sábado, 17 de outubro de 2020

“Campeonato Nacional de BMX Race”


Bruno Cardoso confirma favoritismo em Sangalhos

 

Por: José Carlos Gomes

Bruno Cardoso (BMX VTT Limonest) conquistou hoje o Campeonato Nacional de BMX na categoria de elite, confirmando o favoritismo para a prova disputada na pista olímpica, integrada no Centro de Alto Rendimento de Anadia, na freguesia de Sangalhos.

A categoria de elite foi disputada por três corredores. Bruno Cardoso foi o melhor, relegando o vencedor da Taça de Portugal, Pedro Amaral (CBP-Clube Bicross de Portimão), para o segundo lugar. Daniel Marques (Escola de BMX AMUPB) fechou o pódio.

Renato Silva (Team BMX Quarteira), apesar de ainda ter idade de cadete, conquistou o título de juniores. Dmitiy Popyk (Team BMX Quarteira) triunfou em cadetes. Rita Xufre (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside) foi a melhor feminina na faixa etária 13/16 anos.

Hugo Martins (Team BMX Quarteira) sagrou-se campeão nacional master. Em cruisers assistiu-se ao triunfo de Ivo Pais (AEBTT Rio/Mr. Print), em masters 30, e de Bruno Berto (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside), em masters 40.


As categorias de escolas tiveram como vencedores o pupilo Isaac Borralho (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside), o benjamim Gustavo Pereira (CBP-Clube Bicross de Portimão), o iniciado Gonçalo Ribeiro (CBP-Clube Bicross de Portimão), o infantil Francisco Sousa (Team BMX Quarteira), o juvenil Bernardo Rocha (AEBTT Rio/Mr. Print) e as femininas Leonor Carvalho (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside), na categoria 9/12 anos, e Ana Português (BMX Águias de S. Gabriel Best Point), em 5/8 anos.

O título coletivo vai enriquecer as vitrinas do Team BMX Quarteira, que bateu  o Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside, segundo classificado, e o Clube Bicross de Portimão, terceiro.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Nino Schurter e Pauline Ferrand-Prevot, campeões europeus”


Sergio Mantecón termina o décimo quinto e Rocío del Alba García, décimo sexto

 

Foto: EFE

Nino Schurter se ressentia de seu nono lugar na Copa do Mundo há uma semana e foi proclamado campeão europeu de mountain bike XCO, disputado no Monte Tamaro-Monteceneri (Suíça).

A francesa Pauline Ferrand-Prevot somou o título europeu ao título mundial. Sergio Mantecón e Rocío del Alba García alcançaram a décima quinta e décima sexta posição, respetivamente Sergio Mantecón voltou a ser o décimo quinto colocado em uma corrida em que David Valero sofreu um furo e baixou para o 34º lugar.


Por sua vez, Pablo Rodríguez decidiu não tirar a saída por causa da dor que arrasta nas costelas e no peitoral após sua recente queda no Campeonato Mundial. O ouro ficou com o suíço Nino Schurter, prata para o francês Titouan Carod e o bronze para o suíço Mathias Flueckiger. "Eu sabia que a saída seria minha grande desvantagem, pois este ano estou de volta no ranking, mas estava confiante de que o tempo por volta seria bom. No final, eu tinha voltado e conseguido um Top-15, meu melhor resultado do ano", disse Mantecón.

Na categoria feminina de elite, o único representante espanhol foi o Rocío del Alba García, de Madri. Em sua estreia no XCO European Championship, ele alcançou a décima sétima posição. "Tem sido uma posição muito duramente lutada; Estou feliz porque há muito nível pela frente. No ano que vem estarei de volta mais forte", disse o corredor da UCC bh Templos Cafés.A francesa Pauline Ferrand-Prevot,que já era campeã mundial há uma semana, a holandesa Anne Terpstra e a ucraniana Yana Belomoina conquistaram o pódio.

Fonte: Marca

“Jesús Herrada não correrá La Vuelta pela COVID”


Corredor espanhol cofidis é assintomático positivo

 

Foto: EFE

Más notícias para o ciclismo espanhol enfrentando a Volta a Espanha que começa na próxima terça-feira em Irun, onde Jesús Herrada não estará. O corredor Cofidis testou positivo para controle de rotina e está isolado em sua saúde totalmente assintomática e em boa saúde.

Jesús mostrou a sua deceção numa corrida com a qual ele tem uma relação muito boa e na qual era esperado como uma peça importante, como foi no ano passado, quando obteve a vitória na sexta etapa entre Mora de Rubielos e o alto de Ares de Maestrat na província de Castellón.

