sábado, 12 de fevereiro de 2022

“Época lançada em registo emotivo”


A Cerimónia de Abertura da Época Desportiva de 2022, realizada hoje, na Murtosa, deu a conhecer o calendário e o plantel das equipas profissionais e terminou em registo emotivo, com a entrega das distinções da Federação Portuguesa de Ciclismo a três personalidades.

Na véspera da Prova de Abertura - Região de Aveiro, que amanhã dará o tiro de partida para uma temporada com 60 dias de competição, o pelotão profissional português deu-se hoje a conhecer, durante a Cerimónia de Abertura da Época.

O frenesi de um novo ano que se inicia marcou o ambiente. Os diretores desportivos e os corredores deram conta das ambições desportivas, mostraram as novas camisolas e brindaram os convidados com as primeiras impressões sobre as corridas que arrancam já neste domingo.

As primeiras pedaladas acontecem na região de Aveiro. A corrida inaugural do ano e da Taça de Portugal Jogos Santa Casa vai ligar Cortegaça, no concelho de Ovar, a Águeda, ao longo de 170,1 quilómetros. A partida será dada às 12h00, prevendo-se a chegada para pouco depois das 16h00. A subida de Talhadas, na primeira metade da viagem, é o ponto de maior exigência orográfica, numa corrida que, teoricamente, favorece os sprinters, mas que, nos últimos anos, tem fugido muitas vezes ao guião imaginado.


A Taça Nacional de Equipas, apresentada pelo presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, será uma novidade deste ano. Irá premiar a equipa mais regular nas provas de um dia e incluirá para também no ranking o desempenho das equipas continentais em provas de ciclocrosse e de pistas.

Após a apresentação das equipas, a cerimónia deste sábado reconheceu o trabalho de três personalidades com várias décadas de dedicação ao ciclismo português. José Diogo Calado recebeu o galardão de Vice-Presidente Honorário da Federação Portuguesa de Ciclismo. Isabel Fernandes e José Luis Algarra foram agraciados com o título de Sócio Honorário da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Baixa no pelotão da Volta a Provença, Richard Carapaz testa positivo”


O equatoriano, que não tem sintomas, não conseguiu dar a partida no palco

 

Por: José Morais

Após ter testado positivo ao Covid 19 no início da segunda etapa da Volta a Provença, o ciclista equatoriano Richard Carapaz da Ineos, teve hoje de abandonar a prova, apesar de não ter sintomas, ele que era nono na classificação geral a 51 segundos do atual líder, o ciclista italiano da Ineos-Grenadiers Filippo Ganna.

No comunicado da equipa, era informado que o ciclista tinha testado positivo num teste de rotina, sem apresentar qualquer sintoma, sendo a razão que o mesmo teve de abandonar a prova, como faz parte do regulamento.

Para Richard Carapaz, esta é sem dúvida uma semana negra, primeiro, pela queda a quatro de fevereiro durante a terceira etapa da Estrela de Bességes, obrigando o mesmo a cortar a linha de chegada com 9,32 minutos de atraso ao francês Benjamin Thomas que foi o vencedor da tirada, agora o abandono motivado pelo Covid 19.

“Volta a Provença Bryan Coquard vence segunda etapa”


Por: José Morais

Foto: Team Cofidis Équipe Cycliste

Na segunda etapa da Volta a Provença Bryan Coquard da Cofidis foi o vencedor da mesma, com Filippo Ganna da Ineos a manter a liderança, porem, a etapa foi marcada pelo abandono de Richard Carapaz da Ineos, por tere testado positivo ao Covid 19, ele que era um dos principais favoritos à disputa da última etapa.

Impondo-se ao seu compatriota e campeão do mundo Julian Alaphilippe da QuickStep-Alpha Vinyl que foi segundo, e a Filippo Ganna, Bryan Coquard, o ciclista de 29 anos conseguiu ser mais forte e ganhou, na etapa entre Arles e Manosque no total de 180,6 quilómetros.

Com um sprinte muito restrito o que permitiu a Filippo Ganna manter a liderança da geral, ficando a dois segundos de Julian Alaphilippe, com o ciclista francês Pierre Latour da TotalEnergies, a conseguir terceiro, ficando a catorze segundo.

Este domingo realiza-se a terceira e última etapa que será percorrida entre Manosque e Montagne de Lure, onde os ciclistas terão uma contagem de primeira categoria a qual coincide com a meta final, onde se encontrará o vencedor da edição de 2022, no final dos 166,1 quilómetros da etapa.

“Alessandro Covi vence e Emirates faz dobradinha na Volta a Múrcia”


André Carvalho (Cofidis) foi 83.º a mais de 10 minutos do vencedor

 

Por: Lusa

Foto: UAE Team Emirates

O italiano Alessandro Covi venceu este sábado a Volta a Múrcia em bicicleta, cuja 42.ª edição teve dobradinha da UAE Emirates, com o também italiano Matteo Trentin no segundo posto.

