segunda-feira, 22 de maio de 2023

“Mark Cavendish vai deixar o ciclismo no final da época”


Corredor da Astana anunciou retirada no último dia de descanso do Giro

 

Foto: Twitter @AstanaQazTeam

Mark Cavendish, considerado um dos melhores sprinters da história e recordista de vitórias em etapas na Volta a França, anunciou hoje que vai abandonar o ciclismo no final da temporada.

“Simplesmente amei correr cada quilómetro desta corrida até agora, por isso sinto que este é o momento perfeito para dizer que esta é a minha última Volta a Itália e que 2023 será a minha última temporada como ciclista profissional”, declarou hoje ‘Cav’, em conferência de imprensa, no último dia de descanso do Giro.

Ladeado pelos filhos e pela mulher, o corredor da Astana mostrou-se emocional e emocionado, recordando que o ciclismo é a sua vida há mais de 25 anos.

“Vivi um sonho absoluto. A bicicleta deu-me a oportunidade de ver o mundo e conhecer pessoas incríveis, muitas das quais tenho o orgulho de chamar de amigos. Adoro a modalidade mais do que possam imaginar e não consigo ver-me muito afastado dela, isso é certo”, garantiu.

Profissional desde 2007, Cavendish começou a dar nas vistas na pista conquistou três títulos mundiais de Madison e a prata olímpica no omnium no Rio2016 -, mas foi na estrada que se tornou numa das figuras mais proeminentes do ciclismo mundial no século XXI.

“Quando percebes que [a carreira] não dura para sempre, é mais fácil apreciar cada sensação que este desporto te proporciona”, concedeu o ciclista, que já foi terceiro e quarto em etapas desta edição da ‘corsa rosa’.

Recordista de vitórias em etapas na Volta a França (34), a par do belga Eddy Merckx, o britânico foi contratado pela Astana já após o início desta época, depois de ter ficado ‘desempregado’ com o colapso do projeto da B&B Hotels, equipa com a qual tinha assinado contrato para 2023 e que desapareceu por falta de fundos.

O experiente sprinter britânico, que cumpriu este domingo 38 anos, abandonou a Quick-Step Alpha Vinyl no final da temporada passada, uma vez que na equipa belga estava ‘tapado’ pelo neerlandês Fabio Jakobsen, o eleito para a Volta a França.

Após uma carreira com 161 triunfos, Cavendish assinou pela Astana com o objetivo declarado de ‘desempatar’ com Merckx e isolar-se como o mais vitorioso de sempre na Volta a França.

Por muitos considerado o melhor sprinter da história, o britânico é também o terceiro ciclista com mais triunfos em etapas em grandes Voltas, com 53 (tem 16 no Giro e três na Vuelta, além das 34 no Tour), atrás apenas de Merckx (64) e do já retirado ‘sprinter’ italiano Mario Cipollini (57, 42 das quais no Giro).

Campeão mundial de fundo em 2011 e duas vezes vencedor da classificação da regularidade do Tour (2011 e 2021), ‘Cav’ tinha fama de ‘bad boy’ do pelotão no início da carreira deu cabeçadas em adversários durante os sprints, foi desclassificado por manobras perigosas e insultou jornalistas, mas, nas últimas temporadas, transfigurou-se.

No final de 2020, de olhar perdido e em lágrimas, chegou a admitir que Gent-Wevelgem teria sido, muito provavelmente, a última prova da sua carreira, depois de uma temporada desastrosa com a Bahrain-McLaren.

Mas a Quick-Step Alpha Vinyl, a equipa na qual foi mais feliz, deu-lhe uma nova oportunidade, e o homem da ilha da Man voltou a viver grandes momentos na bicicleta, com destaque para as quatro etapas que ganhou no Tour2021.

Agora, o atual campeão britânico de fundo, cuja memória fotográfica e QI elevado são sobejamente conhecidos, espera despedir-se do pelotão com a 35.ª vitória na Grande Boucle, um feito que aumentaria ainda mais a sua lenda, mas que o próprio insiste não ser uma obsessão.

