segunda-feira, 21 de agosto de 2023

“17ª Volta a Portugal de Juniores”


De 24 a 27 de agosto

 

Vai para a estrada de 24ª a 27 de agosto a 10º Volta a Portugal de Juniores

 

Programa:

 

Dia 24 - 1ª etapa – Covilhã/Fundão

Dia 25 - 2ª etapa:

1º setor – Penamacor/Sabugal

2º setor – Souto/Sabugal – CRI

Dia 26 – 3ª etapa - Almeida/Manteigas

Dia 27 – 4ª etapa - Mêda/Celorico da Beira

“Rui Costa nos eleitos da Intermarché-Circus-Wanty para a Vuelta”


Português vai participar pela terceira vez na Vuelta

 

Por: Lusa

O português Rui Costa integra a equipa da Intermarché-Circus-Wanty que vai disputar a Volta a Espanha, que começa no sábado em Barcelona e termina no dia 17 de setembro em Madrid, anunciou a formação belga.

Rui Costa, campeão mundial em 2013, vai participar pela terceira vez na Vuelta, depois das presenças em 2017 e 2020, naquela que será a 16.ª presença numa Grande Volta para o ciclista luso.

Rui Costa, que já esteve presente na Volta a França deste ano, foi chamado para a Volta a Espanha, com a equipa a revelar que o grande objetivo é conquistar etapas, algo que a formação belga conseguiu nas duas últimas edições da Vuelta.

O ciclista luso vai estar acompanhado pelo estoniano Rein Taaramäe, os belgas Gerben Thijssen, Kobe Goossens e Rune Herregodts, o holandês Boy van Poppel, o dinamarquês Julius Johansen e o francês Hugo Page.

Fonte: Record on-line

“Nelson Oliveira e Ruben Guerreiro integram equipa Movistar na Vuelta”


Prova arranca sábado em Barcelona

 

Por: Lusa

Foto: EPA

Os portugueses Nelson Oliveira e Ruben Guerreiro integram a lista final de oito corredores que vão representar a equipa Movistar na 44.ª edição da Volta à Espanha, que arranca no próximo sábado, em Barcelona.

Nelson Oliveira já tem no seu currículo uma etapa na Vuelta, conquistada em 2015, e vai partir para a sua nona experiência na prova espanhola, na qual tem como melhor o 21.º lugar, obtido precisamente em 2015, enquanto Ruben Guerreiro vai para a sua segunda participação, depois do 17.º posto em 2019, ano em que fez um segundo lugar na 15.ª etapa, na subida ao Santuário de Acebo.

Os dois lusos vão integrar uma equipa liderada pelo espanhol Enric Mas, que se lesionou durante a recente edição do Tour e pode agora tentar lutar pela geral na prova espanhola, numa formação que integra ainda o campeão de Espanha, Oier Lazkano.

A equipa Movistar é composta assim por Enric Mas, Oier Lazkano, Nelson Oliveira, Ruben Guerreiro, o colombiano Einer Rubio e os espanhóis Iván García Cortina, Jorge Arcas e Carlos Verona.

A 44.ª edição da Vuelta vai decorrer entre 26 de agosto e 17 de setembro.

Fonte: Record on-line

“UAE Emirates revela equipa para a Vuelta com João Almeida e os gémeos Oliveira”


Prova começa a 26 deste mês

 

Por: Record

Foto: Instagram

UAE Team Emirates anunciou esta segunda-feira os oito ciclistas que vai levar à Volta a Espanha, uma lista onde constam com João Almeida, Ivo Oliveira e Rui Oliveira.

Além dos três portugueses a equipa contará também com Juan Ayuso, Finn Fisher-Black, Sebastian Molano, Marc Soler e Jay Vine.

"As sensações são boas. Sinto-me mais forte do que no ano passado por esta altura. Penso que o Juan também está melhor, isso estamos em condições. No ano passado tivemos sucesso na Vuelta e voltamos fazer o mesmo ou melhor. Se tivemos dois corredores no pódio do Tour, por que não na Vuelta também? Seria mesmo bom", explicou João Almeida, citado pela assessoria de imprensa da equipa.

A Vuelta disputa-se de 26 de agosto a 17 de setembro.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/Etapa tranquila para Portugal na Volta a França do Futuro 2ª etapa”


Por: José Carlos Gomes

A Seleção Nacional passou incólume às quedas que marcaram a segunda etapa da Volta à França do Futuro, hoje disputada entre Nozay e Chinon, com vitória do canadense Riley Pickrell. Gonçalo Tavares, 31.º, foi o melhor português na tirada.

A etapa mais longa da competição, com 195 quilómetros, começou de forma pouco usual, com o camisola amarela à partida, o dinamarquês Anders Foldager, a lançar-se para uma fuga. Fê-lo na companhia de Alexandre Vinokourov (Cazaquistão) e de Aljaz Turk (Eslovénia). A vantagem foi crescendo, mas nunca chegou aos três minutos.

