quinta-feira, 20 de agosto de 2020

“O dito por não dito”…Será que ficaram com a consciência pesada…”

Por: José Morais

Tudo aponta e está preparado, para que a Volta a Portugal 2020 vá para a estrada, entre 27 de setembro e 5 de outubro, se nada de imprevisto acontecer, a mesma estará a rolar, mas, com moldes diferentes dos habituais, e com a organização não da Podium, como tem acontecido nos últimos anos, mas sim, a ser feita pela Federação Portuguesa de Ciclismo, à qual fez muito bem em organizar uma edição especial este ano, não deixando assim morrer a tradição, o qual temos de lhe tirar o chapéu pela iniciativa.

Porem, é de lamentável a atitude de algumas autarquias, o caso de Viana do Castelo, Guarda, e Viseu, municípios com muita expressão na Volta, que se recusaram a receber a mesma, e temos aqui um “Dito, por não dito”, primeiro a recusa por não haver condições, agora aderiram, e veja-se, no dia 28 de setembro Viana do Castelo recebe os ciclistas, segue-se o dia 30 de setembro com Viseu a receber a caravana, e logo no dia 1 de outubro, a Guarda, outro dos que recusaram, vai ter também a caravana da Volta 2020.

É lamentável estas atitudes, as quais prejudicam a modalidade, será que na altura não se poderia negociar, não se poderia esperar, não se poderiam pensar noutras alternativas, sem terem tido essas decisões radicais na altura com um NÂO, que agora mudaram para um SIM. Que os fez mudar de ideias?

É lamentável estas atitudes, as quais deixaram ciclistas de rastos, e ainda equipas, patrocinadores, publico, amantes da modalidade, e todo um mundo que gira à volta de um evento desta envergadura, felizmente alguém agarrou no evento e seguiu em frente, e entre 27 de setembro e 5 de outubro, colocando a rolar na estrada a joia principal do ciclismo nacional.

Os votos aqui ficam, de que tudo corra bem, sem problemas, e com dignidade para uma modalidade que merece o nosso respeito, e mais uma vez deixo aqui a frase; “O dito por não dito”…Será que ficaram com a consciência pesada…”.

Boa Volta a Portugal 2020.

“Viseu vai receber final da terceira etapa da Volta a Portugal”

Partida dos ciclistas no dia seguinte também será na cidade, anunciou hoje o presidente da autarquia, Almeida Henriques.

A cidade de Viseu vai receber o final da terceira etapa da Volta a Portugal, que decorre a 30 de setembro, e a partida dos ciclistas no dia seguinte, anunciou hoje o presidente da autarquia, Almeida Henriques.

“Volta a Portugal nos moldes tradicionais, nós não estaríamos disponíveis para apoiar”, disse Almeida Henriques aos jornalistas, no final da reunião de Câmara.

No entanto, uma edição especial da Volta a Portugal, num “modelo sem público, com transmissão televisiva”, cumprindo as orientações da Direção-Geral da Saúde devido à covid-19 e “visando salvaguardar a modalidade e a manutenção das equipas de ciclismo, terá um apoio do município de Viseu”, acrescentou.

O autarca explicou que a decisão de dar o apoio foi tomada na quarta-feira, tendo o executivo sido sensível aos argumentos da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

“Não é tanto a questão da Volta a Portugal, é mais a questão da sobrevivência dos clubes e das equipas”, frisou.

Almeida Henriques referiu que os montantes envolvidos neste apoio do município (35 mil euros) serão muito inferiores aos dos outros anos e “transformados num protocolo a celebrar com a Federação Portuguesa de Ciclismo”, que incluirá também "O ciclismo vai à escola" e a promoção da atividade turística saudável.

Segundo o autarca, o contrato que o município tinha anteriormente representava um apoio de cerca de 150 mil euros.

A prova, cuja edição especial de 2020 vai ser disputada entre 27 de setembro e 05 de outubro, com organização da FPC, terá o seu percurso revelado até ao final do mês.

Fonte: Sapo on-line

“Steven Kruijswijk falha Tour devido a fratura no ombro”

Holandês admitiu que consequências da queda no Dauphiné foram mais graves do que era previsto

Por: Lusa

O holandês Steven Kruijswijk (Jumbo-Visma), terceiro classificado na Volta a França de 2019, vai falhar a edição de 2020, devido a uma fratura no ombro contraída no Critério do Dauphiné, anunciou hoje o ciclista nas redes sociais.