“Se tivesse 45 triunfos na Volta a França, ainda iria ao Tour para ganhar. Como se tivesse 18, também procuraria a 19.ª”, concluiu.

Fonte: Sapo on-line

“Almeida vê Roglic como principal adversário na luta pela rosa na Volta a Itália em bicicleta”


Por: AMG // MO

Foto: Luca Zennaro

João Almeida ‘elegeu’ hoje Primoz Roglic como o adversário mais forte na luta pela Volta a Itália em bicicleta, embora tenha advertido que Geraint Thomas não pode ser subestimado, numa disputa a três para a qual está bem preparado.

Mostrando-se confiante, ainda que sempre ‘defensivo’, o líder da juventude do Giro e quarto classificado da geral escusou-se a assumir uma candidatura ao primeiro lugar final, apesar de ter reconhecido que vai lutar para vestir a ‘maglia rosa’ no domingo, em Roma, assim como por qualquer um dos outros degraus do pódio.

“Estou bastante bem, acho eu. Consegui recuperar bem da queda. Estive doente, mas também consegui recuperar bem. Tem tudo para correr bem esta última semana, estamos preparados”, garantiu o português da UAE Emirates, em videoconferência de imprensa, no último dia de descanso da Volta a Itália.

Almeida está otimista para a última semana da 106.ª edição e isso notou-se no domingo, no final da 15.ª etapa, quando acelerou por estar a sentir-se “bem” e querer testar os adversários, e também hoje, na conversa com os jornalistas, na qual fez “um balanço muito positivo” da sua prestação até ao momento, assim como do desempenho da equipa, que já soma duas vitórias em etapas: "O que penso que é muito positivo. Cria um melhor ambiente de grupo e torna as coisas mais fáceis nestes últimos dias”.

O português, que foi quarto no Giro2020, após ter andado 15 dias de rosa, e sexto no de 2021, assumiu estar “numa posição ainda melhor do que estava à espera”.

“Estou a praticamente a 20 segundos dos rivais, o que é muito positivo”, disse, referindo-se aos verdadeiros candidatos ao pódio, o britânico Geraint Thomas (INEOS), segundo da geral a 01.08 minutos do ‘provisório’ líder Bruno Armirail (Groupama-FDJ), e o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), terceiro a 01.10.

O ciclista de A-dos-Francos está na quarta posição, a 22 segundos do campeão do Tour2018 e a 20 do tricampeão da Vuelta (2019-2021), os homens que identifica como os seus grandes rivais nas derradeiras seis etapas.

“Tanto o Roglic como o Thomas são bastante regulares e são fortes na última semana, portanto acho que estamos equilibrados”, defendeu, antes de ser ‘forçado’ a eleger qual dos dois é o seu grande rival: “Entre os dois, não consigo dizer. Talvez o Primoz, mas nunca podemos subestimar o ‘G’”.

Almeida abordou ainda as críticas à falta de ataques entre os candidatos neste Giro, reconhecendo que as condições meteorológicas adversas foram as ‘culpadas’ pela aparente apatia do pelotão.

“Acho que é mais pelas condições atmosféricas, sem dúvida. Têm sido etapas muito diferentes do habitual, etapas muito longas também… O pelotão está muito doente, toda a gente está bastante doente, o que limita muito as equipas”, notou.

Ainda assim, o luso de 24 anos admitiu que esperava mais movimentações, nomeadamente de ‘Rogla’.

“Estava à espera que ele atacasse mais. Talvez esteja a recuperar das quedas, mas definitivamente não parece o Roglic de costume”, pontuou.

Já sobre a tática da ‘expectante’ INEOS, lembrou que a equipa britânica teve duas ‘baixas’ de peso, Tao Geoghegan Hart, o campeão do Giro2020 que desistiu devido a queda, e Filippo Ganna, uma das primeiras ‘vítimas’ da covid-19.

