segunda-feira, 30 de maio de 2022

“Mtb Aldeias do Xisto Trophy está de regresso”


Prova acontece nos dias 3, 4, e 5 de junho

 

Por: Carla Carrinho

Agendado para os dias 3, 4 e 5 de junho, o Mtb Aldeias do Xisto Trophy é uma prova dirigida especialmente a ciclistas amadores, mas com características semelhantes a uma prova profissional. Com três etapas, a competição percorre cerca de 163km nos trilhos Btt dos concelhos de Vila de Rei, Proença-a-Nova e Castelo Branco, com passagem pelas Aldeias do Xisto de Água Formosa, Figueira, Sarzedas e Martim Branco.


As Aldeias do Xisto, em parceria com a Cabreira Solutions, promovem a 2.ª edição do Mtb Aldeias do Xisto Trophy. Agendada para os dias 3, 4 e 5 de junho, esta prova direcionada a ciclistas amadores explora as potencialidades dos Centros Cyclin' Portugal - Aldeias do Xisto e os trilhos Btt dos concelhos de Vila de Rei, Proença-a-Nova e Castelo Branco, com passagem pelas Aldeias do Xisto de Água Formosa, Figueira, Sarzedas e Martim Branco, respetivamente. No total, os participantes pedalam cerca de 163km. As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas em aldeiasdoxistomtbtrophy.com. Pode planear a sua estadia em bookinxisto.com, onde encontra toda a oferta turística disponível nas Aldeias do Xisto.

Vila de Rei é o palco da primeira etapa da competição, no dia 3 de junho. Ao longo de 45km, os participantes vão conhecer e sentir um território com um património histórico riquíssimo. Neste dia, não vai faltar a passagem pelo ex libris do concelho: o marco que assinala o Centro Geodésico de Portugal. Situado na serra da Melriça, a cerca de 600m de altitude, proporciona uma vista a 360º que, em dias limpos, alcança a serra da Estrela, a quase 100km de distância. A Aldeia do Xisto de Água Formosa é, claro, ponto de passagem obrigatório.


Proença-a-Nova é o centro nevrálgico da segunda etapa, no dia 4 de junho, que contabiliza 60kms. Os participantes vão conhecer os trilhos do Centro Cyclin' Portugal da Praia Fluvial da Fróia. O percurso passa pela Aldeia do Xisto de Figueira e em locais como a ponte romana sobre a Ribeira da Pracana, a ponte filipina do Malhadal ou a Torre de Vigia projetada por Siza Vieira, no topo da Serra das Talhadas, também com uma vista de 360º sobre Proença-a-Nova e os concelhos vizinhos. Aqui, atletas e acompanhantes podem ainda visitar o Centro Ciência Viva da Floresta ou as Portas do Almourão, onde se avistam espécies raras de fauna e flora.

A 5 de junho, o terceiro dia da prova começa e termina em Castelo Branco. Nesta etapa da consagração de vencedores e finishers, os atletas são desafiados para um percurso de 58km, que decorre entre as paisagens urbanas e rurais do concelho, com passagem pelas Aldeias do Xisto de Sarzedas e Martim Branco, percorrendo assim os trilhos do Centro Cyclin' Portugal de Sarzedas. A Estação Arqueológica do Monte de São Martinho, o Cruzeiro de São João, os portados quinhentistas da zona antiga, o castelo, a Cerca da Vila e o Jardim do Paço são apenas alguns dos elementos a que vale a pena prestar atenção.

 

Nova abordagem ao ciclismo

 

Mais que uma prova, o MTB Aldeias do Xisto Trophy é uma nova abordagem aos eventos de ciclismo e está dimensionado para o que são as condições específicas deste destino. Conjuga a oferta hoteleira com infraestruturas e equipamentos especializados e a cultura de bicicleta, reunindo características equivalentes às de uma prova profissional. Em simultâneo, afirma-se como uma iniciativa que promove o convívio, incentivando a partilha de experiências entre participantes.

O MTB Aldeias do Xisto Trophy é também um evento sustentável e amigo do ambiente, promovendo a limpeza dos trilhos, antes e depois das etapas, e sensibilizando os participantes a trazerem de volta as embalagens utilizadas durante o percurso.