Covi, de 23 anos, cumpriu os 183,2 quilómetros entre Fortuna e Puerto de Cartagena em 4:34.50 horas, sendo um segundo mais rápido do que o grupo dos perseguidores, onde o colega de equipa e compatriota Trentin 'sprintou' para o segundo lugar.

Sem o espanhol Alejandro Valverde (Movistar), ciclista de Múrcia que acaba este ano a carreira, a prova teve o francês Matis Louvel (Arkéa Samsic) a fechar o pódio.

O alto Collado Bermejo, de categoria especial, foi a principal dificuldade do dia, que Covi acabou por vencer com um ataque nos últimos quilómetros.

André Carvalho (Cofidis) foi 83.º, a mais de 10 minutos do vencedor, enquanto o outro ciclista luso inscrito, Daniel Viegas (EOLO Kometa), abandonou a prova.

Fonte: Record on-line

“Anthon Charmig lidera Volta a Omã e Rui Costa sobe a quarto”


Ciclista dinamarquês venceu terceira etapa

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Rui Costa

O dinamarquês Anthon Charmig (Uno-X) venceu este sábado a terceira etapa da Volta a Omã, assumindo a liderança da geral, com Rui Costa (UAE Emirates) a acabar em quinto e a subir a quarto.

Charmig, de 23 anos, cumpriu os 180 quilómetros entre a Universidade Sultan Qaboos e Qurayyat em 4:19.30 horas, à frente do checo Jan Hirt (Intermarché-Wanty-Gobert), segundo com o mesmo tempo.

O francês Élie Gesbert (Arkéa Samsic) chegou a dois segundos, em terceiro, com Rui Costa em quinto, a quatro segundos do vencedor.

O português já foi segundo na geral final desta prova, em 2017, e vem de um terceiro lugar na Volta à Arábia Saudita, já esta época.

Na geral, Charmig lidera com quatro segundos de vantagem para Hirt, com Gesbert em terceiro a oito segundos e o luso em quarto, a 12.

A quarta etapa mantém o perfil acidentado, no domingo, com 119,5 quilómetros entre Al Sifah e Mucat.

Fonte: Record on-line

“Equipa ABTF Betão-FEIRENSE inicia época em Aveiro”


Este fim-de-semana, a equipa de ciclismo ABTF Betão-FEIRENSE, de escalão Continental UCI, inicia a época de Estrada 2022 em Aveiro, aquando da realização da Prova de Abertura, após uma excelente época de Ciclocrosse com Márcio Barbosa a fechar a Taça de Portugal com a medalha de bronze.

Com uma ligação cimentada em épocas anteriores, este ano a ABTF Betão une-se ao Clube Desportivo Feirense como patrocinadora principal da equipa, que conta na presente temporada com 10 corredores sob o comando desportivo de Joaquim Andrade.

Às renovações de Fábio Oliveira e Venceslau Fernandes juntam-se as oito novas contratações de André Cardoso, Francisco Pereira, Ivo Pinheiro, Márcio Barbosa, Micael Isidoro, Miguel Carvalho, o filipino Carlos Ochoa e o russo Viktor Manakov. Pela quarta época consecutiva, a equipa está equipada com Bicicletas Cannondale.

 

Declarações de Joaquim Andrade, director desportivo da equipa

 

“Temos uma equipa construída praticamente de raiz. Sabemos que nos primeiros tempos iremos ter alguma dificuldade em implementar a ideia que queremos, desde a forma de correr à atitude nas provas, mas é uma equipa com bastante qualidade e estou convencido que iremos dar grandes alegrias a todas as pessoas que nos acompanham”.

“Alguns dos nossos ciclistas poderão vir a estar em grandes momentos, inclusive na discussão da Volta a Portugal como é o caso do André Cardoso, mas também temos outros para lhe dar suporte. O grupo é ainda constituído por alguns jovens, que penso irão ter uma grande evolução, como tem sido habitual na nossa equipa nos últimos anos”.

 

Declarações do Sr. Danny Tavares, administrador do Grupo Tavares

 

“A ABTF Betão é uma marca com uma forte implantação na região Centro e Norte do País, que está a crescer a nível nacional. O nosso crescimento tem sido estruturado e com ambição. Sempre apoiámos o desporto e reconhecemos que o projecto de ciclismo do FEIRENSE representa esses valores”.

