domingo, 26 de junho de 2022

“João Silva em 10.º na prova de elite do Mundial de triatlo de Montreal”


Atleta foi o português mais bem classificado na prova que decorre no Canadá; Ricardo Batista foi 26.º

 

Por: Lusa

Foto: Triatlo Portugal/Facebook

João Silva foi no sábado o português mais bem classificado na prova de elite do Mundial de Triatlo, a decorrer em Montreal, no Canadá, ao terminar em 10.º lugar, a 2,52 minutos do vencedor, o britânico Alex Yee.

Ricardo Batista terminou a prova na 26.º posição, que teve no neozelandês Hayden Wilde o segundo classificado e no francês Léo Bergere o terceiro, a três e quatro segundos do vencedor Alex Yee (21,55 minutos), respetivamente.

A britânica Geórgia Taylor-Brown venceu a competição de elite feminina, com as portuguesas Melanie Santos e Maria Tomé a terminarem na 20.º e 27.ª posições, respetivamente.

No domingo, será disputado o Campeonato do Mundo de Estafetas, em que Portugal vai alinhar com Ricardo Batista, Melanie Santos, João Silva e Maria Tomé, a mesma equipa que garantiu o oitavo lugar da classificação na prova de Leeds, Inglaterra, há duas semanas.

Fonte: Record on-line

“Tiago Machado: «No final desta temporada irei retirar-me do ciclismo profissional»”


Ciclista português de 36 anos faz revelação após desilusão no campeonato nacional de estrada

 

Por: Flávio Miguel Silva

Foto: Rádio Popular - Paredes - Boavista Facebook

Tiago Machado vai colocar um ponto final na carreira de ciclista de alta competição aos 36 anos. O português da Rádio Popular - Paredes - Boavista anunciou a intenção de deixar o que mais gosta no final da temporada após não ter acabado campeonato nacional de estrada.

"Não era assim que queria fazer o meu último campeonato nacional, mas não deu para melhor! No final desta temporada irei retirar-me do ciclismo profissional pois as oportunidades quando surgem são para ser aproveitadas e é o que irei fazer. Gostava e sentia-me capaz de continuar a competir pelo menos mais uma temporada, mas acredito que isto será, sem dúvida, o melhor para o meu futuro! Obrigado a todos pelo apoio ao longo destes 18 anos como profissional, mas em especial hoje que sem dúvida o último nacional ficará para sempre no meu coração", referiu o ciclista numa publicação na conta pessoal de Facebook.

O atleta natural de Famalicão conta ainda passagens por Sporting, Efapel, Katusha e RadioShack. Em 2014, o 'Ciclista do Povo' conquistou a Volta à Eslovénia.

Fonte: Record on-line

“João Almeida e o título nacional: «Vai ser muito bom representar as cores de Portugal»”


Ciclista da Emirates consagrado em Mogadouro

 

Por: Ana Paula Marques

Foto: FC Ciclismo

João Almeida sagrou-se campeão de fundo de elites pela primeira vez e na hora da vitória fez questão de a dividir com os dois colegas da Emirates que também marcaram presença em Mogadouro.

"Correu muito bem, no fundo foi uma vitória de equipa. Estivemos os três muito bem, estivemos sempre presentes nas fugas e tenho esta vitória graças ao Rui e ao Ivo que trabalharam muito. Era um percurso mais difícil, ao contrário do ano passado, e por isso foi possível fazer diferenças. Estou muito contente com esta vitória e vai ser muito bom representar as cores de Portugal lá fora", confessou o ciclista de A-dos-Francos à assessoria da Federação (FPC), revelando depois que vai agora para um estágio em altitude para preparar a Volta a Espanha, que se disputa em agosto e setembro. E aponta já os objetivos para a prova do país vizinho.

"Tenho de melhorar a minha forma física, tendo em vista a Volta a Espanha. Aí vou estar para disputar a geral. Muita coisa pode acontecer, mas vamos trabalhar para isso".