 

   

Projeto Cyclin'Portugal

 

As Aldeias do Xisto juntaram-se, desde a primeira hora, ao projeto Cyclin' Portugal, que afirma este território como um destino de excelência para a prática de ciclismo, profissional ou amador. A iniciativa resulta de um protocolo entre as Aldeias do Xisto, a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Turismo Centro de Portugal e conta com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo.

Procurando reunir cada vez mais e melhores condições para o acolhimento de amantes de desporto ao ar livre, as Aldeias do Xisto têm vindo a apostar e a apoiar a criação de infraestruturas, tendo sido pioneiras no lançamento de conceitos como os Centros Cyclin’ Portugal ou os Bikotel. No âmbito deste projeto, as Aldeias do Xisto acolheram já eventos nacionais e internacionais, como a Clássica Aldeias do Xisto, os campeonatos europeu e nacional de Downhill ou a Taça da Europa e de Portugal da mesma modalidade, aos quais se junta agora o MTB Aldeias do Xisto Trophy.

Fonte: Multicom

 

“Europeu Sprint triatlo: Batista de bronze nos sub-23”


Ricardo Batista venceu a medalha de bronze do escalão sub-23 nos campeonatos da Europa de Triatlo Sprint, que se disputaram esta sexta-feira e sábado em Olsztyn, na Polónia.

“Uma medalha é sempre uma medalha. É sempre um orgulho subir ao pódio pelo meu País, mas gostava de ter estado ali na luta pela vitória. Sabia que esta não era a distância que me encaixava melhor nesta altura, mas gostava de ter repetido o título do ano passado. Nem sempre é possível. Agora é recuperar e pensar já na próxima”, explica Ricardo Batista.

O triatleta português completou os 300 metros de natação,  8km de bicicleta e 2km de corrida, em 00:23:39, a apenas sete segundos do vencedor do escalão sub-23, o alemão Simon Henseleit, e a dois segundos da prata assegurada pelo britânico Daniel Dixon. Na classificação absoluta (elites e sub-23), Ricardo Batista garantiu o oitavo lugar, a 12 segundos do vencedor, o alemão e campeão da Europa, Valentin Wernz. Na mesma prova, Tiago Fonseca foi 15º nos sub-23, 27º na classificação absoluta.

Nas elites femininas, destaque para o 9º lugar de Madalena Almeida, que terminou a prova com 00:25:44, a 32 segundos da vencedora, a alemã Nina Eim. Também Maria Tomé correu com as elites, apesar de idade sub-23, e terminou em 12º lugar do seu escalão e na posição 21 da geral.

Nos Juniores, Matilde Santos foi 11ª e Gustavo do Canto terminou no 24º lugar.

 

Filipe Marques 4º no Paratriatlo

 

O dia das finais do Europeu começou com a disputa dos títulos de paratriatlo (triatlo adaptad). Filipe Marques completou a prova em 00:47:59, o que lhe garantiu o quarto lugar da geral. O português ficou a 27 segundo do pódio composto pelo vencedor, o alemão, Martin Shulz, pelo britânico Michael Salisbury, e pelo outro britânico George Peasgood.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Sprint: Pedro Gaspar e Helena Carvalho campeões nacionais triatlo”


Pedro Gaspar e Helena Carvalho, ambos do Outsystems Olímpico de Oeiras, são os novos campeões nacional de triatlo sprint (750 m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida), ao vencerem a prova que se disputou este domingo (29 de Maio) em Oeiras.

No sector masculino, o atleta do clube da terra superiorizou-se à concorrência no segmento de corrida. Depois de 20 km de ciclismo, onde parte deles foram cumpridos com Miguel Tiago Silva isolado na liderança, a corrida começou com um quarteto praticamente junto: Pedro Gaspar, Miguel Tiago Silva, Alexandre Montez e João Mansos. Na última volta dos 5km de corrida, Pedro Gaspar saltou para a liderança e nunca mais a largou. A segunda posição foi garantida por Miguel Tiago Silva, também do Outsystems Olímpico de Oeiras, e o último lugar do pódio foi fechado pelo sportinguista João Mansos.