"Infelizmente, as consequências da minha queda no Dauphiné foram mais graves do que eu esperava. Para minha grande tristeza, não poderei participar do Tour devido a uma fratura no ombro e numerosas escoriações", admitiu Steven Kruijswijk.

O holandês junta-se no pelotão dos ausentes, entre outros, aos britânicos da INEOS Chris Froome, quatro vezes vencedor da Volta a França, e Geraint Thomas, vencedor em 2018, que também vão ficar fora da edição deste ano do Tour por opção da equipa britânica.

Assim, o único representante do pódio de 2019 na edição deste ano será o colombiano Egan Bernal (INEOS), o campeão em título.

Kruijswijk, de 33 anos, que será substituído na equipa da Jumbo-Visma pelo norueguês Amund Grondahl Jansen, de 26 anos, vai iniciar a fase de reabilitação já a pensar no regresso à competição na Volta a Itália, a decorrer de 3 a 25 de outubro.

"Desejo o melhor à minha equipa para o Tour. Estou muito desapontado por não poder fazer parte dele", referiu ainda o ciclista, que abandonou o Dauphiné durante a quarta etapa depois de sofrer uma queda.

O prognóstico inicial foi que o holandês tinha um "ombro deslocado" e o diretor desportivo da equipa, Merijn Zeeman, acreditava que Kruijswijk pudesse recuperar a tempo para o Tour, mas perante a fratura foi impossível "manter o plano".

A equipa da Jumbo-Visma para a 107.ª edição da Volta a França, com partida de Nice em 29 de agosto e chegada a Paris em 20 de setembro, contará com Primoz Roglic, Tom Dumoulin, Wout Van Aert, Sepp Kuss, Tony Martin, George Bennett e Robert Gesink.

Fonte: Record on-line

“Equipa Portugal/Portugal com 14 corredores no Europeu de Estrada”

Por: José Carlos Gomes

A Equipa Portugal compete com 14 corredores no Campeonato da Europa de Estrada, que se realiza em Plouay, na região francesa da Bretanha, entre 24 e 28 de agosto.

Na categoria máxima, José Poeira contará com Ivo Oliveira, Rui Oliveira e Rui Costa (UAE Team Emirates), Rafael Reis (Feirense), Rafael Silva (Efapel) e Rúben Guerreiro (EF Education First).

A equipa de sub-23 será formada por Afonso Silva (Rádio Popular-Boavista), Miguel Salgueiro (LA Alumínios-LA Sport), Guilherme Mota e Pedro Miguel Lopes (Kelly/InOutBuild/UDO). As cores nacionais também são defendidas por quatro corredores juniores, duas femininas, Beatriz Roxo (NRV – Academia de Ciclismo de Paredes) e Daniela Campos, e dois masculinos, Fábio Fernandes (Efapel – Escola de Ovar) e João Ferreira (Academia Joaquim Agostinho/CYR/UDO).

O programa abre na próxima segunda-feira, dia das provas de contrarrelógio. Ao contrário do que é costume, o percurso é o mesmo para todas as categorias, 25,6 quilómetros, com alguns topos. A Equipa Portugal estará representada pela júnior Daniela Campos, cuja prova decorre entre as 8h00 e as 9h20, e pelos ciclistas de elite Rafael Reis e Rui Costa. O contrarrelógio de elite disputa-se entre as 15h10 e as 16h15 e tem transmissão em direto na Eurosport.

Na quarta-feira, 26 de agosto, corre-se a prova de fundo para elite. O pelotão principal do Europeu vai completar 13 voltas ao circuito de Plouay, totalizando 177,45 quilómetros e um acumulado de subida de 2535 metros. O circuito, praticamente sem terreno plano, não sendo para trepadores, deixará alguns homens rápidos em dificuldades. Esta corrida também será transmitida pelo Eurosport.

Os sub-23 disputam a prova de fundo no dia seguinte, entre 8h00 e as 11h00. Os jovens vão cobrir dez voltas ao circuito, num total de 136,6 quilómetros e 1950 metros de acumulado.

