terça-feira, 24 de outubro de 2023

“Líderes da saúde em Portugal apoiam o uso da biccleta como modo de transporte ativo”


Os gestores hospitalares de topo estão a endossar a Carta de Compromisso intitulada “Cycling For All”, que representa um empenho para promover o uso da bicicleta enquanto modo de transporte ativo e encontrar soluções para as barreiras à mobilidade ativa dos profissionais de saúde, incluindo a promoção de percursos pedonais e cicláveis mais seguros.

O sector público e privado da saúde em Portugal, representado por três associações da saúde portuguesas, está a dinamizar esta iniciativa. A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH), Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) e Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) são os membros do Consórcio que organiza o Congresso Mundial dos Hospitais de 2023, a decorrer em Lisboa esta semana.

Partilharam algumas palavras sobre a razão pela qual a iniciativa "Cycling for All" é uma oportunidade relevante para os líderes do sector da saúde promoverem o bem-estar dos seus profissionais e do ambiente.

“A mudança para uma mobilidade mais sustentável, onde se inclui naturalmente o uso da bicicleta, pode reduzir drasticamente a nossa pegada de carbono. Além de mitigar o impacto ambiental, o uso da bicicleta promove a atividade física, beneficiando a saúde dos cidadãos. Abraçar estas soluções é crucial para um futuro mais saudável e sustentável”. Carlos Pereira Alves, Presidente da APDH, Xavier Barreto, Presidente da APAH, e Óscar Gaspar, Presidente da APHP.

O transporte ativo beneficia tanto a saúde individual, como ajuda a reduzir a poluição atmosférica e o congestionamento, que podem ter impactos negativos na comunidade em geral. O Dr. Campbell-Lendrum, responsável pelo clima e saúde na Organização Mundial da Saúde, partilhou o seguinte apoio ao transporte ativo numa mensagem de vídeo recente: “Em toda a medicina, é difícil encontrar um tratamento que possa conferir este grau e abrangência de benefícios. Se andar de bicicleta ou a pé fosse um comprimido, iríamos provavelmente querer receitá-lo a quase toda a gente. Os profissionais de saúde são alguns dos membros mais confiáveis da nossa sociedade, sendo por isso tão importante orientar pelo exemplo para a nossa própria saúde, para as nossas comunidades e para o nosso planeta”. A Presidente do IPO de Lisboa, Eva Falcão, partilhou as razões pelas quais não hesitou em subscrever o compromisso: “A estratégia do IPO Lisboa para os próximos três anos tem na sustentabilidade, em todas as suas dimensões, um dos seus eixos. Por isso, consideramos estas iniciativas muito importantes, uma vez que a promoção de deslocações ativas tem benefícios comprovados, constituindo é uma forma saudável de deslocação para o trabalho com impacto muito positivo no ambiente”. A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), um organismo de ciclismo criado 30 anos antes do primeiro Congresso Mundial de Hospitais e um membro da Union Cycliste Internationale (UCI), orgulha-se de apoiar a iniciativa e de partilhar orientações, com os hospitais, sobre a melhor forma de introduzir o ciclismo como modo de transporte ativo em qualquer local de trabalho. Sandro Araújo, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo e membro da Comissão “Ciclismo para todos” da UCI, partilhou o seguinte: “O uso da bicicleta como modo de transporte ativo proporciona enormes benefícios para a saúde, ambiente e economia, contribuindo para a adoção de estilos de vida saudáveis, e comunidades mais felizes e resilientes. A Federação Portuguesa de Ciclismo associa-se, com satisfação, a esta iniciativa pioneira, que constitui um marco na promoção da prática do ciclismo quotidiano junto dos profissionais que exercem atividade em unidades hospitalares. Pretendemos, cada vez mais, incentivar empresas e trabalhadores a assumirem esta causa. Também eles podem ser campeões do dia-a-dia”!

A comunidade da Federação Internacional dos Hospitais (IHF) está empenhada em abordar as alterações climáticas como parte integrante da prestação de cuidados de saúde, conforme demonstrado pela aprovação da Declaração da IHF sobre Sustentabilidade no 45.º Congresso Mundial dos Hospitais no Dubai (ver declaração).

O Diretor Executivo da IHF, Ronald Lavater, referiu as razões que o levaram a apoiar a iniciativa: “A promoção do uso da bicicleta para reduzir as emissões de carbono associadas aos transportes é uma medida a introduzir sem remorsos em qualquer hospital ou entidade prestadora de cuidados de saúde. Os hospitais são grandes empregadores, em muitas cidades são o maior empregador. As iniciativas que envolvem e apoiam o bem-estar dos profissionais de saúde têm um amplo impacto para além dos limites das estruturas de cuidados de saúde. É por isto que no 46.º Congresso Mundial dos Hospitais, em Lisboa, optamos por promover a bicicleta como modo de transporte ativo, passo fundamental na nossa jornada rumo à sustentabilidade ambiental, porque cuidados de saúde resilientes e sustentáveis melhoram os resultados de saúde para todos”.

