terça-feira, 2 de março de 2021

“Tim Merlier vence 53ª edição da 'Le Samyn'”


Ciclista belga da Alpecin-Fenix impôs-se à concorrência no sprint final

 

Por: Lusa

Foto: Twitter/Alpecin-Fenix Cycling Team

O ciclista belga Tim Merlier (Alpecin-Fenix) venceu esta terça-feira ao sprint a 53.ª edição da corrida de um dia Le Samyn, impondo-se ao fim de 205,4 quilómetros entre Quaregnon e Dour, na Bélgica.

Merlier, de 28 anos, conseguiu a primeira vitória da época, e 10.ª como profissional, na chegada a Dour, com um tempo de 4:34.29 horas, batendo sobre a meta o norueguês Rasmus Tiller (Uno-X), segundo, e o italiano Andrea Pasqualon (Intermarché-Wanty-Gobert), terceiro.

O 'sprint' final encerrou uma prova marcada por ataques de vários ciclistas, como o holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix), um dos favoritos, afetado no final por parte do guiador da bicicleta partido, ou o francês Florian Sénéchal (Deceuninck-QuickStep), entre outros, todos sem sucesso.

O único português em prova, Bernardo Gonçalves (Lviv Continental), abandonou a corrida.

A corrida feminina foi ganha ao 'sprint' pela belga Lotte Kopecky (Liv Racing), com a portuguesa Maria Martins (Drops) a abandonar durante o curso da tirada.

Fonte: Record on-line

“Tadej Pogacar, vencedor do Tour, renova com a UAE Emirates até 2026”


Por: SIF // RPC

O esloveno Tadej Pogacar, vencedor da Volta a França em bicicleta de 2020, renovou contrato com a UAE Emirates até 2026, anunciou hoje a equipa em comunicado, três dias depois de triunfar na Volta aos Emirados Árabes Unidos.

“Sinto-me em casa neste grupo, há uma atmosfera especial entre direção, corredores e ‘staff’. A equipa mostra muita confiança em mim, o que agradeço, e quero deixar trabalho duro quando correr com os meus companheiros”, descreveu o jovem, de 22 anos, citado em comunicado.

A renovação permite à UAE Emirates segurar um dos grandes valores do ciclismo no presente e no futuro, observou o presidente, Matar Al Yabhouni, que deixou a garantia de “êxitos importantes” na linha de ambos para a frente.

“Já é a terceira vez que renovamos o contrato com Pogacar, o que demonstra o compromisso com o projeto. Estamos a criar um grupo unido”, declarou o diretor, Mauro Gianetti.

Depois de se estrear em vitórias no circuito profissional com uma etapa, e a geral final, da Volta ao Algarve de 2019, o esloveno foi somando vitórias importantes: Volta à Califórnia desse ano e três etapas da Volta a Espanha, que acabou em terceiro, antes do Tour e a Volta à Comunidade Valenciana em 2020 e, já este ano, a corrida do país natal da equipa.

Na equipa em que tem disputado, quer grandes voltas, quer algumas das principais clássicas e provas de um dia, é companheiro de equipa dos portugueses Rui Costa, Ivo Oliveira e Rui Oliveira.

Fonte: Lusa

“Adidas lança Velosamba, uma réplica SPD do icônico sapato Samba”


O sapato novo é quase indistinguível do sapato popular de rua

 

Por: Josh Croxton

Fotos: Adidas

A Adidas anunciou a próxima adição ao seu portfólio de calçados de ciclismo em expansão, o Velosamba, com o design icônico do calçado Samba, a Adidas integrou compatibilidade sem grampo de dois parafusos, bem como alterações estruturais para ajudar no desempenho na bicicleta.

 

Melhores tênis para ciclismo

 

Ele chega três meses depois que o tênis Adidas Road Shoe marcou o retorno da marca ao ciclismo, após um interregno de 15 anos, naquela época, a Adidas falava de uma jornada de longo prazo para a criação de uma gama de produtos que aprimorassem a experiência de ciclismo e é claro que o novo Velosamba marca o próximo passo nessa jornada.

Seguindo o recente aumento na popularidade do ciclismo, a Adidas prevê um aumento na demanda nos seus produtos entre ciclistas casuais e desejável.