Nas mulheres, Helena Carvalho fez a prova sozinha. A atleta do Outsystems Olímpico de Oeiras saiu da água isolada, fez todo o percurso de ciclismo apenas na companhia da mota da organização e correu sem concorrência. O lugar de vice-campeã nacional ficou para Inês Oliveira, do Sporting Clube de Portugal, e o último lugar do pódio do campeonato nacional foi assegurado por Inês Rico, do Alhandra SC.

No escalão de juniores, o título nacional ficou para Tomás Teixeira, do CNCVG, e para Maria Rodrigues, do Outsystems Olímpico de Oeiras.

Na prova de paratriatlo, José Freire (PTS5)  do Sporting Clube de Portugal e Rodolfo Alves (PTVI), do Ludens Clube de Machico, sagraram-se campeões nacionais nas respectivas classes.

Todos os resultados aqui: XXXV Triatlo de Oeiras - Federação de Triatlo de Portugal (federacao-triatlo.pt)

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Van der Poel depois do Giro, agora vem o Tour”


Por: José Morais

Com o final do Giro de Itália, Mathieu van der Poel o chefe de fila da Alpecin-Fenix, que foi este ano o primeiro líder do Giro a vestir a Magali Rosa, o qual cumpriu os seus objetivos, considerando-se mais competitivo, prepara-se agora para o Tour de França.

Para o ciclista holandês o alvo no Giro era sem dúvida a  camisola rosa, o qual funcionou bem, e no final até se divertiu, dizia Van der Poel, depois de ter terminado no terceiro lugar da geral, com o ciclista a dar nas vistas durante as três semanas, estando em fugas na montanha, e impressionou o seu nível nas subidas, mas sempre disse nunca lutar pela camisola de líder pela sua equipa.

O chefe de fila da Alpecin-Fenix dizia no final que esperava estar pronto para o Tour de França, depois de alguns dias de descanso merecido, voltará aos treinos, em especial de altitude, Van der Poel irá estar a treinar em Livigno, na Itália, onde seguirá depois até ao Tour de frança sem fazer qualquer corrida. 

“Continente dá nome à Camisola Amarela da 83ª Volta a Portugal em Bicicleta”


Associada ao maior evento desportivo do verão português, desde o ano passado quando, pela primeira vez, assumiu o patrocínio da Camisola da Montanha, a marca Continente assume agora o “main sponsor” da Volta a Portugal em Bicicleta apresentando-se como Patrocinador Principal da competição à qual também empresta o seu nome.

A Grande Partida da 83ª Volta a Portugal Continente será em Lisboa. De 4 a 15 de agosto, a prova sai para a estrada com o símbolo do Continente estampado no icónico amarelo da Camisola que desde 1927 representa vitória e liderança.

Na edição deste ano, haverá cidades estreantes para receber as estrelas do pelotão que vão pedalar ao longo de 10 etapas.

No recente acordo com a Podium Events, responsável pela organização do evento, o Continente decidiu potenciar esta parceria contribuindo para a dinâmica da modalidade que continua a apaixonar e a cativar portugueses em todos os quadrantes geográficos e sociais. Mais do que simples competição, a Volta é um verdadeiro fenómeno intergeracional.


“A Volta a Portugal em Bicicleta é um evento nacional de referência que tem vindo a cativar adeptos de várias gerações ao longo dos anos e o Continente não conseguiu ficar indiferente a esta paixão. Após ter assumido o patrocínio da Camisola de Montanha em 2021, é com muito orgulho que nesta 83.ª edição somos o patrocinador principal da competição. Queremos estar onde estão os nossos clientes, contribuir e partilhar o entusiasmo que se vive pelas várias zonas do país, das mais rurais às urbanas, e que só uma prova como a Volta a Portugal em Bicicleta consegue proporcionar. Esta parceria reflete a importância do desporto, promove a portugalidade, a união e a proximidade que o Continente defende enquanto marca, levando estes valores por todo o país”, explica Tiago Simões, Diretor de Marketing do Continente.