Fonte: Record on-line

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Fábio Costa conquista Medalha de Bronze no Campeonato Nacional de Fundo para Elites”


Fotos: João Fonseca Photographer

Fábio Costa, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, foi hoje o 3.º classificado no Campeonato Nacional de Fundo Elites 2022, prova que fechou os Campeonatos Nacionais de Estrada que decorreram em Mogadouro, entre sexta-feira e este domingo.

 A estrutura de Águeda teve uma participação memorável e de grande mérito, que se resume a quatro pódios: dois títulos de Campeão Nacional – em Contrarrelógio Elites, com Rafael Reis e Fundo Sub-23, com Afonso Eulálio –, aos quais se juntam o 3.º lugar de Pedro Silva no Contrarrelógio Sub-23 e hoje Fábio Costa.


Sobre a corrida deste domingo, com um percurso de 167,5 km, as movimentações foram muitas e começaram logo após a partida. Mas foi durante as cinco voltas ao circuito de Mogadouro, após os 56 km iniciais, que tudo aconteceu: a fuga inicial foi alcançada, surgiram novas escapadas, mas o pelotão ditou sempre o seu fim.

À entrada dos 10 km finais houve um ataque decisivo, com a UAE Team Emirates a colocar João Almeida e Rui Oliveira na frente, acompanhados por Tiago Antunes (Efapel Cycling) e Fábio Costa. Almeida atacou e em solitário conquistou o título, seguido de Tiago Antunes e na 3.ª posição Fábio Costa, ambos a 52 segundos do novo Campeão Nacional de Estrada.


“Parti para esta corrida com ambição. Os Nacionais são um dia especial para mim, visto que já venci em Sub-23 e fechei várias vezes no pódio. Agora em Elites era um desafio bem mais complicado, mas fui à luta com os meus colegas e consegui estar sempre nas movimentações cruciais com os corredores da UAE. No final acabo em 3.º lugar e estou satisfeito pela corrida que fiz. Agradeço ao Rúben Pereira por acreditar em mim e aos meus colegas de equipa, que me deram confiança e me fizeram acreditar que poderia vencer”, contou Fábio Costa.


Já o diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, Rúben Pereira, fez “um balanço incrível dos Campeonatos Nacionais” para a estrutura. “Fábio Costa fez hoje uma grande prova, terminando em 3.º lugar. É uma medalha muito importante para a equipa, na categoria de Elites. Todos os outros elementos também estiveram muito bem ao longo da corrida de hoje e faço um balanço muito positivo. Estamos muito contentes com a nossa prestação nestes Nacionais. Saímos com o título de Campeão Nacional de Contrarrelógio Elites e o título de Campeão Nacional de Estrada Sub-23, aos quais se juntam o 3.º lugar no Contrarrelógio Sub-23 e hoje o 3.º na Prova de Fundo Elites. Tem sido uma época fantástica para a nossa equipa e todos estão de parabéns. Temos conseguido vir a manter o registo de grande nível desta estrutura e há que frisar que o mérito é dos atletas, do staff e de todos os patrocinadores”.

 

Classificações:

Campeonatos Nacionais de Estrada

Prova de fundo elite masculina - Mogadouro – Mogadouro 167,5 km

Classificação individual na prova de fundo elite masculina

 

1.º João Almeida (UAE Team Emirates), 04h08m42s

2.º Tiago Antunes (Efapel Cycling), a 52s

3.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

12.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 56s

28.º António Carvalho (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 03m25s

DNF Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor)

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Campeonato Nacional de Masters A-do-Barbas”


Entregues 10 títulos de campeão nacional de fundo em A-do-Barbas

 

Por: Ana Nunes

Depois de ontem se ter disputado a prova de contrarrelógio nos Campeonatos Nacionais de Masters, em A-do-Barbas, hoje foi dia de conhecer os campeões nacionais de fundo.

O título de elite amador na prova de fundo disputada durante o dia de hoje foi para João Letras (GrupoParapedra/Dinazoo/Riomagic/CRP), que completou o percurso em 3h54m54s. André Filipe (C.P.R. A-do-Barbas/AKIplast/PVS), que tinha vencido ontem o contrarrelógio individual foi hoje segundo e Pedro Rebelo (Individual) terminou a prova no terceiro lugar.