“O balanço da ABTF Betão no ciclismo é positivo, tendo em conta que aquilo que mais nos tem motivado a estar com esta modalidade tem sido uma vertente social para o fomento do desporto jovem na sociedade. A participação da ABTF Betão no ciclismo tem sido, sobretudo, no apoio aos jovens praticantes da modalidade, através do projeto CC Bairrada, de onde têm saído atletas promissores para o ciclismo nacional e internacional, com especial destaque para o já reconhecido João Almeida. Após um primeiro ano de colaboração com a equipa profissional do FEIRENSE, estamos satisfeitos sobretudo com a postura da equipa e dos seus responsáveis, o que foi fundamental para que agora tenhamos reforçado a nossa participação”.


 

Sobre a ABTF Betão

 

A ABTF Betão é uma Empresa que integra o universo empresarial do Grupo Tavares, o qual tem como principal “core business” das suas empresas o sector da construção, atuando em áreas de negócio como: logística, ambiente, demolição, materiais de construção e agregados.

Desde 2006 que a ABTF se dedica à produção e distribuição de betão pronto, tendo crescido com um trajeto consistente, marcado pela capacidade logística dos serviços prestados e apostando no desenvolvimento contínuo de produtos capazes de responder aos mais elevados padrões de qualidade exigidos pela engenharia de estruturas. Atualmente, esta marca soma um total de 12 Centros de Produção, os quais permitem trabalhar nas regiões de Aveiro, Porto, Guimarães, Braga, Bragança, Guarda, Covilhã, Viseu e Coimbra.

 

Calendário da equipa ABTF Betão-FEIRENSE em Fevereiro

 

» 13/02, Prova de Abertura – Região de Aveiro (1.12)

» 16-20/02, 48.ª Volta ao Algarve (2.PRO)

» Viktor Manakov na Turquia com a Seleção da Rússia corre:

» 19/02, Grand Prix Velo Alanya (1.2)

» 20/02, Grand Prix Justiniano Race (1.2)

 

Plantel Equipa ABTF Betão-FEIRENSE 2022

 

André Cardoso (03/09/1984, Gondomar) – nova contratação

Carlos Ochoa (31/05/1994, Filipinas) – nova contratação

Fábio Oliveira (25/10/1994, Santa Maria da Feira) – 3.ª temporada

Francisco Pereira (30/08/2000, Porto) – nova contratação

Ivo Pinheiro (09/08/1998, Chaves) – nova contratação

Márcio Barbosa (20/02/1986, Porto) – nova contratação

Micael Isidoro (12/08/1982, Cadaval) – nova contratação

Miguel Carvalho (26/09/2001, Cadaval) – nova contratação

Venceslau Fernandes (24/01/1996, Vila Nova de Gaia) – 2.ª temporada

Viktor Manakov (09/06/1992, Rússia) – nova contratação

Fonte: Equipa ABTF Betão-FEIRENSE

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Cycling Team começa nova época com determinação para vencer”


O Centro de Artes de Águeda recebeu este final de tarde a apresentação oficial da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, perante um auditório onde estiveram patrocinadores, parceiros, entidades e fãs, que vieram conhecer e aplaudir a estrutura do Clube Desportivo Fullracing, com sede em Águeda.

Em palco estiveram os 10 corredores, toda a equipa técnica e staff, numa cerimónia que contou com as atuações dos alunos do Conservatório de Música de Águeda e onde ainda houve espaço para sete homenagens. 


Após ser dado a conhecer o calendário para 2022, onde se destacam provas além-fronteiras em países como Espanha, Eslováquia e Croácia, os 10 corredores que vão estar na estrada durante a época que começa este domingo, foram os protagonistas. António Carvalho, Luís Mendonça, Rafael Reis, Frederico Figueiredo, Mauricio Moreira (uruguaio), Javier Moreno (espanhol) e Fábio Costa, são os sete que se mantêm da anterior temporada. Afonso Eulálio, Pedro Silva e Héctor Sáez (espanhol) são as apostas para a nova época. De forma geral, “vitórias” e “sucesso” foram as palavas mais ouvidas. 

A Direção Desportiva prossegue com a liderança de Rúben Pereira, que continua com José Augusto Silva do seu lado, como Diretor Desportivo Adjunto. Carlos Pereira é o Team manager do Clube Desportivo Fullracing e do staff fazem parte esta época os massagistas Eduardo Correia e Paulo Silva, os mecânicos Joaquim Carvalho e Cláudio Vilar, o médio é Carlos Branco, Eduardo Cunha está na logística e Maria João Gouveia na coordenação geral, com o apoio de Marta Varandas na Comunicação e Imagem.  

A sessão ficou também marcada pela apresentação de um novo patrocinador, a Sicasal, que assinala assim, ao lado da Glassdrive / Q8 / Anicolor Cycling Team, o seu regresso 27 anos depois, ao ciclismo profissional. 

