terça-feira, 6 de junho de 2023

“Laporte volta a vencer e reforça liderança do Critério do Dauphiné”


O português Ivo Oliveira (UAE Emirates) esteve em bom plano, acabando a tirada no 16.º posto após trabalhar no lançamento do italiano Matteo Trentin, quarto na meta

 

Por: Lusa

O ciclista francês Christophe Laporte (Jumbo-Visma) venceu hoje a terceira etapa do Critério do Dauphiné, reforçando a liderança da geral após conseguir o segundo triunfo em três dias.

Laporte, que tinha vencido a tirada inaugural, cumpriu os 194,1 quilómetros entre Monistrol-sur-Loire e Le Coteau em 4:43.28 horas, batendo ao sprint o irlandês Sam Bennett (BORA hansgrohe), segundo, e o neerlandês Dylan Groenewegen (Jayco-AlUla), terceiro.

Antes, o francês que já venceu em 2023 a Gent-Wevelgem e a Através da Flandres já tinha bonificado no último sprint intermédio, à frente do compatriota Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step).

Alaphilippe foi um dos azarados do dia, ao cair, mas acabou por recuperar posição no pelotão para chegar integrado no grupo, ficando a 11 segundos do líder, na segunda posição da geral. O equatoriano Richard Carapaz (EF Education-Easy Post) é terceiro, a 17 segundos.

O português Ivo Oliveira (UAE Emirates) teve hoje novo dia em bom plano, acabando a tirada no 16.º posto após trabalhar no lançamento do italiano Matteo Trentin, quarto na meta.

Nelson Oliveira (Movistar), por seu lado, chegou a 2.55 minutos do pelotão, no 138.º posto.

O dia ficou ainda marcado por um ligeiro desvio no percurso traçado originalmente, devido a um protesto que barrou a estrada a 100 quilómetros.

Na quarta-feira, a quarta etapa apresenta um contrarrelógio individual entre Cours e Belmont-de-la-Loire, de 31,1 quilómetros e traçado ondulado.

Fonte: Sapo on-line

“Granfondo Coimbra Region com 1.600 atletas de 21 nacionalidades”


Competição irá decorrer nos dias 17 e 18 de junho

 

Por: Lusa

Foto: UCI Granfondo Coimbra Region by Margrés Facebook

Cerca de 1.600 ciclistas de 21 nacionalidades vão participar no Granfondo Coimbra Region, nos dias 17 e 18, iniciativa que conta com três percursos, revelou esta terça-feira a organização.

"Este é o nosso evento de referência, a nossa menina de olhos azuis: o evento do nosso portfólio que mais responsabilidade nos traz e que mais gozo nos dá organizar. É o único evento que está inserido na Península Ibérica, de apuramento para o Campeonato do Mundo dos Granfondos, que se vai realizar em agosto, em Glasgow", destacou o antigo campeão nacional de ciclismo e promotor do evento, João Cabreira.

Organizado pela Cabreira Solutions, com o apoio das câmaras municipais de Coimbra e Montemor-o-Velho, e da Turismo do Centro de Portugal, o Granfondo Coimbra Region é um evento de ciclismo aberto a atletas federados e não federados, que terá lugar nos dias 17 e 18.

Durante a conferência de imprensa de apresentação do Granfondo Coimbra Region, que decorreu hoje de manhã no espaço do Café-Concerto do Convento São Francisco, em Coimbra, João Cabreira revelou que o evento tem um custo organizativo que ronda os 180 mil euros.

"Temos muitos estrangeiros, este evento traz muita gente de fora. Mais do que um evento competitivo, é um evento de turismo ativo", vincou, acrescentando que é mais um atrativo para "esta região de excelência".

De acordo com a organização, no dia 17, 360 participantes terão a oportunidade de realizar, em Coimbra, o contrarrelógio, ao longo de uma distância aproximada de 20 quilómetros.

Ainda no mesmo dia terá lugar o Granfondinho, desta feita em Montemor-o-Velho, um mini evento mais vocacionado para os mais novos, onde "o mais importante é a participação e não a classificação".

Já no dia 18, realiza-se o Granfondo, que irá contar com cerca de 800 ciclistas, que farão 142 quilómetros, com partida em Montemor-o-Velho e passagem nos concelhos de Coimbra, Vila Nova de Poiares, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Penela, Condeixa-a-Nova e Soure.

No mesmo dia, os 400 inscritos no Mediofondo farão 104 quilómetros com partida em Montemor-o-Velho e passagem nos concelhos de Coimbra, Miranda do Corvo, Penela e Condeixa-a-Nova.

Em sintonia com os percursos do Granfondo e do Mediofondo, terá também lugar uma caminhada, com um número máximo de 300 participantes.

A apresentação do evento contou também com a presença do presidente da Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, que desafiou a organização do evento a "renovar os votos de casamento", para que continuem a realizar-se mais edições nos próximos anos.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, realçou o facto de este ser "um evento de referência", deixando a promessa de lhe dar continuidade no próximo ano.

"Este evento vai trazer muita gente à região, onde gastam dinheiro e dinamizam as economias locais", referiu o também presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra.

Já o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Lopes, aproveitou a ocasião para evidenciar que esta "é uma parceria que Coimbra tem de agradecer à Figueira da Foz", depois de ter desistido do evento, "com um divórcio amigável" e que não poderiam "deixar de aproveitar".

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/Portugal ambicioso nos Europeus de Maratona BTT”


Por: Vasco Moreira

A seleção nacional de BTT vai competir no Campeonato da Europa de Maratona BTT (XCM), no próximo domingo (11 de junho), na categoria de elite masculina, numa prova de cerca de 95 quilómetros, em Laissac, Aveyron, França, local de boa memória para Portugal.