Em masters 30-34 foi José Oliveira (MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S.Sebastião) a vencer, seguido de Fábio Oliveira (Individual) a 23 segundos e Diogo Pereira (A.R. Batalhense) a 36 segundos.

Já na categoria de masters 35 foi Bruno Saraiva (C.P.R. A-do-Barbas/AKIplast/PVS) a conquistar a vitória, na frente de Hélder Azevedo (Cadao/Soutense/Rematelaborado), que fechou logo atrás, a apenas um segundo. Leandro Coelho (Cadao/Soutense/Rematelaborado) foi terceiro, a 10 segundos.

Nuno Inácio (BTTGardunha/Fundão/Create) foi o campeão de masters 40-44, batendo Paulo Simões (Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic/CRP) e João Mariano (Viveiros Vítor Lourenço/Sintra C.Ciclismo) ao sprint.

Em masters 45 foi Paulo Oliveira (C.P.R. A-do-Barbas/AKIplast/PVS) a vencer, na frente de António Faísco (UCA/União Ciclismo do Alentejo/Terralem) e Élio Silva (Cadao/Soutense/Rematelaborado), ambos a oito segundos.

Alberto Amaral (Discover Melgaço/União Ciclista de Melgaço e Ponte da Barca) sagrou-se campeão nacional de masters 50-54, batendo Vasco Gomes (Olivtec/Golden Project/3Via/Dot Work) ao sprint. Carlos Matos (Vertentability/CRG) fechou em terceiro, a oito segundos.

Em masters 55, José Afonso (Cadao/Soutense/Rematelaborado) foi o vencedor, na frente de Vítor Lourenço (Viveiros Vítor Lourenço/Sintra C. Ciclismo) e Reinaldo Luís (Róódinhas/Master Vantagem), que fecharam em segundo e terceiro, respetivamente.

José Ferreira (CTM/Vila Pouca/CEPSA Casa Lima Chaves) foi o campeão de masters 60-64, na frente de Joaquim Pinto (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), que terminou a 4m08s, e Adelino Cruz (BTT Loulé/Elevis), a 6m38s.

Na categoria de masters 65 Manuel Pinto (SEARTEX Portugal/Edaetech) foi quem se sagrou vencedor, com Vítor Graça (Ciclismo 20kms Almeirim/Restaurante O Forno) a terminar na segunda posição, a 4m50s, e Carlos Pereira (24horas Altimetria/ONTrack) em terceiro, a 5m27s

Já na categoria +70, a o título nacional de fundo foi para Manuel Domingos (Vertentability/CRG). Manuel Pontes (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) terminou em segundo lugar, a 7m37s, na frente de Vitorino Pereira (Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic/CRP), a 8m08s.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“ABTF Betão-Feirense com três Top 10 nos Campeonatos Nacionais de Estrada”


Fotos: João Fonseca

Mogadouro recebeu este fim-de-semana os Campeonatos Nacionais de Estrada, onde a ABTF Betão- Feirense bateu-se pela vitória nas provas sub-23 e elites. Francisco Pereira foi o corredor sub-23 mais destacado da equipa feirense ao conquistar o 4.º lugar na prova de contra-relógio e o 7.º lugar na prova de fundo, enquanto em elite o destaque recaiu no 7.º lugar alcançado por Venceslau Fernandes na prova de fundo.

Na sexta-feira foram disputadas as provas de contra-relógio, com os ciclistas sub-23 a pedalarem 21,5 quilómetros e os elites um total de 33,6 quilómetros. A ABTF Betão- Feirense competiu na prova de sub-23 com Francisco Pereira a destacar-se com o 7.º melhor tempo e Miguel Carvalho a fechar em 14.º lugar.

Entre os mais jovens corredores, a medalha de ouro sorriu ao filho do nosso director desportivo Joaquim Andrade, o jovem Pedro Andrade (Efapel), que venceu com o tempo de 27m10s e a quem felicitamos pelo triunfo. Na prova de elites Ivo Pinheiro terminou em 19.º lugar, com a medalha de ouro a ficar nas mãos de Rafael Reis (Glassdrive/Q8/Anicolor) com o tempo de 40m23s.