Líder no retalho alimentar em Portugal há mais de 35 anos, o Continente passa a ser o principal fornecedor alimentar da caravana voltista, assumindo as refeições das quase duas mil pessoas que diariamente tornam possível esta prova em constante movimento durante quase duas semanas, entre outros visitantes.

A equipa da Podium, agradece a confiança demonstrada pelo do Continente ao associar-se à Volta!

“Acreditamos que são marcas com muito em comum, estando reunidas condições para mais uma parceria de sucesso por muitos anos”. a equipa Podium Events

Fonte: Podium

“Anadia 2022 Campeonato da Europa”


Falta um mês para começar o Campeonato da Europa em Anadia

 

Por: Ana Nunes

Começou a contagem decrescente para o Campeonato da Europa que vai realizar-se no concelho de Anadia entre 30 de junho e 19 de julho. Pela primeira vez, um único concelho recebe três semanas de competição pelos títulos europeus de Btt, estrada e pista, nas categorias de sub-23 e sub-19.

O concelho de Anadia, sede do Centro de Alto Rendimento de Ciclismo, será a capital do ciclismo europeu, esperando-se a presença de milhares de visitantes, entre atletas, staff das seleções e adeptos, nacionais e internacionais. A festa do ciclismo em todo o seu esplendor vai fazer-se notar em diferentes locais do concelho, através das competições de três vertentes olímpicas do ciclismo.

Tudo vai começar no dia 30 de junho, primeiro dos quatro dias de corrida dedicados ao Btt, na pista permanente de Xco de Tamengos. Nesta vertente estarão em disputa onze títulos europeus, distribuídos por quatro disciplinas: cross country olímpico (Xco), eliminação Btt (Xce), cross country curto (Xcc) e estafeta mista (Xcr).

“É um percurso com quase 4 quilómetros, com muita fluidez e pouco acumulado. Não tendo subidas muito longas, existe um equilíbrio da componente técnica e da componente física. Há duas ou três zonas muito importantes e que merecem bastante atenção, duas subidas mais íngremes e, a nível de obstáculos, diria ainda o último ‘rock garden’, que é mais longo. Estes três pontos podem decidir a corrida”, adianta o selecionador nacional de Btt, Pedro Vigário, a propósito da pista de Xco.

Logo na semana a seguir às competições de Btt, arranca o Campeonato da Europa de Estrada. Nos dias 7 e 8 de julho Sangalhos será palco da disputa dos títulos europeus de contrarrelógio.

Nos dias 9 e 10 de julho, a caravana muda-se para o Complexo Desportivo de Anadia, local de partida e chegada das provas de fundo.

O programa de estrada abre com os contrarrelógios individuais, dia 7. No dia seguinte serão atribuídos pela primeira vez títulos europeus de contrarrelógio misto (masculinos e femininas em equipa) nas categorias de sub-23 e sub-19. As provas de fundo encerrarão o programa, com sub-19 no sábado e sub-23 no domingo.

“O contrarrelógio tem uma distância considerável, sobretudo para os juniores. O percurso tem um início mais duro e com algumas subidas, seguido de algumas zonas de falsos planos, propícias a terem vento de frente ou de lado. O contrarrelógio tem outra parte bastante técnica, na qual os corredores passam pelo meio das casas, com um pequeno topo na parte final. É um percurso muito bonito e bem desenhado”, afirma o selecionador de estrada, José Poeira, que, a propósito das provas de fundo, faz a seguinte avaliação: “O percurso não tem subidas muito complicadas, mas há alguns pontos a ter em atenção. Dentro de Anadia há uma subida a quatro quilómetros da meta que, volta após volta, acabará por trazer alguma dificuldade. No final, a reta da meta é a subir, com uma inclinação de 5%, mais ou menos. Penso que, todo o percurso, com as várias passagens acabará por ir trazendo alguma dificuldade aos corredores, principalmente as várias passagens na subida mais longa que vamos ter, que é no Monte Crasto”.

O Campeonato da Europa de Pista, a vertente do ciclismo em que Portugal tem conquistado mais medalhas desde a inauguração do Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia, encerra o programa, entre 14 e 19 de julho.