No pelotão, as equipas com interesse numa chegada ao sprint, não deram tréguas. E os fugitivos foram absorvidos, à vez. Anders Foldager foi o mais resistente, mas sucumbiria a cerca de 30 quilómetros do final.

O fim de fuga chegou demasiado cedo para quem pretendia uma corrida controlada, porque os ataques acabaram por suceder-se, tornando a viagem mais dura para todos. Situação que se agravou com duas quedas coletivas sucessivas na aproximação aos dez quilómetros finais.

Ao contrário do que aconteceu ontem, quando metade da equipa caiu, a Seleção Nacional escapou aos acidentes de hoje, embora António Morgado tenha chegado a rodar “cortado”, devido a uma das últimas quedas ter separado o pelotão em diferentes núcleos.

Apesar dos incidentes, foi um pelotão compacto que discutiu a tirada, com Riley Pickrell a ser o mais veloz, diante do polaco Radoslaw Fratczak e do israelita Rotem Tene. Gonçalo Tavares, 31.º, com o mesmo tempo do vencedor, foi o melhor português. Entre a equipa nacional, chegaram também no primeiro pelotão António Morgado, 58.º e Alexandre Montez, 65.º. Diogo Gonçalves foi 83.º, a 39 segundos, Lucas Lopes chegou no 94.º lugar, a 44 segundos, e José Bicho fechou a representação nacional, em 105.º, a 1m26s.

O polaco Michal Pomorski é o novo dono da camisola amarela. O italiano Giacomo Villa é segundo e o lixemburguês Loic Bettendorff é terceiro, ambos com o mesmo tempo do comandante. Gonçalo Tavares, 21.º, António Morgado, 35.º, e Alexandre Montez, 50.º, estão a 6 segundos do primeiro. Seguem-se Lucas Lopes, 76.º, a 50 segundos, Diogo Gonçalves, 93.º, a 2m43s, e José Bicho, 124.º, a 7m18s.

“O importante hoje era fazer uma etapa tranquila, evitar as quedas e as perdas de tempo. O objetivo foi conseguido e amanhã teremos o primeiro teste, numa especialidade, o contrarrelógio coletivo, que não nos favorece. Vamos dar o máximo para ceder o mínimo possível para as seleções mais fortes nesta disciplina, conscientes de que temos várias etapas em que poderemos recuperar algum tempo que possa ser perdido amanhã”, afirmou o selecionador nacional, José Poeira.

A terceira etapa, a disputar nesta terça-feira, vai ser a primeira das jornadas decisivas, pois as diferenças serão significativas no final deste contrarrelógio por equipas, de 27 quilómetros, a disputar entre Vatan e Issoudun.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Clube de Natação de Torres Novas no 2023 World Triathlon Olympic Games Test Event Paris”


Ricardo Batista e Maria Tomé no Test Event dos jogos olímpicos de Paris

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Ricardo Batista e Maria Tomé, atletas do Clube de Natação de Torres Novas, estiveram presentes no TEST EVENT dos Jogos Olímpicos de Paris, que se realizou entre 17 e 20 de agosto, na capital francesa.

A menos de um ano de início dos Jogos Olímpicos, esta prova teste serviu para testar em termos operacionais, a realização da competição olímpica, no próximo ano, e contando também para a qualificação olímpica dos atletas presentes.


O atleta torrejano, que se sagrou recentemente campeão europeu de triatlo em elites, deslocou-se a Paris, para participar nesta prova teste, realizada na sexta-feira de manhã, em distância olímpica (1,5km/natação, 40km/ciclismo e 10km/corrida), e alcançou um excelente 22º lugar entre os 65 melhores atletas mundiais presentes neste evento, com um tempo de 1h42m43s.

Não tendo realizado um segmento de natação ao seu nível, Ricardo Batista integrou o segundo grupo no segmento de ciclismo, juntamente com o atleta do Benfica, Vasco Vilaça, e face a uma boa entreajuda neste grupo, conseguiram alcançar os que se encontravam a pedalar na frente da competição. Na corrida, saíram cerca de 50 atletas juntos do parque de transição, pelo que, as posições finais ficaram definidas neste segmento. Ricardo Batista realizou uma prova de forma muito competente e terminou no 22º lugar, enquanto Vasco Vilaça alcançou o 2º lugar, na prova que foi ganha por Alex Yee da Grã-Bretanha.


 No setor feminino, Maria Tomé entrou em ação na quinta-feira, juntamente com a atleta do Benfica, Mélanie Santos. As atletas portuguesas com boas prestações, realizaram um bom teste para Paris 2024, tendo a atleta do Clube de Natação de Torres Novas, Maria Tomé, terminado no 51º lugar, e Mélanie Santos no 47º lugar.