Burgos BH também muda de cartão embora como o clube não tenha informado o resultado positivo, Jorge Cubero teve que ser substituído no Burgos BH, time convidado na competição após sua boa atuação no ano passado com a vitória até de Angel Madrazo,e será Ricardo Vilela quem o substitui.

Fonte: Marca

“O Tour de Flandres fecha o calendário de monumentos sem público ou Kapelmuur”


Paris Roubaix, a ser realizado a 25 de outubro, foi suspenso

 

Por: Ander Barriuso

Foto: Bettini

O Tour de Flandres fechará o calendário de monumentos ciclísticos este ano de 2020, depois que o Paris Roubaix não será celebrado, após seu cancelamento, no próximo fim de semana. Portanto, para lidar com essa situação pandêmica, a organização do clássico belga reforçou algumas medidas sobre a situação de saúde e não permitirá que o público esteja na saída ou no alvo de teste, nem uma área será habilitada para público.

O próprio Thomas Van den Spiegel, CEO da organização Flanders Classics, convidou "todos a acompanhar a corrida na televisão e aqueles ao longo do caminho assistir à passagem dos ciclistas na passagem na estrada, mas com a máscara. As ruas de paralelepípedos serão fechadas e o público não será autorizado.


" Antes do Tour of Flanders, o Wevelgem Ghent foi dizendo no último domingo com "sucesso depois se todos cooperaram bem, pois havia muito poucas pessoas na estrada". Um teste de fogo superado. O acorrentado Oude Kwaremont - Pateberg decidirá a corrida com tudo seguro no Flanders Tour, os ciclistas partirão de Antuérpia para viajar até Oudenaarde viajando 243 quilómetros e vão ter no percurso muito para subir.

Até ao quilómetro 84 da corrida, os corredores não encontrarão nenhuma estrada de paralelepípedos, mas será a partir deste momento em que os ciclistas terão que superar as diferentes estradas de paralelepípedos.

Quem abre as subidas é o Katteberg seguido pelo Oude Kwaremont, que sobe três vezes. Após o primeiro passo ao longo do Oude Kwaremont,a rota entra numa constante para cima e para baixo (sete dimensões) com seções de estrada até que o Kwaremont se sobe novamente. Após esta segunda etapa, os ciclistas se agarraram aos Pateberg, Kopenberg, Steenbeekdries e Oudestraat.


A última subida do Oude Kwaremont será coroada com os restantes 17 quilómetros para a chegada, não sem antes superar o Pateberg, para o 14º gol e que terminará quebrando a corrida. Este ano, o Kapelmuur não estará presente no Flanders Tour,que tornará mais importante a última etapa do Oude Kwaremont e do Pateberg.Muitas alternativas à vitória Alberto Bettiol (Educação Primeiro)desembarcará na Flandres com o objetivo de revalidar o triunfo que conquistou no ano passado, surpreendendo seus próprios estranhos na linha de chegada solo à frente de Kasper Asgreen e Alexander Kristoff.

Para fazer isso, o atual campeão mundial Julian Alaphilippe (Deceunick Quick Step), e especialistas como Wout Van Aert (Jumbo Visma), Mathieu Van der Poel (Alpecin-Fenix), Matteo Trentin (CCC), Oliver Naesen (AG2R), Michal Kw Ineos Grenadiers), Mads Pedersen (Trek Segafredo), Niki Terpstra (Direct Energie), Zdenek Stybar (Deceunick Quick Step), Sep Vanmarcke (Education First) ou Nils Politt (Israel).

Enquanto isso, Fran Ventoso (CCC) e Sebastián Mora, Eduard Prades, Lluís Mas e Iñigo Elosegi (Movistar Team) representarão a Espanha no último monumento do ano. Iván García Cortina finalmente não pode ser do jogo depois de cair no clássico belga Scheldeprijs e sofrer uma quebra de escafoides e luxação do ombro.


Anna Van der Breggen lutará para recuperar o trono da Flandres Com um fim idêntico ao da corrida masculina, os ciclistas enfrentarão os 135 quilômetros do Tour de Flandres partindo de Oudenaarde e chegando na mesma cidade. Neste caso, eles terão que superar 9 alturas e tantas outras estradas de paralelepípedos, mas apenas o Oude Kwaremont e Pateberg subirão em uma única ocasião na parte final da corrida.