O ciclismo de pista é um espetáculo visual, mas também sensorial, fazendo parte da emoção a vibração da pista, o som das bicicletas no contacto com a madeira, o esforço dos ciclistas sentido de perto. Por isso, nada melhor do que assistir às competições ao vivo. Mas para quem não o puder fazer, a Federação Portuguesa de Ciclismo irá fazer a transmissão em direto das provas do europeu de pista nas suas páginas no Facebook e no YouTube.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Clube de Natação de Torres Novas no Campeonato da Europa de Triatlo de Olsztyn”


Ricardo Batista de bronze no europeu triatlo super_sprint

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Depois da primeira medalha internacional conquistada em 2022 por um triatleta português ter vindo para Torres Novas, através da prata conquistada por Gustavo do Canto na taça da europa de juniores na Turquia, a segunda também veio para Torres Novas. Ricardo Batista do Clube de Natação de Torres Novas, conquistou a medalha de bronze no campeonato da europa de triatlo em distância super sprint (300m/natação, 8kms/ciclismo e 2 kms/corrida) na categoria de sub-23 ao terminar no 3º lugar na final que se disputou em Olsztyn na Polónia, no sábado, 28/maio.


Ricardo Batista, campeão europeu de sub-23 há um ano, em Kitzbühel, na Áustria, terminou no 8º lugar na final conjunta de elites e sub-23, depois de ter vencido a sua semifinal no dia anterior.

Para Ricardo Batista “Uma medalha é sempre uma medalha. É sempre um orgulho subir ao pódio pelo meu país, mas gostava de ter estado ali na luta pela vitória. Sabia que esta não era a distância que me encaixava melhor nesta altura, mas gostava de ter repetido o título do ano passado. Nem sempre é possível. Agora é recuperar e pensar já na próxima”.

Na Polónia, estiveram presentes mais 5 atletas do Clube de Natação de Torres Novas, e ainda na final conjunta de elites e sub-23, Erwin Vanderplancke foi 13º classificado, Tiago Fonseca alcançou o 15º lugar em sub-23 (27º à geral), enquanto em femininos, Maria Tomé terminou no 12º lugar em sub-23 (21ª à geral).

Gustavo do Canto esteve presente na final principal da categoria de juniores, terminando na 24ª posição, enquanto João Nuno Batista, resultando do apuramento das semifinais realizadas no dia anterior, participou na final B, concluindo na 10ª posição.


As finais foram disputadas debaixo de alguma chuva e uma temperatura ambiente que rondava os 7 graus positivos, o que condicionou a prestação dos nossos atletas, não estando tão habituados a estas condições climatéricas.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas





“Clube de Natação de Torres Novas no Challenge de St. Pölten”


João Ferreira 4º lugar na Áustria


Por: Paulo José Catarino Vieira

No domingo, 29/maio, o atleta do Clube de Natação de Torres Novas, João Ferreira alcançou um excelente 4º lugar no Challenge de St. Pölten na Áustria, depois de à cerca de um mês terminar no 5ºlugar na Gran Canária, e de ter vencido o Azores Triatlhon a 8/maio e a 1ª etapa do nacional longo de clubes em  Caminha a 15/maio.

Em mais uma prova de longa distância (1900m/natação, 90kms/ciclismo e 21kms/corrida), João Ferreira concluiu a sua prova em 3h49m22s, a 20 segundos do pódio, mas feliz com o seu desempenho, nomeadamente no segmento de corrida, e com o desejo de que para a próxima talvez possa estar no pódio de um Challenge.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas


“Equipa de Ciclismo Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic - CRP Ribafria na XIV Volta ao Concelho de Almodôvar”


CRP Ribafria vence duas etapas na XIV Volta ao Concelho de Almodôvar

 

Decorreu no fim-de-semana, 28 e 29 de maio, a XIV Volta ao Concelho de Almodôvar em Ciclismo, sendo esta, uma das provas com mais mítica no calendário nacional master, e que conta sempre com a presença de quase todas as equipas nacionais, nesta edição marcaram presença 138 atletas em representação de 24 equipas nacionais.