No domingo, a presença dos portugueses neste Test Event para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, foi coroada com um excelente 5º lugar, na prova de estafetas mistas, com 21 seleções presentes compostas pelos melhores triatletas mundiais, conseguindo desta forma uma boa pontuação no ranking de qualificação olímpica.


A equipa portuguesa constituída por Ricardo Batista, Maria Tomé, (atletas do Clube de Natação de Torres Novas), Vasco Vilaça e Mélanie Santos (atletas do Benfica), ficou apenas a 23 segundos da equipa alemã que venceu a prova, e a cinco segundos do pódio, que foi também constituído pela equipa inglesa e belga. Esta prova foi transformada em duatlo super-sprint, com o cancelamento do segmento de natação, devido à qualidade da água que o rio Sena apresentava, depois da chuva que se abateu sobre Paris no dia anterior.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas



“Volta Portugal agradecimento”


A Podium Events, em nome da Volta a Portugal, gostaria de agradecer o apoio de todos aqueles que tornaram possível a realização deste magnífico evento. 

Obrigado aos municípios e seus munícipes, às marcas patrocinadoras, aos parceiros e fornecedores oficiais e institucionais, aos ciclistas e suas equipas desportivas, aos comissários, aos médicos e bombeiros, às equipas de logística e de catering, aos dirigentes federativos, repórteres jornalistas e fotógrafos, aos hotéis e seus empregados, também muito especialmente ao enorme público que sempre nos acompanha e a todos aqueles que apesar de não estarem aqui mencionados em particular, foram essenciais para pôr esta 84ª Volta a Portugal Continente na estrada e na História.

Fonte: Podium

“Artem Nych é o 4.º classificado na Volta a Portugal com a Glassdrive / Q8 / Anicolor a vencer por Equipas”


Fotos: João Fonseca Photographer

Artem Nych, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, terminou a 84.ª Volta a Portugal na 4.ª posição da Geral Individual, após concluir o Contrarrelógio Individual de hoje em 7.º lugar, que se realizou em Viana do Castelo. O suíço Colin Stüssi (Team Vorarlberg) venceu a Geral Individual e a melhor Equipa, vencedora da Geral Coletiva é a estrutura de Águeda. 

Este domingo foi conhecido o desfecho da Volta a Portugal, com um Contrarrelógio Individual de 17,9 km, que teve partida no centro de Viana do Castelo e terminou em alto, no Santuário de Santa Luzia.


  

Mauricio Moreira chegou a ter o melhor tempo, mas acabaria por ficar em 2.º lugar, ao gastar mais 3 segundos do que o vencedor, Txomin Juaristi (Euskatel-Euskadi), que concluiu o seu esforço individual em 24m56s. Rafael Reis fez o 5.º lugar, a 48 segundos do corredor basco. Quanto a Artem Nych foi o 7.º classificado, com a diferença de 54 segundos para o vencedor do dia, colocando-o no 4.º lugar da Geral Individual. 

 

DECLARAÇÕES: 


 

Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor: “Não há sentimento de desilusão. Se esta Volta a Portugal foi espetacular, isso deve-se à Glassdrive / Q8 / Anicolor. Fomos nós que demos a reviravolta à corrida, fomos nós que atacámos a corrida e quando perdemos também temos de saber perder e não só saber ganhar. E eu sei perder e a equipa sabe perder, e perdemos para um grande ciclista. Toda a equipa esteve bastante bem, devemos muito ao grupo, temos uma equipa fantástica e não é uma Volta a Portugal que vai mudar as nossas vidas. É a corrida mais importante do calendário e saímos para ganhar, como é óbvio, mas temos uma equipa fantástica e por isso vencemos coletivamente, saio daqui muito satisfeito. Enquanto equipa somos a equipa mais forte da Volta a Portugal e somos o bloco mais forte do pelotão nacional”.


  

 

CLASSIFICAÇÕES: 

84.ª VOLTA A PORTUGAL 

10.ª ETAPA: Viana do Castelo – Viana do Castelo» 17,9 km

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 10.ª ETAPA

 

1.º Txomin Juaristi (Euskatel-Euskadi), 24m56s 

2.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 03s 

3.º Colin Stüssi (Team Vorarlberg), a 26s 

5.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 48s 

7.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 54s 

29.º James Whelan (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m50s 

32.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m52s 

57.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 03m06s 

91.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 04m35s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (10.ª Etapa)  


 

1.º Colin Stüssi (Team Vorarlberg), 40h59m26s 

2.º Txomin Juaristi (Euskatel-Euskadi), a 01m04s 

3.º António Carvalho (ABTF Betão-Feirense), a 01m07s 

4.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m28s 

7.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 03m27s 

8.º James Whelan (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 04m22s 

30.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 38m40s 

41.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01h03m49s 

43.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01h11m58s 

78.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m23m39s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, 123h03m33s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – LARANJA 

