sábado, 15 de julho de 2023

“Tour: Carlos Rodríguez estreia-se a ganhar e sobe a terceiro, Pogacar recupera mais alguns segundos para Vingegaard”


Numa etapa marcada por uma queda coletiva logo a abrir, espanhol chegou com cinco segundos de vantagem sobre os dois primeiros da geral, que chegaram juntos, mas com Pogacar a recuperar tempo graças às bonificações

 

Foto: AFP or licensors

O ciclista espanhol Carlos Rodríguez estreou-se a ganhar na Volta a França, ao impor-se hoje na 14.ª etapa, e subiu a terceiro da geral liderada pelo dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma).

Na acidentada ligação de 151,8 quilómetros entre Annemasse e Morzine, marcada por inúmeros abandonos, entre os quais o do português Ruben Guerreiro (Movistar), Rodríguez distanciou-se na descida após o Col de Joux Plane, chegando isolado à meta, cinco segundos antes de Tadej Pogacar (UAE Emirates) e Vingegaard, respetivamente segundo e terceiro, após cumprir a etapa em 03:58.45 horas.

O dinamarquês da Jumbo-Visma aumentou mesmo para 10 segundos a vantagem sobre o esloveno, após uma renhida luta pelas bonificações, com Rodríguez a subir a terceiro, a 04.43 minutos, por troca com o australiano Jai Hindley (BORA-hansgrohe).

No domingo, os ciclistas enfrentam nova jornada nos Alpes, nos 179 quilómetros entre Les Gets e Saint-Gervais Mont-Blanc, com três contagens de primeira categoria no percurso, a última das quais a coincidir com a meta.

Fonte: Sapo on-line

“30º Passeio Cicloturismo de Trajouce”


É já amanhã domingo 16 de julho que vai para a estrada o 30º passeio de cicloturismo de Trajouce, um grande passeio de tradição, e dos mais antigos dos calendários nacionais.

Se não vai participar, nós vamos estar em direto no Facebook a partir das 8,30 da manhã, acompanhe-nos, uma perspética do evento da parte da organização, as opiniões dos participantes, a partida, os diretos ao longo do passeio em diversos pontos de passagem do pelotão, a chegada e os comentários finais.

Vamos estar com reportagem completa ainda em fotos, e muitas surpresas.

Estejam atentos, e boas pedaladas.

“Campeonato Nacional de XCC/XCO Credibom Paredes de Coura”


Mário Costa e Raquel Queirós sagram-se campeões nacionais de XCC

 

Por: Vasco Moreira

Mário Costa e Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team) sagraram-se campeões nacionais de Cross Country Curto (XCC), este sábado, em Vascões, Paredes de Coura, ao vencerem as provas de elite da disciplina no Campeonato Nacional XCC/XCO Credibom.

Na prova da elite masculina, Mário Costa foi o mais rápido no circuito fechado com 1200 metros, terminando a corrida em 20m03.118s. O corredor, que competiu em nome individual, ficou no primeiro lugar do pódio, à frente de Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB), que chegou 2.155 segundos depois, e de Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos), que chegou 31.990 segundos depois.


Na elite feminina, Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team) revalidou o título de campeã nacional com um tempo de 21m02.640s. Em segundo lugar, com 10.710s de diferença, ficou Ana Santos (X-Sauce Factory Team) e Joana Monteiro, que chegou 30.915 depois do melhor tempo, fechou o pódio.

Em juniores, Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB) destacou-se na prova feminina com 15m07.079s, tendo superado Lara Fernandes (AEBTT Rio/Mr.Print) e Marta Martins (Somamaratonas), que chegaram 01m29.158s e 01m58.784s mais tarde, respetivamente. Na corrida masculina, o título sorriu a Guilherme Barros (Guilhabreu MTB), que terminou a prova em 15m01.787s, depois de bater o companheiro Rafael Sousa ao sprint - apenas 0.422 segundos de diferença. O pódio ficou completo com João Fonseca (Clube BTT Matosinhos), que chegou 24.221 segundos mais tarde.