A equipa de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra/Dinazoo / Riomagic participou nesta prova com dez ciclistas da sua equipa (João Letras, Jorge Letras, Hélder Pereira, Paulo Simões, Jorge Marques, Daniel Ferreira, Pedro Dias, Gonçalo Filipe, Aníbal Santo e João Camocho).

A primeira etapa e início da XIV Volta ao Concelho de Almodôvar, decorreu na tarde do dia 28, com partida em Almodôvar e chegada ao Alto de Santa Clara, etapa composta por 107 km e cerca de 2000 metros de acumulado.


Os atletas do Grupo Parapedra/Dinazoo / Riomagic estiveram sempre na discussão da etapa, com João Letras, conquistar a camisola verde, após a passagem nas duas metas volantes do dia.

Após a passagem do último prémio de montanha da etapa, o pelotão fracionou e deu-se uma fuga de três ciclistas.

Até a meta, apenas viria a ser alcançado um ciclista em fuga, tendo o João Letras do CRP Ribafria cortado a meta em 3º lugar, mas com a diferença em mais de um minuto para o vencedor.


Nesta primeira etapa a equipa Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic colocou dois atletas nos 10 primeiros lugares (João Letras em 3º e Jorge Marques em 9º lugar), vestindo João Letras a camisola verde (líder das metas volantes), coletiva mente a equipa conquistou o 3º lugar e João letras o segundo lugar no seu escalão.

No dia seguinte, da parte da manhã, decorreu a 2.ª etapa composta por 72,6 km, com partida em Santa Cruz e chegada a Almodôvar, com a etapa a ser praticamente controlada pela pelotão, vindo a acabar ao sprint, com João Letras do Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic a vencer a etapa, mantendo-se tudo igual na classificação por equipas, escalões e camisola verde. Nesta etapa Gonçalo Filipe não alinhou a partida por motivos profissionais e Paulo Simões foi vítima de avaria, tendo perdido cerca de 3 minutos na etapa, João camocho também abandonou por motivos de saúde.


Para a última etapa, que decorreu da parte da tarde, composta por um circuito fechado de 10 voltas que perfazia um total de 45 km. A etapa tinha 3 metas volantes, com João Letras a vencer duas metas volantes e pontuar na terceira e assim consolidando a vitória da camisola verde.

A dureza do circuito foi fracionando o pelotão, ficando o grupo reduzido a 20 atletas, sendo a vitória da etapa discutida ao sprint, com João Letras mais uma vez a impor-se e a vencer a etapa.


Coletivamente o Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic conquistava também 3º lugar por equipas.

O Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic obteve um resultado bastante positivo nesta XIV Volta ao Concelho de Almodôvar, vencendo duas das três etapas da prova, conquistando a camisola verde, o 3º lugar da geral individual e o 3º lugar coletivamente.  João Letras foi também o 2º classificado no escalão elites.

 

Contas feitas no final da 13.ª Volta ao concelho de Almodôvar:


 

3º Lugar a geral individual

3º Lugar geral final equipas

1º Lugar Geral Classificação das metas volantes

2º Lugar Geral Classificação elites

Vencedores da segunda e terceira etapa.

Congratulamo-nos e estamos orgulhosos dos nossos atletas pelos resultados obtidos, é certo que não conseguimos vencer a geral individual, e aproveitamos para felicitar os vencedores, mas estivemos sempre na luta e representámos com grande evidencia e destaque o CRP Ribafria e todos os patrocinadores.

Fonte: Equipa de Ciclismo Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic - CRP Ribafria










“Clube de Natação de Torres Novas no Triatlo de Oeiras”


Seis atletas do CNTN no top 10 no nacional individual de triatlo sprint

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Na praia da Torre em Oeiras, disputou-se este domingo, 29/maio, o Campeonato Nacional Individual de Triatlo Sprint (750m/natação, 20 kms/ciclismo e 5kms/corrida) com uma prova destinada apenas aos escalões de elites e juniores de ambos os géneros, e o Clube de Natação de Torres Novas a conseguir colocar 3 atletas masculinos e 3 atletas femininos no top 10 desta competição.