No início de 2022, a IHF criou o Geneva Sustainability Centre para apoiar hospitais e serviços de saúde na resposta aos desafios de sustentabilidade atuais e futuros. O Geneva Sustainability Centre baseia-se na vontade comum, partilhada pela IHF e pelos seus membros, de tornar a sustentabilidade uma prioridade, incrementando a sensibilização global da responsabilidade dos hospitais em integrar a sustentabilidade em todos os aspetos da prestação de cuidados de saúde.

A Diretora Executiva do Geneva Sustainability Centre, Sonia Roschnik, acrescentou: “O transporte ativo pode ser uma via para os hospitais abordarem a sustentabilidade. A promoção da mobilidade ativa envolve os profissionais, incentiva a boa saúde e constitui um exemplo para todos, enquanto reduz o congestionamento e a poluição atmosférica. Temos vindo a assistir ao exemplo positivo dado pelos hospitais de todos os membros da IHF. É inspirador para todos nós, à medida que continuamos no caminho para os cuidados de saúde de zero emissões líquidas”.

Para acompanhar os desenvolvimentos no 46.º Congresso Mundial de Hospitais em Lisboa, Portugal, visite: https://worldhospitalcongress.org

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Ciclistas Jonas Vingegaard e Demi Vollering recebem Vélo d’Or de 2023”


Foi a primeira vez que os Vélo d'Or foram atribuídos numa cerimónia, mas metade dos seis agraciados, incluindo dois prémios para os melhores franceses, não compareceu

 

Por: Lusa

O dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), vencedor da Volta a França masculina, e a neerlandesa Demi Vollering (SD Worx), campeã do Tour feminino, venceram hoje os principais ‘Vélo d’Or’, prémios para melhor ciclista do ano.

A cerimónia de hoje, em Paris, atribuiu um total de seis troféus, distinguindo os vencedores do Tour como ciclistas do ano, com Vingegaard a ver ser-lhe reconhecido o esforço que o levou a dominar a primeira metade da época até se impor na ‘Grande Boucle’.

Ao todo, foram 15 vitórias em 2023, juntando o Tour ao Critério do Dauphiné e à Volta ao País Basco, triunfos de maior nomeada nessa dezena e meia de conquistas.

O ciclista de 26 anos, também ‘vice’ da Vuelta2023, sucede ao belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), campeão do mundo de contrarrelógio e vencedor da Liége-Bastogne-Liège, da Clássica San Sebastián e de etapas no Giro e na Vuelta.


Estavam ainda nomeados o campeão do mundo de fundo, o neerlandês Mathieu Van Der Poel (Alpecin-Deceuninck), os eslovenos Primoz Roglic (Jumbo-Visma) e Tadej Pogacar (UAE Emirates), os belgas Wout van Aert (Jumbo-Visma) e Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck), os britânicos Adam Yates (UAE Emirates) e Thomas Pidcock (INEOS), e ainda o dinamarquês Mads Pedersen (Lidl-Trek).

De resto, Van Der Poel, que venceu dois ‘Monumentos’, recebeu o troféu Eddy Merckx para ‘classicómano’ masculino, com a belga Lotte Kopecky, também ela campeã do mundo, honrada nesse campo no feminino.

Vollering, de 26 anos, foi ‘vice’ nos Mundiais, além de bronze no campeonato do mundo de gravel, fora da estrada, e venceu várias corridas além do Tour, dominando as clássicas ergueu os braços na Strade Bianche, Através da Flandres, Amstel Gold Race, Flèche Wallonne e Liège-Bastogne-Liège.

Foi a primeira vez que os Vélo d'Or foram atribuídos numa cerimónia, mas metade dos seis agraciados, incluindo dois prémios para os melhores franceses, não compareceu.

Fonte: Sapo on-line

“Tour é apresentado esta quinta-feira, mas já se conhecem alguns detalhes”


Prova disputa-se de 29 de junho a 21 de julho de 2024

 

Por: Record

Foto: REUTERS

O facto de os Jogos Olímpicos de 2024 se disputarem em Paris, de 26 de julho a 11 de agosto, fez com que a organização da Volta a França, não só tivesse que antecipar a corrida, como alterar o final, que deixa de ser no coração da capital francesa, nos Campos Elísios. A apresentação oficial do percurso será feita esta quinta-feira, mas já se conhecem alguns pormenores.