Por toda a entrega à modalidade, o Clube Desportivo Fullracing homenageou, no fecho da sessão, figuras sempre ligadas ao ciclismo duramente décadas. Júlio Dinis (fundador do Grande Prémio ABIMOTA), Joaquim Cerca (Presidente da Associação de Ciclismo da Beira Litoral), Artur Lopes (Presidente da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Ciclismo), Álvaro Silva (administrador da SICASAL), Paulo Martins (ex-corredor, atualmente comentador do Eurosport), Vítor Gamito (ex-corredor) e Pedro Silva (mentor do Velo Clube do Centro), que nos deixou em agosto passado, estando presente Leonor Silva. 


 

Intervenções na cerimónia de apresentação:

 

Carlos Pereira, Team Manager do Clube Desportivo Fullracing 

 

“Esta grande equipa só é possível graças a gente anónima que desde sempre ajudou. São 25 anos de muito esforço, dedicação e, sobretudo, muita paixão pelo ciclismo. Neste dia não poderia esquecer que se hoje estou aqui devo a muitas páginas que estão para trás, que olhamos com orgulho. Iniciamos uma nova etapa, sem esquecer quem permitiu que aqui chegássemos: todos os patrocinadores anteriores, em especial a Barbot e a EFAPEL. Agradecer aos que hoje estão connosco, a Glassdrive, a Q8, a Anicolor e a Sicasal. Esperamos não defraudar as vossas expetativas, quem nos apoia e suporta, quem todos os dias nos dá o seu apoio. Estamos a comemorar o início de uma nova era e de uma nova etapa”. 

 

Rúben Pereira, Diretor Desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor Cycling Team

 

“É difícil, depois de um ano como foi 2021, fazer qualquer comparação. O nosso maior objetivo será transmitir os valores das empresas que estão connosco, para a estrada: responsabilidade, seriedade, o trabalho em equipa. Somos mais do que uma equipa de ciclismo. Como equipa, de ano para ano, temos vindo a crescer e queremos sempre melhorar”. 

 

Licínio Nunes – diretor geral da marca Glassdrive e administrador da Saint-Gobain Sekurit Service Portugal

 

“Houve um ano sublime, 2012, em que ganhámos a Volta na Serra da Estrela. Ganhar a Volta não é tudo, mas é muito. Apesar do ciclismo não ter nada a ver com o vidro automóvel, os nossos clientes são as pessoas, que estão na estrada, a seguir o ciclismo, que batem palmas e queremos, uma vez mais, fazer aquela mancha amarela que sempre fazemos e em todas as corridas que o grupo vai fazer, fazer disto uma festa. Onde estiver o ciclismo, queremos estar para ajudar”. 


 

Diogo Vicente, Diretor de Marketing Q8 – Grupo Vapo 

 

“Estamos confiantes que esta será uma época em que vamos fazer história. Conscientes de que esta será uma época mais complicada do que a anterior, mas acredito que esta apresentação seja o ponto de partida para uma grande época desportiva”. 

 

Fernando Sampaio, administrador da Anicolor – Sistemas de Alumínio

 

“Foi sempre um sonho estar aqui hoje, com esta felicidade, e logo num ano em que a Anicolor faz o seu 40.º aniversário, em termos uma equipa profissional de ciclismo em Águeda. Finalmente este sonho foi conseguido”. 

 

David Lino, representante da Sicasal  

 

“Em primeiro lugar, dar os parabéns pela garra e ambição de manter este projeto na estrada e que faz vibrar todas as pessoas no mês de agosto na Volta a Portugal. O ciclismo, em Portugal, tem uma margem de crescimento enorme, precisamos que os jovens se dediquem mais ao desporto e se foquem mais na atividade desportiva. É um orgulho voltar a ter a Sicasal como patrocinadora de uma equipa profissional, num projeto como o da Fullracing. Votos de sucesso para esta época e futuros desafios”. 

 

Delmino Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo 

 

“É com grande satisfação que vimos este projeto continuar e localizar-se no concelho de Águeda. O ciclismo é uma modalidade simples, mas assente em lógicas extraordinariamente complexas. Para termos sucesso desportivo, temos de ter uma grande equipa, grandes dirigentes, saber escolher os atletas na hora, tempo e idade certa, tomar as opções corretas, treinar. Esta equipa destaca-se relativamente a muitas outras, que tem a ver com a forma como comunica, como dá visibilidade à sua marca”. 

 

Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda e anfitrião

 

“É esta a nossa equipa de ciclismo, personalizando neles, no esforço, no empenho, na dedicação e, sobretudo, no sonho que carregam. Os sonhos quando se partilham só tendem a crescer. Este ano havemos de ganhar. É o sonho de muitos aguedenses termos uma equipa de ciclismo e de referência no nosso pelotão nacional. E onde vão, representam o nosso concelho”.

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com