A atual campeã mundial, Anna Van der Breggen, procurará a sua segunda vitória no Tour de Flanders após a conquistada em 2018 e recuperará o trono que perdeu no ano passado de Marta Bastianelli. No entanto, os holandeses terão novamente o compatriota Annemiek Van Vleuten como principal rival, com mais desejo do que nunca após o segundo lugar na corrida de 2019. A italiana Elisa Longo Borghini, a dinamarquesa Cecilie Uttrup Ludwig ou a britânica Elizabeth Deignan serão as possíveis alternativas para lutar a vitória com os dois holandeses.

Fonte: Marca

“Giro/João Almeida fez crono "melhor que o esperado" para aumentar liderança”


Na geral individual, o português aproveitou o bom registo para ganhar tempo a quase todos os adversários do ‘top 10', à exceção de McNulty

 

Foto: Luca Bettini / AFP)

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) admitiu que o sexto lugar no contrarrelógio de hoje foi "melhor que o esperado", aproveitando para expandir a liderança da geral da Volta a Itália em bicicleta.

"Foi melhor do que esperava. Não conseguia fazer melhor, e aumentei o tempo de vantagem para o [Wilco] Kelderman, que era o meu maior adversário. Tenho quase um minuto [para Kelderman, segundo à geral] e mais para os outros, mas ainda há uma semana e um dia. É um caminho longo até Milão", local da 21.ª e última etapa, afirmou o português de 22 anos, após a 14.ª tirada, conquistada pelo italiano Filippo Ganna (INEOS).

Na geral individual, o português, de 22 anos, aproveitou o bom registo, a 1.31 do vencedor, para ganhar tempo a quase todos os adversários do ‘top 10', à exceção de McNulty, e lidera agora com 56 segundos de vantagem sobre o holandês Wilco Kelderman (Sunweb), segundo colocado, e 2.11 minutos para o espanhol Pello Bilbao (Bahrain-McLaren), terceiro.

Classificando a sua prestação como "um 10, de 0 a 10", Almeida continua, ainda assim, a realçar que "um dia mau" pode deitar a perder todo o esforço até aqui, mas hoje, no maior ‘crono' que fez na carreira, mostrou como se sente à vontade numa especialidade que diz adorar.

Questionado pelos jornalistas sobre o norte-americano Brandon McNulty (UAE Emirates), que hoje foi terceiro e subiu ao quarto posto na geral, o português lembrou que ambos correm juntos "desde os juniores", em provas internacionais.

"É muito bom, já foi campeão do mundo [de contrarrelógio no escalão júnior], anda bem na montanha. Para mim, é outro dos candidatos à vitória na geral final", atirou.

No domingo, a 15.ª etapa termina na contagem de montanha de primeira categoria de Piancavallo, antes do dia de descanso de segunda-feira, numa tirada em que quer fazer o que vem conseguindo até aqui: "defender a camisola rosa o melhor possível".

Na última semana, a chegada da alta montanha alia-se ao mau tempo, que "preocupa", mas não está sozinho.

"O frio, a neve e a chuva na última semana preocupam, mas são as mesmas condições para todos", comentou.

No domingo, a 15.ª etapa apresenta 185 quilómetros a partir da Base Aérea de Rivolto, num dia de alta montanha, que culmina com a subida de primeira categoria a Piancavallo, antes do segundo e último dia de descanso, na segunda-feira.

Fonte: Sapo on-line

“Perfil e passeio da 15 etapa do Giro d'Italia: Rivolto – Piancavallo”


Grande etapa da montanha antes do segundo dia de descanso com high-end

 

O Giro de Itália 2020 se apresenta este domingo 17 de outubro a etapa 15 com partida em Rivolto e chegada em Piancavallo. Grande etapa da montanha antes do segundo dia de descanso do Giro.

Um percurso de 185 quilômetros com três portos de segunda classe e uma subida final para Piancavallo, primeira classe. Localizada no noroeste de Veneza, a estação de esqui Piancavallo convida justamente mais um dia importante para o general com nova chegada alta com rampas de 14%.

Passa pela altura de Sella Chianzutan, a de Forcella di Monte Rest e o Pala Barzana, todos da 2ª categoria; então eles enfrentarão uma descida bastante exigente e terão um caminho plano até Aviano, onde começa a escalada final. Os últimos 15 quilômetros são subidas para coroar Piancavallo.

Os primeiros 10 são muito íngremes em uma média de 9%. No quilômetro 11 a estrada e apertada e desce ligeiramente para começar a subir novamente, com encostas mais moderadas (máximo 8%) para a linha de chegada.