"Nossa ambição é atender às necessidades de uma nova cultura do ciclismo em rápido desenvolvimento, criando produtos acessíveis de alta qualidade que capacitem mais pessoas a entrar e pedalar", explica Celine Del Genes, diretor geral da Adidas Specialist Sports.

O calçado é o primeiro da marca voltado para ciclistas casuais e nasceu de consultas entre a Adidas e comunidades de ciclistas de cidades ao redor do mundo, como Londres e Los Angeles.

"O Velosamba baseia-se na nossa tradição de estilo de rua e experiência em ciclismo para trazer algo verdadeiramente único para os ciclistas", acrescentou Del Genes.


Os sapatos Adidas Velosamba parecem virtualmente indistinguíveis do original

De todos os ângulos, exceto a sola, os sapatos são praticamente indistinguíveis dos sapatos de rua de Samba em que foram modelados, as três listras e a área do salto recebem detalhes reflexivos para ajudar na visibilidade em pouca luz, e no que talvez seja um aceno sutil para os amantes das paredes laterais bronzeadas, os Velosambas vêm com uma sola de borracha.

Além da compatibilidade do grampo de dois parafusos incorporada na sola de borracha totalmente integrada, o calçado apresenta uma palmilha de nylon reciclado para aumentar a rigidez do calçado.

Disponível em quatro cores, o Velosamba tem um preço de cerca de 120,00 €uros 120,00, e é exclusivo apenas no site e aplicativo da Adidas.

Fonte: Cyclingnews

“O mês de março na Eurosport tem muita pedalada”


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

 

Canal emite até 12 provas de ciclismo de grande emoção durante o mês entre as quais se incluem a Paris-Nice, a Tirreno - Adriático ou o ‘Monumento’ Milão – San Remo.

 

O ciclismo conheça a ganhar ritmo em março e os fãs da modalidade vão ter de ‘dar ao pedal’ para acompanharem tudo o que o canal tem para oferecer. Depois de cumpridas algumas das primeiras provas do calendário, como a Clássica de Almeria ou a Volta aos Emirados Árabes Unidos, e do adiamento de outras corridas importantes como a Volta ao Algarve, o canal prepara-se para um mês de março com mais de uma dezena de competições importantíssimas e de grande tradição.

 

As habituais ‘Clássicas da Primavera’ e as corridas que marcam a preparação dos atletas para o Giro de Itália estão de volta e vão poder ser vistas em direto no Eurosport, A Casa do Ciclismo, ou na App do Eurosport. Conheça em detalhe as corridas que o canal emite na lista abaixo.

 

          Strade Bianche (feminina e masculina) – 6 de março

          Grand Prix Monsere – 7 de março

          Paris - Nice – 7 a 14 de março

          Tirreno - Adriático – 10 a 16 de março

          Nokere Koerse – 17 de março

          Bredene Koksijde Classic – 19 de março

          Milão - San Remo – 20 de março

          Trofeo Alfredo Binda feminino – 21 de março

          Volta a Catalunha – 22 a 28 de março

          Bruges - La Panne – 24 e 25 de março

          Gante Wevelgem – 28 de março

          Através da Flandres – 31 de março

 

Para dar voz às competições, o Eurosport conta com a habitual equipa de comentadores e especialistas de ciclismo Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici, José Azevedo, Gonçalo Moreira e Frederico Bártolo.

 

 

Giro de Itália a chegar

 

Março é tradicionalmente um mês de muito ciclismo e este ano não foge à regra, apesar da pandemia mundial. Com o início da primavera, as equipas intensificam a sua preparação para as grandes competições da temporada. As Clássicas da Primavera, as Três Grandes Voltas, os Campeonatos do Mundo e os Jogos Olímpicos de Tóquio são o ponto alto de um calendário muito exigente.

 

Já falta pouco para que comece a 104.ª edição do Giro d’Italia. De 8 a 30 de maio, os fãs de ciclismo vão poder ver em exclusivo no Eurosport esta emocionante competição. Depois da fantástica prestação no ano passado dos portugueses João Almeida, 4º classificado da geral e que vestiu a camisola rosa de líder da prova durante 15 dias, e Ruben Guerreiro, que conquistou a camisola azul da montanha, o que nos espera o Giro 2021?

 

Consulte a programação semanal do canal em www.eurosport.pt

 

Fonte: Discovery Networks

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com