Assim, o Tour de 2024 vai disputar-se um pouco mais cedo, começando no dia 24 de junho, para terminar no dia 21 de julho. E em que local? Na cidade de Nice e não será com a habitual etapa da consagração. Ou seja, o suspense quanto ao vencedor vai manter-se até às últimas pedaladas, já que a última será um contrarrelógio, a rondar os 35 quilómetros, e que começará na Principado do Mónaco, e que terá alguma dificuldade, com passagens por subidas. Não acontecia desde 1989 o final do Tour ser com este tipo de etapa, sendo ainda a primeira vez que a corrida termina fora de Paris.

O arranque da prova será feito fora de portas, em Florença, Itália, onde em 2023 Rui Costa se sagrou campeão Mundial. As cidades de Bolonha e Turim também receberão o pelotão da mais emblemática corrida velocipédica do Mundo, que no próximo ano se disputa pela 111.ª vez.

 Os Pirenéus e os Alpes serão, como é hábito, o prato forte da montanha.

Fonte: Record on-line

“Iúri Leitão renova com a Caja Rural por mais duas épocas”


Ciclista português prolongou vínculo, tal como Jefferson Cepeda

 

Por: Lusa

Iúri Leitão vai continuar a representar a Caja Rural nas próximas duas épocas, anunciou a equipa espanhola, enaltecendo "a campanha mais do que notável na estrada" do ciclista português em 2023.

"Dois dos atuais pesos pesados do atual plantel da Caja Rural-Seguros RGA continuarão a defender a camisola da formação verde pelo menos nas próximas duas temporadas. O equatoriano Jefferson Cepeda e o português Iúri Leitão fecharam este acordo após confirmarem a sua progressão durante o último ano, assumindo-se como dois valores a ter em conta nos seus respetivos terrenos", lê-se no sítio oficial da equipa espanhola.

Profissional desde 2021, quando representou a Tavfer-Measindot-Mortágua, o vianense de 25 anos chegou à Caja Rural em 2022.

"Leitão, que em agosto se proclamou campeão mundial de omnium em Glasgow, terá em Paris um dos grandes desafios da sua carreira, um objetivo de importância vital tanto para si como para o seu país nos Jogos Olímpicos", nota a equipa espanhola do segundo escalão do ciclismo mundial.

O corredor português tem somado medalhas na pista, alimentando o sonho de garantir o inédito apuramento da seleção masculina daquela especialidade para Paris'2024, mas esta época também se afirmou na estrada, algo destacado pela Caja Rural.

"O luso, perfeitamente adaptado ao conjunto espanhol, assinou uma campanha mais do que notável na estrada, conseguindo vencer uma etapa e a geral da Volta à Grécia e ao sprint na CRO Race, três dos maiores triunfos da época da Caja Rural", enaltecem ainda os espanhóis.

Fonte: Record on-line

“BORA-hansgrohe e dsm-firmenich vão estar na 50.ª Volta ao Algarve”


Prova vai realizar-se entre 14 e 18 de fevereiro de 2024

 

Por: Lusa

Foto: Site oficial da Volta ao Algarve

A alemã BORA-hansgrohe e a holandesa dsm-firmenich são as primeiras equipas WorldTour confirmadas na 50.ª Volta ao Algarve em bicicleta, que vai decorrer entre 14 e 18 de fevereiro, foi anunciado esta terça-feira.

Em comunicado, a organização destaca a presença de "dois coletivos com pergaminhos na corrida portuguesa", nomeadamente a BORA-hansgrohe, que, na próxima temporada, irá contar nas suas fileiras com o campeão em título, o colombiano Daniel Martínez, e também com o esloveno Primoz Roglic, o vencedor do Giro2023 e tricampeão da Vuelta (2019-2021) que conquistou a edição de 2017 da 'Algarvia'.

"Será a 11.ª participação consecutiva da BORA-hansgrohe na Volta ao Algarve, corrida em que teve os melhores desempenhos em 2022, com a vitória de Sergio Higuita no alto do Malhão, e em 2020, ano em que Maximilian Schachmann foi segundo na classificação geral", recordam os organizadores.

Já a dsm-firmenich estará pela quinta vez na principal prova disputada em território nacional, tendo no ano passado somado mais uma boa prestação, ao conquistar a classificação da juventude por intermédio de Oscar Onley.

A 50.ª edição da Volta ao Algarve, única prova portuguesa por etapas no circuito UCI Pro Series, vai realizar-se entre 14 e 18 de fevereiro de 2024.

Fonte: Record on-line

“Conheça o percurso da Volta a França 2024”


Esta quarta-feira em direto no Eurosport 1 às 10:25 horas

 

Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

É já esta quarta-feira que os fãs de ciclismo vão poder ficar a conhecer o percurso da prova rainha do calendário: a Volta a França 2024. A partir das 10:25 arranca a transmissão, em direto, no Eurosport 1, do evento de apresentação da prova, numa cerimónia realizada em Paris e que conta com os principais ciclistas e equipas da atualidade.

