sábado, 25 de fevereiro de 2023

“Jonas Vingegaard rendido a Ruben Guerreiro: «É muito impressionante»”


Campeão do Tour retribuiu os elogios que o ciclista português lhe fez durante o Gran Camiño

 

Por: Lusa

Foto: Lusa

Ruben Guerreiro e Jonas Vingegaard trocaram, este sábado, elogios, no final da terceira etapa do Gran Camiño, com o português a colocar o campeão do Tour num patamar acima e o dinamarquês a elogiar a evolução do ciclista da Movistar.

"É o vencedor da Volta a França, tentei seguir uns metros com ele, mas foi muito difícil para mim. Quem sabe se no verão, um dia, possa seguir estes rivais. Mas ele e o [Tadej] Pogacar estão acima de todos", disparou o português da Movistar, referindo-se ao primeiro e segundo classificados da última Volta a França.

Ruben Guerreiro foi, este sábado, novamente segundo na etapa, 21 segundos atrás do dinamarquês da Jumbo-Visma, e é segundo na geral, a 53 segundos do camisola amarela, mostrando-se resignado à sua sorte.

"[Vingegaard] Está bastante forte. Também não tive boas sensações [hoje]", reconheceu, em declarações à agência Lusa, notando, contudo, que, comparativamente à Volta à Andaluzia, se sentiu melhor.

O recém-coroado vencedor da Volta à Arábia Saudita estava satisfeito por ter conseguido seguir o ritmo de Ion Izagirre (Cofidis), "um corredor de referência", que acabou por cair antes dos últimos 1.000 metros de subida.

"São boas indicações para mim, que o trabalho está a ser bem feito, e isso é o mais importante", concluiu.

Apesar de estar a dominar a seu bel-prazer a prova galega, Jonas Vingegaard deixou elogios ao ciclista da Pegões Velhos (Montijo), de 28 anos, depois de ser informado pela Lusa de que Guerreiro tinha ficado impressionado com a sua prestação na etapa deste sábado.

"Também penso que ele é muito impressionante. É um corredor super bom, superforte. Ontem [na sexta-feira], também foi segundo. Penso que evoluiu muito nos últimos anos e é bom de ver", salientou.

Fonte: Record on-line

“Coroado no Tour dos Emirados Tim Merlier é o rei dos sprints”


Por: José Morais

Foto: Dario Belingheri/Getty Images

Tim Merlier venceu hoje num sprint muito bem disputado a sexta etapa do Tour dos Emirados, uma vitória que lhe deu o título de reis dos sprints, numa etapa que ligou Warner Bros. Park. De Abu Dhabi a Al Marina, com 166 quilómetros, num percurso totalmente plano, com autoestradas, terminando num grande largo no sprint final.

A fuga do dia foi composta por Larry Warbasse da equipa da AG2R, Edward Planckaert da equipa da Alpecin) e Samuele Zoccarato da equipa da Green Project, com o pelotão a manter a fuga controlada, como aconteceu nos anteriores, absorvendo a mesma a cinco quilómetros do final, mas com o ciclista da Alpecin a escapar, lutando para conquistar pontos.

Este domingo realiza-se a última etapa, onde os ciclistas, tem a decisiva subida a Jebel Hafeet, depois de terem percorridos os 153 quilómetros que terá inicio no Estádio Hazza Bin Zayed.

“Rui Oliveira nono classificado na Omloop het Nieuwsblad ganha por Van Baarle”


Ciclista português ficou a vinte segundos do vencedor da prova, Dylan van Baarle

 

Por: Lusa

Foto: Twitter @CabineSport

O ciclista português Rui Oliveira foi hoje nono classificado na Omloop het Niewsblad, clássica do World Tour em que se impôs o neeerlandês Dylan van Baarle (Jumbo-Visma), isolado, ao cabo de 4:54.29 horas.

Van Baarle, de 30 anos, foi 20 segundos mais rápido do que todos os outros nos 207,3 quilómetros entre Gent e Ninove, fruto de um ataque que o isolou a mais de 16 quilómetros da meta.