 

1.º Daniel Babor (Caja Rural-Seguros RGA), 105 Pontos 

3.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 87 Pontos 

13.º James Whelan (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 33 Pontos 

23.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 14 Pontos 

25.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 11 Pontos 

27.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 10 Pontos 

28.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 10 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – BOLINHAS AZUIS

 

1.º César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 97 Pontos 

12.º James Whelan (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 21 Pontos 

19.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 12 Pontos 

28.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 7 Pontos 

33.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 5 Pontos 

43.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 3 Pontos 

45.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 3 Pontos 

49.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 2 Pontos

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“ABTF Betão-Feirense António Carvalho 3º na Volta a Portugal”


ABTF Betão-Feirense manteve-se na luta pela camisola amarela e camisola da juventude até ao último quilómetro

 

A ABTF Betão-Feirense fechou a 84ª edição da Volta a Portugal em terceiro da classificação geral com António Carvalho, que foi também o melhor português. Afonso Eulálio terminou em segundo da juventude e com Ivo Pinheiro fecharam o Top 20 da geral, 19º e 20º respectivamente. No colectivo garantiu-se o terceiro lugar por equipas.

O desfecho da Volta a Portugal viveu-se no cenário idílico de Viana do Castelo, que recebeu o decisivo contra-relógio individual de 17,9 quilómetros com meta no Santuário de Santa Luzia. Num percurso repleto de público, que abraçou com alegria o pelotão da Volta, a ABTF Betão-Feirense mostrou toda a sua garra de betão na luta pelo pódio da geral com António Carvalho e na defesa da camisola da juventude com Afonso Eulálio.

António Carvalho protagonizou um excelente contra-relógio, pedalando o quarto melhor tempo do dia, ficando a 27s da vitória do basco Txomin Juaristi (Euskaltel-Euskadi), vencedor com o tempo de 24m56s. Com esta performance, António Carvalho garantiu a subida ao terceiro lugar do pódio, um feito extraordinário para o corredor, que veio de uma fractura de clavícula nas semanas antecedentes. Também Afonso Eulálio bateu-se com valentia para segurar a liderança da juventude, mas o jovem Jaume Guardeno (Caja Rural-Seguros RGA) acabou por fazer um melhor tempo, ficando o corredor da ABTF Betão-Feirense no segundo lugar desta classificação.


Declarações finais de António Carvalho à RTP: “É um orgulho muito grande estar no pódio, porque tinha como objectivo fazer Top 10 à entrada da Volta. Claro que nunca o disse, mas atendendo a todas as circunstâncias, o objectivo era fazer Top 10. Fui contratado pela equipa ABTF Betão-Feirense para tentar estar na discussão. Vencer, só um pode vencer. Estou muito orgulhoso de ter feito pódio, estou muito orgulhoso do resultado de hoje. Tinha pedido ao meu treinador, ao Joaquim, para me dar os tempos parciais, principalmente de um atleta, o Juaristi que acabou por vencer. Ele foi-me dando mais ou menos os tempos parciais, claro que pode ter enganado ali uns segundinhos para não me afectar psicologicamente. Depois tive umas situações com os andamentos, principalmente a descer, que não consegui enfiar o 56/11 e aí perdi uns segundinhos, mas é o que é e estou muito feliz na mesma”.

 

Classificação Geral:

 

1º Colin Stüssi (Team Vorarlberg) 40h59m26s

2º Txomin Juaristi (Euskaltel-Euskadi) a 1m04s

3º António Carvalho (ABTF Betão-Feirense) a 1m07s

19º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) a 18m36s

20º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense) a 18m38s

57º Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense) a 1h44m31s

89º Francisco Pereira (ABTF Betão-Feirense) a 2h47m41s

90º Fábio Oliveira (ABTF Betão-Feirense) a 2h48m00s

92º Santi Mesa (ABTF Betão-Feirense) a 3h03m07s

 

Geral Juventude:

 

1º Jaume Guardeno (Caja Rural-Seguros RGA)

2º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense)

 

Combinado:

 

1º Colin Stüssi (Team Vorarlberg) 11

3º António Carvalho (ABTF Betão-Feirense) 28

27º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) 100

 

Geral Equipas:

 

1ª Glassdrive/Q8/Anicolor 123h03m33s

3ª ABTF Betão-Feirense a 32m24s

 

Geral Pontos:

 

1º Daniel Babor (Caja Rural-Seguros RGA) 105

14º António Carvalho (ABTF Betão-Feirense) 33

49º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) 2

 

Geral Montanha:

 

1º César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) 97

11º António Carvalho (ABTF Betão-Feirense) 22

23º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense) 9

32º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) 5

37º Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense) 4

Fonte: Equipa Ciclismo ABTF Betão-Feirense

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com