sábado, 7 de março de 2020

“Feirense apresenta equipa com ambição de vencer”

Fotos: Helena Dias

A Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira recebeu esta sexta-feira, 6 de Março, a cerimónia de apresentação da equipa profissional de ciclismo FEIRENSE e das equipas de formação Santa Maria da Feira/Segmento d’Época/E.Leclerc, do parceiro dos escalões de formação Sport Ciclismo São João de Ver.

O auditório encheu-se de familiares, amigos e amantes da modalidade, bem como de importantes figuras e glórias do ciclismo nacional e a presença de Rodrigo Nunes, presidente do Clube Desportivo Feirense, Fernando Vasco Costa, presidente do Sport Ciclismo São João de Ver, Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Emídio Sousa, presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Cristina Tenreiro, vereadora do Pelouro de Educação, Desporto e Juventude, e Nuno Albergaria, presidente da Junta de Freguesia de São João de Ver.

No decorrer da cerimónia, o Clube Desportivo Feirense e o Sport Ciclismo São João de Ver foram distinguidos pela Federação Portuguesa de Ciclismo pelo muito que deram e continuam a dar ao ciclismo português.

A apresentação esteve a cargo do speaker Ângelo Pedrosa, que destacou a extrema relevância, para o concelho e para a modalidade, da continuidade do projecto FEIRENSE na estrada, e chamou ao palco diversas individualidades, entre as quais se destacam as seguintes declarações:

 

Rafael Reis, ciclista equipa FEIRENSE: “Temos uma equipa jovem, com muita ambição. Espero que consigamos dar o melhor e alcançar algumas vitórias este ano.”

 

Afonso Eulálio, ciclista equipa FEIRENSE: “Quero agradecer ao Feirense por me ter dado esta oportunidade e espero estar à altura do desafio.”

 

Joaquim Andrade, director desportivo equipa FEIRENSE: “Como é sempre nossa ambição, estaremos uma vez mais na luta pela vitória de qualquer prova. A época de 2019 não foi a que mais pretendíamos. Este ano, esperamos que tudo corra melhor e possamos manter o espírito de vitória ao longo de todo o ano. É para isso que os nossos corredores trabalham e que estamos na estrada, honrando as cores do Feirense, do concelho e do país, pois felizmente temos corredores que representam a Selecção de Portugal e também a Selecção de Espanha.”

 

Rodrigo Nunes, presidente Clube Desportivo Feirense: “Esta nossa iniciativa de continuarmos com o ciclismo tem uma razão de ser. Há dois anos havia uma forte razão, as comemorações dos 100 anos do Clube Desportivo Feirense. Hoje, não pensamos só na formação do Sport Ciclismo S. João de Ver e nos atletas que chegam à fase profissional e não tinham um clube que pudessem representar.

Esta época, o esforço que o Feirense vai fazer tem como principal razão a presença de Joaquim Andrade. É um profissional exemplar, considero-o o Mourinho do ciclismo. O ciclismo é uma modalidade extremamente cara e o Feirense sozinho não conseguia levar este desafio avante.

Quando veio ter comigo, após acabarmos de perder os nossos principais patrocinadores, tivemos uma conversa e percebi o quanto ele adora o ciclismo, conseguimos arranjar uma forma de continuarmos e tentarmos levar o nome do Feirense por todo o país e por alguns países estrangeiros. Na nossa primeira época conseguimos ganhar a Volta a Madrid, na segunda época a Volta aos Açores, depois de várias vitórias em etapas. Mesmo com o nosso reduzido orçamento, estamos todos imbuídos pelo espírito Feirense, que é tentar ganhar sempre.”

 

Fernando Vasco Costa, presidente Sport Ciclismo São João de Ver: “Estamos aqui mais um ano para apresentar este projecto conjunto do Sport Ciclismo São João de Ver, que se dedica à formação de jovens ciclistas, e do Clube Desportivo Feirense, que permite a sua continuidade para uma equipa profissional. Trata-se de uma parceria entre as duas entidades de maior referência da modalidade no nosso concelho.

É, sem dúvida, o único projecto do país com princípio, meio e sem fim. Afirmo-o não por acaso, mas porque frequentemente outros clubes de equipas profissionais se auto-intitulam como sendo grandes formadores, mas o que fazem é tão só basicamente o recrutamento aos verdadeiros clubes de formação dos seus melhores ciclistas. Dessa forma, as suas portas abrem-se para os melhores atletas no final de cada época, ficando muitos outros pelo caminho, lamentavelmente por falta de oportunidade.

Por isso é que este projecto é único, porque fazemos formação de verdade, estando as nossas portas abertas para todos aqueles que nos procuram, tenham ou não qualidade, tenham ou não bicicleta. Todos têm a sua oportunidade, dando continuidade ao seu sonho, todos ficam a saber o que é o ciclismo.”

 

Delmino Pereira, presidente Federação Portuguesa de Ciclismo: “Existe um trabalho de grande mérito, que se tem vindo a desenvolver ao longo dos anos nesta região. Sempre houve uma vocação para formar e estimular o desenvolvimento da nossa modalidade.

Esta região sempre foi fértil em corredores de qualidade e na qualidade da prática do ciclismo. É uma tradição que vem de longe, sendo o único concelho com seis vencedores da Volta a Portugal, de várias gerações, e é com alguma emoção que vi que faz agora 30 anos que o Fernando Carvalho ganhou a Volta a Portugal pelo Feirense. Eu, como corredor desse pelotão, vivi esse momento.”

 

Emídio Sousa, presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira: “Queria dar uma nota aos heróis que são os dirigentes, porque todos os anos lutam afincadamente para arranjar fundos para poder suportar a modalidade. Aos atletas digo que aproveitem, usufruam e levem Santa Maria da Feira o mais longe possível.”

 

 

Constituição das equipas:

Equipa profissional FEIRENSE: Afonso Eulálio, António Ferreira, Bernardo Saavedra, Fábio Oliveira, Gonçalo Amado, Jesus Arozamena, Luís Cabral, Oscar Pelegrí, Rafael Ferreira e Rafael Reis.

 

Equipas de formação Santa Maria da Feira/Segmento d’Época/E.Leclerc:

 

Sub-23:

António Cunha, César Costa, Filipe Campos, João António, João Pinho e Leonardo Soares.

 

Juniores: Afonso Gonçalves, João Silva, Miguel Maia, Pedro Vieira e Sérgio Magalhães.

 

Cadetes: Afonso Sobral, David Ferreira, Diogo Oliveira, Francisco Oliveira, Gonçalo Rocha, João Lopes, João Martins, Nuno Oliveira, Pedro Caetano e Rúben Almeida.

 

Escolas/Juvenis: Hugo Andrade e Rafael Maia.

 

Escolas/Infantis: Jéssica Oliveira e Nuno Vendas.

 

Escolas/Benjamins: Miguel Palma.

Fonte: Equipa profissional Feirense

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com