua liderança

Por: Lusa

O ciclista português João Almeida (Deceunick-Quick Step) garantiu este domingo que irá "dar o melhor" na dura nona etapa de domingo para manter a camisola rosa, símbolo da liderança na Volta a Itália, que conserva desde a terceira tirada.

"Vai ser uma etapa importante para a classificação geral e tenho a certeza de que os ciclistas vão atacar para ganhar tempo, enquanto eu tentarei defender a minha 'maglia rosa'. Juntamente com a equipa, trabalhámos muito na última semana e vou dar o meu melhor para manter a camisola", garantiu, ao site da sua equipa.

O atleta das Caldas da Rainha continua líder no Giro, após a oitava etapa, vencida, isolado, pelo britânico Alex Dowsett (Israel Star-up Nation). "Hoje foi um dia tranquilo, durante o qual pudemos descansar as pernas para domingo, pois ninguém queria ir atrás de quem atacou", explicou, referindo-se a um sexteto que cedo avançou na tirada e deixou o pelotão a quase 14 minutos do vencedor.

João Almeida foi 17.º, integrando o pelotão liderado pelo australiano Michael Matthews (Sunweb), sétimo, a 13.56 minutos, e continua na frente do Giro, proeza que vai cimentando desde a terceira tirada. "Os últimos sete dias foram muito difíceis e stressantes, por isso as equipas queriam ter uma etapa mais fácil antes de domingo, que será um dia bastante difícil e com muita escalada", completou.

O português tem 43 segundos de avanço sobre o espanhol Pello Bilbao (Bahrain) e 48 sobre o holandês Wilco Kelderman (Sunweb), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

No domingo, véspera do primeiro dia de descanso, disputa-se a nona etapa, com 208 quilómetros a ligar San Salvo a Roccaraso, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de primeira categoria de 9,6 quilómetros e com subidas até 12% de declive.

Fonte: Record on-line

“Dowsett: "Espero que isso ajude a continuar com mais uma temporada"”


O corredor britânico de 32 anos não tem contrato assinado para o próximo ano

Para a sombra dos grandes vencedores nas voltas de três semanas é um pelotão ao qual pertence o britânico Alex Dowsett, que conquistou sua segunda vitória no 'cor-de-rosa' sete anos depois na etapa 8 do Giro de Itália.

Este triunfo aguarda o vice-campeão israelense start up Nation que lhe permitirá continuar correndo na próxima temporada por não ter contrato: "Tem sido um ano muito difícil, com muita incerteza, tentando ver o que vai acontecer no próximo ano, há muitos nervos desde janeiro e espero que isso ajude a continuar correndo outra temporada".

O jogador de roller e time trial não teve nada fácil, embora o pelotão tenha esquecido o palco em busca de economizar energia para o dia difícil da montanha de domingo. "Uma vitória como esta quando você envelhece significa muito. Estou gostando, aqui com meus colegas e vou aproveitar com minha família também", refletiu sorrindo em linha com o gol.

Joy compartilha com sua equipe, que por sua vez recebe sua primeira fase em grande fase desde sua fundação há dois anos. Imersos em um processo de conversão com a assinatura de Chris Froome, eles esperam que este não seja o último: "É um grande alívio para a equipe, já estivemos por aí muitas vezes. O Tour de France lutou e agora esta vitória é grande. Isso mostra que é sempre alcançado.

Fonte: Marca

“Simon Yates testa positivo à Covid-19 e abandona Giro”


Restante equipa com resultados negativos

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista britânico Simon Yates acusou positivo à covid-19 e retirou-se hoje do Giro, pouco antes do arranque da oitava etapa da Volta a Itália, tornando-se no primeiro caso de um corredor em grandes voltas.A equipa Mitchelton anunciou o abandono do seu chefe de fila, que já se encontrava algo longe da liderança do português João Almeida, mas que era ainda um aspirante a uma presença no pódio de uma corrida em que chegou a usar a camisola rosa, símbolo da liderança, por 13 dias, há dois anos.

Segundo foi revelado pela equipa australiana, o corredor britânico apresentou sintomas muito ligeiros nas horas que se seguiram à chegada da sétima etapa, em Brindisi.

"A equipa médica mandou realizar imediatamente um teste rápido, que indicou um resultado positivo. Um segundo teste confirmou o primeiro", precisou a Mitchelton.

O ciclista, que ocupava a 21.ª posição da prova, já a 3.52 minutos de João Almeida, continua a manifestar sintomas ligeiros e agora vai cumprir um período de quarentena.

"Os corredores e o restante 'staff' submeteram-se igualmente a um teste rápdo, que deu resultado negativo para todos", adianta a Mitchelton na nota, equipa que recebeu 'luz verde' da organização do Giro para se manter em prova, devendo submeter-se, durante os próximos dias, a vários testes, por precaução.

O Giro, a exemplo do Tour francês, tem previsto vários momentos de deteção da covid-19, antes da corrida e nos dois dias de descanso, mas as equipas têm liberdade de elas mesmas efetuarem os seus testes como medidas suplementares de segurança, após surgirem os primeiros indícios da doença.

