quarta-feira, 12 de julho de 2023

“O meu agradecimento especial ao Clube de Cicloturismo de Pombal”


Por: José Morais

Fotos: Cedidas gentilmente pelo Pombal Jornal

Este domingo foi dia de marcar presença no 25º Passeio de Cicloturismo de Pombal, na comemoração das bodas de prata, este era um passeio sem dúvida muito importante para mim, já que não pude marcar presença no 1º, 2º, 3º, só mais tarde o pude fazer, já que me diziam de que era um passeio sem interesse.


Um ano marquei presença, já não sei qual, mas qual foi o meu espanto que poucos anos depois, aquele passeio que diziam que não tinham interesse, foi considerado o melhor passeio do ano em 2014, sendo galardoado com o Prémio Notícias do Pedal, um prémio apenas organizado pela nossa Revista.

Pombal continua a pedalar, e o Clube de Ciclismo local, continua a levar o passeio para a estrada, o mesmo, por alguns carolas que ainda tentam promover a modalidade, não só aqui, mas também espalhados por esse país fora, que continuam a apostar.


Nesta data especial, a nossa Revista Notícias do Pedal não poderia deixar passar em branco, e ofereceu um quadro a comemorar a data, algo merecido, como muitos eventos por aí.

Também, a Revista Notícias do Pedal, e na minha pessoa, como diretor da mesma, me foi oferecida uma lembrança pelo meu trabalho elaborado ao longo dos anos, ainda pela parte do Município de Pombal, e pela Vereadora do Desporto Gina Domingues, me foi atribuída uma lembrança secreta, o ex-líbris de Pombal, uma estatueta do Marquês de Pombal, figura de grande importância da cidade, onde Nélson Pedrosa, Presidente da Assembleia de Freguesia, falou sou o significado da mesma.


As palavras são poucas para os agradecimentos a fazer, sei que foi mais um trabalho feito com muito amor, dedicação e profissionalismo, tanto nas fotos, como nos diretos feitos, foi mais um trabalho de serviço público feito, aquele que deveria de ser feito por de quem de direito.

Continuem por muitos mais anos com a força que possuem.

Muito obrigado, mais uma vez, grande abraço.



"Tem sido um Tour incrível até ao momento"


Jasper Philipsen conquistou, à 11.ª etapa, o seu quarto triunfo na 110.ª Volta a França, um número que lhe permite igualar outros grandes do sprint do século XXI na prova

 

Por: Lusa

Foto: AFP

Jasper Philipsen ‘vulgarizou’ hoje novamente os rivais, conquistando, à 11.ª etapa, o seu quarto triunfo na 110.ª Volta a França, um número que lhe permite igualar outros ‘grandes’ do sprint do século XXI na prova.

Mesmo sem o seu lançador preferencial, o doente Mathieu van der Poel, o belga da Alpecin-Deceuninck voltou a demonstrar que, neste momento, é incontestavelmente o mais rápido do pelotão, somando a quarta vitória (em cinco oportunidades) e ‘igualando’ o italiano Alessandro Petacchi (2003), o alemão Marcel Kittel (2013 e 2014) e a ‘lenda’ britânica Mark Cavendish (2008, 2016 e 2021), únicos sprinters a vencerem quatro etapas no Tour neste século.

“Tem sido um Tour incrível até ao momento, não consigo ‘assimilar’ quão bem está tudo a correr, estou super orgulhoso e muito feliz com a minha forma”, resumiu o ciclista de 25 anos, que hoje, em Moulins, derrotou o neerlandês Dylan Groenewegen (Jayco AlUla), segundo, e o alemão Phil Bauhaus (Bahrain Victorious) – pela terceira vez entre os três primeiros, que cortaram a meta com as mesmas 04:01.07 horas.

Sete segundos mais tarde, chegou o camisola amarela Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) com os seus perseguidores na roda; o dinamarquês manteve os 17 segundos de vantagem sobre o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), seu ‘vice’ na passada edição e nesta classificação geral, e os 02.40 minutos sobre o australiano Jai Hindley (BORA-hansgrohe), ainda terceiro.