Pedro Vigário, selecionador nacional, convocou cinco atletas para a prova europeia: José Dias (BUFF Megamo Team), Tiago Ferreira (DMT Racing Team), Filipe Francisco (DMT Racing Team), Gonçalo Amado (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) e Guilherme Mota (Guilhabreu MTB).

“Há alguns anos a esta parte, vamos sempre aos europeus, que já conquistamos por duas vezes. Temos o objetivo de lutar pela vitória final. Montámos uma equipa com essa ambição e é com essa motivação que vamos para este europeu”, apontou o selecionador nacional.

O percurso, em Laissac, Aveyron, França, na prova de elite masculina, será de 93,84 quilómetros e terá um acumulado de subida de 3070 metros. O local é de boa memória para Tiago Ferreira, ciclista luso que conquistou o Campeonato do Mundo de Maratonas BTT (XCM) de 2016 precisamente em Laissac.

“Este percurso é muito semelhante ao que encontrámos no Campeonato do Mundo de 2016, vencido pelo Tiago Ferreira. Adequa-se às características dos nossos corredores. É exigente e, ao mesmo tempo, rápido”, analisou Pedro Vigário.

Recorde-se que, entre os atletas convocados, Tiago Ferreira já foi campeão europeu em 2017 e 2019, campeão mundial em 2016, vice-campeão europeu em 2016 e vice-campeão mundial em 2017 e 2020. José Dias conquistou a medalha de bronze no Campeonato do Mundo de 2021.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Portugal a caminho da Corrida da Paz”


Por: José Carlos Gomes

A Corrida da Paz, que se disputa na Chéquia, entre quinta-feira e domingo, é o segundo compromisso de Portugal na Taça das Nações de Sub-23 desta época.

Após o sucesso da participação no Grande Prémio das Nações, que colocou Portugal no terceiro posto do ranking da Taça das Nações, o objetivo é solidificar uma posição de apuramento direto para a Volta a França do Futuro, assim como rodar novos corredores e dar ainda mais experiência internacional aos repetentes face à corrida de há duas semanas.

O selecionador nacional, José Poeira, chamou seis ciclistas para este compromisso: Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense), Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), Daniel Lima (Israel Premier Tech Academy), Duarte Domingues (Glassdrive-Q8-Anicolor), Gonçalo Tavares (Hagens Berman Axeon) e Lucas Lopes (Electro Hiper Europa).

A Corrida da Paz mantém-se fiel ao percurso variado que lhe confere identidade desportiva ao longo dos anos, numa prova que tem entre os vencedores alguns nomes cimeiros do pelotão World Tour da atualidade: Tadej Pogačar, David Gaudu, Andreas Leknessund e Filippo Zana, entre outros.

Tudo começa com o habitual prólogo de 3100 metros, na localidade que é a sede principal da corrida, Jeseník. A primeira etapa em linha tem 121,9 quilómetros, ligando Jeseník a Rýmařov. O início da tirada passa por território exigente em termos de subidas, mas vai acabar num circuito apenas ligeiramente ondulado, sendo uma jornada, habitualmente, adequada para especialistas em clássicas e velocistas todo-o-terreno.

A etapa-rainha é a segunda, no sábado. Começa em Bruntál e termina em Červenohorské Sedlo. A viagem de 129,1 quilómetros está repleta de montanha, tendo chegada em alto. A terceira e última etapa oferece 166,1 quilómetros, com partida e chegada em Jeseník. Mesmo que seja mais “suave” do que a etapa de véspera, o sobe e desce de todo o percurso é propício a modificações na classificação geral.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Amares acolhe o tradicional circuito de ciclismo”


Um dos mais antigos circuitos nacionais volta a animar as estradas do concelho de Amares com o regresso do ciclismo. O Circuito de Santo António de Amares contará uma vez mais com as principais equipas de formação de juniores, a exemplo de anos anteriores, em que passaram nomes que hoje estão no pelotão nacional e internacional.

Amares recebe domingo (11 de junho) o 65º Circuito de Santo António, prova inserida no programa das Festas D´Amares - Santo António 2023, e pontuável para o Campeonato do Minho de Estrada - Arrecadações da Quintã.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Amares, o tradicional Circuito de Amares conta com um percurso de 79 quilómetros e levará os ciclistas a visitar a maior parte das freguesias do concelho, destacando-se a subida ao Santuário da Senhora da Abadia.

O Circuito de Santo António de Amares arranca às 10h00 e termina por volta das 12h30 na Praça do Comércio, em Amares.

 

Manuel Moreira, presidente da Câmara Municipal de Amares

 

Manuel Moreira, presidente da Câmara Municipal de Amares, lembra que “esta é uma prova com grande tradição, uma das mais antigas do país. Uma prova com carisma e que ao longo dos tempos uniu o ciclismo a Amares e faz parte da sua história”.

Para Manuel Moreira “o ciclismo e as Festas de Amares fundem-se e enriquecem-se. A população já não aceitaria não ter ciclismo a animar as Festas do Santo António”.

O autarca amarense lembrou que “este Circuito já vai na sua 65ª edição e por aqui passaram muitos campeões. O Rui Costa, por exemplo, é um deles. E é muito importante para nós ver passar por aqui atletas que singram no ciclismo internacional, mostra que organizamos uma boa prova e este é uma prova de prestígio para a categoria de juniores”.

Quanto ao percurso, Manuel Moreira referiu que “o traçado é muito idêntico ao do ano passado. Um excelente percurso pelas várias freguesias do concelho. É duro, bastante duro, um percurso para os melhores se imporem e tentarem ganhar”.

O 65º Circuito de Santo António tem o patrocínio do Município de Amares e o apoio das seguintes entidades: Festas D´Amares, Moto Galos, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design e Cuidar Mais - Clínica Médica.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com