O campeão da Paris-Roubaix (2022) e da Através da Flandres (2021) somou novo triunfo sonante ao palmarés enquanto ‘classicómano’, logo na estreia na temporada e também pela nova equipa, a que chegou proveniente da INEOS.

Atrás, o belga Arnaud de Lie (Lotto-Dstny), de apenas 20 anos, foi segundo classificado, e o mais rápido no sprint pelos lugares restantes no pódio, com outro Jumbo-Visma, o francês Christophe Laporte, em terceiro.

Nesse sprint, o português Rui Oliveira foi o melhor da sua equipa e um dos melhores numa das mais reputadas clássicas do calendário, num dia em que André Carvalho (Cofidis) e Ivo Oliveira (UAE Emirates) não terminaram.

Na corrida feminina, a mais rápida ao cabo de 132,2 quilómetros, a SD Worx fez a ‘dobradinha’, com a belga Lotte Kopecky a vencer isolada, com 11 segundos de vantagem sobre companheira neerlandesa Lorena Wiebes, segunda. A italiana Marta Bastianelli (UAE ADQ) foi terceira.

Fonte: Sapo on-line

“Gran Camiño: Vingegaard imparável ganha mais uma etapa com Ruben Guerreiro em segundo”


Ciclista dinamarquês vence terceira tirada em três possíveis; português é o segundo da geral

 

Por: Lusa

Foto: SprintCycling

Jonas Vingegaard prepara-se para ganhar a segunda edição do Gran Camiño com um registo 100% vitorioso, depois de ter vencido a terceira etapa, este sábado, que confirmou Ruben Guerreiro como o mais direto adversário do ciclista dinamarquês.

Quando cruzou a meta, 21 segundos após o campeão do Tour'2022, o português da Movistar estava resignado perante tamanha superioridade de Vingegaard, que atacou nos derradeiros dois quilómetros para chegar isolado ao alto do castelo de Rubiá, com o tempo de 03:19.58 horas, no final de uma etapa amputada pela neve, mas, sobretudo, pela vontade dos corredores.

"Diria que sim, que foi mais difícil [a vitória de hoje]. Foi uma etapa fria, tivemos de trabalhar um pouco mais para ela enquanto equipa. Foi uma subida dura. O tempo estava muito diferente, o que também desempenha o seu papel. As sensações não eram as mesmas de ontem [sexta-feira], mas ainda assim queria tentar. E tentei. Felizmente, fui capaz de ganhar", explanou o dinamarquês, assumindo ainda que no domingo vai tentar fechar o seu anunciado triunfo na prova galega com a terceira vitória em etapas.

A principal vítima do registo imaculado de Vingegaard no seu arranque de temporada - a primeira etapa do Gran Camiño não teve vencedor, após ser neutralizada por causa da neve - é mesmo Ruben Guerreiro, que manteve o segundo lugar da geral, mas está agora a 53 segundos.

O português foi segundo pelo segundo dia consecutivo, à frente de Attila Valter (Jumbo-Visma), que chegou a 35 segundos do seu companheiro de equipa e subiu ao quarto lugar da geral, a 01.29. O espanhol Jesus Herrada (Cofidis) é terceiro, a 01.25.

Numa Esgos coberta de neve, o dia começou com limpeza da estrada, com sal atirado para o asfalto e nova incerteza quanto à possibilidade de os 163 quilómetros da terceira etapa serem completados na totalidade.

Poucos minutos antes da hora marcada para o início da tirada, Delio Fernández (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense), o representante dos corredores, anunciava a novidade: não se subiria a Santa Mariña, a primeira categoria que o pelotão teria de escalar duas vezes (ao quilómetro 110,5 e 136,5) e que faria a seleção antes da dificuldade final.

O poder que ganharam quando decidiram neutralizar a primeira etapa, devido à queda intensa de neve, foi este sábado novamente usado pelos ciclistas para convencer o colégio de comissários a encurtar o percurso em cerca de 40 quilómetros, embora não tenha havido consenso entre as equipas, zelosas dos seus interesses com a subida a Rubiá como única dificuldade, o beneficiado seria Vingegaard.