Moulins apresentava-se perfeita para os sprinters, e eles cumpriram a sua missão numa tirada que ficou marcada pela inglória fuga de Andrey Amador (EF Education-Easypost), que saltou do pelotão nos primeiros metros dos 179,8 quilómetros com início em Clermont-Ferrand, e de Matis Louvel (Arkéa-Samsic) e Daniel Oss (TotalEnergies), que se juntaram ao costa-riquenho uns metros mais adiante.

Perante três ciclistas que, pelas suas características, não representavam, numa etapa como a de hoje, qualquer ameaça quer para os homens rápidos, quer para os primeiros classificados da geral, o grupo deixou-os seguir e ganhar uma distância máxima de três minutos.

O ‘jogo do gato e do rato’ entre fugitivos e pelotão prolongou-se durante mais de 120 quilómetros, com a vantagem a oscilar ao ritmo dos perseguidores, que tiveram o trio sempre na ‘mira’.

Cansado de estar permanentemente à vista do pelotão, o jovem francês Matis Louvel, de 23 anos, abdicou a pouco mais de 53 quilómetros da meta, levando os seus companheiros de jornada a um breve diálogo para decidir se continuavam a insistir numa fuga ‘condenada’ Amador abdicou pouco depois, despedindo-se de Oss com um aceno.

O veterano italiano, de 36 anos, conhecido maioritariamente por ser o ‘eterno’ escudeiro do antigo tricampeão mundial Peter Sagan, persistiu, mas viu a sua iniciativa anulada já nos derradeiros 14 quilómetros da 11.ª etapa, numa altura em que, por momentos, tinha deixado de chover impiedosamente sobre o pelotão.

Depois, foi ‘business as usual’ para Philipsen, apesar da ausência daquele que tem sido o último elemento do seu ‘comboio’ em cada sprint: “Também consigo ganhar sem ele [Van der Poel], mas claro que ele torna as coisas mais fáceis”.

O belga leva já seis triunfos no Tour, incluindo o do ano passado em plenos Campos Elísios, e é, juntamente com Cavendish, o sprinter em atividade com pelo menos quatro vitórias numa mesma edição da ‘Grande Boucle’.

Hoje, a cautela na aproximação à meta fez os candidatos à geral cederem sete segundos para o camisola verde, enquanto Ruben Guerreiro (Movistar) perdeu 35, e o seu companheiro Nelson Oliveira e Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) cortaram a meta com um minuto de atraso.

Assim, Guerreiro vai partir para a 12.ª etapa, uma ligação ‘ondulada’ de 168,8 quilómetros entre Roanne e Belleville-en-Beaujolais, na 33.ª posição da geral, a 38.36 de Vingegaard. Já o outro luso da Movistar é 66.º, a 01:17.32 horas, 20 lugares acima do campeão mundial de fundo, que está a 01:36.27 do camisola amarela.

Fonte: Sapo on-line

“Philipsen prolonga domínio nos sprints com quarto triunfo na Volta a França”


Jonas Vingegaard mantém-se de amarelo

 

Por: Lusa

Foto: AFP

O ciclista belga Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) conquistou hoje a quarta vitória na 110.ª Volta a França, ao impor-se ao sprint na 11.ª etapa, com o dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) a manter-se de amarelo.

No final dos 179,8 quilómetros entre Clermont-Ferrand e Moulins, o belga prolongou o domínio nos sprints nesta edição do Tour, batendo o neerlandês Dylan Groenewegen (Jayco AlUla) e o alemão Phil Bauhaus (Bahrain Victorious), respetivamente segundo e terceiro na meta, com as mesmas 04:01.07 horas do vencedor.

Na geral, Vingegaard manteve as diferenças, tendo o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) a 17 segundos e o australiano Jai Hindley (BORA-hansgrohe), a 02.40 minutos, antes da 12.ª etapa, que na quinta-feira vai percorrer 168,8 quilómetros 'ondulados' entre Roanne e Belleville-en-Beaujolais.

Fonte: Sapo on-line

“Glassdrive / Q8 / Anicolor ruma ao Oeste para disputar quatro dias de Troféu Joaquim Agostinho”


O 46.º Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho é o próximo desafio da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor. A prova realiza-se entre amanhã e domingo, 13 e 16 de julho e além de ser uma das corridas com destaque no calendário, presta homenagem a um dos nomes maiores do ciclismo português, Joaquim Agostinho. Esta competição percorre, ao longo de quatro dias, a Região Oeste, onde o ciclismo é Rei, num total de 494,2 km.