Sábado foi a vez de os sub-23 competirem na prova de fundo. Francisco Pereira esteve muito perto de conquistar uma medalha para a ABTF Betão- Feirense ao cruzar a meta no 4.º lugar, com o mesmo tempo do 3.º lugar e a escassos 10 segundos da vitória de Afonso Eulálio (Glassdrive/Q8/Anicolor). Os ciclistas sub-23 percorreram por seis vezes o circuito de 22,3 quilómetros, num total de 132,2 quilómetros, com Miguel Carvalho a trabalhar na frente do pelotão e a finalizar o dia no 26.º lugar.


A fechar os Campeonatos Nacionais de Estrada, no domingo disputou-se a prova de fundo dos corredores elites. No mesmo circuito dos mais jovens foram dadas cinco voltas, precedidas por uma fase inicial de 56,4 quilómetros fora do circuito, fazendo um total de prova de 167,5 quilómetros.

A corrida foi bastante movimentada desde o quilómetro inicial, com várias fugas a tentarem a sorte neste dia tão especial para os corredores, que sonham vestir a camisola de campeão nacional. Venceslau Fernandes foi o primeiro corredor da ABTF Betão- Feirense a cruzar a meta no 7.º lugar, a 56 segundos da vitória isolada de João Almeida (UAE Team Emirates). Seguiram-se na meta Ivo Pinheiro em 19.º, André Cardoso em 25.º e Micael Isidoro em 29º lugar.

 

Classificações Campeonatos Nacionais de Estrada

Classificação prova de contra-relógio sub-23:

 

1.º Pedro Andrade (Efapel) 0h27m10s

2.º Daniel Dias (Kelly/Simoldes/UDO) a 17s

3.º Pedro Silva (Glassdrive/Q8/Anicolor) a 36s

7.º Francisco Pereira (ABTF Betão- Feirense a 1m25s

14.º Miguel Carvalho (ABTF Betão- Feirense) a 3m45s

 

Classificação prova de fundo sub-23:

 

1.º Afonso Eulálio (Glassdrive/Q8/Anicolor) 3h27m40s

2.º Afonso Silva (Kelly/Simoldes/UDO) mt

3.º João Medeiros (LA Alumínios/Credibom/Marcos Car) a 10s

4.º Francisco Pereira (ABTF Betão-FEIRENSE) mt

26.º Miguel Carvalho (ABTF Betão- Feirense) a 6m58s

 

Classificação prova de contra-relógio elites:

 

1.º Rafael Reis (Glassdrive/Q8/Anicolor) 0h40m23s

2.º Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) a 29s

3.º João Almeida (UAE Team Emirates) a 41s

19.º Ivo Pinheiro (ABTF Betão- Feirense) a 5m14s

 

Classificação prova de fundo elites:

 

1.º João Almeida (UAE Team Emirates) 4h08m42s

2.º Tiago Antunes (Efapel) a 52s

3.º Fábio Costa (Glassdrive/Q8/Anicolor) mt

7.º Venceslau Fernandes (ABTF Betão- Feirense) a 56s

19.º Ivo Pinheiro (ABTF Betão- Feirense) mt

25.º André Cardoso (ABTF Betão- Feirense) a 1m05s

29.º Micael Isidoro (ABTF Betão- Feirense) a 3m25s

 

Competições ABTF Betão- Feirense em Junho

 

» 30/06-03/07, Troféu Joaquim Agostinho (2.2)

Fonte: ABTF Betão- Feirense

“Campeonato Nacional de Estrada título nacional 3º dia”


João Almeida conquista título nacional em Mogadouro

 

Por: José Carlos Gomes

João Almeida (UAE Team Emirates) ganhou, neste domingo, em Mogadouro, a prova de fundo para elite do Campeonato Nacional de Estrada, triunfando em solitário, ao fim de 167,5 quilómetros de corrida.