“A INEOS só está a pensar no Thomas, não quer saber do oitavo ou nono lugar. Claro que tendo perdido o Tao e o Ganna… só são seis, contando com o ‘G’. Têm de ser mais cautelosos, enquanto a Jumbo tem uma equipa completa”, salientou.

Desejando que não haja mais quedas, nem desistências motivadas pela covid-19, uma vez que o pelotão já está diminuto e os candidatos ao triunfo final já são poucos, Almeida defendeu que a redução da luta a três não altera nada nas suas pretensões.

“Vai ganhar o mais forte. Acho que [Roglic e Thomas] se estão a guardar para esta última semana, o que faz sentido. Mas nada vai tornar a luta mais fácil”, concluiu.

Fonte: Lusa

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Luís Mendonça é o vencedor do 7.º Grande Prémio Anicolor”


Fotos: João Fonseca Photographer

Luís Mendonça, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, sagrou-se hoje o vencedor da 7.ª edição do Grande Prémio Anicolor, após conquistar a 2.ª Etapa, ao chegar isolado a Águeda, concelho que recebe a sede da estrutura. Coletivamente a vitória pertenceu também ao conjunto liderado por Rúben Pereira.

Foi de Oliveira do Bairro que partiu a 2.ª Etapa, de novo em direção a Águeda, para um percurso de 145,7 km que trazia a média montanha. O pelotão foi controlando todas as movimentações que foram surgindo. Por isso a fuga só vingaria aos 50 km, juntando um grupo com 12 corredores, sendo Rafael Reis um deles. 


Dois elementos conseguiram isolar-se para a frente da corrida, naquela que foi a fase decisiva da etapa e o pelotão teve de trabalhar para absorver os restantes elementos do grupo, assim como para alcançar os dois fugitivos, que resistiram até à última montanha do dia, a cerca de 10 km da meta.

Foi neste momento que Luís Mendonça decidiu fazer um ataque que viria a revelar-se certeiro. O corredor da Glassdrive / Q8 / Anicolor lançou um ataque no último Prémio de Montanha e seguiu, isolado, até à meta, onde ergueu os braços. Só 19 segundos depois começavam a chegar os homens do grupo perseguidor.


“Às vezes as diferenças fazem-se mais a descer do que a subir e quando vim reconhecer o percurso percebi que estava ali uma bela descida para quem é técnico. Hoje percebi que se houvesse um ataque forte naquele momento, os adversários podiam fraquejar e atirei-me descida abaixo, coisa que gosto de fazer, senti-me bem nesse nível de exigência técnica e consegui cavar um fosso, que deu para chegar até à meta. Mas confesso que a 10 km e com o vento muito forte de frente, tive medo que um grupo que colaborasse bem me pudesse alcançar. Não quis olhar para trás, encaixei a cabeça no guiador para seguir o mais aerodinâmico possível e foi incrível vencer aqui, neste prémio que é do nosso patrocinador, a empresa Anicolor. É uma honra e esta vitória vai para o Sr. Fernando Sampaio, CEO da Anicolor, que tanto se esforça para nos apoiar. O ciclismo vive de patrocinadores e nós temos de estar gratos a essas pessoas que tanto investem no ciclismo”, disse Luís Mendonça.


Para Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, “foi uma grande vitória, ganhar em casa é sempre bom. É uma vitória de toda a equipa, porque todos fizeram um excelente trabalho. Desde o Frederico, Rafael Reis, Fábio Costa, Artem, Mendonça, Mauricio, inclusive o nosso novo elemento, o Jimmy. É uma vitória para dedicar a todos os nossos patrocinadores, a todos os nossos parceiros e aos adeptos da equipa. Sem dúvida foi um bom dia para a nossa estrutura, e muito importante, ao ganharmos em casa”. 