Com medo essencialmente do frio que passariam na descida de Santa Mariña, numas estradas geladas, com neve a perder de vista, os corredores viram a etapa reduzida a meros 123,4 quilómetros, já que também a escalada ao castelo de Rubiá foi encurtada em três quilómetros.

Assim, a etapa rainha da prova galega acabou amputada, com o espetáculo e a própria discussão da corrida a ficarem comprometidos. Nem a fuga de 11 homens, nos quais se incluíam Rohan Dennis (Jumbo-Visma), o português Tiago Antunes (Efapel) ou o austríaco Sebastian Schönberger (Human Powered Health), à procura de assegurar a camisola dos pontos, animou a jornada, já que nunca chegou a ter mais de dois minutos.

Perseguidos pela Caja Rural, Schönberger, Xabier Isasa (Euskaltel-Euskadi) e Simone Velasco (Astana), os últimos resistentes, foram apanhados a 15 quilómetros da meta.

A corrida seguiu tranquila até que o espetáculo Jumbo-Visma começou: Atilla Valter, com o seu líder na roda, dinamitou o grupo a três quilómetros, deixando-o apenas com outras duas unidades, Guerreiro e Ion Izagirre (Cofidis).

Seguir-se-ia o demolidor ataque do camisola amarela, ao qual o português da Movistar tentou responder, sem sucesso, resignando-se a esperar pelo espanhol, que cairia na descida que antecedeu os derradeiros 1.000. Isolado na perseguição, confirmou aquilo que o Monte Trega já tinha declarado: o dorsal '1' é, com distância, o segundo mais forte deste Gran Camiño.

No entanto, o recém-coroado campeão da Volta à Arábia Saudita e 'rei' da montanha do Giro2020 precisa de confirmar esse estatuto no contrarrelógio da última etapa, que, no domingo, percorrerá 18,1 quilómetros nas ruas de Santiago de Compostela, sendo que o exercício individual contra o cronómetro tem sido o principal 'adversário' do português nos últimos anos.

Joaquim Silva (Efapel) voltou a ser o melhor homem das equipas portuguesas, na 15.ª posição, a 01.10 minutos de Vingegaard, e vai partir para a quarta e última etapa da prova galega com hipóteses de fechar a sua prestação no top 15, uma vez que é 13.º na geral, a 02.12.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/Duas portuguesas no top 10 de juniores na Supercopa Catalana”


Beatriz Guerra, a correr pelo Guilhabreu MTB, e Raquel Dias, ao serviço da Seleção Nacional, conseguiram hoje a oitava e a décima posições, respetivamente, na corrida feminina de juniores da Supercopa Catalana, disputada em Banyoles.

A participação portuguesa, feita numa lógica de complementaridade entre a Seleção e as equipas presentes, deu frutos na corrida de juniores femininas. Beatriz Guerra foi a mais bem colocada, no oitavo posto, a 3’17’’95 da vencedora, Marta Cano.

Raquel Dias, ainda júnior de primeiro ano, conseguiu a décima posição, a 3’40’’08 da primeira classificada. Marta Carvalho, ao serviço da Seleção Nacional, foi a 18.ª colocada, a 5’05’’42.

Também estiveram presentes corredores portugueses na prova sub-23 masculina. João Cruz foi o único a vestir as cores da Seleção Nacional e teve uma participação aziaga. Um furo e a corrente partida ditaram o abandono precoce da corrida. Até fim ficaram dois ciclistas do Guilhabreu MTB.


Diogo Neves foi 21.º, a 4m09s do suíço Luke Wiedmann, que se revelou o mais forte do dia. Tomás frazão foi o 37.º, a 6m18s do vencedor.

Na corrida de elite feminina, a Seleção Nacional não participou, mas Portugal esteve representado. A olímpica Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team) foi 14.ª, a 49 segundos da francesa Loana Lecomte, que triunfou ao sprint.

Neste domingo, às 9h00, a Seleção Nacional alinha com Duarte Galvão, João Fonseca e Tomás Gaspar na corrida pontuável para o circuito UCI Junior Series.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal de Esperanças Vila Velha de Ródão”


Tiago (in)Clemente em Vila Velha de Ródão

 

Por: José Carlos Gomes

Tiago Clemente (Fonte Nova/Felgueiras) é o primeiro comandante da Taça de Portugal de Esperanças, depois de hoje ter vencido em solitário a corrida inaugural, em Vila Velha de Ródão.