Numa prova com muitas movimentações, João Almeida fez uso da frieza que lhe é reconhecida, sendo o mais resguardado dos três corredores da UAE Team Emirates presentes em Trás-os-Montes. Ivo Oliveira, numa fase inicial, e Rui Oliveira, nos quilómetros finais, abriram caminho para a vitória do chefe-de-fila, que cruzou a meta com 4h08m42, seguido por Tiago Antunes (Efapel Cycling) e Fábio Costa (Glassdrive-Q8-Anicolor), que gastaram mais 52 segundos.

A corrida foi agitada desde o quilómetro iniciais. Tiago Machado (Rádio Popular-Paredes-Boavista) fez grande parte do terço inicial da corrida em solitário, acabando por ser alcançado por Gaspar Gonçalves (Efapel Cycling), que saiu de um grupo de 22 unidades que se separou do pelotão, ainda antes da entrada no circuito de Mogadouro.


As cinco voltas ao perímetro mogadourense marcaram uma reviravolta na corrida. A fuga inicial foi alcançada e nova dupla assumiu a cabeça de corrida. Ivo Oliveira e José Neves (W52-FC Porto) estiveram na frente grande parte do trecho de corrida disputado em circuito.

As movimentações no pelotão ditaram o fim desta fuga. Mas outras se sucederam. Em todas as escapadas a UAE Team Emirates esteve representada, controlando a corrida. Foi já dentro dos últimos dez quilómetros que se deu o ataque decisivo. A UAE Team Emirates colocou João Almeida e Rui Oliveira na dianteira, acompanhados por Tiago Antunes e Fábio Costa. Nos últimos 5 quilómetros o poderio da formação do World Tour manifestou-se. João Almeida atacou e foi em solitário para o título nacional.

"Correu muito bem, no fundo foi uma vitória de equipa. Estivemos os três muito bem, estivemos sempre presentes nas fugas e tenho esta vitória graças ao Rui e ao Ivo que trabalharam muito. Era um percurso mais difícil, ao contrário do ano passado, e por isso foi possível fazer diferenças. Estou muito contente com esta vitória e vai ser muito bom representar as cores de Portugal lá fora. Agora, vou para a altitude, pois tenho de melhorar a minha forma física, tendo em vista a Volta a Espanha. Aí vou estar para disputar a geral. Muita coisa pode acontecer, mas vamos trabalhar para isso”, disse o novo campeão nacional de fundo.


 

Treze campeões de paraciclismo também coroados em Montalegre

 

Mogadouro também coroou hoje treze campeões nacionais de fundo em paraciclismo. Hélder Maximino (360 BikeTrail/Mundimat/CCA Paio Pires) impôs-se na classe C5, aquela que revelou maior competitividade.

Hélder Maximino triunfou com 11 segundos de vantagem sobre Manuel Ferreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e com 3m34s à melhor sobre o campeão de contrarrelógio, Miguel Pacheco.

Nas outras classes com maior participação, destacou-se ainda o triunfo de Flávio Pacheco (Santa Cruz/Botelhos.pt), em H4. O corredor alentejano terminou com 3m10s sobre Carlos Neves. O terceiro, a duas voltas, foi Francisco Costa (Descobre Destreza Associação Desportiva).

Na classe H3, com quatro participantes, João Pinto (Mirachoro Hotels/CC Portimão/Churrasqueira do Vau) foi claramente o mais forte. Em C4, com três participantes, Ângelo Correia (Clube Ciclismo Amaro Antunes) foi também dominador.

Foram ainda coroados campeões nacionais a dupla Ana Silva/Isabel Caetano (Descobre Destreza Associação Desportiva), na classe B feminina, Bernardo Vieira (Academia Efapel de Ciclismo), em C1, Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo), em C2, Paulo Teixeira (Rodabike/CRG/Gondomar), em C3, André Soares (Mato-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi), na classe D, Luís Jejum (Associação Salvador), em H2, Sandra Manuel (Associação Salvador), em H4, e Luís Costa e Felismina Gomes (Associação Salvador), em H5.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com