Nos cadetes, Daniel Franco (BTTTeam SUColarense/CSTreino/GinasiosSpald) conquistou o título masculino com 12m36.046, à frente de Ricardo Piedade (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho) e Gonçalo Rodrigues (Landeiro/KTM/ Matias & Araújo/Frulact), que fecharam o pódio por esta ordem. Já na prova feminina, Leonor Casimiro (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho) venceu com 10m52.659s, tendo superado Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Eva Emídio (BTT Loulé/Elevis), segunda e terceira classificadas, respetivamente.

Por fim, em masters, Filipe Ramos (Guilhabreu MTB) foi o mais rápido na prova masculina, com 15m11.358s, à frente de Ismael Graça (Korpo Activo/Penacova) e Diogo Afonso (Rodactiva/Golden Club Cabanas). Na corrida feminina, Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova), com 15m58.177s, foi a grande vencedora, com Andreia Lopes (AEBTT Rio/Mr.Print) e Virgínia Moreira (SAERTEX Portugal/Edaetech) a completarem o pódio.

O Campeonato Nacional XCC/XCO Credibom continua já na tarde deste sábado no Circuito Permanente de XCO do Centro Cyclin de Paredes de Coura, com a a corrida de Cross Country Olímpico (XCO) dos juvenis, num circuito com 1600 metros de extensão, às 14h30. Para domingo, último dia da competição, estão agendadas as provas de XCO das restantes categorias.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Romain Bardet também abandona o Tour devido a queda”


Ciclista francês caiu numa descida e foi forçado a desistir

 

Por: Lusa

Foto: AFP

O ciclista francês Romain Bardet (DSM-Firmenich), 12.º classificado da geral, abandonou hoje a 110.ª Volta a França, após sofrer uma queda no decurso da 14.ª etapa.

Pouco depois de a 14.ª tirada ser retomada, após uma paragem de cerca de meia hora motivada por uma queda coletiva cinco quilómetros após o início dos 151,8 entre Annemasse e Morzine, o vice-campeão do Tour2016 e terceiro no ano seguinte caiu numa descida e foi forçado a desistir.

“Após a sua queda ao km 25, [Bardet] abandona pela segunda vez o Tour devido a queda, após a edição de 2020”, recordou a organização da Volta a França, no ‘filme’ da etapa.

Também a DSM-Firmenich confirmou o abandono do francês de 32 anos, prometendo para mais tarde atualizações sobre o estado de saúde do ciclista, que foi também o ‘rei da montanha’ do Tour2019.

Bardet era 12.º da geral, a 9.33 minutos do camisola amarela, o dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma). Antes, também o 13.º, o sul-africano Louis Meintjes (Intermarché-Circus-Wanty), tinha desistido devido a uma fratura de clavícula resultante da primeira queda do dia.

Além do sexto classificado da passada edição da ‘Grande Boucle’, também o britânico James Shaw (EF Education-Easypost) abandonou na sequência da queda ao quilómetro 25 da tirada que terminou hoje em Morzine.

Fonte: Sapo on-line

“33º Grande Prémio do Minho - Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023 na estrada de 21 a 23 de julho”


O salão nobre da Câmara Municipal de Viana do Castelo foi o palco para a apresentação da 33ª edição do Grande Prémio do Minho, prova destinada ao escalão júnior, que irá percorrer as estradas minhotas de Guimarães (Azurém), Vila Nova de Famalicão (Oliveira Santa Maria) e Viana do Castelo ao longo dos dias 21, 22 e 23 de julho. O pelotão internacional contará com 162 elementos em representação de 12 nacionalidades.

A 33.ª edição do Grande Prémio do Minho – Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023 vai para a estrada já nos próximos dias 21, 22 e 23 de julho, contando com três etapas e passagens pelos concelhos de Guimarães (Azurém – Azurém), Vila Nova de Famalicão (Oliveira Santa Maria - Oliveira Santa Maria) e Viana do Castelo.