Fonte: Marca

“Melanie Santos e Gabriela Ribeiro, Campeã e Vice-Campeã do Campeonato do Mediterrâneo 2020”


No dia 10 de outubro, realizou-se em Alhandra o Campeonato de Triatlo do Mediterrâneo 2020.

 

Realizou-se no dia 10 de outubro o Campeonato do Mediterrâneo, que contou com 13 atletas nacionais e 17 atletas estrangeiras.

Gabriela Ribeiro saiu da natação muito bem posicionada na primeira posição, seguida de Helena Carvalho, as duas triatletas a alcançar um excelente segmento; Melanie Santos e Vera Vilaça a sair logo a seguir.

Gabriela Ribeiro e Helena Carvalho partiram no primeiro grupo, ao qual se juntou Vera Vilaça, Emma Varga, da Suécia e Sara Guerrero Manso, de Espanha.

Melanie Santos e a atleta da Bélgica Jolien Vermeylen acabaram por se juntar ao grupo da frente, que passou assim a ser constituído por sete atletas, entre elas quatro portuguesas, grupo que se manteve até ao final do segmento.

O segundo grupo ficou composto por cinco atletas com três atletas nacionais, Ana Ramos, Inês Rico, Maria Tomé e Madalena Almeida e três triatletas espanholas.

Vera Vilaça, Melanie Santos e Emma Varga saíram para o último segmento quase em simultâneo já com uns segundos de vantagem para as restantes, com Gabriela Ribeiro no encalce quase a seguir. Formou-se um grupo da frente no último segmento que contou com duas atletas nacionais, com Melanie a destacar-se, seguida Gabriela Ribeiro e a atleta belga, esta última a cair um pouco ritmo ao longo dos 5km.

Melanie realizou uma corrida sozinha, ganhando a competição com Gabriela Ribeiro e a atleta belga no encalce, atletas que alcançaram a segunda e terceira posição da geral. Sara Guerrero Manso ficou em 4º da geral, subindo à terceira posição do pódio do Mediterrâneo.

Destaque também para Helena Carvalho que realizou uma boa prova, conseguindo a quinta posição da geral.

Melanie Santos, no regresso às vitórias, refere que foi uma prova dura, com a água estava um pouco ‘picada’, o que impediu andar nos pés. «No ciclismo apanhámos vento, mas o grupo trabalhou muito bem na bicicleta e na corrida dei o meu máximo para conseguir ganhar vantagem.»

Depois do ano atípico, a triatleta nacional sentiu-se bem na única prova do Campeonato do Mundo em Hamburgo que se realizou no início de setembro, a triatleta nacional afirmou que ‘é excelente ganhar agora uma prova em casa’.

Melanie Santos irá competir na Taça do Mundo em Valência, dia 7 de novembro, terminando a época em casa, na Taça da Europa de Quarteira, no dia 27 do mesmo mês.

Para Gabriela Ribeiro, que fez três segmentos muito equilibrados, com destaque para a natação afirmou: «A a natação correu bem, tentei dividir os grupos, no ciclismo trabalhámos em conjunto e na corrida dei o meu máximo para manter a segunda posição».

De um modo geral, as classificações das atletas nacionais foram muito boas, com sete atletas no top 10 e boas performances de modo geral.

 

Classificações do Campeonato do Mediterrâneo

 

1º Melanie Santos

2º Gabriela Ribeiro

4° Helena Carvalho

5° Vera Vilaça

8°Maria Tomé

9° Madalena Almeida

10°Ana Ramos

12°Inês Oliveira

17°Raquel Rocha

20°Inês Rico

21°Joana Oliveira

22°Beatriz Santos

24°Joana Miranda

Muitos parabéns a todas as atletas!

 

Consulte os resultados absolutos aqui: https://www.triathlon.org/results/result/2020_alhandra_etu_triathlon_mediterranean_championships/418489

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“João Almeida/«Não esperava ganhar tempo ao Kelderman»”


Ciclista português diz que vai para a estrada no domingo sem pressão

 

Por: Fábio Lima

Foto: Getty Images

Os amantes do ciclismo em Portugal começam a acreditar, os adversários começam a olhá-lo com outros olhos e até o próprio João Almeida a pouco e pouco vai mudando o seu discurso e demonstrando cada vez mais confiança. Este sábado, depois de ter sido sexto no contrarrelógio e ter reforçado a sua liderança, o português assumiu-se satisfeito pelo resultado alcançado e que te até esperava ganhar tempo aos principais rivais, mas admitiu ter ficado surpreendido por até ter conseguido bater Wilco Kelderman.