Gonçalo Oliveira ficou a um lugar do pódio, na 4ª posição, Lucas Jouin e Guilherme Pires, concluíram nos 7º e 10º lugares, enquanto no setor feminino, Ana Ramos foi a melhor atleta do clube de natação torrejano no 6º lugar, Joana Miranda foi 8º classificada e Beatriz Ferreira 9ª. Fora do top 10, classificaram-se ainda Abel Afonso no 22º lugar, no seu regresso à competição, e na prova feminina, Joana Oliveira terminou na 12ª posição e Catarina Moutinho na 17ª (5ª júnior).

No início da manhã, teve lugar a prova destinada aos grupos de idade, com Luis Moleiro a alcançar o 2º lugar no grupo de idades 20-24 anos, Adriano Correia a vencer o grupo de idades 30-34 anos, Artur Conde a terminar na 34ª posição no mesmo grupo, e David Paiva no seu regresso às provas, a concluir no 6º lugar do grupo de idades 35-39 anos.

Por último, ao início da tarde, teve lugar a prova de seleção Youth (cadetes), com a vitória a sorrir desta vez a Manuel Bartolomeu do CNTN, logo seguido por Pedro Afonso Razões, ambos apurados para a Taça da Europa de juniores que se realiza em Tizsaujvaros na Hungria em meados de julho, Martim Salvador terminou na 5ª posição, Manuel Dias foi 16º e Francisco Borges 19º classificado. Em femininos, Claúdia Orvalho e Mafalda Leirião terminaram na 14ª e 15ª posições.

No próximo sábado, 4/junho, disputa-se a 1ª etapa do nacional de triatlo por clubes em Peniche, e o Clube de Natação de Torres Novas irá começar a defender o título de campeão nacional alcançado na época de 2021.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Vincenzo Nibali "feliz" pelo quarto lugar no Giro mas a temporada "ainda não acabou"”


Ciclista italiano frisa que "há alguns objetivos ainda nos próximos meses"

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

O ciclista italiano Vincenzo Nibali (Astana) mostrou-se "feliz" pelo quarto lugar final na 105.ª edição da Volta a Itália, mas recordou que a época, após a qual se vai retirar, "ainda não acabou".

"Estou feliz por estar aqui, por acabar esta corrida com um bom resultado, quarto na geral, e posso dizer que estou feliz com isso. Foi um Giro duro, mas lindo, que tentei viver dia a dia com o apoio da equipa e de todos os adeptos", explicou, após a 21.ª etapa, um contrarrelógio individual em Verona.

Ter visto tantos adeptos "a gritar o nome desde o início, em cada etapa e até à meta", permitiu-lhe lidar com o "muito cansaço" que sentia, limitando-se a gerir a vantagem para outros candidatos ao quarto posto.

"A chegada à Arena de Verona foi muito emocional, e estou a viver grandes momentos. Tenho sentido imenso apoio de toda a gente", descreveu.

Para a frente, "é tempo de descansar e recuperar", porque pode estar às portas de terminar a carreira, uma em que se tornou um de apenas sete ciclistas a vencer as três grandes Voltas o Giro em 2013 e 2016, o Tour2014 e a Vuelta2010 , mas "a época ainda não acabou".

"Há alguns objetivos ainda nos próximos meses", atirou o 'Tubarão', de 37 anos.

O australiano Jai Hindley (BORA-hansgrohe), de 26 anos, sucedeu ao colombiano Egan Bernal, que tinha triunfado em 2021, e é o segundo australiano a vencer uma grande Volta, depois de Cadel Evans ter conquistado o Tour2011, acabando 1.18 minutos à frente do equatoriano Richard Carapaz (INEOS), segundo classificado, com o espanhol Mikel Landa (Bahrain Victorious) em terceiro, a 3.24, e Nibali em quarto, a 9.02.

O 'crono' final, de 17,4 quilómetros em Verona, foi ganho pelo campeão italiano da especialidade, Matteo Sobrero (BikeExchange-Jayco), com um tempo de 22.24 minutos, à frente de dois neerlandeses, Thymen Arensman (DSM), segundo a 23 segundos, e Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix), terceiro a 40.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com