O pelotão internacional composto por 162 ciclistas em representação de 27 equipas, sendo 14 portuguesas, 12 espanholas e uma de França, representando 12 nacionalidades, irá percorrer um total de 303,2 km, sete metas volantes e seis prémios de montanha.

O 33.º Grande Prémio do Minho, prova que se destina à categoria de juniores, arranca dia 21 com a etapa de Azurém-Azurém, numa extensão de 106,2 quilómetros, contando com duas metas volantes (Município de Fafe e Tradição e Prestígio) e dois prémios de montanha (Vieira do Minho e Gonça) ambas de 2.ª categoria.

No segundo dia o pelotão viaja até Famalicão, para aquela que é a etapa mais longa, 107,9 quilómetros, com partida e chegada em Oliveira Santa Maria. Pelo meio, os ciclistas vão passar por 16 freguesias de Famalicão e vão encontrar três metas volantes: Riba d’Ave, Carlos Carvalho (Pousada de Saramagos) e José Azevedo (Ruivães) e dois prémios de montanha, ambas em Pedome e de 1.ª categoria.

A etapa rainha e decisiva para esta edição do GPM realiza-se dia 23 e tem como palco Viana do Castelo. O pelotão tem pela frente um percurso de 89,2 quilómetros com duas metas volantes (Barroselas e Santa Marta de Portuzelo) e dois prémios de montanha (Montaria e Outeiro).

 

Ricardo Rego, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo

 

Ricardo Rego, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, considerou que “esta é uma prova relevante, pois queremos reforçar a modalidade e cimentá-la em Viana do Castelo”.

De resto “este foi um desafio que aceitamos de imediato quando a ACM nos lançou o repto no início de 2022” porque “Viana do Castelo é uma terra de ciclismo e de grandes ciclistas. Acreditamos que podemos contribuir para uma edição do GPM de excelência”.

 

Joaquim Mendes, presidente da Associação de Ciclismo do Minho

 

Por sua vez Joaquim Mendes, presidente da Associação de Ciclismo salientou que “desde a primeira abordagem o Município de Viana do Castelo mostrou total abertura para ser parceira e acolher a etapa final do GPM, patrocinando ainda a camisola amarela que vai premiar o vencedor desta edição”.

Joaquim Mendes confirmou ainda que “já está garantida para 2024 uma nova etapa em Viana do Castelo do Grande Prémio do Minho, prova de referência do calendário nacional para o escalão de juniores”.

 

José Luís Ribeiro, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo

 

José Luís Ribeiro, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, começou por agradecer à autarquia de Viana do Castelo e às Juntas de Freguesia de Azurém e Oliveira Santa Maria, e a todas as que se associaram, aos patrocinadores e parceiros e à ACM “por terem conseguido congregar vontades para que o 33.º Grande Prémio do Minho seja uma realidade”. “O Grande Prémio do Minho é um importante património da região minhota que, entre outros fatores, traduz um notável meio de promoção do desporto e de divulgação da região do Minho, das suas localidades, marcas, produtos e serviços”, referiu o Vice-Presidente da FPC, que adiantou que “a competição traduz um estímulo ao aumento da prática desportiva e uma oportunidade para os jovens ciclistas, formados no âmbito do ciclismo regional, poderem participar num evento desportivo de prestígio e trilhar o caminho do seu futuro desportivo”.

De resto “esta aposta vai de encontro à estratégia da Federação Portuguesa de Ciclismo de reforçar o trabalho nos escalões de formação, no ciclismo regional e na internacionalização do ciclismo português”.

José Luís Ribeiro mostrou-se bastante agradado por “vemos, por exemplo, as freguesias de Azurém e Oliveira Santa Maria abraçarem este projeto, pelo segundo ano consecutivo, de corpo e alma. Viana do Castelo, por outro lado, tem sido um bom exemplo no que ao desporto diz respeito, apoiando e incentivando projetos de várias modalidades. O título de Cidade Europeia do Desporto é certamente o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos anos e, estou convicto, irá lançar sementes para o futuro”.

