sexta-feira, 14 de abril de 2023

“Passeio de Bicicleta "Roteiro 25 abril"


No âmbito das comemorações do 49.º Aniversário do 25 de Abril do Município da Amadora e da Junta de Freguesia da Falagueira Venda Nova, o Grupo Cicloturismo Estrelas da Amadora promove no próximo dia 25 um passeio de bicicletas pelas ruas da cidade destinado a toda a população e a todas as idades.

O percurso terá a totalidade de 25kms e existira um percurso de cerca de 4kms para os mais novos.

Destinado a iniciantes da modalidade, a velocidade do passeio será reduzida, para que todos os participantes consigam concluir com êxito e bem-estar esta atividade. Este passeio será acompanhado por elementos da Polícia de Segurança Pública, uma ambulância e um "carro vassoura" (para recolha dos elementos que não consigam concluir o passeio). Os atletas menores de idade devem fazer-se acompanhar pelos encarregados de educação.

A concentração para o passeio será na Praceta Terra da Bonita - Falagueira - Amadora às 9h00m e a partida está agendada para as 10h00m e está previsto terminar no mesmo local às 12h30. Haverá um abastecimento a meio do percurso. O passeio terminará no local da partida.

Passeio de bicicleta para toda a família.  

Inscrições: 2,5€ até 24 abril: https://www.queroir.pt

Fonte: Câmara Municipal da Amadora

“Tavfer-Ovos Matinados-Mortáguana Taça de Portugal termina com a Clássica Aldeias do Xisto”


Por: Xavier Silva

A sexta edição da Clássica Aldeias do Xisto, marcada para o próximo domingo, 16 de abril, é a terceira e decisiva prova pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Elite.

A Clássica Aldeias do Xisto, corrida para profissionais que começa e acaba sempre numa aldeia, terá, na edição de 2023, 148,8 quilómetros, ligando as Aldeias do Xisto do Mosteiro, Pedrógão Grande, onde a partida será dada às 12h00, e de Aigra Nova, Góis, onde se aguarda a chegada cerca das 15h45.

A meta coincide com um prémio de montanha de terceira categoria. Pelo caminho haverá mais duas subidas pontuáveis, na Portela do Fojo (km 64,2) e em Castanheira de Pêra (km 112,5). Num traçado que vai levar o pelotão do Zêzere até à serra da Lousã, esta edição da Clássica será das menos exigentes em termos montanhosos.

Nas contas da Taça de Portugal, Leangel Linarez é o nosso corredor mais bem colocado com 80 pontos, menos 25 que o líder da competição. No entanto, Leangel não estará presente nesta competição por ser tratar de uma prova de alta montanha. Para a Clássica Aldeias do Xisto a nossa equipa será composta por Rafael Barbas, Bruno Silva, António Barbio, Rui Carvalho, Gonçalo Carvalho, Nicolas Saenz e Gonçalo Amado.

Gustavo Veloso afirma que “A equipa saiu bastante motivada da Volta ao Alentejo, onde sentimos o sabor da vitória por duas ocasiões. Continuamos a trabalhar duro e esta irá ser a primeira de algumas provas com terreno mais montanhoso onde também temos atletas que podem sobressair. É uma prova bem perto de Mortágua onde contamos com o apoio de todos”.

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

“Glassdrive / Q8 / Anicolor regressa à estrada para disputar a Clássica Aldeias do Xisto”


Após uma curta pausa competitiva, domingo, dia 16, a Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor regressa à estrada para disputar a 6.ª edição da Clássica Aldeias do Xisto. Esta será também a última prova pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa, onde Pedro Silva parte como líder em Sub-23.

Além deste jovem atleta, os outros seis corredores convocados para alinhar são Mauricio Moreira, Sergio García, Rafael Reis, Artem Nych, Fábio Costa e Frederico Figueiredo, vencedor em 2022. 

A Clássica Aldeias do Xisto tem a particularidade de começar e acabar sempre numa aldeia deste território e nesta 6.ª edição terá um percurso com 148,8 km, que vão ligar as Aldeias do Xisto do Mosteiro, Pedrógão Grande (partida às 12H00), a Aigra Nova, Góis, prevendo-se a chegada para as 15H45. 

O traçado promete a beleza das paisagens arrebatadoras que vão do Zêzere à Serra da Lousã, numa edição com menos montanha que o habitual. A meta vai coincidir com um Prémio de Montanha de 3.ª Categoria e do percurso fazem parte mais duas contagens, na Portela do Fojo (64,2 km) e em Castanheira de Pêra (112,5 km).  


Pedro Silva é o líder da Taça de Portugal Jogos Santa Casa em Sub-23 e tudo fará para terminar vencedor. Parte com 140 pontos, mais 50 do que Diogo Saleiro (Fonte Nova/Felgueiras) e mais 60 do que Diogo Gonçalves (Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol).

Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, adiantou que “a Clássica Aldeias do Xisto é uma corrida especial e que faz parte da história do nosso clube, é uma das provas mais importantes de um dia do nosso calendário. Queremos fazer o nosso melhor, como todas as equipas, e dignificar os nossos patrocinadores e parceiros, para terminar com um bom resultado”.

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com