"Tudo estava a correr como tínhamos planeado, mas depois da fase inicial senti algumas dificuldades nos quilómetros seguintes. Mas no final, na última subida, senti-me bem, dei tudo, pois sabia que no final era a descer. Não arrisquei tanto nas curvas nessa fase e talvez tenha perdido algum tempo aí, mas acho que no final de contas foi muito bom", começou por dizer o ciclista luso da Deceuninck Quick Step.

Sexto no 'crono', Almeida ganhou tempo a praticamente todos os concorrentes diretos, algo que deixou até o ciclista português surpreendido. "Esperava tirar tempo a alguns rivais, mas não a todos, especialmente ao Kelderman. Ele é muito bom no contrarrelógio e estou muito surpreendido com isso", assumiu.

Por fim, um olhar à 15.ª etapa: "Acho que até agora tenho sido um bom trepador, será um dia difícil. Tenho um minuto para o Kelderman, por isso, se for tranquilo, fizer a minha subida...vamos começar amanhã sem qualquer pressão".

Fonte: Record on-line

“Ricardo Vilela substitui Jorge Cubero na Burgos-BH”


Ciclista desistiu por motivos de doença

           

Foto: Instagram Ricardo Vilela

O português Ricardo Vilela vai disputar a edição de 2020 da Volta a Espanha, ao substituir Jorge Cubero na Burgos-BH, devido a "problemas de saúde sem relevância médica" do ciclista espanhol, anunciou este sábado a equipa.

"Problemas de saúde sem relevância médica, mas incompatíveis com a participação em competições ao mais alto nível, obrigaram à substituição de Jorge Cubero por Ricardo Vilela. O bom desempenho na Volta a Portugal está na base da presença de Ricardo Vilela na prova mais importante da época", informou a Burgos-BH.

A equipa espanhola precisou que Cubero apresentou sinais de febre e mal-estar e que, apesar de "já estar quase recuperado" e de todos os testes de despistagem à covid-19 terem tido resultado negativo, "era aconselhável a substituição por outro ciclista".

Ricardo Vilela é o quarto atleta português confirmado na 75.ª edição da Vuelta, que vai ser disputada entre terça-feira e 8 de novembro, depois de Rui Costa e Ivo Oliveira, ambos da UAE Emirates, e de Nelson Oliveira, da Movistar.

A Vuelta de 2020 estava inicialmente marcada para o período entre 14 de agosto e 06 de setembro, deveria partir dos Países Baixos e passar por Portugal, vai ser disputada em 18 tiradas em vez das 21 habituais entre Irún, no País Basco, e Madrid.

Fonte: Record on-line

“Giro/João Almeida reforça liderança da geral em ‘crono’ ganho por Filippo Ganna”


No domingo, a 15.ª etapa apresenta 185 quilómetros a partir da Base Aérea de Rivolto.

 

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) foi hoje sexto classificado no contrarrelógio individual da 14.ª etapa da Volta a Itália em bicicleta, vencido pelo italiano Filippo Ganna (INEOS), o que lhe permitiu reforçar a liderança da geral.

Ganna, que já tinha vencido o ‘crono' inaugural e também a quinta etapa, cumpriu os 34,1 quilómetros entre Conegliano e Valdobbiadene em 42.40 minutos, 26 segundos a menos do que o australiano Rohan Dennis (INEOS), segundo, e 1.09 minutos relativamente ao norte-americano Brandon McNulty (UAE Emirates), terceiro.

Nas geral individual, o português, de 22 anos, aproveitou o bom registo, a 1.31 do vencedor, para ganhar tempo a quase todos os adversários do ‘top 10', à exceção de McNulty, e lidera agora com 56 segundos de vantagem sobre o holandês Wilco Kelderman (Sunweb), segundo, e 2.11 minutos para o espanhol Pello Bilbao (Bahrain-McLaren), terceiro.

 

Classificação da etapa:

 

1. Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) 42.40

2. Rohan Dennis (Ineos Grenadiers) 43.06

3. Brandon McNulty (EAU) 43.49

4. Thomas De Gendt (Lotto Soudal) 43.51

5. Josef Cerny (CCC Team) 43.56

6. João Almeida (Deceunick Quick Step), 44.10

 

Classificação geral:

 

1. João Almeida

2. Wilco Kelderman, a 56 segundos

3. Pello Bilbao, a 2.11 minutos

4. Brandon McNulty, a 2.23

5. Vincenzo Nibali, 2.30

No domingo, a 15.ª etapa apresenta 185 quilómetros a partir da Base Aérea de Rivolto, num dia de alta montanha, que culmina com a subida de primeira categoria a Piancavallo, antes do segundo e último dia de descanso, na segunda-feira.