O Vice-Presidente da FPC destacou que “Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo é um exemplo do bom, duradouro e profícuo trabalho no ciclismo de formação”, destacando ter sido "pioneiro, na década de 90, quando desenvolveu o projeto de uma equipa de ciclismo feminino" e realçando também o papel importante desempenhado por clubes vianenses criados mais recentemente.

O responsável federativo lançou ainda o desafio, à autarquia vianense, para que promova um estudo académico-científico sobre a prática da modalidade de ciclismo no concelho, “que permitirá conhecer melhor o passado, preparar o presente e o futuro”, tendo o mesmo sido prontamente aceite pelo Vereador Ricardo Rego.

"Viana do Castelo é uma cidade de ciclismo e é uma cidade com história no ciclismo e essas características, além do elogio, merecem ser conhecidas, analisadas e estudadas" afirmou o dirigente esclarecendo que "um trabalho académico-científico que usando métodos compreensivos que explicam além da superfície - estude e permita conhecer e compreender, por exemplo, os contextos, as motivações e a história do ciclismo em Viana do Castelo".

"É verdade que existe uma estranha relutância de alguns sectores do desporto resistentes à mudança e evidenciando até alguma ignorância – que parecem ter medo dos trabalhos académico-científicos, mas a realidade é que só conhecendo o passado e o presente se consegue perspetivar o futuro", concluiu.

O desafio de José Luís Ribeiro foi já aceite pelo vereador do Desporto do Município vianense, Carlos Rego, alegando este que é necessário “verificar o impacto da modalidade no presente” e reinventá-la por forma a atrair novos praticantes e adaptar os clubes a “novos desafios”.

Segundo o vereador do Desporto, esse estudo poderá ser realizado em sinergia com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o qual dispõe de uma Escola Superior de Desporto e Lazer.

 

José Antunes, presidente da Junta de Freguesia de Azurém

 

José Antunes, presidente da Junta de Freguesia de Azurém, referiu, por sua vez a satisfação por receber pelo segundo ano consecutivo uma etapa do GPM “uma das mais prestigiadas provas do programa velocipédico nacional, que promove o território, a economia local e valoriza o desporto”.

“Guimarães é uma cidade com história, com uma grande ligação ao ciclismo e Azurém quer ser a capital do ciclismo em Guimarães”, disse José Antunes, que salientou que “Azurém é uma excelente anfitriã, gosta de receber e recebe bem todos quantos nos visitam. Acreditamos que vamos ter uma grande etapa e que este GPM vai ser uma grande edição”.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Ruben Guerreiro abandona o Tour”


É o segundo abandono consecutivo do ciclista português na Volta a França, depois de, no ano passado, ter desistido antes do arranque da nona etapa, devido a doença

 

Por: Lusa

Foto: AFP

O ciclista português Ruben Guerreiro (Movistar) abandonou hoje a 110.ª Volta a França no decurso da 14.ª etapa, informou a organização da prova francesa.

Este é o segundo abandono consecutivo do ciclista português de 29 anos na Volta a França, depois de, no ano passado, ter desistido antes do arranque da nona etapa, devido a doença.

Guerreiro foi quarto na sexta etapa desta edição da ‘Grande Boucle’ e nono na 12.ª, jornadas em que integrou a fuga do dia.

Fonte: Sapo on-line

“Óbidos Cycling Team no Giro Valle d’Aosta com as melhores equipas do mundo”


Por: Helena Dias

Desde o dia 12 e até ao dia 16, a Óbidos Cycling Team tem estado a competir no Giro Ciclistico Valle d'Aosta - Mont Blanc. Esta é uma corrida internacional UCI de enorme prestígio, com um pelotão de luxo composto pelas mais destacáveis equipas internacionais do escalão sub-23.

Maioritariamente em terreno montanhoso, o Giro Valle d'Aosta serpenteia a fronteira com a França e a Suíça, no coração da maravilhosa região ocidental dos alpes italianos, o que a converte numas das mais duras corridas do calendário internacional pelo seu característico e natural terreno montanhoso.