 

CLASSIFICAÇÕES: 

7.º Grande Prémio Anicolor 

2.ª ETAPA: Oliveira do Bairro – Águeda» 145,7 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 2.ª ETAPA 

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 03h48m05s 

2.º Xavier Cañellas (Electro Hiper Europa), a 19s 

3.º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO), mt 

9.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

12.º James Whelan (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

13.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

58.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 26m46s 

59.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

DNF Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor) 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 2.ª Etapa) 

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 07h24m39s 

2.º Rafael Silva (Efapel Cycling), a 19s 

3.º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO), mt 

7.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

13.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

15.º James Whelan (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

54.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 26m46s 

55.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, 22h14m35s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL 

 

1.º José Luis Faura (Electro Hiper Europa), 10 Pontos 

3.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 8 Pontos 

8.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL METAS VOLANTES – VERMELHA

 

1.º André Ramalho (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), 10 Pontos 

7.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua GP Anicolor terminado com balanço muito positivo”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua concluiu a sua participação o GP Anicolor, prova que se realizou nos dias 20 e 21 de Maio. No primeiro dia a equipa esteve a escassos milímetros da vitória com Leangel Linarez e Rui Carvalho chegou bem integrado no restrito grupo dos favoritos, após uma dura etapa.

A 1ª Etapa do GP Anicolor foi toda ela corrida a grande velocidade, espelho disso foi a média final a rondar os 48Km/h. Toda a equipa fez um grande trabalho ao longo do dia, uma boa aproximação e um bom lançamento de sprint para Leangel Linarez que travou um aceso duelo com Santiago Mesa (ABTF Betão - Feirense), levando o colombiano desta vez a melhor sobre Leangel por escassos milímetros.


Partíamos para este 2ª Etapa com Leangel Linarez na 2ª posição da Classificação Geral, mas sabendo que seria um dia muito complicado para os dois sprinters da equipa, pois a parte final toda ela corrida na Serra do Caramulo iria ditar diferenças grandes entre os favoritos. Momento marcante com cerca de 50 quilómetros de corrida quando o pelotão passou por Mortágua e também pela recém-inaugurada Rotunda Pedro Silva, onde várias dezenas de pessoas assistiram à passagem do pelotão. Aqui neste local, Ángel Sanchez foi o primeiro a passar em virtude de estar integrado na fuga do dia.


As grandes dificuldades do dia estavam reservadas para pouco mais à frente, com o pelotão a entrar na Serra do Buçaco e mais tarde Caramulo. O pelotão fragmentou-se por completo na montanha de Freimoninho, onde apenas um grupo de cerca de 20 unidades resistia na frente da corrida. Rui Carvalho conseguia estar neste grupo, com aspirações a subir ao Top-10 da Classificação Geral. Na parte final Rui Carvalho ainda tentou a sua sorte, na tentativa de se isolar, mas foi muito difícil contrariar o esforço de perseguição. No final a vitória na etapa e Geral iria sorrir a Luís Mendonça (Glassdrive/Q8/Anicolor) e Rui Carvalho ao chegar integrado no grupo, subia ao 11º posto da Classificação Geral.


Balanço muito positivo destes dois dias de competição por parte da equipa, que compete já na próxima Sexta-feira o Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela que se disputa de 26 a 28 de Maio.

 

Classificação Etapa

Oliveira do Bairro - Águeda: 148,8 Kms

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive/Q8/Anicolor), a 3h48m05s 15.º Rui Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 19s

27.º Gonçalo Amado (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 7m08s 33.º Francisco Morais (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt 34.º Ángel Sanchez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt

41.º João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 12m57s 55.º Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 18m14s DNF Rafael Barbas (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua)


 

Classificação Geral

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive/Q8/Anicolor), a 7h24m39s 11.º Rui Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 19s

21.º Gonçalo Amado (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 7m08s 31.º Francisco Morais (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 7m20s 32.º Ángel Sanchez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 8m16s 36.º João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 12m57s 55.º Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 18m14s


 

Classificação por Equipas

 

1.º Glassdrive/Q8/Anicolor, 22h14m35s

5.º Tavfer – Ovos Matinados - Mortágua, 13m57s

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer – Ovos Matinados - Mortágua





Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com