A estrutura que tem sede em Águeda vai ter na estrada Frederico Figueiredo – que ao vencer a 3.ª Etapa em 2022 conquistou o prémio, alcançando o que ninguém antes conseguiu: o terceiro triunfo consecutivo na competição –, Mauricio Moreira, Pedro Silva, Rafael Reis, Sergio García, Artem Nych, e James Whelan.

O Troféu Joaquim Agostinho arranca amanhã com o tradicional Prólogo na vila do Turcifal, com 8 km, estando a partida do primeiro corredor agendada para as 17H00. A 1.ª Etapa em linha parte na sexta-feira de Sobral de Monte Agraço (12H00), numa viagem plana com 156,7 km, que termina na Foz do Arelho (15H45). Sábado, a 2.ª Etapa tem partida de Serra d’El Rei, às 12H15, para 143,7 km, os últimos 50 disputados no mítico circuito torriense, que inclui as duras subidas do Varatojo e da Serra da Vila. A corrida termina à quarta passagem pela meta, prevista para as 15H45.


A 3.ª Etapa, que é também a última, disputa-se no domingo e será a mais desafiante e longa de todas. Pela frente vão estar 185,8 km que iniciam na Lourinhã (11H15), com chegada ao Alto de Montejunto, às 15H40. Os últimos 7,2 km serão sempre a subir, com uma inclinação que chega aos 10,2% no derradeiro quilómetro. Há dois Prémios de Montanha de 1.ª Categoria, o último deles coincidente com a meta.

Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor: “O Troféu Joaquim Agostinho é uma das provas mais importantes e com mais história do nosso calendário, numa zona com muita tradição no ciclismo, como é Torres Vedras, na Região do Oeste. É uma corrida onde todas as equipas querem estar bem e nós não queremos ser exceção. Vamos fazer o nosso melhor para terminar com o melhor resultado possível”.

 

RESUMO DAS ETAPAS DO 46.º GRANDE PRÉMIO INTERNACIONAL DE CICLISMO DE TORRES VEDRAS – TROFÉU JOAQUIM AGOSTINHO:

 

13 de julho, quinta-feira – PRÓLOGO: Turcifal (17H00, PARTIDA 1.º Corredor, Rua Joaquim Maria Torrado) – Turcifal (17H10, CHEGADA 1.º Corredor, Largo Eng. João Carlos Alves)» 8 km

14 de julho, sexta-feira – 1.ª ETAPA: Sobral de Monte Agraço (12H00, Praceta 25 de Abril) – Foz do Arelho (15H45, Rua Francisco Almeida Grandela)» 156,7 km

15 de julho, sábado – 2.ª ETAPA: Serra d’El Rei (12H15, Largo Prof. Manuel Tavares Santos) – Torres Vedras (15H45, Rua António Leal de Ascensão)» 143,7 km

16 de julho, domingo – 3.ª ETAPA: Lourinhã (11H15, Praça José Máximo da Costa) – Alto de Montejunto (15H40, Alto de Montejunto)» 185,8 km

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Seleção Nacional/João Martins quinto no Europeu de Pista”


Por: Vasco Moreira

Portugal teve uma estreia positiva no Campeonato da Europa de Ciclismo de Pista de Juniores e Sub-23. No primeiro dia de competição, os quatro representantes da seleção nacional conseguiram resultados positivos, com destaque para o quinto lugar de João Martins.

Na estreia na categoria sub-23 num Europeu, João Martins, que já tinha estado em destaque como júnior na competição de 2022 com um quarto lugar em Omnium, conseguiu a quinta posição na prova de eliminação individual de sub-23 masculinos com uma corrida de excelência. Tim Torn Teutenberg (Alemanha) sagrou-se campeão europeu, Gianluca Pollefliet (Bélgica) garantiu a medalha de prata e Elmar Abma (Países Baixos) ficou com o bronze.