O director-desportivo Micael Isidoro, bem conhecedor da importância desta competição, percebeu a igual importância da presença da Óbidos Cycling Team nesta corrida, na qual os olhares internacionais recaem nos talentos mais jovens e promissores ciclistas. Os jovens lusos necessitam correr ao mais alto nível e provas como o Giro Valle d'Aosta são um ponto fundamental na formação e crescimento enquanto atletas, dado o alto ritmo competitivo que nelas se pratica.

“Para quem ambiciona e sonha em ser ciclista, é muito importante estar presente em competições como esta”, afirma Micael Isidoro. “Para a Óbidos Cycling Team é muito desafiante, é o caminho que procuramos trilhar e estes são os primeiros passos. Estamos a tentar fazer o nosso melhor, aprender e tentar fazer como as grandes equipas fazem. É tudo um processo de aprendizagem e está a ser positivo”.

Bernardo Jorge, Gabriel Casal, Marco Marques, Miguel Carvalho e Tomás Bauwens entregaram-se de alma e coração ao desafio italiano, onde pedalam lado a lado “com algumas das melhores equipas do mundo. Nunca tive receio de trazê-los e estou satisfeito com todos”, revela Micael Isidoro.

A duas etapas do final, também elas bastante duras, Micael Isidoro reitera o objectivo que o levou até ao Giro Valle d’Aosta: “Enquanto aqui estivermos, quero que os meus ciclistas tentem aprender e rentabilizar essa aprendizagem. Cabe a eles aplicar os ensinamentos que tiverem aqui, pois serão sem dúvida úteis no futuro. Passando por esta experiência, qualquer jovem português com talento pode mudar completamente a sua vida. Aqui estão os melhores olheiros e as melhores equipas do mundo à espera de jovens com talento. A oportunidade de aqui estarem já é por si gratificante. Espero que a Óbidos Cycling Team demonstre que tem ciclistas com paixão e com talento. É isso que procuro para tentar ajudá-los ao máximo”, conclui.

Fonte: Equipa Ciclismo Óbidos Cycling Team

“Queda coletiva interrompe Tour e provoca abandono de vários ciclistas”


A queda levou à neutralização momentânea da 14.ª etapa, com a organização a parar o pelotão para que os serviços médicos pudessem assistir todos os envolvidos

 

Por: Lusa

Foto: Movistar

Uma queda coletiva quando estavam decorridos cinco quilómetros da 14.ª etapa da Volta a França levou à neutralização da corrida durante cerca de meia hora e ao abandono do ciclista sul-africano Louis Meintjes (Intermarché-Circus-Wanty), 13.º da geral.

A queda, verificada cinco quilómetros após o início dos 151,8 entre Annemasse e Morzine, levou à neutralização momentânea da 14.ª etapa, com a organização a parar o pelotão para que os serviços médicos pudessem assistir todos os envolvidos, nomeadamente Meintjes, que foi forçado a desistir.

“Estamos desolados por comunicar que Louis Meintjes fraturou a clavícula na queda da 14.ª etapa e abandona a Volta a França”, informou a Intermarché-Circus-Wanty, na sua conta na rede social Twitter.

Além do colega do português Rui Costa, que era 13.º da geral, a 9.41 minutos do camisola amarela, o dinamarquês Jonas Vingegaard, também o espanhol Antonio Pedrero (Movistar) e o colombiano Esteban Chaves (EF Education-EasyPost) desistiram na sequência da queda.

Também o australiano Jai Hindley (BORA-hansgrohe), terceiro classificado da geral, caiu, assim como o britânico Thomas Pidcock (INEOS), oitavo, mas ambos estão bem, segundo as suas equipas, e continuam em prova.

A organização do Tour retomou a 14.ª etapa cerca de meia hora depois da queda, dando uma segunda partida real, para os quilómetros que faltavam até Morzine.

Fonte: Sapo on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com