Fonte: Sapo on-line

“Capitão do Caldas vai usar braçadeira rosa em apoio a João Almeida”


Ciclista português lidera a Volta a Itália

           

Por: Record

O capitão do Caldas vai usar uma braçadeira rosa no jogo frente ao Sacavenense este domingo. O clube informou nas redes sociais a sua intenção de se juntar ao apoio público a João Almeida, ciclista português que lidera há 11 dias a Volta a Itália.

"O Caldas manifesta total apoio ao atleta, juntando-se ao pedido feito pela Junta de Freguesia de A dos Francos e amanhã domingo, frente ao Sacavenense, o nosso Capitão Thomas Militão irá usar a braçadeira de capitão em tons de cor de rosa. Numa manifestação de apoio ao jovem ciclista João Almeida", refere o clube nas redes sociais.

"Vamos todos colocar algo rosa, seja uma fita, uma bandeira, uma peça de roupa, ou algo do género, nas nossas varandas, como sinal de estímulo e apoio ao nosso João Almeida. Vamos vestir a Freguesia e o Concelho de Cor de Rosa!"

Fonte: Record on-line

“Nibali elogia João Almeida: «Tem defendido muito bem»”


Italiano, um dos favoritos, espera boa performance do português no 'crono'

 

Por: Record

Foto: Getty Images

Vincenzo Nibali, 5.º na geral do Giro'2020, enalteceu o trabalho de João Almeida ao antever a jornada de sábado, com um contrarrelógio no qual o português podia fazer a diferença.

"É difícil dizer agora se consigo ganhar tempo ao camisola cor-de-rosa ou se devo defender o meu lugar. Ele tem defendido muito bem e tem uma equipa sólida a apoiá-lo. Estou à espera que ele [João Almeida] tenha um bom desempenho.

Antecipando o mesmo para Kelderman, que parece ser o mais brilhante do grupo", apontou o ciclista da Trek. "Um contrarrelógio destes requer o máximo da força. Posso perder algum tempo para os especialistas, mas no dia seguinte [amanhã] o esforço intenso pode fazer-se sentir nas pernas numa subida como Piancavallo", disse o italiano de 35 anos, já vencedor do Giro por duas vezes (2013 e 2016).

Fonte: Record on-line

“Espanhóis rendem-se a João Almeida: «Não afoga o desejo no medo, como os mestres aconselham»”


'El País' destaca o facto de o português ter tentado a vitória na etapa mesmo sendo líder

           

Foto: Lusa/EPA

João Almeida continua a dar espetáculo no Giro. Nesta sexta-feira, o ciclista português foi segundo classificado na 13.ª etapa e amealhou seis segundos de bonificação que lhe permitiram consolidar a liderança da classificação geral. Depois de 10 dias consecutivos com a camisola rosa, João Almeida começa a ser visto como um sério candidato à vitória final e a própria imprensa internacional está rendida à sua prestação.

E bom exemplo disso é a análise que o 'El País' fez à tirada desta sexta-feira. Num artigo intitulado 'Almeida, uma rosa com estilo', o diário espanhol destaca o facto de João Almeida ter tentado a vitória ao sprint e não se limitar a proteger-se, enquanto líder da corrida, na véspera do contrarrelógio.

"Ulissi vence por meia roda, depois de um sprint apertado, à frente do inesperado João Almeida, décimo dia de rosa e empenhado não se sabe se em ganhar o Giro ou deixar marca com a sua personalidade tão forte, juvenil, nesta sua primeira grande volta", pode ler-se.

"João Almeida não pensava no dia seguinte, no qual poderia aumentar ainda mais a liderança. Pensa no agora. Segue a sua inspiração e não afoga o seu desejo no medo, como os mestres do velho ciclismo aconselham. Em vez de respirar devagar, seguir na roda, prefere ser protagonista.


Tentou ganhar a etapa e colorir ainda mais a corrida com a sua energia. A sua equipa puxou com força e os sprinters não chegam. Não ganhou, mas terminou em segundo. Seis segundos de bonificação e um nome, o seu, que dia após dia os adeptos pronunciam com mais respeito", acrescentava o 'El País', que no final do artigo resume a prestação do português numa única frase: "uma questão de estilo".

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com