quinta-feira, 31 de outubro de 2024

“Federação triatlo distinguida com Troféu Paralímpico”


“Pelo seu contributo e crescente compromisso com o desenvolvimento do triatlo paralímpico em território nacional”. É assim que o Comité Paralímpico de Portugal justifica a entrega do Troféu Paralímpico à Federação de Triatlo de Portugal, na gala que teve lugar no Pátio da Galé, em Lisboa.

“É uma distinção que nos enche a todos de orgulho, dirigentes, treinadores, atletas, clubes, árbitros, staff e famílias da nossa modalidade. É um troféu que fica na história do triatlo português e que vale muitas medalhas. É o reconhecimento pelo esforço que temos feito pela inclusão, pela promoção do desporto adaptado e pelos resultados que o Filipe Marques entregou ao desporto paralímpico”, sublinha Brigitte Cardoso, dirigente da FTP.

A juntar à distinção da FTP, o Comité Paralímpico atribui também a medalha de mérito a Filipe Marques pelos pódios conquistados em Campeonatos da Europa e Campeonatos do Mundo no último ano.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Presidente da federação de ciclismo orgulhoso com prémio atribuído a "embaixador" Iúri Leitão”


Delmino Pereira aproveitou ainda a oportunidade para recordar Paris2024, considerando que os Jogos “foram de grande sucesso para o desporto nacional e especialmente para o ciclismo”

 

Por: Lusa

Foto: Sapo Desporto

O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) expressou o orgulho por receber em nome de Iúri Leitão o prémio de melhor atleta português em Paris2024, definindo o duplo medalhado olímpico como “um embaixador do desporto” nacional.

“É um orgulho, porque, na verdade, é o sucesso do ciclismo e de toda a equipa, do staff. Obviamente que temos um campeão, um talento - ele e o Rui Oliveira. E, portanto, para mim, é uma grande satisfação estar em representação do Iúri nesta assembleia da ANOC”, revelou Delmino Pereira, em declarações à Lusa.

Iúri Leitão foi eleito o melhor atleta português em Paris2024 nos prémios da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais (ANOC), depois de ter conquistado duas medalhas nos últimos Jogos Olímpicos, uma das quais de ouro.

Leitão tornou-se, ao lado de Rui Oliveira, o primeiro português a sagrar-se campeão olímpico fora do atletismo, com a dupla a vencer o madison, já depois de o ciclista de Viana do Castelo ter conquistado a prata em omnium.

O ciclista português, de 26 anos, esteve ausente dos ANOC Awards, com Delmino Pereira a receber o galardão por no Centro de Congressos do Estoril.

“O Iúri, neste momento, é uma vedeta do desporto português, é um corredor com enorme carisma, tem-se disponibilizado para estar em muitos eventos e coincidiu logo não poder estar neste, que também era importante”, lamentou.

Para o presidente da FPC, o vianense da Caja Rural é “um grande embaixador do ciclismo e do desporto português, que está disponível para colaborar para que este seja um momento de promoção do ciclismo e do desporto nacional”.

Delmino Pereira aproveitou ainda a oportunidade para recordar Paris2024, considerando que os Jogos “foram de grande sucesso para o desporto nacional e especialmente para o ciclismo”.

“Os próprios Jogos Olímpicos em si foram absolutamente maravilhosos, contudo tivemos um momento marcante, que foi o nosso presidente do Comité Olímpico de Portugal morrer no final dos Jogos. A tristeza que caiu na comitiva e principalmente nos atletas revelou um grande amor e respeito pelo presidente”, lembrou, referindo-se a José Manuel Constantino.

O antigo presidente do COP, que morreu em 11 de agosto, durante a cerimónia de encerramento de Paris2024, foi já hoje evocado na sessão de abertura da assembleia geral da ANOC, um dia depois de ter sido distinguido com o Troféu do Presidente do Comité Olímpico Internacional, a título póstumo, por Thomas Bach.

Fonte: Sapo on-line

“Sandro Araújo entregou listas candidatas às eleições da federação de ciclismo”


Ato eleitoral está agendado para 16 de Novembro

 

Por: Lusa

Foto: Facebook/Sandro Araujo

Sandro Araújo formalizou a candidatura à presidência da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), confirmou hoje o atual vice-presidente do organismo, destacando o facto de, pela primeira vez, haver uma mulher candidata à liderança da Assembleia Geral.

"A candidatura 'Ciclismo Total', que apresenta Sandro Araújo como candidato à presidência da Federação Portuguesa de Ciclismo (UVP-FPC), formalizou a entrega da lista a todos os seus órgãos sociais. Confirmou, assim, um percurso de seis meses de construção de um programa, uma estratégia, uma visão e ambição para o futuro do ciclismo nacional - em diálogo permanente com toda a comunidade velocipédica", lê-se em comunicado.

Pela primeira vez na história da FPC, uma mulher, Sónia Picamilho, é proposta para liderar a Assembleia Geral, nota Sandro Araújo, destacando ainda o facto de todos os candidatos à direção terem experiência no dirigismo no ciclismo: Ana Cunha e Agnelo Quelhas surgem como vice-presidentes, e Hugo Sabido (estrada), Jorge Pina (ciclismo escolar e juvenil), Rui Melo (BMX), Nélson Góis e Rossana Abdulremane (BTT) e Manuel Rodrigues (pista e formação) como diretores.