No Tour de França, quatro pessoas do 'staff' de quatro diferentes equipas (nenhum corredor) tiveram um resultado positivo nos exames realizados durante o primeiro dia de prova, bem como o diretor da corrida, Christian Prudhomme. Todos os resultados deram negativo na segunda vaga de deteção.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e sessenta e três mil mortos e mais de 36,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Fonte: Record on-line

“João Almeida segura camisola rosa no Giro após a 8.ª etapa”


Etapa foi ganha pelo britânico Alex Dowsett

Por: Record

Foto: EPA

O ciclista português João Almeida (Deceuninck-Quick Step) manteve este sábado a camisola rosa, símbolo da liderança na volta a Itália, na oitava etapa ganha, em solitário, pelo britânico Alex Dowsett (Israel Star-up Nation).

Os 200 quilómetros que ligaram Giovinazzo a Vieste, com duas contagens de montanha, foram cumpridos em 4:50.09 horas, tendo Dowsett batido por 1.15 minutos um trio comandado pelo italiano Salvatore Puccio (INEOS).

João Almeida chegou no pelotão, liderado pelo australiano Michael Andrews (Sunweb), sétimo, a 13.56 minutos, e continua na frente do Giro.

Com mais um dia de rosa, no domingo será o sexto consecutivo com a camisola de líder, o ciclista de 22 anos irá superar o recorde histórico de Joaquim Agostinho como ciclista português que mais tempo passou na liderança de uma edição de uma Grande Volta.

Fonte: Record on-line

“Feirense compete em Espanha na Clássica de Ordizia”


Na próxima segunda-feira, 12 outubro, a equipa Feirense compete em Espanha na 97ª Prueba Villafranca-Ordiziako Klasika, competição de categoria 1.1 do calendário Europeu UCI.

Com expectativas elevadas, depois ter alcançado o pódio em 2019 com o 2º lugar de Jesus Del Pino, a equipa irá abordar Ordizia com o objetivo de ser protagonista na corrida mais antiga do calendário espanhol.

 

O director desportivo Joaquim Andrade selecionou os seguintes sete corredores:

António Ferreira (Por)

Fábio Oliveira (Por)

Gonçalo Amado (Por)

Jesus Arozamena (Esp)

Oscar Pelegrí (Esp)

Rafael Ferreira (Por)

Rafael Reis (Por)

 

A prova terá transmissão na íntegra em direto no canal youtube da prova: https://www.youtube.com/watch?v=e_dUDWeBQRw

 


O início da Clássica de Ordizia está marcado para as 10h (9h em Portugal) e a chegada prevista para as 13h50 (12h50 Portugal) e terá um total de 165,7 quilómetros, em circuito, com partida e chegada em Ordizia-

As principais dificuldades montanhosas serão: Alto de Abaltzisketa, 3ª cat., 3,1 km de extensão a 7,3% de pendente média (km 21,1 / km 52,8 / km 84,5 / km 119,8 / km 155,1) e o Alto de Altzo, 3ª cat., 2,6 km de extensão a 6,1% de pendente média (km 109,7 / km 145).

Opinião do Diretor Desportivo, Joaquim Andrade: “Vamos para esta importante Clássica do calendário espanhol com a responsabilidade de honrar o excelente 2º posto de 2019, tentaremos ser protagonistas aproveitando a rodagem da Volta a Portugal.”

Fonte: Equipa Ciclismo Feirense

“Equipa Portugal/Raquel Queirós 16.ª no Campeonato do Mundo de XCO”


Por: José Carlos Gomes

Raquel Queirós foi hoje a 16.ª classificada na prova de cross country olímpico (XCO) para sub-23 do Campeonato do Mundo de BTT, que decorre em Leogang, Áustria.

A corredora portuguesa correspondeu às expectativas, apesar de a prova decorrer num terreno muito pesado, devido à lama, ao qual os ciclistas nacionais estão pouco acostumados em provas de XCO.

Raquel Queirós pedalou a um ritmo sempre próximo das 15 melhores em cada volta, quebrando apenas ligeiramente na fase final da corrida, cruzando a meta no 16.º lugar, a 9m30s da vencedora, a francesa Loana Lecomte. O pódio completou-se com a húngara Blanca vas Kata, a 1m11s da medalha de ouro, e com a holandesa Ceylin del Carman Alavarado, a 2m42s.

“A Raquel Queirós esteve muito bem. A pista revelou-se muito exigente, parecendo uma pista de ciclocrosse, devido à lama e à terra, mas a Raquel respondeu bem e teve um resultado dentro do que poderíamos esperar para hoje”, descreve o selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário.

Num Mundial em que a Equipa Portugal participou de olhos colocados no futuro, daí que tenham sido convocados apenas juniores e uma sub-23, aguarda-se pela possibilidade de ver a bandeira nacional no pódio. Poderá acontecer entre os juniores de Downhill (DHI), dado que Gonçalo Bandeira foi terceiro e Nuno Reis décimo na qualificação, disputada ontem.

A evolução das condições meteorológicas ditará a realização da final, na manhã de domingo, ou a definição da classificação através dos resultados na manga de apuramento. A ambição é muita na comitiva nacional. “Se ficasse assim, tínhamos uma medalha garantida, mas queremos que haja final. Os nossos corredores estão motivados, querem correr e acreditam que podem melhorar face à descida de ontem”, revela Pedro Vigário.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com