A participação nacional termina na sexta-feira, 28 de agosto. Entre as 8h00 e as 9h45 é a vez de Beatriz Roxo e Daniela Campos pedalarem ao longo de 68,25 quilómetros. Das 10h20 às 13h00, Fábio Fernandes e João Ferreira vão enfrentar os 109,2 quilómetros da prova de juniores masculinos.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Rafael Reis no Europeu de Estrada”

Pelegrí e Arozamena nos Nacionais de Espanha

Por: Helena Dias

Rafael Reis irá integrar a Selecção Nacional no Campeonato da Europa de Estrada, entre os dias 24 e 28 de Agosto, em Plouay, região francesa da Bretanha. Na segunda-feira, dia 24, o corredor FEIRENSE irá disputar o contra-relógio de 25,6 quilómetros, a disputar entre as 15h10 e 16h15 (hora portuguesa). Na quarta-feira, dia 26, terá lugar a prova de fundo de 177,45 quilómetros, percorridos no circuito de Plouay, com partida às 11h. Ambas as provas terão transmissão no Eurosport.

Oscar Pelegrí e Jesus Arozamena estarão de castelo ao peito nos Campeonatos Nacionais de Espanha, ambos na prova de fundo, que se irá celebrar no domingo, 23 de Agosto, na província de Jaén. Os dois corredores da equipa FEIRENSE terão de enfrentar um percurso de 185,01 quilómetros, com seis passagens pela meta e pelo alto de Mazuecos, uma subida de 7 quilómetros de extensão a 5,2% de pendente média. A partida será dada às 8h (hora portuguesa) na Plaza de Vázquez de Molina, em Úbeda, e a chegada está prevista para as 12h30 na Plaza de España, em Baeza.

Os Campeonatos de Espanha terão transmissão em directo no Eurosport 1 e LaLigaSportsTV, a partir das 11h (hora portuguesa).

 

 

Declarações do director desportivo Joaquim Andrade sobre os Nacionais de Espanha:

“Será um Campeonato num dos países mais fortes do ciclismo, com um percurso exigente em que o calor será um dos principais obstáculos. O facto de correrem apenas os dois fará com que a leitura de corrida e a atenção redobrada tenham um peso determinante. No entanto, tanto o Oscar como o Jesus deram excelentes indicações na prova de Getxo e, por isso, acredito que irão ter uma boa prestação. Os corredores da nossa equipa, seja qual for a prova em que participem, acreditam sempre na possibilidade de vencer, mas um lugar no Top 10 seria excelente.”

Fonte: Clube Ciclismo Feirense

“Taça da Europa de Olsztyn 2020”

No dia 21 de agosto, o triatlo português estará presente na Polónia para disputar a Taça da Europa de Olsztyn 2020.

Na retoma das competições internacionais, os triatletas nacionais estarão presentes na Taça da Europa de Olsztyn, uma prova disputada na distância sprint, que se realiza no dia 21 de agosto.

A prova do escalão de elite conta com as atletas femininas Ana Ramos e Inês Oliveira, enquanto que na competição masculina do mesmo escalão marcarão presença João Ferreira, João Mansos, Miguel Tiago Silva, Pedro Gaspar e Rafael Domingos.

Na competição júnior, Portugal estará representado por Beatriz Santos, Joana Oliveira, Maria Tomé, Mariana Vargem, Afonso do Canto, Alexandre Montez, Gonçalo Balbino, Gonçalo Oliveira, João Chagas e Rodrigo Rodrigues.

São 17 os atletas nacionais que irão disputar a Taça da Europa na Polónia, entre o escalão júnior e de elite

São 17 os atletas nacionais (escalão júnior e elite) que irão disputar a Taça da Europa na Polónia

«Este momento é determinante para a motivação do processo de treino, principalmente para o escalão júnior, depois de sucessivos  cancelamentos e adiamentos das competições previstas», afirma António Fortuna, Diretor Técnico Nacional.

Para o escalão elite, que se encontra mais habituado a competir internacionalmente, espera-se que os atletas ganhem ritmo competitivo, continuando com o desenvolvimento do treino, numa prova que tem a start list condicionada devido ao receio de participação por parte de algumas nações.

 

 

Horário da Taça de Olsztyn, sexta, 21 de agosto:

Atletas femininas (escalão júnior): 10h hora PT

Atletas masculinos (escalão júnior): 12h30 hora PT

Atletas femininas (escalão elite): 15 hora PT

Atletas masculinos (escalão elite): 17h30 hora PT

O percurso será composto por uma volta de 750 metros de natação, quatro voltas que totalizam 20km de ciclismo em asfalto, finalizando com 5km de corrida.

Veja a agenda das provas internacionais aqui: https://www.triathlon.org/events

Siga a prova no Facebook aqui: https://www.facebook.com/triathlonseriespl/

Fonte: Federação Triatlo Portugal

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com