Para a presidência do Conselho de Arbitragem, o também vice-presidente do Comité Paralímpico de Portugal apresenta o comissário internacional Cláudio Guimarães, enquanto para o Conselho de Disciplina avança com Tiago Carvalho (membro do tribunal antidopagem do Comité Paralímpico Internacional) e para o Conselho de Justiça com Jorge Machado (embaixador do Plano Nacional de Ética no Desporto). Para o Conselho Fiscal, apresenta o Revisor Oficial de Contas Luís Caeiro.

Com Delmino Pereira a cumprir o terceiro e último mandato à frente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), perfilaram-se para a sua sucessão Sandro Araújo, o antigo ciclista Cândido Barbosa e Pedro Martins, presidente da Associação de Ciclismo da Beira Alta.

Os candidatos têm até ao final do dia de sexta-feira para remeter as suas candidaturas à Mesa da Assembleia Geral, por correio eletrónico, devendo estas ser subscritas por um mínimo de 8% (ou sete) dos 76 delegados à Assembleia Geral.

As eleições para os órgãos sociais da FPC estão agendadas para 16 de novembro, com a votação a decorrer entre as 15:00 e as 17:00 na sede federativa. Caso nenhum dos candidatos obtenha 50% dos votos dos delegados presentes, haverá uma segunda volta, logo de seguida, para decidir o vencedor.

Fonte: Record on-line

“EM NOVEMBRO HÁ MUITO CICLOCROSSE PARA VER NO EUROSPORT”


PROVAS DE CICLOCROSSE DE VÁRIAS COMPETIÇÕES PROMETEM MUITAS HORAS DE AÇÃO E ENTRETENIMENTO AOS FÃS EM NOVEMBRO ARRANCA A 4.ª EDIÇÃO DA LIGA DOS CAMPEÕES DE CICLISMO DE PISTA

 

Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

Com a chegada do outono, o ciclismo de estrada despede-se de mais uma temporada, mas a modalidade continua em destaque no canal com a chegada do ciclocrosse e do ciclismo de pista. Em novembro, os fãs desta especialidade, que envolve terrenos desafiantes e muita lama, vão poder desfrutar de uma excelente seleção de provas de diferentes campeonatos que garantem muitas horas de ação e entretenimento.

No primeiro dia do mês aproveite o feriado e siga em direto o arranque do X2O Badkamers Trophy, uma série de 8 corridas exclusivamente discutidas na Bélgica e que se prolonga até fevereiro de 2025. O evento de Koppenbergcross, em Oudenaarde, será o primeiro teste para homens e mulheres nesta importante competição. (1 nov. Eurosport 1 às 12:40H e 13:55H). O X2O Badkamers Trophy regressa à ação para as etapas de Lokeren – Rappencross (10 de nov. Eurosport 2 às 12:40 e 13:55h) e Hamme – Flandriencross (17 de nov. Eurosport 2 às 15:55h e 15:15h)

No domingo, 3 de novembro, o Eurosport emite os Campeonatos da Europa. Os melhores ciclistas da especialidade do “Velho Continente” lutam em Pontevedra, Espanha, pelas tão desejadas medalhas. Portugal leva 9 atletas até à Galiza e a esperança de trazer para casa bons resultados. A seleção nacional é composta pelos juniores Diogo Pinguinha, Gonçalo Costa, Hugo Ramalho, João Vigário, Lucas Angélico e Xavier Gaspar, os sub-23 Rafael Sousa e Tomás Gaspar e ainda Bruno Silva para as provas de elite.  (3 de nov. Eurosport 2 a partir das 9:50h)

Depois do arranque da Superprestige de Ciclocrosse, uma das mais importantes competições da modalidade, em outubro, chega agora no dia 11 de novembro, a 3.ª etapa do calendário. São esperadas novamente as estrelas deste desporto em Niel, na Bélgica, para uma corrida que promete muita lama. A não perder no Eurosport 1, em direto, às 12:35h e às 14:05h. Cinco dias mais tarde, a 16 de novembro, é a vez de Merksplas – Aardbeiencross receber mais uma jornada da Superprestige e tanto a prova feminina como a masculina podem ser vistas em direto no Eurosport 2, a partir das 14:05h.

Em novembro arranca também a Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista que este ano cumpre a sua 4.ª edição. Esta emocionante competição que reúne os melhores dos melhores da modalidade arranca a 23 de novembro em Saint-Quentin-en-Yvelines, em França, no palco da ação dos Jogos Olímpicos Paris 2024. (23 de nov. Eurosport 1 às 15:00h). A 2.ª ronda do calendário está marcada para os dias 29 e 30 de novembro em Apeldoorn, nos Países Baixos. (29 de nov. Eurosport 1 às 19:00h e 30 de nov. Eurosport 1 às 16:00h)

Muito ciclocrosse e ciclismo de pista para ver em direto ao longo do mês de novembro no Eurosport – A Casa do Ciclismo e na MAX.

Fonte: Eurosport

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com