domingo, 18 de abril de 2021

“Luis Carlos Chía assumiu a segunda etapa em linha da Vuelta a Colômbia Mindeporte de 2021 que deixou Bryan Gómez como novo líder”


A corrida final foi realizada este domingo, 18 de abril, no final da segunda etapa em linha da Volta à Colômbia Mindeporte 2021, pois não só deixou Luis Carlos Chía como o vencedor da etapa, como também mudou a classificação geral e deixou Bryan Gómez como o novo líder da corrida.

164 corredores alinharam no terceiro dia da competição da edição 71 da Volta ao município de Paipa, onde realizaram um percurso de 181,1 quilómetros que os levariam até à cidade de Tocancipá, no departamento de Cundinamarca.

Desde os primeiros quilómetros, que foram disputados sob a fria temperatura boyatiana, os corredores estavam ativos, querendo estabelecer um ritmo forte na corrida, por isso várias tentativas de fuga foram apresentadas, que não foram bem-sucedidas devido ao ritmo do pelotão.

No entanto, três corredores tentaram, deixaram o grupo principal e passaram a comandar a corrida: Hernán Darío Gómez da Fundação Esteban Chaves, Dubán Bobadilla da Herrera Spor) e José Serpa da Team Cartagena, foram os aventureiros que conseguiram fazer a diferença para o lote.

Depois que o trigêmeo consolidou a fuga, alguns corredores deixaram para trás para entrar na ponta final, mas o ciclista teve um bom ritmo e não deu aos companheiros a chance de se juntarem.

Este grupo de última geração jogou os dois primeiros prémios intermediários, a primeira corrida foi para Serpa, que cruzou primeiro que Gomez e Bobadilla, mais tarde, Bobadilla prevaleceu no primeiro prémio da montanha, onde Gomez ficou em segundo e Serpa, terceiro.

Depois deste ponto, Duban foi deixado sozinho na ponta, mas mais tarde os seus companheiros aventureiros foram reintegrados à liderança da corrida e, além disso, Juan Diego Hoyos da Colnago, Steven Cuesta da Sundark, Pedro Herrera da EBSA, Elkin Malaver da Bicistrongman, Jordan Rodríguez da Movistar Equador e Yesid Sierra da Néctar, que formaram a fuga de nove corredores, que mais tarde caíram apenas para oito, enquanto Sierra se desentendeu para trás.

Os ponteiros atingiram uma diferença de 2 minutos e 20 segundos com o grupo principal a jogarem outros prémios intermediários, como o segundo prémio da montanha, onde Bobadilla voltou em primeiro lugar, seguido por Malaver e Rodriguez. O grupo líder estava reduzindo a diferença e antes do segundo sprint especial deu casa aos fugitivos.

Pedro Herrera queria mais e saiu novamente no ponto, desta vez sozinho, ficando com o segundo sprint, onde Nelson Soto da Colômbia Land of Athletes e Steven Cuesta, cruzaram em segundo e terceiro, respetivamente, além disso, ele novamente prevaleceu no terceiro e último sprint do dia, atrás dele eles cruzaram Oscar Quiroz da Colômbia Terra dos Atletas e Juan Diego Hoyos.

Na subida ao terceiro e último ponto montanhoso deste dia, o grupo neutralizou Herrera, mas imediatamente Salvador Moreno da Orgulho Paisa, Oscar Pachón da Sundark e Albeiro Pira da Prefeito de La Vega partiram, o que fizeram uma breve diferença a favor. Pira prevaleceu no Alto del Sisga, deixando Moreno, segundo, e Pachón, terceiro. Este último ficou até se ligar ao grupo, que desacelerou e também encerrou a aventura dos dois que permaneceram na ponta a apenas 10 quilómetros da linha de chegada.

Os últimos quilómetros foram disputados com o grupo compacto, várias equipas, interessadas na etapa, começaram a colocar seus velocistas para a frente para disputar a corrida. Colnago, EPM, Supergiros, Dreaming Colombia, Canels, Colombia Tierra de Atletas e Team Cartagena, foram alguns dos que moveram seus corredores especializados nestas finalizações para a luta pela vitória.

No final, o mais rápido na sequência de sentenças foi o cundinamarqués Luis Carlos Chía, que venceu o boyacense Diego Ochoa da EPM-Scott e o vallecaucano Bryan Gómez da Supergiros no sprint, que somou 4 segundos no bónus do terceiro lugar e subiu para o primeiro lugar na classificação geral, assumindo a liderança da corrida.