Palpites e rumores são muitos, mas a única certeza até ao momento é a de que o ‘Grand Départ’ da 111.ª edição do Tour de France acontece em Florência, Itália, a 29 de junho, e termina três semanas depois não nos Campos Elísios, em Paris, como era habitual, mas sim com um contrarrelógio individual entre o Mónaco e Nice. A razão para este final inédito do Tour prende-se com a organização dos Jogos Olímpicos na capital francesa.

De resto, são apenas conhecidas as três primeiras e as duas últimas etapas do Tour. No sábado, 29 de julho, arranca oficialmente a competição e o pelotão tem pela frente uma tirada de 205 quilómetros com partida em Florência e chegada em Rimini, contemplando uma curta passagem por São Marino. No dia seguinte, a distância é de 205 quilómetros numa ligação entre Cesenatico e Bolonha. A 3.ª etapa parte de Piacenza e ruma a Turim ao longo de 225 quilómetros.

Ainda dentro do que foi já anunciado, a 20.ª etapa está marcada para dia 20 de julho e promete ser dura para os ciclistas que terão uma tirada de montanha com partida em Nice e final no Col de la Couillole, em França. A derradeira etapa do Tour de France 2024, no dia 21 de julho, reserva-nos um emocionante contrarrelógio individual de 35 quilómetros entre o Mónaco e Nice que poderá ser decisivo para as contas finais da camisola amarela, ao contrário do que acontecia em Paris, normalmente uma tirada de consagração.

Para ficar a conhecer o percurso completo da Volta a França 2023 siga a transmissão em direto do Eurosport 1, a partir das 10:25, na companhia da habitual equipa de comentadores de ciclismo do canal.

Fonte: Eurosport

“Agenda de Ciclismo”


Taça de Portugal de Ciclocrosse regressa com dose dupla

 

Por: Vasco Moreira

A Taça de Portugal de Ciclocrosse Credibom regressa no próximo fim de semana (28 e 29 de outubro), em dose dupla, com as segunda e terceira provas pontuáveis da competição, em Oliveira de Azeméis e em Vouzela.

Após uma primeira prova pontuável, em Melgaço, no dia 15 de outubro, a Taça de Portugal da disciplina-rainha do inverno velocipédico regressa este sábado (28 de outubro). Em Oliveira de Azeméis, todas as categorias de ambos os sexos (juvenis, cadetes, juniores, sub-23, elites, e masters) vão a prova.

As corridas começam logo às 12h20, com a C1 (juvenis), seguindo-se a C2 (masters 30, 40, 50 e 60), às 13h, a C3 (cadetes masculinos e todas as categorias femininas), às 14h10 e, finalmente, a C4 (elites, sub-23 e juniores masculinos), às 15h15. A cerimónia protocolar de entrega de prémios está agendada para as 16h30.

No dia seguinte, domingo, a Taça de Portugal de Ciclocrosse Credibom continua com a terceira prova, em Vouzela. Com as mesmas categorias em prova, as corridas no percurso de 2,55 quilómetros voltam a estar divididas em quatro classes: C1 (juvenis), C2 (masters 30, 40, 50 e 60), C3 (cadetes masculinos e todas as categorias femininas) e C4 (elites, sub-23 e juniores masculinos), respetivamente agendadas para as 9h20, as 10h, as 11h e as 12h. A cerimónia protocolar de entrega de prémios vai decorrer às 16h.

Recorde-se que, após a primeira prova, Laura Verdonschot (De Ceuster – Bonache) e Felipe Lloret (Burgos-bh) são os líderes do ranking da Taça de Portugal de Ciclocrosse Credibom na elite feminina e masculina, respetivamente, com 60 pontos. Rafael Sousa (Guilhabreu MTB), 11.º com oito pontos, e Ana Santos (X-Sauce Factory Team), 7.ª com 16 pontos, são os melhores portugueses no ranking dos elites.

 

Mais eventos oficiais

 

28 de outubro: Portimão Triton World Series, Portimão

28 de outubro: Circuito NGPS - Rota do Pastor, Seia

28 e 29 de outubro: WildPack Downhill Challenge, Faro

29 de outubro: XCO#2 Terceira 2023, Açores

29 de outubro: Campeonato do Algarve XCM, Monchique

29 de outubro: Campeonato Regional XCM – III Rota do Pão D’UL, Oliveira de Azeméis

29 de outubro: “III Rota do Pão D’UL” /“VI Passeio de BTT Padeirinhas Sobre Rodas”, Oliveira de Azeméis

29 de outubro: Raid BTT Serra de Monchique 2023, Monchique

29 de outubro: XV Passeio de Bicicleta Porto Antigo 2023, Porto

29 de outubro: 15.º Passeio BTT “Rota da Castanha e do Castanheiro", Sernancelhe

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com