A primeira participação portuguesa, porém, aconteceu na prova de juniores femininas de Scratch, por intermédio de Raquel Dias. A jovem lusa estreou-se em Europeus com um nono lugar, depois de ter conseguido fugir a uma queda que afetou cinco ciclistas durante a corrida. O pódio da disciplina ficou completo com Magdalena Fuchs (Alemanha), primeira, Vittoria Grassi (Itália), segunda, e Laerke Expeels (Bélgica), terceira.

Na segunda final do dia foi a vez de Beatriz Roxo competir na prova de eliminação individual de sub-23 femininas. A portuguesa ainda aguentou as primeiras voltas, mas acabou por ser eliminada na 15.ª posição. Maike van der Duin (Países Baixos) conquistou a medalha de ouro, Katrijn de Clercq (Bélgica) ficou com a prata e Nora Tveit (Noruega) com o bronze.

Portugal competiu ainda na prova de Scratch de juniores masculinos. Rodrigo Neves, também em estreia em Europeus, conseguiu manter-se no pelotão ao longo de toda a corrida e terminou no 15.º lugar. A prova foi vencida pelo italiano Davide Stella, com o turco Ramazan Yilmaz a ficar na segunda posição e o francês Pablo Laruelle na terceira.

“Os atletas mais jovens, ainda em processo de aprendizagem, tiveram uma atitude muito boa em competição. Procuraram sempre melhorar e tiveram um bom desempenho. O destaque do primeiro dia foi o João Martins, que fez uma corrida de excelência até praticamente ao final da prova. Cumprimos os objetivos para o primeiro dia e estou muito satisfeito com o desempenho de todos”, analisou o selecionador nacional Gabriel Mendes.

Nas provas de perseguição individual de sub-23, nas quais Portugal não teve qualquer representante, o belga Noah Vandenbranden conquistou o ouro em masculinos e os britânicos Josh Charlton e Joshua Tarling ficaram com a prata e o bronze, respetivamente. Kate Richardson (Grã-Bretanha), Olga Wankiewicz (Polónia) e Leila Gschwentner (Áustria) completaram o pódio feminino por esta ordem.

A equipa das quinas também não participou nas provas de velocidade por equipas de juniores. A Grã-Bretanha destacou-se na prova feminina, seguida de Alemanha e Itália. Já na corrida masculina, a Alemanha garantiu a medalha de ouro, à frente de França e Bélgica.

O Campeonato da Europa de Ciclismo de Pista, que começou esta terça-feira, vai continuar até domingo, no Velódromo Nacional de Sangalhos, em Anadia. Esta quarta-feira, Portugal vai ter cinco representantes em prova: Paulo Fernandes (1km Contrarrelógio juniores masculinos), Daniela Campos (Scratch sub-23 femininas), Marta Carvalho (Eliminação juniores femininas), Diogo Narciso (Scratch sub-23 masculinos) e Gabriel Baptista (Eliminação juniores masculinos).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Óbidos Cycling Team quinteto no Giro Valle d’Aosta”


Por: Helena Dias

A Óbidos Cycling Team começou hoje uma das mais importantes competições do calendário internacional sub-23: o Giro Ciclistico della Valle d’Aosta – Mont Blanc (2.2U), na estrada entre 12 e 16 de Julho. Para Itália, o director-desportivo Micael Isidoro elegeu o seguinte quinteto: Bernardo Jorge, Gabriel Casal, Marco Marques, Miguel Carvalho e Tomás Bauwens.

 

Etapas: Hora portuguesa de partida e chegada

 

Dia 12, 1ª Etapa, Arvier (13h55) / Arvier (15h55) 80,9 km

Dia 13, 2ª Etapa, Courmayeur (11h55) / Courmayeur - Val Veny(15h17)125,1 km

Dia 14, 3ª Etapa, Saint-Vincent (11h20) / Bionaz (15h08) 138,1 km

Dia 15, 4ª Etapa, Verrayes (09h40) / Fénis (14h47) 172,5 km

Dia 16, 5ª Etapa, Valtourmenche (10h40) / Breuil-Cervinia (14h02) 109,7 km

A prova terá transmissão em directo no canal Youtube: https://www.youtube.com/@GiroVdA/streams

Fonte: Equipa Ciclismo Óbidos Cycling Team

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com