A terceira etapa da Volta à Colômbia UCI 2.2. 2021 será disputada esta segunda-feira, entre Mosquera (Cundinamarca) e a cidade de Ibagué (Tolima), num percurso de 181,1 quilómetros com dois prémios de montanha e três pontos especiais em disputa.

Fonte: Federação Colombiana Ciclismo

“Nélson Oliveira termina Volta à Comunidade Valenciana a seis segundos do vencedor”


Stefan Kung triunfou por curta margem

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista francês Arnaud Démare (Groupama-FDJ) venceu este domingo ao sprint a quinta e última etapa da Volta à Comunidade Valenciana, Espanha, conquistada pelo suíço Stefan Kung, seu companheiro de equipa.

Na tirada de consagração, o helvético não teve problemas em manter os seis segundos de vantagem para o segundo classificado, o português Nélson Oliveira (Movistar), 28.º na tirada de hoje, com o mesmo tempo.

Na derradeira etapa, de 91,2 quilómetros, entre Paterna e Valência, Démare impôs-se em 1:56.25 horas, batendo sobre a meta o espanhol Jon Aberasturi (Caja Rural) e o belga Timothy Dupont (Bingoal).

Kung ganhou a geral com seis segundos de avanço para Nélson Oliveira e 36 para Enric Mas, também da Movistar, que liderava a competição, mas no contrarrelógio de sábado furou a pouco mais de um quilómetro da meta, perdendo tempo que lhe custou o triunfo na geral.

Fonte: Record on-line

“Amstel Gold Race “Masculina” Wout Van Aert vence clássica no 'photo finish'”


Rui Costa, da UAE-Emirates, foi 54.º classificado

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Amstel Gold Race

O ciclista belga Wout van Aert (Jumbo-Visma) venceu este domingo ao 'sprint' a clássica Amstel Gold Race, nos Países Baixos, em triunfo decidido no 'photo finish' com o britânico Tom Pidcock (INEOS).

Os atletas cumpriram os 218,6 quilómetros em circuito entre Valkenburg e Berg en Terblijt em 5:03.27 horas, dois segundos à frente do pelotão, comandado pelo alemão Maximilian Schachmann (BORA--hansgrohe), que foi a sua companhia num trio em fuga nos derradeiros 13 quilómetros e que chegou a deter 20 segundos de avanço.

Este grupo formou-se depois de sucessivos ataques de vários dos favoritos ao triunfo - a prova decorreu em circuito, por motivos ligados à pandemia da covid-19 --, que acabaram por não ser bem-sucedidos.

Van Aert iniciou o sprint a 200 metros da meta e parecia ir ceder quando Pidcock se colou, a 75 metros do fim, mas o belga teve forças para aguentar o ataque, impondo-se por uma nesga.

Este é o quarto triunfo da época para van Aert, 26 anos, depois de duas etapas no Tirreno-Adriatico e em Gand-Wevelgem.

O português Rui Costa, da UAE-Emirates, foi 54.º classificado, a 2.12 minutos, enquanto o colega de equipa Ivo Oliveira desistiu.

Fonte: Record on-line

“Mark Cavendish consegue vitória 150 da carreira na Volta à Turquia”


Britânico bateu ao 'sprint' o belga Jasper Philipsen

 

Por: AJO

Foto: Reuters

O britânico Mark Cavendish (Deceuninck-QuickStep) venceu hoje pela quarta vez na Volta à Turquia em bicicleta, na oitava e última etapa, conseguindo a vitória 150 da carreira com profissional, numa prova ganha por José Manuel Díaz (Delko).

O britânico bateu ao ‘sprint’ o belga Jasper Philipsen (Alpecin-Fenix), que ficou em segundo, e o norueguês Kristoffer Halvorsen (Uno-X Pro), que terminou em terceiro.

“Estou muito feliz por conseguir a minha quarta vitória em etapa. Foi uma semana incrível, desfrutei muito e conseguir a minha vistoria 150 como profissional com esta equipa é algo incrível”, disse Mark Cavendish

O espanhol José Manuel Díaz (Delko) assegurou a vitória na prova.

Fonte: Lusa

“Amstel Gold Race “Feminina”, Marianne Vos vence a prova”


Por: José Morais

Foto: Getty Images

Foi mais um brilhante triunfo de Marianne Vos, impondo a sua lei por velocidade, com Mavi Garcia a ficar em sexto, mais um triunfo brilhante de Vos, conseguindo assim cumprir em casa o prognostico que ela fez, dando como grandes favoritas para as corredoras holandesas.

A holandesa da Jumbo-Visma foi a vencedora sa 7ª edição da Amstel Gold Race, prova feminina, disputada entre Valkenburg e Berg em Terblijt num percurso de 116 quilómetros, numa prova de 1 dia.