A corrida de 84,4 quilómetros era marcada por um percurso ondulado, com as principais subidas colocadas na primeira metade da prova. Tiago Clemente esperou pelo momento certo para desferir o ataque decisivo.

O corredor da equipa felgueirense atacou a 45 quilómetros da meta, pedalando em solitário para conquistar o triunfo e a camisola de liderança da Taça de Portugal. Tiago Clemente cortou a meta ao fim de 2h17m23s, menos 1m19s do que o grupo perseguidor. O segundo classificado foi Diogo Gonçalves (Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol) e o terceiro Diogo Saleiro (Fonte Nova/Felgueiras).

A Taça de Portugal de Esperanças junta corredores juniores e sub-23 no mesmo pelotão. O melhor júnior foi Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), oitavo da classificação absoluta. Entre os mais jovens seguiram-se Tiago Silva (Almodôvar/Formação Team SCAV), a 1m40s, e Dinis Moura (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), a 1m42s.

A Fonte Nova/Felgueiras triunfou entre as equipas de clube, enquanto o melhor coletivo júnior foi o Centro de Ciclismo de Loulé.

A segunda corrida da Taça de Portugal de Esperanças corre-se neste domingo, na Sertã. A partida será dada às 11h00, prevendo-se que a chegada aconteça, depois de percorridos 93,4 quilómetros, cerca das 13h30. O itinerário é, tal como hoje, exigente, com um acumulado de subida de 1930 metros.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/João Matias sétimo no concurso de Omnium Taça das Nações de Pista dia 2”


O português João Matias foi hoje o sétimo classificado no concurso de omnium da ronda de Jacarta, Indonésia, da Taça das Nações de Pista.

 

Por: José Carlos Gomes

O representante de Portugal começou a jornada passando a fase de apuramento. O Scratch, a primeira das quatro corridas pontuáveis para a classificação final do omnium, foi palco da exibição mais discreta de João Matias, que não foi além da 12.ª posição.

Daí em diante, o minhoto esteve sempre ativo e mais próximo do topo da classificação. Foi o quinto melhor na corrida tempo, depois de ganhar uma volta e de vencer quatro sprints pontuáveis. João Matias foi o sétimo na eliminação, já depois de aplicada a relegação num dos sprints, porque o colégio de comissários entendeu que o português fez uma manobra perigosa.

O ciclista da Seleção Nacional chegou à corrida por pontos no oitavo lugar da classificação. Na prova decisiva envolveu-se numa luta titânica entre os homens das posições intermédias da classificação, dado que o sexto e o 11.º classificados acabariam o concurso separados por menos de dez pontos.

João Matias soube defender o oitavo lugar com que iniciou a corrida por pontos, subindo ainda uma posição na classificação geral. Para isso teve de ganhar uma volta e de pontuar em dois sprints, incluindo no último, com pontuação a dobrar. Feitas as contas, João Matias somou 104 pontos, melhorando a nona posição em que terminara, há duas semanas, no Campeonato da Europa.

A batalha pela vitória também foi renhida. Esteve melhor o dinamarquês Tobias Hansen, com 134 pontos, mais quatro do que o neozelandês Campbell Stewart. O terceiro, a 15 pontos do vencedor, foi o espanhol Sebastián Mora.

Este domingo será a jornada mais preenchida para a delegação nacional na ronda de Jacarta da Taça das Nações. Maria Martins competirá no omnium feminino, que prevê provas de qualificação, às 3h10 e às 3h25. O concurso arranca às 8h00, com scratch, seguindo-se a corrida tempo (8h40), eliminação (10h05) e corrida por pontos (10h55).

Diogo Narciso e Iúri Leitão formam a equipa de Portugal na disciplina olímpica de madison, para a qual também se prevê necessidade de rondas de qualificação, às 5h15 e às 6h00. A final está marcada para as 9h00. (todos os horários apresentados são de Portugal Continental e Madeira)

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com