Natural de Hertogenbosch a holandesa de 33 anos prevaleceu com autoridade pela velocidade imposta, conseguindo fazer a prova com um tempo de 3h00.20, ficando à frente das suas compatriotas Demi Vollering da SD Worx e Annemiek van Vleuten da Movistar.

Marianne Vos teve assim mais um triunfo brilhante, ao cumprir em casa o prognostico feito antecipadamente, a qual ela se dava como uma das grandes favoritas das corredoras holandesas, sendo o seu 233º triunfo da tricampeã mundial, três vezes vencedora do Giro de Itália, e 5 Flechas, entre outros triunfos marcantes.

Numa corrida muito exigente ela conseguiu selecionar 55 corredoras mais fortes nos últimos quilómetros, mas foi Annemiek Van Vleuten da Movistar quem se infiltrou ainda mais nos candidatos no Cauberg, com um ataque pesado que deixou a campeã mundial Anna van der Breggen da Team SD Worx para trás.

Porem Van Vleuten conseguiu levar a melhor para Demi Vollering e Ashleigh Moolman-Pasio, assim como Marianne Vos, Elisa Longo Borghini e a defensora do título, a polonesa Katarzyna Niewiadoma, após várias tentativas que não conseguiram superar, como ainda uma de Van Vleuten a 2,5 kms, tudo parecia que estava no comando de Niewiadoma e Longo Borghini, mas a falta de entendimento originou a falta de possibilidades da disputa da vitória final entre elas, 

A 400 metros da linha de chegada, o sprint era rápido entre uma dúzia de corredoras, mas, Marianne Vos foi a mais forte e ganhando com muita autoridade, embora muito confiante, esteve muito perto de causar-lhe algumas perturbações na proximidade com Demi Vollering.

 

A classificação final do top dez ficou assim:

 

1º Marianne Vos da Jumbo-Visma

2º Demi Vollering da SDWorx,

3º Annemiek van Vleuten da Movistar

4º Amanda Spratt da Bike Exchange

5º Soraya Paladin da Liv Racing

6º Mavi Garcia da Alé BTC Ljubljana

7º Cecilie Uttrup Ludwig da FDJ-Nouvelle Aquitaine Futuroscope

8º Elisa Longo Borghini da Trek-Segafredo

9º Ashleigh Moolman Pasio da SDWorx

10º Kasia Niewiadoma da Canyon-SRAM

“1ª Taça de Portugal XCO”


Mário Costa e Raquel Queirós dominam em Melgaço

 

A 1ª Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO) disputou-se, neste domingo, em Melgaço, Viana do Castelo, onde Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Raquel Queirós (Guilhabreu BTT) venceram na categoria de Elite.

A primeira prova pontuável da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO) viu Mário Costa destacar-se na categoria de Elite Masculino. O atleta da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde não teve o seu trabalho facilitado, terminando a apenas 16 segundos de David Rosa (Individual) e a 31 segundos de Roberto Ferreira (DMT Racing Team), que terminaram a prova em segundo e terceiro, respectivamente. Ivan Feijoo (BH TEMPLO CAFES UCC EQUIPA UCI) foi o mais bem classificado entre os Sub23, tendo fechado na nona posição, a 5m12s do vencedor.

Raquel Queirós foi a grande vencedora da corrida da categoria de Elite Feminina, sem dar qualquer hipótese às adversárias. A atleta da Guilhabreu BTT terminou com uma consistente vantagem de 5m12s para Joana Monteiro (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), que cortou a meta na segunda posição. Logo a seguir chegou Josefina Casadey – El Gallo Components, a 5m49s de Raquel Queirós, para fechar em terceiro. Com este resultado na categoria principal, a corredora portuguesa foi também a melhor em Sub23.


Na prova de juniores femininas esteve em destaque. Mariana Líbano (Guilhabreu BTT). A atleta arrancou a todo o gás para esta 1ª Taça de Portugal XCO e bateu a concorrência com uma vantagem confortável. O segundo lugar ficou entregue a Íris Chagas (Automoveis Ribeiro/GDVP), que terminou a 4m21s da vencedora e com o mesmo tempo da terceira classificada, Sofia Gomes (BTT Seia).

No setor masculino, João Cruz (AXPO/FirstBIke Team/Vila do Conde) foi o primeiro a cortar a meta, na frente de Tomás Frazão (Guilhabreu BTT), que terminou a 1m01s da vitória. Vasco Cunha fechou o pódio em terceiro, a 1m36s de João Cruz.


Na categoria de cadetes foram Rafael Sousa (Guilhabreu BTT), nos masculinos, e Catarina Espada (SPC/Escola de Ciclismo de Oeiras), nas femininas, a levar a melhor.

Filipe Ramos (Guilhabreu BTT) e Nádia Mendes (BTTGardunha/Fundão/Create) foram os melhores na categoria de veteranos masters 30. Já em masters 40, Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Raquel Marques (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) levaram a melhor sobre os adversários.

Fábio Luiz (Marrazes/Gui/Brejinho/BikeZone Leiria) foi o único paraciclista em competição.

A segunda prova da Taça de Portugal de XCO vai realizar-se no dia 2 de maio, em Lousada, no distrito do Porto.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“1ª Taça de Portugal Júnior – Circuito CAR Anadia”


António Morgado vence a solo em Anadia

 

O pelotão de juniores iniciou a época com o Circuito CAR Anadia, prova pontuável para a Taça de Portugal Júnior. António Morgado não deu hipótese aos seus adversários e venceu com autoridade.

Após ser dada a partida, às 14h30, os 131 corredores em prova tinham pela frente cinco voltas ao Circuito CAR Anadia, de forma a completarem 98,8 quilómetros.

Até à última passagem pela meta, antes da derradeira chegada, assistiram-se a várias movimentações, mas todas elas sem sucesso. A partir dos 55 quilómetros de prova foi a equipa da Bairrada a liderar o pelotão, sem permitir que qualquer ataque se estabelecesse.

Ao quilómetro 78, Lucas Lopes (Póvoa de Varzim/CDC Navais) e António Morgado (Bairrada) lançaram-se do pelotão, chegando a manter uma distância de 1m50s. Entretanto, Gonçalo Tavares (Bairrada) colocou-se em posição intermédia, acabando, pouco depois por ser absorvido pelo pelotão.


Não tardou até que António Morgado descartasse a companhia de Lucas Lopes, aproveitando uma subida ainda a cerca de 20km do final, logo após a 4ª passagem pela meta, para lançar o ataque. O corredor da Bairrada chegaria a solo ao quilómetro 98,8 da prova, garantindo assim a vitória.

Lucas Lopes cortou a meta com mais 1m15s do que Morgado, garantindo assim o segundo lugar nesta 1ª Taça de Portugal Júnior. O pelotão só chegou após 2m40s e foi Diogo Pinto (Academia Joaquim Agostinho/CYR/UDO) que, ao sprint, bateu a concorrência para garantir a terceira posição.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal de Paraciclismo arrancou em Anadia”


Neste domingo, assinalou-se o início da Taça de Portugal de Paraciclismo Jogos Santa Casa, com um contrarrelógio individual de 20,8 quilómetros no Circuito CAR Anadia, em Sangalhos.

A primeira prova pontuável para a Taça de Portugal de Paracilcismo Jogos Santa Casa, contou com a participação de 23 atletas, de 10 categorias distintas.

A categoria que juntou mais participantes foi a C5, com Hélder Maximino (360ºBike Trail/Mundimat/CCA Paio Pires) a destacar-se entre os cinco paraciclistas, com um tempo de 32m46s. Manuel Ferreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), foi segundo, diante de Miguel Pacheco (Individual), que fechou em terceiro.

Bernardo Vieira foi o único corredor presente em C1, Telmo Pinão (EFAPEL PARACYCLING) foi o melhor C2 e Paulo Teixeira (Rodabike/ACRG/Gondomar) foi também o único a competir em C3.

Em C4 participaram quatro corredores, com João Monteiro (Mozinho RT Martos Pellets Oforsep) a conseguir o melhor tempo, em 33m39s, na frente de Ângelo Correia (Clube Ciclismo Amaro Antunes), que terminou com um tempo de 36m06s. Ana Ramos foi a única corredora feminina a competir nesta categoria.


Na categoria de H3, João Pinto (Belmira Cruz/Centro de Ciclismo Portimão/Mir) foi quem levou a melhor e João Marques (ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra) conquistou a vitória na categoria D.

Em H4 esteve em destaque Flávio Pacheco (Santa Cruz/Botelhos.pt), com a atleta Filomena Oliveira (Individual) a representar o setor feminino. Já em H5, Luís Costa (Individual), foi o único participante.

Na estreia da categoria B, e a juntarem-se às outras duas atletas femininas em prova, estiveram Ana Silva e Isabel Caetano (Descobre Destreza Associação Desportiva).

A segunda prova pontuável para Taça de Portugal de Paraciclismo realiza-se a 16 de maio, em Loulé.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com